Blog da Cidade de Santa Cruz

Agricultura

Chuvas enchem barreiros na Zona Rural de Santa Cruz e trazem esperança ao homem do campo

Em um longo período de estiagem, as chuvas quando surgem trazem consigo um sentimento de esperança, sobretudo para o sertanejo, de que dias melhores estão por vir. As precipitações registradas nesta quarta-feira (28) em Santa Cruz, de até 70 milímetros em alguns trechos da Zona Rural, fazem acreditar que, no ano novo que se aproxima, o cenário será diferente, de menos dificuldades para o homem do campo.

O Secretário Municipal de Agricultura de Santa Cruz, Eduardo Medeiros, comemorou bastante as chuvas que caíram no município. Para ele, mesmo que tenha sido uma chuva isolada e que na verdade todos precisem de um período de chuvas regulares, o volume de água em algumas comunidades já serviu para abastecer barreiros construídos com as máquinas da Prefeitura e que servirão para o uso dos animais e outras utilidades.

No Assentamento Pedra Grande, por exemplo, o barreiro construído na comunidade pela Prefeitura de Santa Cruz recebeu um bom volume de água. O reservatório, de uso coletivo, atenderá a dezenas de famílias.

BARREIRO-ASSENTAMENTO-01

BARREIRO-ASSENTAMENTO-02

Última atualização em Sexta, 20 January 2017 17:34

Perfuratriz da Prefeitura de Santa Cruz beneficia horteiras do Açude Santa Rita

Utilizando a maquina perfuratriz, a Prefeitura de Santa Cruz realizou nesta quarta-feira (14) uma importante ação que beneficiará dezenas de pessoas. Perfurou um poço nas proximidades do Açude Santa Rita para atender aos membros da associação das horteiras que viam enfrentando problemas com a falta de água para o cultivo de suas hortas.

Segundo o Secretário de Agricultura de Santa Cruz, Eduardo Medeiros, foram feitas algumas tentativas, mas só agora foi possível obter água para ajudar as várias famílias que sobrevivem da produção de hortaliças.

Eduardo Medeiros explicou que, de forma planejada, a Prefeitura continuará perfurando poços de uso coletivo por todo o município e que o objetivo é amenizar os efeitos severos da seca atual.

PERFURATRIZ-HORTEIRAS-01

PERFURATRIZ-HORTEIRAS-02

Última atualização em Quinta, 29 December 2016 17:59

Fest Frango: Prefeitura realiza “Clínicas Tecnológicas” sobre criação de galinha caipira buscando fortalecer agricultura familiar

A IV edição do Fest Frango (Feira de Avicultura do Trairi), terá a grande parte de sua programação sendo desenvolvida de 24 a 26 de novembro. Além da programação, a Prefeitura de Santa Cruz, em parceria com o escritório local do Sebrae, realizou pela primeira vez uma capacitação junto aos agricultores familiares das comunidades Umbu e Araraú e adjacências, oferecendo informações técnicas em criação de galinhas caipiras nas chamadas “Clínicas Tecnológicas’

Os encontros foram realizados nesta terça (22) e quarta-feira (23) nas próprias comunidades, com as orientações sendo prestadas por uma equipe técnica do Sebrae e por meio da Secretaria Municipal de Agricultura. As capacitações abordaram questões sobre o manejo, a conservação e a reprodução da galinha caipira, dessa forma, disseminando conhecimentos técnicos sobre a sua criação, bem como sobre linhas de crédito para este público específico, como também as melhores formas de comercialização das galinhas.

As oficinas fizeram parte da programação da edição deste ano do Fest Frango e buscam fortalecer a agricultura familiar em Santa Cruz.

OFICINA-GALINHACAIPIRA-01

OFICINA-GALINHACAIPIRA-02

OFICINA-GALINHACAIPIRA-03

Última atualização em Sábado, 10 December 2016 17:47

Parceira do Ministério Público, Prefeitura de Santa Cruz fará aferição em carros de som que circulam na cidade

A Prefeitura de Santa Cruz fará aferição dos veículos com equipamentos de som que circulam na cidade para fins comerciais. A ação, resultado de uma parceria com o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP/RN), será realizada no próximo dia 26 de outubro, sendo a ultima etapa de um inquérito civil público aberto pelo MP/RN, que tem o objetivo de regular o volume dos equipamentos sonoros e evitar desconforto para população.

