Blog da Cidade de Santa Cruz

SAAE

Prefeitura por meio do SAAE realiza ampliação da rede de abastecimento do Conjunto Cônego Monte

A Prefeitura de Santa Cruz está realizando, através do Serviço Autônomo de Águas e Esgotos de Santa Cruz (SAAE), uma ação de ampliação da rede de abastecimento de água para alguns bairros da cidade. O trabalho acontece no Conjunto Cônego Monte e irá beneficiar parte do bairro, além dos bairros Alegre I e Alegre II.

De acordo com a coordenação técnica do SAAE, a rede de água está sendo ampliada em mais de um quilômetro. Estão sendo colocados 350 metros de tubulação de 150 mm, 450 metros de 100 mm, 60 metros de 85 mm e 400 metros de tubulação de 60 mm. A ampliação acontece desde próximo a caixa de água do SAAE do Conjunto Cônego Monte, até a Rua João Paulo Segundo, rua da Clínica de Hemodiálise Santa Rita.

Segundo o diretor do SAAE, Ângelo Giuseppe (Zepe), a ampliação também beneficiará o abastecimento do Hospital Regional e da Clínica de Hemodiálise. “O trabalho vai ampliar a rede de água, diminuindo a quantidade de dias entre os abastecimento do setor do Conjunto Cônego Monte, além de fornecer água mais rapidamente para o Hospital Regional e para a Clínica de Hemodiálise, dois importantes equipamentos de saúde que precisam ser abastecidos constantemente”, explicou o gestor da autarquia municipal.

O obra utiliza recursos próprios do SAAE da ordem de R$ 50 mil, com previsão para conclusão na segunda quinzena de fevereiro.

AMPLIAÇÃO-REDE-01

AMPLIAÇÃO-REDE-02

Fotos: Édipo Natan

Última atualização em Quarta, 15 February 2017 07:18

Serviços na adutora Monsenhor Expedito paralisam abastecimento e SAAE recomenda economia no consumo

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) comunica a população de Santa Cruz que o abastecimento de água está interrompido nesta segunda-feira (29). A paralisação é por causa de serviços de prevenção que serão realizados na estação EB1 da adutora Monsenhor Expedito, no município de Nísia Floresta, no período das 8h às 18h.

Além de Santa Cruz, mais 30 cidades ficam sem o bombeamento de água nesta segunda-feira (29) e a recomendação é para a população economizar no consumo. Segundo o SAAE, a previsão para regularizar o abastecimento é a partir da noite da segunda-feira (29), de forma gradativa, até 48 horas após o funcionamento das bombas.

adutora monsenhor expedito

Última atualização em Quarta, 02 March 2016 21:25

SAAE realiza limpeza no leito do Rio Trairi e ampliação da rede de esgoto do Conjunto Cônego Monte

Entre as ações que a Prefeitura de Santa Cruz vem desenvolvendo, através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), destacam-se atualmente o trabalho que as equipes da autarquia vêm desenvolvendo no leito do Rio Trairi e de ampliação da rede de esgoto.

No trecho do Rio Trairi que corta a cidade de Santa Cruz, a limpeza objetiva, principalmente, evitar que o local reúna as condições ideais para infestação de muriçocas e do Aedes Egypti e consequentes problemas de saúde para a população, além de ser também uma importante ação de preservação ambiental.

Já os serviços de ampliação da rede esgoto se concentram no Conjunto Cônego Monte. A ação beneficiará centenas de moradores e também atenderá a demanda da Clinica de Hemodiálise que funcionará no bairro. A equipe que atua no local vem realizando as escavações e retirando pedras que estão sendo encontradas para posteriormente instalar as tubulações.

SAAE-02

SAAE-01

 

 

Última atualização em Quinta, 31 March 2016 07:38

SAAE realiza ações de combate às muriçocas em Santa Cruz

A Prefeitura de Santa Cruz continua com as ações para conter a infestação de muriçocas no Município e, através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), vem realizando serviços de limpeza e aplicação de larvicida em locais estratégicos. Nesta segunda-feira (15) o trabalho foi realizado na galeria da Avenida Rio Branco, no Centro.

O diretor do SAAE, Ângelo Giusepe (Zepe), explicou que os serviços complementam os já realizados por profissionais da Secretaria de Transportes e Obras Públicas em outros locais, com o mesmo objetivo, Segundo ele, essas ações são necessárias em virtude das chuvas que ocorreram nos últimos dias, precipitações que acabam contribuindo para o aumento das muriçocas.

LIMPEZA-GALERIA-1

 

LIMPEZA-GALERIA-2

Última atualização em Sexta, 04 March 2016 16:17

Prefeitura de Santa Cruz realiza serviços de esgotamento sanitário e beneficia moradores do Paraíso

A Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Obras e o Serviço Autônomo de Águas e Esgostos (SAAE), realiza os serviços de esgotamento sanitário na Rua José Lino Dantas, no bairro Paraíso. A obra trará grandes benefícios à população, evitando os transtornos causados pela exposição das pessoas ao esgoto a céu aberto e contribuindo para uma melhor qualidade de vida dos moradores.

