Blog da Cidade de Santa Cruz

Institucional

Prefeita Fernanda Costa entrega equipamentos que reforçarão segurança pública em Santa Cruz

A segurança pública em Santa Cruz ganhou nesta terça-feira (24) um importante reforço. A Prefeita Fernanda Costa fez a entrega oficial da Base Operacional Móvel para 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (4ª CIPM). Na mesma solenidade, realizada no início da noite, no Pátio da Matriz, também foi entregue uma nova viatura, doada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), por intermédio do Deputado Tomba Farias.

A Base Operacional Móvel foi adquirida com recursos próprios da Prefeitura de Santa Cruz e doada com o objetivo de reforçar as atividades operacionais da Policia Militar e, consequentemente, contribuir no combate ao crime.

Em sua fala, a Prefeita Fernanda Costa ressaltou que, mesmo não sendo responsabilidade do Município, a sua gestão tem mantido laços estreitos com a Polícia Militar e contribuído para melhorias na segurança pública. “Estamos entregando dois equipamentos importantes para uma instituição que não faz parte da Prefeitura de Santa Cruz. A segurança pública não é uma prerrogativa do Município, mas nós, o Major Moura sabe disso, temos feito um esforço enorme para que, desde o início da nossa primeira gestão, nós pudéssemos estreitar a cada dia essa parceira que eu acredito que vem dando certo”, ressaltou.

Além do comandante da 4ª CIPM, Major PM Válber Pereira de Moura, estiveram presentes na solenidade desta terça-feira (24) várias autoridades, entre elas: o Deputado Estadual Tomba Farias, o Vice-prefeito de Santa Cruz, Ivanildo Ferreira, o pároco de Santa Rita, Padre Vicente Fernandes, vereadores, secretários e colaboradores da administração municipal e dezenas de populares.

ENTREGA-BASADAPM-001

ENTREGA-BASADAPM-002

ENTREGA-BASADAPM-003

Fotos: André Fotos

 

 

 

 

 

 

Última atualização em Quarta, 25 April 2018 07:43

Prefeita Fernanda Costa fará na próxima terça (24) entrega de base móvel para a Polícia Militar de Santa Cruz

Com o objetivo de reforçar a segurança pública, a Prefeita Fernanda Costa fará na próxima terça-feira (24) a entrega da Base Operacional Móvel, que será doada pela Prefeitura de Santa Cruz para a 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (4ª CIPM). Trata-se de um trailer equipado e que dará suporte às operações da PM.

O veiculo foi adquirido com recursos próprios da Prefeitura de Santa Cruz e será entregue em solenidade que será realizada no Pátio da Matriz, a partir das 17h, com a presença de autoridades.

Essa ação do Poder Público municipal reforçará as atividades operacionais da Policia Militar, dará mais visibilidade às ações dos agentes de segurança em locais de grande movimentação e, consequentemente, contribuirá no combate ao crime.

Na solenidade da próxima terça-feira (24), a 4ª CIPM também receberá uma nova viatura, doada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), por intermédio do Deputado Tomba Farias.

FOTO-BASE-PM001

FOTO-BASE-PM002

 

Última atualização em Terça, 24 April 2018 22:02

Prefeitura e Paróquia começam a definir programação da Festa de Santa Rita 2018

A Prefeita Fernanda Costa, a equipe intersetorial de eventos da Prefeitura de Santa Cruz, o Deputado Tomba Farias e o pároco da cidade, Padre Vicente Fernandes, se reuniram na manhã desta sexta-feira (16) para começar definir os principais pontos da Festa de Santa Rita de Cássia 2018, padroeira do município.

O encontro, realizado no gabinete da Prefeita Fernanda, foi o primeiro para discutir sobre os eventos que farão parte da programação. Na reunião foram deliberadas questões estruturais e de logística, além de ações que possam incrementar a festa. Outras reuniões acontecerão até que toda a programação esteja completamente definida e pronta para ser divulgada.