O Poder Público Municipal é parceiro nessa ação e já realizou o cadastramento de todos os veículos, além de ter promovido um encontro, juntamente com a Polícia Ambiental, com os proprietários de carros de som para as orientações necessárias.

A aferição utilizará um decibelímetro (equipamento que mede a intensidade do som) e, os proprietários dos 20 carros de som cadastrados, deverão comparecer na sede da Companhia de Policia Militar, local da medição, a partir das 9 horas.

Em Santa Cruz, o uso de paredões de som para propagandas comerciais dentro da área urbana está proibido, além disso, após a aferição, os proprietários dos veículos cadastrados que forem pegos com o nível de som acima do permitido poderão sofrer sanções que vão de multa a apreensão do equipamento.

SEDE-PREFEITURADESANTACRUZ-OK

Foto: André Fotos

Última atualização em Quinta, 03 November 2016 14:43

Prefeitura fortalece parceria com horteiras de Santa Cruz em mais um “São João das Horteiras”

A Prefeitura de Santa Cruz foi a principal parceira da Associação das Horteiras de Santa Cruz na realização das comemorações do “São João das Horteiras”, evento que aconteceu nesta terça-feira (21), na sede da associação, no bairro Paraíso. Animado pelo som do “Trio Arapuá”, o evento teve muita animação, comidas típicas e a presença de diversos associados que festejaram o São João.

A associação existe há 11 anos e conta com o apoio da Prefeitura de Santa Cruz no desenvolvimento de suas atividades, com diversos incentivos para enfrentar as dificuldades, como a falta de água, entre outras.

ARRAIA-HORTEIRAS-001

ARRAIA-HORTEIRAS-002

ARRAIA-HORTEIRAS-003

ARRAIA-HORTEIRAS-004

Fotos: André Fotos

Última atualização em Quinta, 20 October 2016 20:30

Seguro Safra: com prazo prorrogado, agricultores de Santa Cruz têm até o final do mês para quitar contrapartida

A Prefeitura de Santa Cruz informa que o prazo para os agricultores beneficiados pelo programa Seguro Safra retirar o boleto na Secretaria Municipal Agricultura e efetuar o pagamento de sua contrapartida foi prorrogado até o final deste mês de março/2016.

A contrapartida do agricultor, no valor de R$ 17,00 (dezessete reais), é uma das condicionalidades do programa que asseguram o benefício em caso de perda da safra em consequência da seca ou excesso de chuvas aos agricultores cadastrados. 

A retirada do boleto pode ser feita na sede da Secretaria Municipal de Agricultura (Centro Administrativo). Já o pagamento precisa ser efetuado na Caixa Econômica Federal.  

FOTO-PLANTAÇÃO

Última atualização em Sexta, 18 March 2016 09:50

Prefeitura de Santa Cruz continua com entrega de boletos do Seguro Safra e prazo final para pagamento se encerra na segunda (29)

Agricultores que estão cadastrados no programa Seguro Safra tem até a próxima segunda-feira (29) para procurar a Secretaria Municipal de Agricultura (Centro Administrativo) e retirar o boleto referente à contrapartida do beneficiário do programa que garante o seguro da safra 2016.

Para que os agricultores não percam o benefício, o valor de R$ 17,00 (dezessete reais) deve ser pago até segunda-feira (29)  na casa lotérica ou na agência da Caixa Econômica Federal.

De acordo com informações da Secretaria de Agricultura. cerca de 60% dos agricultores cadastrados no programa  em Santa Cruz já foram recolher seus boletos, ou seja, muitos ainda precisam comparecer para garantir o seu beneficio.

FOTO-PLANTAÇÃO

Última atualização em Quarta, 02 March 2016 21:32

Prefeitura de Santa Cruz inicia trabalho de recuperação de estradas na Zona Rural

Após as chuvas, a Prefeitura iniciou o trabalho de recuperação das estradas vicinais que tiveram sua trafegabilidade comprometida. O trabalho, coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura, começou em algumas comunidades da Zona Rural do município e chegará também a outras nos próximos dias.

