Blog da Cidade de Santa Cruz

Agricultura

Feira da Agricultura Familiar fecha programação da primeira Semana do Agricultor em Santa Cruz

A Prefeitura de Santa Cruz encerrou, na manhã desta sexta-feira (27), a primeira edição da Semana Municipal de Agricultura. A culminância da programação aconteceu com a realização da Feira da Agricultura Familiar, no Pátio da Matriz.

A Feira da Agricultura Familiar contou com uma estrutura montada especialmente para a ocasião e possibilitou que a população conhecesse e adquirisse produtos produzidos por agricultores do município. Quem visitou a feira, também teve a oportunidade de saber mais sobre os produtos orgânicos que são atualmente produzidos em Santa Cruz, além de seus benefícios.

O evento de encerramento da primeira Semana Municipal de Agricultura teve também a transmissão ao vivo do programa Semeando a Esperança, da Rádio Santa Cruz AM, e as presenças da Prefeita Fernanda Costa, de secretários municipais, entre eles, o secretário de Agricultura, Eduardo Medeiros, e representantes das instituições parceiras da Prefeitura de Santa Cruz na realização do evento: Sebrae, Emater, Câmara Municipal e secretarias municipais de Assistência Social e de Saúde.

Iniciada na última segunda-feira (23), a Semana Municipal de Agricultura teve, além da Feira da Agricultura Familiar, mesa redonda na Rádio Santa Cruz AM, atividades com as horteiras sobre controle social dentro da agricultura familiar e com os agricultores familiares sobre fruticultura e manejo alimentar para bovinos.

SEMANA-AGRICULTOR-001

SEMANA-AGRICULTOR-002

SEMANA-AGRICULTOR-003

SEMANA-AGRICULTOR-004

SEMANA-AGRICULTOR-005

SEMANA-AGRICULTOR-006

Fotos: André Fotos

 

 

 

Última atualização em Sábado, 18 August 2018 17:29

Prefeitura de Santa Cruz recupera estradas vicinais na zona rural do município

 Prefeitura de Santa Cruz, por meio da secretaria municipal de Agricultura, está realizando serviços de manutenção e recuperação de estradas vicinais e melhorando o acesso a várias comunidades rurais. Essa ação da gestão municipal já beneficiou centenas de famílias que vivem na zona rural.

De acordo com o secretário de Agricultura, Eduardo Medeiros, o trabalho de recuperação de estradas segue um cronograma e já atendeu os sítios “Pau de Leite”, “Catolé”, “Boqueirãozinho”, “Angicos”, “Pitomba” e “São Joaquim”. Outras comunidades também serão atendidas.

Cuidar das estradas que cortam as comunidades rurais tem impacto importante para produtores, moradores e alunos. É uma iniciativa que objetiva oferecer perfeitas condições de trafegabilidade, consequentemente, segurança e conforto para quem utiliza as estradas.

ESTRADAS-001

ESTRADAS-002

ESTRADAS-003

 

 

Última atualização em Sábado, 18 August 2018 17:28

Prefeita Fernanda participa de assinatura de convênio que irá fortalecer a criação de galinhas caipiras em Santa Cruz/RN

A Prefeita de Santa Cruz/RN, Fernanda Costa, participou, na manhã desta quinta-feira (22), da assinatura do convênio de cooperação financeira entre o Sebrae do Rio Grande do Norte e a Fundação Banco do Brasil para incentivo à criação de aves caipiras em 11 municípios das regiões Agreste e Trairi, entre eles, Santa Cruz/RN.

O evento, realizado na sede do Sebrae, em Natal/RN, contou também com a participação de uma comitiva santa-cruzense, formada pelo secretário de Agricultura de Santa Cruz/RN, Eduardo Medeiros (Dudu), pelo gerente do escritório regional do Sebrae, Gustavo Cosme, além de membros da Associação de Produtores de Aves Caipira do Trairi (APAC). A solenidade também contou com as presenças de dirigentes do Sebrae e do Banco do Brasil.

De acordo com a Prefeita Fernanda Costa, essa atividade econômica já vem sendo desenvolvida em Santa Cruz e no Trairi, transformando a região no principal polo avícola do Rio Grande do Norte, mas, esse convênio e as ações que serão desenvolvidas na área servirão de incentivo para que outros produtores ingressem nessa atividade e que o setor se fortaleça ainda mais, tendo impacto direto na geração de emprego e renda do município.