A gestão da Prefeita Fernanda Costa é a principal parceira da Paróquia de Santa Rita de Cássia na realização da festa. Ações de várias secretarias municipais ajudaram a garantir o sucesso dos festejos da padroeira nos últimos anos. Para 2018, a Prefeitura de Santa Cruz, mais uma vez, se coloca à disposição para que a festa alcance todos os seus objetivos, tanto na parte econômica quanto no aspecto religioso.

A Festa de Santa Rita de Cássia acontece durante 10 dias, de 13 a 22 de maio.

REUNIAO-FESTA-001

REUNIAO-FESTA-002

REUNIAO-FESTA-003

Fotos: Fátima Barros

 

Última atualização em Sexta, 23 March 2018 11:14

Mensagem Anual: Prefeita Fernanda Costa destaca equilíbrio financeiro de sua gestão, faz balanço de ações do ano passado e apresenta metas para 2018

A Prefeita de Santa Cruz/RN, Fernanda Costa, fez na noite desta terça-feira (20), na Câmara Municipal, a leitura da Mensagem Anual. A gestora realizou um balanço das ações realizadas em 2017 e apresentou as metas de sua gestão para este ano. A sessão especial lotou as dependências da sede do Poder Legislativo municipal e abriu oficialmente os trabalhos da casa.

Antes de listar as várias realizações do seu governo, a Prefeita Fernanda Costa destacou o desenvolvimento de Santa Cruz, ressaltando o foco da gestão por resultados. “É público e notório os avanços construídos em Santa Cruz, uma cidade que hoje não envergonha nenhum dos seus munícipes quando o assunto é desenvolvimento social e econômico”, destacou.

A Prefeita Fernanda Costa apresentou uma amostragem das realizações do seu governo nas várias áreas da administração municipal, destacando as ações para fomentar o turismo, as obras estruturantes, a ininterrupta assistência ao homem do campo, o incentivo ao esporte, as ações que elevaram a qualidade da educação e os serviços de saúde, além do uso racional dos recursos públicos em um cenário de queda de receitas. “É preciso reconhecer que o equilíbrio econômico e financeiro que conquistamos em nossa gestão, nos permite ter uma situação extremamente favorável. Enquanto colegas prefeitos em todo o Brasil amargam a escassez de recursos para pagar o funcionalismo, em nosso município temos o privilégio de manter em dia a folha de pagamento de servidores e fornecedores”, afirmou.

Ao apresentar suas metas para 2018, Fernanda Costa garantiu que a sua gestão continuará com investimentos em todas as áreas e citou a continuação da perfuração de poços nas comunidades rurais, as conclusões das obras da creche do bairro Maracujá, da UBS do Centro, da reforma e revitalização da Vila de Todos e da segunda etapa da obra de urbanização da Avenida Paulo Afonso (Paraíso). Também foram citadas pela prefeita, a ampliação e reforma do Mercado Público, do pronto-socorro do Hospital regional Aluízio Bezerra, as ruas que receberão pavimentação com revestimento asfáltico e em paralelepípedo , além da conclusão da licitação para a aquisição dos equipamentos do Teleférico, que correspondem a 3ª etapa da obra, entre outras metas. “Santa Cruz é uma das poucas cidades do Rio Grande do Norte que mantém diante da crise a sua capacidade de investir em obras tanto na área urbana como na zona rural”, ressaltou.

A Prefeita Fernanda Costa também fez questão de dividir os méritos pelos bons números de sua gestão com a sua equipe. “A nossa equipe vem trabalhando com afinco, superando dificuldades, transpondo obstáculos e sempre confiantes na nossa capacidade de administrar, e esta é, uma das principais razões pelas quais nossa cidade vive momentos de realizações”, enalteceu.

Presente na plateia para acompanhar a sessão, o Deputado Estadual Tomba Farias ouviu da Prefeita Fernanda um agradecimento especial pelo apoio, disponibilidade e dedicação. A gestora municipal também fez referência ao Vice-prefeito Ivanildinho, ressaltando seus esforços para fazer o melhor em prol do desenvolvimento de Santa Cruz.