Segundo o Secretário de Agricultura de Santa Cruz, Eduardo Medeiros (Dudu), as máquinas da Prefeitura que realizam os serviços de recuperação de estradas já passaram pelo trecho que liga as comunidades do Açude do Alívio, São Joaquim, Angicos, Pitomba e Boqueirãozinho. De acordo ainda com Eduardo, o trabalho continuará seguindo um cronograma elaborado pela Secretaria Municipal de Agricultura.

RECUPERAÇÃO-ESTRADAS-01-01

RECUPERAÇÃO-ESTRADAS-02

 

 

 

 

Última atualização em Segunda, 29 February 2016 10:53

Criação de galinha caipira no Sitio Tanquinhos inspira Prefeitura de Santa Cruz a expandir atividade na Zona Rural

Em meio à crise financeira e estiagem (período sem chuvas regulares) que afeta principalmente a população que vive no meio rural, a Prefeitura de Santa Cruz vem buscando alternativas para ajudar o homem do campo. Uma dessas ações é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Agricultura e objetiva fomentar a produção de galinha caipira no município, possibilitando uma oportunidade para melhorar a renda das famílias da Zona Rural.

O Secretário de Agricultura de Santa Cruz, Eduardo Medeiros (Dudu), explicou que a iniciativa partiu da experiência do criador Rafael Souza, que se prontificou para ser parceiro da Prefeitura e compartilhar seus conhecimentos. Rafael mantém no Sitio Tanquinhos uma criação de galinha caipira utilizando técnicas específicas para esse tipo de produção.  A ideia da Prefeitura de Santa Cruz é expandir essa atividade que, se bem executada, poderá resultar em um bom retorno financeiro para os que aderirem à alternativa.

O Secretário Eduardo Medeiros explicou como o poder público pretende atuar: “Assim como a produção de frango, a criação de galinha caipira pode transformar a vida das famílias da Zona Rural. A partir do projeto piloto do Sitio Tanquinhos, pretendemos levar essa experiência para outras comunidades, prestando assessoramento técnico e total apoio logístico para que várias outras pessoas possam usufruir dos benefícios que essa atividade pode gerar. Estamos pensando na produção e também na comercialização desse produto, afinal, precisamos projetar todo o processo, da chegada dos pintinhos até o produto final”, explicou.

Eduardo Medeiros visitou na semana passada a criação do Sítio Tanquinhos e ficou entusiasmado com o que viu. Ele afirmou ainda que já foram iniciadas conversas com a agencia local do Sebrae para que a empresa se transforme em umas das parceiras dessa iniciativa.

VISITA-TANQUINHOS-01

 

VISITA-TANQUINHOS-02

Última atualização em Sábado, 13 February 2016 17:33

Gestão da Prefeita Fernanda Costa completa 50 ruas pavimentadas

A entrega de mais uma rua pavimentada realizada pela Prefeitura de Santa Cruz no bairro Maracujá na noite da quinta-feira (10) faz com que a gestão da Prefeita Fernanda Costa atinja a marca de 50 ruas pavimentadas, ação que melhora a qualidade de vida da população e integra o plano do governo municipal para melhorar cada vez mais a infraestrutura urbana.

Os serviços concluídos e entregues na quinta-feira (10) foram executados na Rua João Fernandes de Bezerra, que tem 500 metros de extensão. Foram quase R$ 180 mil reais de recursos investidos na obra, oriundos de emenda parlamentar do Deputado Estadual Tomba Farias.

A solenidade contou com a presença de várias autoridades, entre elas, os vereadores Raimundo Fernandes, Monik Melo, Tarcisio Reinaldo e Gilcelly Adriano, além do Deputado Estadual Tomba Farias e a Prefeita Fernanda Costa, que em sua fala externou mais uma vez a felicidade de ir às localidades do município e, mesmo em um período de crise econômica, inaugurar ações que beneficiam a população.