A previsão de investimento é da ordem de R$ 1,1 milhão na implantação de aviários de galinha caipira, tanto para corte quanto para a obtenção de ovos. O projeto prevê 90% de cobertura dos custos em infraestrutura do aviário, equipamentos e animais, ficando 10% como contrapartida para o avicultor.

A iniciativa beneficiará, além de Santa Cruz, os municípios de Bom Jesus, Goianinha, Lagoa D'Anta, Lagoa de Velhos, Nova Cruz, Passa e Fica,  Santo Antônio, São Bento, Senador Eloi de Souza e Serra Caiada.

ASSINATURA-CONVENIO-001

ASSINATURA-CONVENIO-002

ASSINATURA-CONVENIO-003

 

Última atualização em Quarta, 02 May 2018 08:04

Aporte financeiro da Prefeitura de Santa Cruz possibilita renegociação de dívidas de agricultores familiares

A Prefeitura de Santa Cruz, em parceira com o Banco do Nordeste (BNB), realizou na manhã desta sexta-feira (15), no Clube Juvenal Pé de Copa, o mutirão de renegociação de dívidas de agricultores familiares, daqueles que se enquadram dentro dos critérios da Lei federal 13.340, que concede descontos para liquidação, até 29 de dezembro de 2017.

Para poder ter direito ao desconto para sua quitação, ou prorrogação da dívida com o banco, o agricultor familiar precisaria arcar com um percentual de entrada da renegociação, valor que foi assumido pela Prefeitura de Santa Cruz por meio de aporte financeiro que beneficiou mais de 300 agricultores do município. O investimento foi de aproximadamente R$ 30 mil (trinta mil reais). Para viabilizar o benefício aos agricultores, a Prefeita Fernanda Costa enviou dois projetos de lei ao legislativo municipal, que tiveram aprovação em regime de urgência.

A Prefeita Fernanda Costa participou do evento e, emocionada ao elencar diversas ações implementadas pela sua gestão na Zona Rural de Santa Cruz, disse que o momento é de dificuldades, mas que está conduzindo o município com “os pés no chão”. “Quando os recursos são escassos, temos que estabelecer as prioridades. Hoje, comemoro com vocês cada centavo economizado na nossa gestão e com isso vivenciarmos momentos de conquistas como o que estamos realizando neste dia”, disse.

Estiveram presentes ao evento, além da Prefeita Fernanda Costa, o gerente da agência do BNB, agência de Santa Cruz, Mauro Monteiro, o vereador Mário Farias, os secretário de Agricultura, Eduardo Medeiros, a chefe do Gabinete Civil da Prefeitura de Santa Cruz, Marcela Ravena, e representantes do sindicato dos agricultores.

EVENTO-AGRICULTORES-001

EVENTO-AGRICULTORES-002

EVENTO-AGRICULTORES-003

EVENTO-AGRICULTORES-004

EVENTO-AGRICULTORES-005

Fotos: André Fotos

Última atualização em Segunda, 26 February 2018 15:50

Prefeitura de Santa Cruz capacita horteiras para a implantação de feira agroecológica

A Prefeitura de Santa Cruz segue nos preparativos para a implantação da Feira Agroecológica da Agricultura Familiar. Nesta quarta-feira (08), no auditório do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), membros da Associação das Horteiras do Açude Santa Rita receberam certificados de um curso de formação técnica, uma das fases de preparação do projeto.

De acordo com o secretário de Agricultura de Santa Cruz, Eduardo Medeiros (Dudu), a capacitação oferecida para horteiras abordou questões relacionadas à logística do projeto e técnicas sustentáveis de produção. Segundo ele, todo o processo de preparação vem sendo executado dentro dos prazos, alcançando seus objetivos e, em breve, a feira estará funcionando.

A feira beneficiará diretamente a agricultura familiar, que terá a oportunidade de comercializar, uma vez por semana, os seus produtos em um espaço especifico.  A iniciativa beneficia quem produz, mas também atende a uma demanda, cada vez maior, de consumidores de produtos orgânicos, cultivados sem a utilização de agrotóxicos.

Estão envolvidas na execução desse projeto as secretarias municipais de Agricultura e de Assistência Social, com o apoio técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RN) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RN). Os recursos são oriundos do Programa de Apoio a Projetos de Infraestrutura e Serviços em Territórios Rurais (PROINF).