LEITURA-001

LEITURA-002

LEITURA-003

LEITURA-004

LEITURA-005

Fotos: André Fotos

 

Última atualização em Sexta, 13 April 2018 10:12

Prefeita Fernanda Costa fará nesta terça-feira (20) a leitura da Mensagem Anual na Câmara Municipal

A Prefeita Fernanda Costa fará na noite desta terça-feira (20) a tradicional leitura da Mensagem Anual. A chefe do Poder Executivo fará, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, um relato de todas as ações de sua gestão ao longo do ano de 2017 e apresentará  os projetos a serem executados ao longo do ano de 2018, nas diferentes áreas da administração municipal.

A leitura da Prefeita Fernanda Costa está prevista para começar às 19 horas.  O evento é sempre muito prestigiado e abre os trabalhos do Poder Legislativo em 2018.

FERNANDA-LEITURA

Foto: André Fotos

 

Última atualização em Quarta, 21 February 2018 15:13

Último dia do Fest Frango terá shows com Gerliane Souza e Isaque Galvão

Sucesso de público nos dois primeiros dias, a V Feira de Avicultura do Trairi (Fest Frango) será encerrada hoje (02). O evento começa a partir das 18h, no Pátio da Matriz.

Na programação deste sábado (02), Festival Gastronômico, oficinas sobre alimentação saudável na cozinha móvel do Sesi, exposições, orientações sobre saúde, atividades recreativas e educativas, além dos shows de Gerliane Souza e Isaque Galvão.

O V Fest Frango é realizado pela Prefeitura de Santa Cruz com o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) e as parcerias com Sebrae/RN, Guaraves Alimentos, Abrasel, SESI, Fiern, Sesc e Fecomérico.

FESTFRANGO2017-OK

Foto: André Fotos

Última atualização em Quarta, 13 December 2017 07:10

Seminário sobre avicultura abre o segundo dia do Fest Frango; programação segue no Pátio da Matriz

O segundo dia da V Feira de Avicultura do Trairi (Fest Frango) começou com o “Seminário de Avicultura da Região do Trairi”. O evento aconteceu durante a manhã desta sexta-feira (01), no auditório do Instituto Cônego Monte, que ficou completamente lotado. O Seminário integra a parte técnica do Fest Frango e apresentou uma temática voltada para a criação de galinhas caipiras.

Foram quatros palestras durante toda a manhã, com os seguintes temas: “Controle Sanitário na Criação de Aves Caipiras” (palestrantes: Frederico Britto-médico veterinário/EPE Produtos Agropecuários), “Mercado de Carne e Ovos Caipira na grande Natal” (palestrante: Ana Carolina-analista técnica do Sebrae/RN, “Exigências e Fluxograma da Unidade de abate de Aves” (palestrante: Hélio Andrade-Setas Consultoria e “Limpeza e Desinfecção de Instalações Avícolas (palestrante: Aguinaldo Figueroa-médico veterinário-USIVET).

O “Seminário de Avicultura da Região do Trairi” contou com as participações da prefeita de Santa Cruz/RN, Fernanda Costa, do vice-prefeito de Santa Cruz/RN, Ivanildo Ferreira,  do diretor técnico do Sebrae/RN, João Hélio, do gerente do escritório regional do Sebrae/RN, Gustavo Cosme, além de secretários municipais e outras autoridades locais.

Hoje à noite, a partir das 18h, a programação do Fest Frango segue na estrutura montada no Pátio da Matriz. Continua o Festival Gastronômico, feira de artesanato, exposições, atividades educativas e recreativas, oficina sobre alimentação com a unidade móvel do Sesi,  apresentações culturais e shows com Ericleidson Lima e Banda e Messias Paraguai.

O V Fest Frango, que acontece até amanhã (02), é realizado pela Prefeitura de Santa Cruz com o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) e as parcerias com Sebrae/RN, Guaraves Alimentos, Abrasel, SESI, Fiern, Sesc e Fecomérico.