RUAS-PAVIMENTADAS-OK

Última atualização em Sábado, 13 February 2016 17:36

Prefeitura de Santa Cruz desenvolve ações de consciência ambiental

A Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, vem desenvolvendo ações que objetivam valorizar a arborização urbana e incentivar a população a plantar árvores na cidade, perpetuando junto a sociedade uma consciência ambiental. Nesta segunda-feira (16) o Secretário Municipal de Agricultura, Eduardo Medeiros (Dudu), acompanhado do coordenador do Grupo dos Escoteiros, Roberto Rosa, esteve presente no Instituto Educacional de Santa Cruz (IESC) para realiza a entrega de mudas de IPÊ a alunos do instituto.

Segundo Dudu, trabalhar essa consciência ambiental com jovens é muito importante. Ele disse ainda qualquer instituição da cidade ou segmento da sociedade que desejar desenvolver ações ambientais poderá procurar a Secretaria de Agricultura.

Recentemente, mudas de árvores já foram plantadas no canteiro da rodoviária e no Santuário de Santa Rita em parcerias entre a Prefeitura de Santa Cruz e outras instituições.

ENTREGA-MUDA-IESC-OK

Última atualização em Sexta, 27 November 2015 14:28

Com incentivo da Prefeitura, agricultores comemoram colheita de primeira safra de hortaliças na comunidade do Massapê

72b77d5b-e246-40fa-abe5-84fde21a179e

f9646a7b-1a0d-4d0c-a211-0809de1351e0

Apesar do momento de dificuldades com a escassez de chuvas na nossa região, a agricultura familiar em Santa Cruz passa por uma grande transformação na Gestão da Prefeita Fernanda Costa. Através do apoio da Secretaria Municipal de Agricultura,  agricultores ligados ao cultivo de hortas  na comunidade Massapê estão comemorando os resultados alcançados com a colheita nos últimos dias.

Com orientações no processo produtivo de baixo custo e a instalação de sistema de reservatório d’água, através de cacimbas, a Prefeitura está estimulando a prática da agricultura familiar e melhorando a qualidade de vida de agricultores. Além disso, a prefeitura está promovendo  a agricultura orgânica por meio de processo produtivo sem o uso de agrotóxicos. Alimentos como Cebolinha, quiabo, coentro e maracujá passaram a ser produzidos na zona rural de Santa Cruz e comercializados na feira livre de diversas cidades da região.

 

De acordo com os agricultores, na comunidade rural do Massapê em Santa Cruz,  existem cerca de 80 famílias que vivem exclusivamente do cultivo e comercialização de hortaliças. Para a horteira Elenise Oliveira, o apoio da prefeitura mudou a realidade do plantio: “Estamos vivendo uma seca muito dura e isso afetou o nosso trabalho. Sem o apoio da Prefeitura, da secretaria de Agricultura, estaríamos em casa parados, pois não teríamos condições de trabalhar”, disse. 

049f1be3-d747-4670-9684-286115aa011f

Última atualização em Quinta, 24 December 2015 00:18

Prefeitura de Santa Cruz é parceira na realização de curso de doma e rédeas de equinos

Vaqueiros e amantes da vaquejada de Santa Cruz participaram durante essa semana de um curso sobre doma racional e rédeas em cavalos. O evento foi idealizado pelo vaqueiro santa-cruzense Tiago Cézar e, para ser realizado, contou com o apoio da Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Agricultura. O curso contou com a participação de vaqueiros de Santa Cruz e também de outros municípios e foi realizado no Clube Juvenal Pé de Copa, Parque Miguel Lula e Haras Santa Helena.

O treinamento contou com um bom número de inscritos e teve por objetivo capacitar vaqueiros em relação as novas técnicas do mundo da vaquejada, como também aplicar maneiras de lidar com os animais de forma não agressiva. A doma convencional utiliza a força e a violência, já a doma racional trabalha o respeito, a paciência e aproximação gradual, para que haja uma relação de confiança entre o homem e o animal.

O curso foi ministrado durante três dias pelo zootecnista Steves Bezerra, com vasta experiência neste tipo de doma, com diversos cursos no Brasil e exterior.

Para o vaqueiro Jair Alagoano, do Haras Santa Helena Ranch, o curso valoriza o esporte e beneficia os amantes e profissionais da vaquejada.  “O curso aperfeiçoa o nosso trabalho que é voltado pra vaquejada e é muito importante, tanto que temos aqui participantes até de outros estados”, destacou.