Das dezenas de obras que a Prefeitura vem realizando, o esgotamento sanitário de ruas estão entre as mais importantes. São obras estruturantes e que também têm reflexo importante na saúde das pessoas.

Através do SAAE, também estão sendo realizados reparos nas elevatórias do Conjunto Cônego Monte. O trabalho consiste na recuperação de caixas de gordura e na construção de muro de proteção.

FOTO-ESGOTAMENTO-01

FOTO-ESGOTAMENTO-02

 

Última atualização em Sexta, 09 October 2015 12:59

Prefeita Fernanda Costa visita importantes obras executadas pelo SAAE em Santa Cruz

A Prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa, reservou a manhã desta quinta-feira (25) para visitar as obras que estão sendo executadas no município pelo Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (SAAE). Foram visitadas pela Chefe do Executivo Municipal a caixa d’água do Conjunto Cônego Monte que foi completamente reformada,  assim como as lagoas de estabilização, onde o município trabalha para instalação da quinta lagoa para tratamento de efluentes. Fernanda esteve acompanhada pelo Diretor do SAAE, Ângelo Giusepe (Zepe).

De acordo com a Prefeita Fernanda, o município está estudando e desenvolvendo um projeto de reutilização das águas das lagoas de captação com o objetivo de reter a matéria orgânica e gerar água com qualidade para retornar ao meio ambiente. “Um projeto está sendo desenvolvido para o reuso da água dessas lagoas. Vivemos em uma região de grande dificuldade de água e o reuso é mundialmente discutido como uma das alternativas para utilização de água para fins adequados. Então, estamos trabalhando neste projeto para depois conseguirmos os recursos para que Santa Cruz, que já conta com um eficiente sistema de tratamento dessas águas, possa avançar ainda mais com a reutilização das águas das lagoas de captação do município”, destacou.

VISITA-OBRAS-SAAE-01.01

VISITA-OBRAS-SAAE-02

VISITA-OBRAS-SAAE-03

VISITA-OBRAS-SAAE-04.04

Fotos: André Fotos

 

Última atualização em Quarta, 15 July 2015 19:38

Servidores do SAAE Santa Cruz ganham novo fardamento para atividades diárias

A Prefeitura de Santa Cruz realizou na manhã desta terça-feira (09) a entrega do novo fardamento aos servidos do Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (SAAE). Os novos kits foram entregues a todos os 60 servidos da autarquia municipal, na sede do próprio SAAE.

O novo fardamento faz parte de um conjunto de ações que objetivam a valorização dos servidores e ajudará em suas atividades diárias.

O gestor do SAAE, Ângelo Giuseppe (Zepe), destacou a importância do material entregue aos servidores da autarquia. "É uma felicidade para gestão quando conseguimos tratar bem os servidores, cumprir nossos compromissos. E o SAAE, autarquia municipal, busca esta política de valorização profissional, pois sabemos que o servidor bem tratado produz mais. A nossa expectativa é continuar com ações que beneficiem os funcionários ao longo do ano", destacou Ângelo Giuseppe.

O SAAE tem trabalhado diariamente com sua equipe para que os serviços de água e esgoto em Santa Cruz sejam intensificado e, com recursos próprios, continuar garantindo melhorias no abastecimento de água local e no sistema de captação de esgotos.

FARDAMENTO-SAAE-01

FARDAMENTO-SAAE-02

 

FARDAMENTO-SAAE-03

 

FARDAMENTO-SAAE-04

Fotos: André Fotos

Última atualização em Sexta, 24 July 2015 07:34

Prefeitura realiza obra de recuperação em caixa d’água do Conjunto Cônego Monte

Buscando melhorar o abastecimento de água no Conjunto Cônego Monte, a Prefeitura de Santa Cruz, por meio do Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (SAAE), está recuperando a caixa de água do bairro. A obra teve início no final do mês de fevereiro e utiliza recursos próprios do Poder Público municipal para a sua execução na ordem de R$ 60 mil (sessenta mil reais).

O diretor do SAAE, Ângelo Giusepe (Zepe), afirmou que os serviços garantirão melhorias para o abastecimento daquele bairro e que sua realização contempla um antigo pleito da população.

Estão sendo realizados vários reparos na estrutura da caixa d’água, inclusive nas colunas de apoio. O SAAE também fará a substituição da boia para evitar o desperdício de água. A previsão de término dos serviços é para o final deste mês de março.        

CAIXA CCM-SAAE

Última atualização em Sexta, 20 March 2015 17:30

Encontro técnico aborda Plano de Saneamento de Santa Cruz

Na tarde da última quinta-feira (26), no auditório do escritório local do SEBRAE-RN, aconteceu mais um encontro técnico realizado pela Prefeitura de Santa Cruz entre os conselheiros do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e representantes da empresa que presta assessoria para a elaboração do PMSB.