FESTFRANGO2017-SEMINARIO-001

FESTFRANGO2017-SEMINARIO-002

FESTFRANGO2017-SEMINARIO-004

Fotos: André Fotos

 

Última atualização em Sábado, 02 December 2017 13:36

Primeiro dia do V Fest Frango tem várias atrações e grande participação popular; fotos

A V Feira de Avicultura do Trairi (Fest Frango) teve início nesta quinta-feira (30) com grande participação popular e várias atrações. Neste primeiro dia, o destaque foi para os concursos da “Galinha mais Glamourosa” e “O Maior Comedor de Frango”, além do Festival Gastronômico.

As pessoas que participaram do Fest Frango nesta quinta (30) também puderam participar da oficina sobre alimentação oferecida através da cozinha móvel do Sesi, feira de artesanato e exposições. Os oito restaurantes que participam do evento começaram a servir seus pratos feitos à base de frango. Aconteceram também apresentações culturais e show do “Trio Arapuá”.

Nesta sexta-feira (01), o segundo dia do evento começou com o Seminário de Avicultura da Região Trairi, no Instituto Cônego Monte, pela manhã. À noite, as atrações se concentram na estrutura montada no Pátio da Matriz. Os shows desta sexta (01) serão de Ericleidson Lima e Banda e Messias Paraguai.

O V Fest Frango, que acontece até amanhã (02), é realizado pela Prefeitura de Santa Cruz com o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) e as parcerias com Sebrae/RN, Guaraves Alimentos, Abrasel, SESI, Fiern, Sesc e Fecomérico.

FESTFRANGO2017-PRIMEIRODIA-001

FESTFRANGO2017-PRIMEIRODIA-002

FESTFRANGO2017-PRIMEIRODIA-003

FESTFRANGO2017-PRIMEIRODIA-004

FESTFRANGO2017-PRIMEIRODIA-005

FESTFRANGO2017-PRIMEIRODIA-006

FESTFRANGO2017-PRIMEIRODIA-007

FESTFRANGO2017-PRIMEIRODIA-008

Fotos: André Fotos

Última atualização em Sábado, 02 December 2017 13:36

Começa hoje (30), feriado municipal, a quinta edição da Feira de Avicultura do Trairi (Fest Frango)

No dia em que Santa Cruz/RN completa 103 anos de história, 30 de novembro, começa a quinta edição da Feira de Avicultura do Trairi (Fest Frango). O evento terá três dias de intensa programação, com eventos voltados para a parte técnica, buscando aprimorar a avicultura no município, e eventos voltados para o lazer e entretenimento da população.

Nesta quinta-feira, feriado municipal, começa o Festival Gastronômico, além de apresentações culturais, oficinas sobre alimentação, atividades recreativas, show do “Trio Arapuá” e outras atrações. A programação começa a partir das 18h, no Pátio da Matriz.

O V Fest Frango é realizado pela Prefeitura de Santa Cruz com o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) e as parcerias com Sebrae/RN, Guaraves Alimentos, Abrasel, SESI, Fiern e Sesc.

V-FEST-FRANGO-OK

Fotos: André Fotos

 

Última atualização em Sexta, 01 December 2017 09:25

Prefeita Fernanda Costa recebe homenagem em sessão solene do Tribunal de Justiça do RN

A Prefeita Fernanda Costa, que reassumiu o cargo de chefe do Executivo Municipal depois de 10 dias afastada para compromissos pessoais, foi homenageada pelo Núcleo de Ações e Programas Socioambientais (NAPS) do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), em sessão solene realizada nesta segunda-feira (27), no auditório da sede do TJRN, em Natal/RN.

O certificado que foi entregue pela desembargadora Zeneide Bezerra para a prefeita Fernanda Costa simboliza o reconhecido do TJRN da importância da parceria com a Prefeitura de Santa Cruz na realização de suas ações no município, a mais recente delas foram os casamentos comunitários realizados no último mês de agosto.

O evento fez parte das comemorações dos 10 anos de atuação do NAPS.  Na ocasião, cerca de 200 parceiros e colaboradores do Núcleo foram homenageados.