 

O organizador do evento, Tiago Cezar, enalteceu o apoio da Prefeitura de Santa Cruz ao evento. “A Prefeitura colaborou bastante com a realização do curso. Existem muitas regras e se o vaqueiro, e até mesmo o patrão, não tiver adequado as regras não consegue resultado nenhum, o curso também mostra isso. Até o cuidado que devemos ter com o animal, isso é muito importante”, concluiu.

CURSO-VAQUEIROS-01

CURSO-VAQUEIROS-02

Fotos: André Fotos 

 

 

Última atualização em Quinta, 24 December 2015 00:17

Prefeitura de Santa Cruz, em parceria com a FACISA, desenvolve ação com moradores do Alto da Colina

A Prefeitura de Santa Cruz, em parceria com a FACISA, promoveu na tarde desta quarta-feira (28) uma palestra para agricultores do Assentamento Alto da Colina, localizado na Zona Rural de Santa Cruz

Na ocasião, alunos do curso de fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi fizeram a apresentação de medidas de prevenção que melhoram a saúde do trabalhador, expondo hábitos que podem melhorar a qualidade de vida da população da comunidade.

O evento no Assentamento Alto da Colina contou com a participação do Secretário de Agricultura, Eduardo Medeiros (Dudu) e da Chefe do Gabinete Civil, Marcela Ravena, que aproveitou a ocasião para a apresentar para os presentes o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), que prevê também ações para o meio rural.

AÇÃO-ALTO-DA-COLINA-01

AÇÃO-ALTO-DA-COLINA-02

AÇÃO-ALTO-DA-COLINA-03

AÇÃO-ALTO-DA-COLINA-04

Fotos: André Fotos

Última atualização em Quinta, 24 December 2015 00:17

Ação da Prefeitura leva cidadania e saúde às horteiras de Santa Cruz

A Prefeitura de Santa Cruz, através das Secretarias Municipais de Agricultura e Saúde, em parceria com a Faculdade de Ciências da Saúde (FACISA/UFRN), SEBRAE e o Sindicato dos Agricultores Rurais, realizou na última quarta-feira (07) uma importante ação que levou atendimentos em saúde, bem como a realização de palestras com informações sobre administração, empreendedorismo e segurança no trabalho rural junto à Associação das Pequenas Agriculturas do Açude Santa Rita (as horteiras). O evento aconteceu na sede da associação, no bairro Paraíso.

As ações da Prefeitura fazem parte da programação do “Outubro Rosa”, evento mundial que chama à atenção da sociedade sobre a prevenção do câncer de mama. Atendimentos como os de saúde bucal, testes de HIV e Glicêmico, verificação da pressão arterial, assim como as informações repassadas por alunos do curso de fisioterapia da FACISA, movimentaram o dia na sede das horteiras.

AÇÃO-HORTEIRAS-01

AÇÃO-HORTEIRAS-02

AÇÃO-HORTEIRAS-03

Fotos: André Fotos

Última atualização em Quarta, 21 October 2015 19:34

Prefeitura realizará ações de cidadania e saúde para horteiras de Santa Cruz

A Prefeitura de Santa Cruz, através das Secretarias Municipais de Agricultura e Saúde, promoveu, na manhã da última quarta-feira (30), um encontro com representantes da associação das horteiras do município e com representantes do escritório regional do Sebrae-RN. O encontro aconteceu na sala de reuniões da Prefeitura e teve como objetivo principal a elaboração de uma programação com ações voltadas às horteiras.

O evento planejado terá ações de cidadania e de saúde, além de palestras com temáticas voltadas para a agricultura familiar, beneficiando as trabalhadoras que desenvolvem a atividade de cultivo hortaliças no município.

Foi escolhido o dia 07 de outubro (quarta-feira) para o desenvolvimento das ações que farão parte do evento. O local será a sede da associação das horteiras, no bairro Paraíso.]

REUNIAO-HORTEIRAS-OK

Última atualização em Quinta, 08 October 2015 15:15

Pagina 1 de 4

Ir Para o Topo