CERTIFICADOS-HORTEIRAS-001

CERTIFICADOS-HORTEIRAS-002

CERTIFICADOS-HORTEIRAS-003

 

Última atualização em Segunda, 26 February 2018 15:56

Santa Cruz recebe carro refrigerado para transporte de alimentos da agricultura familiar, além três balanças e computador

O secretário municipal de Agricultura de Santa Cruz, Eduardo Medeiros (Dudu), recebeu, na manhã desta terça-feira (25), das mãos do governador do RN, Robinson Faria (PSD), e do deputado estadual, Tomba Farias (PSB), as chaves de um veiculo tipo Saveiro equipado com baú frigorífico, três balanças e um computador que serão utilizados pela Prefeitura de Santa Cruz na execução das atividades do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA – Compra Direta).

A solenidade, que contou com representantes de vários municípios potiguares e de várias autoridades políticas, aconteceu na Escola de Governo (Centro Administrativo), em Natal/RN.

Segundo Eduardo Medeiros, o veiculo e os demais equipamentos que Santa Cruz acaba de receber serão muito importantes, sobretudo, no transporte dos alimentos oriundos da agricultura familiar, na execução do PAA-Compra Direta, que é uma ação de segurança alimentar do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, que no Estado é executado pela Emater, em parceria com a Sethas e prefeituras. É um programa que incentiva a produção e comercialização dos produtos da agricultura familiar.

DUDU-VEICULO-01

Última atualização em Sexta, 27 October 2017 16:39

Evento promovido pela Secretaria de Agricultura tem participação expressiva de representantes de associações

Objetivando fortalecer e estreitar as ações que visam o desenvolvimento do meio rural, a Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, promoveu nesta terça-feira (27) encontro com os representantes das associações rurais de Santa Cruz.

Com o auditório do Instituto Cônego Monte lotado os participantes tiveram palestras como “Associativismo e Cooperativismo”, “Liquidação e renegociação de dívidas de crédito rural”, “Controle social e participação popular”, bem como sobre a importância do conhecimento do programa bolsa família e suas condicionalidades.

Para o Secretário de Agricultura de Santa Cruz, Eduardo Medeiros, o evento teve uma excelente participação dos representantes das associações, mostrando a credibilidade da Gestão; “Tivemos uma participação expressiva, com muitos associados e isso mostra o nosso compromisso e credibilidade junto as associações. O momento foi de buscar ainda mais o fortalecimento do associativismo e cooperativismo, pois juntos podemos mais.” Pontuou

O encontro também contou com a participação da associação dos artesãs de Santa Cruz, que passará por um apanhado de informações, onde será desenvolvido um trabalho em parceria entre Secretaria de Agricultura e Turismo buscando fomentar ainda mais esta atividade econômica no município.

O evento contou com a presença do Vice-prefeito de Santa Cruz, Dr. Ivanildo Ferreira, vereadores Monik Melo e Mário Farias, Eduardo Medeiros (Agricultura), Marcela Ravena (Chefe de Gabinete), Dayse Martins (Assistência Social), Fernando José (Sebrae), e Surama Medeiros (Emater), além de Naedson Aguiar (Fetarn), Cleoneide Joaquim da Conceição (STTR) e Cristiane Leite (Sintraf).

19510091 882373141914719 1954452882877994537 n19511074 882373145248052 9030017950242701224 n

Última atualização em Quarta, 19 July 2017 18:50

Prefeitura de Santa Cruz promove encontro com associações rurais nesta terça-feira (27)

A prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Agricultura, promoverá nesta terça-feira (27), às 08 horas, no Instituto Cônego Monte, um importante encontro com todas as associações rurais do município. 

Na oportunidade, serão discutidos diversos temas e projetos relacionados com as associações. Com o tema “Associação fortalecida é homem do campo mais forte”, encontro objetiva alinhar e estreitar ainda mais o diálogo com o homem do campo, ouvindo as lideranças buscando o fortalecimento das ações no meio rural.

f9646a7b-1a0d-4d0c-a211-0809de1351e0

 REUNIÃO-Z44-01

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Última atualização em Quinta, 29 June 2017 19:48

Agricultura chama atenção dos produtores rurais de Santa Cruz para renegociação das dívidas que o Banco do Brasil está oferecendo

A secretaria municipal de Agricultura de Santa Cruz alerta os produtores do município para a oportunidade que o Banco do Brasil está oferecendo para a liquidação das operações rurais, de acordo com a Lei 13.340/2016.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Eduardo Medeiros (Dudu), a renegociação é destinada para os produtores que contraíram crédito rural até 31 de dezembro de 2011. Os descontos variam de 20% a 95%. Trata-se de uma oportunidade para os produtores resolverem suas pendências bancárias, ficarem livres de suas dívidas e terem o crédito restituído.