FERNANDA-TJRN-OK

Foto: Blog do Robson Freitas

Última atualização em Segunda, 26 February 2018 15:38

Fest Frango começa nesta quinta-feira (30) e terá shows musicais todas as noites; confira as atrações

O V Fest Frango terá três dias de uma intensa programação voltada para pessoas de todas as idades. O evento começa nesta quinta-feira (30 de novembro) e segue até sábado (02 dezembro) em uma estrutura que está sendo montada na Praça Presidente Vargas (Pátio da Matriz).

São oficinas sobre alimentação, Festival Gastronômico, seminário sobre avicultura, atividades recreativas e educativas, apresentações culturais e os shows que acontecem todos os dias. Na quinta-feira (30) a animação ficará por conta do Trio Arapuá.  Ericleidson Lima e Messias Paraguai animam a sexta-feira (01) e Gerliane Souza e Isaque Galvão se apresentam no sábado (02).

O V Fest Frango é realizado pela Prefeitura de Santa Cruz com o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) e as parcerias com Sebrae/RN, Guaraves Alimentos, Abrasel, SESI, Fiern e Sesc.

FEST-FRANGO-ATRAÇÕESSITE

Última atualização em Sexta, 01 December 2017 09:24

Fest Frango: comunidades rurais recebem oficinas sobre produção de galinhas caipiras

A Prefeitura de Santa Cruz realizou quarta-feira (22) e quinta-feira (23), em comunidades rurais do município, oficinas sobre avicultura, com foco na criação de galinhas caipiras. As ações integram a programação da V Feira de Avicultura do Trairi (Fest Frango) e tiveram como temática: “Sanidade de aves caipiras”.

Na quarta-feira (22) a oficina aconteceu no Assentamento Araraú, na quinta-feira (23), no Assentamento Alto da Colina. As oficinas foram para moradores de várias comunidades, pessoas que já estão inseridas na atividade e interessadas em ingressar.

As oficinas aconteceram com o objetivo de despertar no produtor rural os cuidados na sanidade das aves, buscando viabilizar a criação de galinhas caipira com medidas preventivas que evitem o surgimento de doenças que possam afetar a produção. As oficinas tiveram carga horária de oito horas e foram ministradas por técnicos do escritório regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RN).

Os demais eventos que fazem parte do Fest Frango serão realizados nos dias 30 de novembro, 01 e 02 de dezembro.

OFICINAS-GALINHASCAIPIRAS-OK

Última atualização em Quarta, 13 December 2017 07:43

V Fest Frango terá mais uma vez concursos da “Galinha mais Glamourosa” e “O Maior Comedor de Frango”; inscrições já estão abertas

A programação da V Feira de Avicultura do Trairi (Fest Frango) conta com várias atrações durante os três dias de evento, duas delas, são os divertidos concursos da “Galinha mais Glamourosa” e “O Maior Comedor de Frango”, ambos acontecem no primeiro dia da feira (30 de novembro).

As inscrições para os concursos já estão abertas e podem ser feitas na sede da secretaria municipal de Cultura (Teatro Candinha Bezerra), das 08h às 12 e das 14h às 17h, de forma gratuita. Os melhores colocados nos concursos receberão prêmios.

O V Festa Frango acontece durante três dias (30 de novembro, 01 e 02 de dezembro). O evento é realizado pela Prefeitura de Santa Cruz com o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) e as parcerias com Sebrae/RN, Guaraves Alimentos, Abrasel, SESI, Fiern e Sesc.

CONCURSO-DA-GALINHA

Foto: André Fotos

Última atualização em Quarta, 13 December 2017 07:41

Ivanildo Ferreira participa de mobilização nacional em Brasília/DF que trata sobre a crise dos Municípios e do funcionamento das UPAs

O prefeito em exercício de Santa Cruz/RN, Ivanildo Ferreira, cumpre agenda administrativa em Brasília/DF e participa da Mobilização Nacional Municipalista que faz parte da campanha “Não Deixem os Municípios Afundarem”, organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Ivanildo Ferreira esteve presente na Sessão Solene, realizada na manhã desta terça-feira (21), no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados. Em destaque, pauta do movimento e a situação de crise financeira dos Municípios. “Mais uma oportunidade dos gestores poderem externar a gravidade da crise que os Municípios enfrentam e de cobrar por soluções”, ressaltou o prefeito em exercício.