Representantes da Secretaria Municipal de Obras e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Gabinete Civil e de outras secretarias municipais estiveram reunidos com os técnicos da empresa para traçarem as metas para as próximas etapas no processo de elaboração do plano. Esses encontros estão acontecendo, antes da aprovação da lei, objetivando a realização de um prognóstico para as áreas de saneamento, esgotamento e drenagem.

O município de Santa Cruz, que já aprovou o seu Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, está próximo também de concluir o processo de criação do seu Plano Municipal de Saneamento.

REUNIÃO-PMSM-01

REUNIÃO-PMSM-02

Última atualização em Sexta, 20 March 2015 17:30

Prefeitura inicia processo de elaboração dos Planos de Saneamento e Resíduos Sólidos

Durante a manhã desta quarta-feira (20), a Prefeitura de Santa Cruz realizou a primeira Audiência Pública sobre o Plano Municipal de Saneamento e Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que começam a ser elaborados em Santa Cruz.

Além da participação expressiva de representantes de entidade e sociedade civil, os consultores e engenheiros sanitaristas, Aldo Tinoco, Celso Veiga e Sergio Pinheiro, apresentaram o processo de elaboração do plano, regimento interno, bem como, o diagnóstico do Plano Municipal de Gestão integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS).

Nesta primeira audiência foi realizada ainda a escolha dos delegados que participarão das próximas audiências que serão realizadas ainda este ano.

Os Planos de Saneamento e de Resíduos Sólidos são extremamente fundamentais para que o município receba recursos do governo federal para os setores nos próximos anos.

audienciaplanos-1

audienciaplanos-2

audienciaplanos-3

Última atualização em Quarta, 13 December 2017 07:25

SAAE realiza melhorias na Estação de Tratamento de Água de Santa Cruz

reservatório-depois2

Com o objetivo oferecer cada vez mais um serviço de qualidade no abastecimento de água à população do município, a Prefeitura de Santa Cruz, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), concluiu nesta semana os serviços de melhoria nas instalações físicas da Estação de Tratamento de Água - ETA, situada na Rua Cleto Antunes, centro.

Para facilitar os serviços de manutenção e recuperação de equipamentos, a casa de bombas, considerada o coração da estação, foi totalmente recuperada. Os tanques que armazenam a água já tratada ganharam uma cobertura especial de alumínio e parte do sistema elétrico do prédio teve sua capacidade aumentada com o serviço de ampliação de rede, em que foram substituídos cabos e disjuntores.

Os serviços foram realizados como uma medida preventiva para evitar problemas nas estação de tratamento, evitando que a população venha a enfrentar interrupções no abastecimento de água.

Confira algumas imagens de como estava antes e de como ficou:

casa das bombas-antes

casa das bombas-depois

reservatório antes

reservatório depois1

 

 

 

 

Última atualização em Quinta, 22 August 2013 08:00

Reparos na adutora Mons. Expedito deixarão Santa Cruz e mais 16 cidades sem abastecimento durante quatro dias

Numa ação preventiva, para evitar vazamentos na adutora Monsenhor Expedito, a Companhia de Águas e Esgotos do RN (CAERN) fará reparos no sistema de abastecimento no período que compreende de terça-feira (28) à sexta-feira (31). Os serviços serão no trecho de 60 metros da adutora no município de Boa Saúde, região Agreste do estado.

Os técnicos da CAERN farão a troca da tubulação antiga por uma nova, de 450 milímetros, trabalho que só será possível com a total suspensão no fornecimento. A previsão é de que o serviço dure no máximo 72 horas.

Em Santa Cruz, uma das 17 cidades atingidas pela paralisação, a recomendação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), responsável pelo abastecimento local, é que seja utilizada a água de forma racional pela população, evitando desperdício. Só assim os efeitos dessa paralisação serão minimizados

O diretor do SAAE, Ângelo Giusepe (Zepe), explica que no sistema de abastecimento de água, o reabastecimento funciona de forma gradativa e por isso é de grande importância a economia, sobretudo, para aqueles das regiões mais altas da cidade.

foto adutora

Última atualização em Terça, 04 June 2013 17:48

SAAE: Abastecimento de água será suspenso nesta sexta (17). População deve economizar

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Santa Cruz (SAAE) comunica à população santa-cruzense que o sistema de abastecimento de água da cidade será suspenso nesta sexta-feira (17), durante o período das 06 às 17 horas. O motivo da suspensão é a execução de limpeza nos reservatórios de água e a substituição de cabos de energia elétrica da estação de tratamento.

O diretor do SAAE, Ângelo Giusepe (Zepe), lembra que é de grande importância a economia no consumo de água até que seja restabelecido o bombeamento.

Última atualização em Quinta, 16 May 2013 06:47

contracheque

Ir Para o Topo