A agência de Santa Cruz do Banco do Brasil está apta para fazer a liquidação e informa que as operações poderão ser feitas até 29 de dezembro de 2017. As condições de repactuação das dívidas variam de acordo com o valor e com o período da contratação dos empréstimos.

FOTO-DUDU

Foto: André Fotos

Última atualização em Terça, 10 October 2017 07:44

Prefeitura de Santa Cruz segue com a perfuração de poços na zona rural e “Boa Vista” é mais uma comunidade beneficiada

O programa de perfuração de poços que a Prefeitura de Santa Cruz desenvolve, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, segue beneficiando famílias santa-cruzenses que vivem na zona rural do município.

Nesta quarta-feira (26), a maquina perfuratriz da Prefeitura de Santa Cruz esteve na comunidade “Boa Vista” e, segundo o Secretário de Agricultura, Eduardo Medeiros (Dudu), a vazão alcançada foi de 3 mil litros e com água de boa qualidade.

O poço perfurado na “Boa Vista” fica localizado na propriedade de Xavier Soares, mas é de uso coletivo, ou seja, poderá ser utilizado por toda a comunidade.

PERFURACAO-BOAVISTA-001

PERFURACAO-BOAVISTA-002

Última atualização em Sexta, 12 May 2017 00:07

Prefeitura de Santa Cruz promove reuniões para apresentar projeto sobre feira da agricultura familiar

A Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, e o Colegiado do Território do Trairi iniciaram uma série de reuniões técnicas de orientação sobre o projeto de estruturação e implantação da feira da agricultura familiar, com o objetivo de estimular a adoção de práticas de cultivo de alimentos orgânicos e facilitar o acesso dos agricultores ao mercado consumidor.

Nesta terça-feira (21), o secretário municipal de Agricultura, Eduardo Medeiros (Dudu), esteve reunido com membros da Associação das Horteiras do Açude Santa Rita para apresentar o projeto e a sua metodologia. A reunião contou também com a presença de técnicos da Prefeitura de Santa Cruz.

A ação, iniciativa da gestão da Prefeita Fernanda Costa, beneficiará também agricultores familiares dos municípios do Território Trairi e utilizará recursos provenientes do Ministério do Desenvolvimento Agrário via Ação Orçamentária de Apoio a Projetos de Infraestrutura e Serviços em Territórios (Proinf). O projeto prevê a aquisição de equipamentos, monitoramento e assessoramento técnico.

A feira da agricultura familiar será anexada à feira livre de Santa Cruz, umas das maiores do Rio Grande do Norte e que recebe, todos os sábados, milhares de pessoas.

REUNIAO-HORTEIRAS-001

REUNIAO-HORTEIRAS-002

Última atualização em Segunda, 24 April 2017 15:04

Programa de perfuração de poços da Prefeitura de Santa Cruz beneficia mais comunidades rurais

A Secretaria de Agricultura de Santa Cruz comemora o resultado positivo da utilização da maquina perfuratriz da Prefeitura em mais duas comunidades rurais, durante essa semana. A ação vem sendo desenvolvida já há alguns meses e faz parte do programa de perfuração de poços que a Prefeitura de Santa Cruz vem executando com o objetivo de minimizar os efeitos da seca.

Na última quarta-feira (15), a comunidade beneficiada foi a de “São Joaquim”, onde o poço perfurado apresentou vazão de dois mil litros. Nesta quinta-feira (16), foi a vez da comunidade “Pitomba”, com o poço resultando numa vazão de seis mil litros de água de boa qualidade.

O programa de perfuração de poços da Prefeitura de Santa Cruz já beneficiou, nos últimos meses, dezenas de famílias que residem em comunidades rurais do município. Todos os poços que estão sendo perfurados são de uso coletivo e podem ser utilizados por todos da comunidade beneficiada.

FOTO-POÇO-PITOMBA-001

FOTO-POÇODESÃOJOAQUIM-001

Última atualização em Segunda, 24 April 2017 15:08

Comunidade São Joaquim é beneficiada com programa de perfuração de poços da Prefeitura

O programa de perfuração de poços desenvolvido pela Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Agricultura, segue beneficiando famílias que vivem na Zona Rural. Nesta quarta-feira (15) a maquina perfuratriz do município esteve na comunidade São Joaquim.

Assim como vem acontecendo em outras comunidades, o poço perfurado em São Joaquim deverá ser utilizado de forma coletiva e atender às necessidades de várias famílias que residem na comunidade, de forma organizada.