O evento reuniu lideranças municipalistas, presidentes de entidades estaduais e prefeitos, que tiveram a oportunidade de falar sobre a pauta do movimento e a situação de crise financeira dos Municípios do alto da tribuna da Casa legislativa.

Funcionamento das UPAs

Na parte da tarde, Ivanildo Ferreira participou do encontro que reuniu dezenas de gestores com o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, e com o ministro da Saúde, Ricardo Barros. O ponto central do debate foi a desburocratização dos processos que envolvem as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), muitas com a parte física concluída, mas sem equipamentos para funcionar, situação da unidade de Santa Cruz e de tantas outras espalhadas pelo Brasil.

Liderados pelo presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, os gestores externaram os entraves na manutenção dos  UPAs em alguns casos, em outros, o problema é a falta de recursos para a aquisição dos equipamentos necessários para fazer a unidade de saúde funcionar.

Para o ministro do TCU, Augusto Nardes, a falta de planejamento do Governo Federal, na gestão que criou o projeto das UPAs , gerou o esse problema atual. "Tenho trabalhado fortemente em torno de uma tese de governança no Brasil. O que foi feito foi falta de planejamento, ou seja, passar a responsabilidade para os Municípios. E eles tem uma série de exigências que não conseguem cumprir. A responsabilidade está posta não somente em relação às UPAs, mas também a creches", disse.

Já o ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirmou que sua pasta pretende dar o suporte necessário os Municípios. "Estamos dispostos a cooperar no que for necessário. Vamos nos livrar das amarras burocráticas", concluiu.

IVANILDINHO-OK

Última atualização em Domingo, 11 February 2018 08:27

Fest Frango terá oficinas com técnicas para incrementar alimentação diária; inscrições já estão sendo feitas

A V Feira de Avicultura do Trairi (Fest Frango) trará algumas novidades esse ano, entre elas, as oficinas vivenciais gastronômicas, que ocorrerão durante os três dias do evento (30 de novembro, 01 e 02 de dezembro).

As oficinas fazem parte do Programa Alimentação Saudável na Indústria, do Serviço Social da Indústria (SESI), e irão ajuda os participantes a descobrir como incrementar, com atitudes diárias simples, a alimentação habitual, a partir do uso de ingredientes saborosos, saudáveis, econômicos e funcionais.

As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas na sede da secretaria municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Centro Administrativo, na Rua Antônio Henrique de Medeiros (antigo PETI).

FEST-FRANGO

Foto: André Fotos

Última atualização em Quarta, 13 December 2017 07:40

Prefeita Fernanda Costa participa de encontro com bancada federal sobre crise dos municípios

A prefeita de Santa Cruz/RN, Fernanda Costa, participou, na manhã desta segunda-feira (23), do encontro entre os prefeitos potiguares com a bancada federal do Estado. Promovido pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), o encontro buscou reforçar o pedido de apoio dos parlamentares na ajuda financeira aos municípios que atravessam grave crise financeira.

A reunião, que aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), reuniu mais de 130 prefeitos, deputados e senadores.

De acordo com a Prefeita Fernanda Costa, as previsões do Fundo de Participações dos Municípios (FPM) não são animadoras, indicam queda de 40% para o próximo mês, e reforçam ainda mais a importância desse encontro e a união dos gestores em nome de melhorias para os municípios.

Para a  Confederação Nacional dos Municípios (CNM) a crise financeira enfrentada pelos municípios não é nova, mas tem se agravado ao logo dos anos por conta do acúmulo de responsabilidades, da baixa arrecadação e do empobrecimento populacional.

ENCONTRO-PREFEITOS

Foto: Tribuna do Norte

Última atualização em Segunda, 26 February 2018 16:06

Pagina 1 de 20

contracheque

Ir Para o Topo