Na comunidade São Joaquim, a vazão alcançada foi de dois mil litros e água de qualidade razoável.

FOTO-POÇODESÃOJOAQUIM-001

Última atualização em Quinta, 16 March 2017 15:48

Programa de perfuração de poços da Prefeitura continua “a todo vapor” e desta vez beneficia moradores do Sítio Boa Vista

O programa de perfuração de poços desenvolvido pela Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Agricultura, beneficiou mais uma comunidade rural. Nesta quinta-feira (16) a maquina perfuratriz do município esteve no “Sítio Boa Vista” (sítio José Benedito Segundo) e naquela comunidade a vazão alcançada foi de cinco mil litros e água de boa qualidade.

Esta importante ação tem alcançado várias famílias que vivem na Zona Rural e, nas comunidades já beneficiadas, tem sido recebida com muita alegria por parte dos moradores.

Assim como em outras comunidades, o poço perfurado nesta quinta-feira (16), no “Sítio Boa Vista”, será de uso coletivo e poderá ser utilizado por todos os moradores. Os recursos hídricos poderão ser compartilhados por várias famílias e servem para amenizar os efeitos da seca.

POÇO-SITIOBOAVISTA-OK

Última atualização em Quinta, 09 March 2017 22:48

Comunidade “Cacaruaba” é beneficiada pelo programa de perfuração de poços da Prefeitura; vazão e qualidade da água alegram moradores

O programa de perfuração de poços que a Prefeitura de Santa Cruz desenvolve na Zona Rural do município continua e, nesta terça-feira (14), beneficiou mais uma comunidade. O poço perfurado e instalado na comunidade “Cacaruaba” (sitio do senhor Ailton Belisio) resultou numa vazão de 2 mil litros por hora e água de excelente qualidade. O resultado foi bastante comemorado pelos moradores da localidade, afinal, representa uma importante ajuda do Poder Público Municipal para as famílias castigadas pelo longe período de estiagem.

Os recursos hídricos obtidos com a perfuração de poços, que utiliza a maquina perfuratriz adquirida pela Prefeitura de Santa Cruz, poderão ser utilizados pelos moradores de toda comunidade, ou seja, são de uso coletivo. A própria comunidade se organiza para a distribuição e uso racional da água.

Mesmo com as comunidades abastecidas pela operação carro-pipa do Exército, é importante ressaltar que a água ofertada pelo programa é exclusivamente para o consumo humano. Para as demais necessidades das famílias, como alimentar os animais e regar as plantações é preciso alternativas, por isso a importância da construção de cacimbas e dos poços perfurados e instalados pela Prefeitura de Santa Cruz.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura, o programa de perfuração de poços continuará e chegará a outras comunidades do município.

POÇO-CACARUABA-001

POÇO-CACARUABA-002

POÇO-CACARUABA-003

 

 

 

 

Última atualização em Sexta, 17 February 2017 16:17

Em ação contra a seca, Prefeitura de Santa Cruz segue perfurando poços na Zona Rural

A Prefeitura de Santa Cruz segue com o trabalho de perfuração de poços na Zona Rural do município. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Agricultura, busca amenizar os efeitos do longo período de estiagem, sentindo principalmente pelas famílias que vivem no meio rural.

Nesta quarta-feira (08) a Perfuratriz do município esteve na comunidade Riacho do Feijão, no sítio de Edmundo Araújo de Barros (Edmundo Mariano). No local, o poço perfurado apresentou vazão de 4 mil litros por hora e água de ótima qualidade.

O Secretário de Agricultura de Santa Cruz, Eduardo Medeiros, explicou que a perfuração de poços nas comunidades rurais é muito importante. Muitas são abastecidas pela operação carro-pipa do Exército, mas a água oferecida é exclusivamente para o uso humano. Para as demais necessidades das famílias, como alimentar os animais e regar as plantações é preciso alternativas.  Os recursos hídricos obtidos com as cacimbas e com a perfuração de poços são um importante complemento.

Eduardo Medeiros reafirmou que todos os poços perfurados pela Prefeitura são de uso coletivo, ou seja, deverão ser utilizado por todos os moradores da comunidade beneficiada, seguindo algumas regras de uso racional. Ele também afirmou que o trabalho continuará e, de forma gradativa, chegará a outras comunidades do município.

POÇO-RIACHODOFEIJÃO-001

POÇO-RIACHODOFEIJÃO-002

 

 

Última atualização em Terça, 14 February 2017 19:59

Pagina 1 de 5

Ir Para o Topo