Blog da Cidade de Santa Cruz

Assistência Social

Santa Cruz/RN terá na próxima quarta-feira (20) concerto natalino em praça pública

A Prefeitura de Santa Cruz/RN promove na próxima quarta-feira (20) o primeiro “Natal Musical”. O evento é um concerto natalino que acontecerá na Praça Coronel Ezequiel Mergelino, a partir das 19h30, com um repertório voltado para pessoas de todas as idades.

O concerto contará com as participações da banda de música Mestre João Roberto Paz e União e Coral Vozes de Lajes Pintadas. No repertório, músicas com mensagens positivas e com o tema natalino.

O “Natal Musical” terá a presença do Papai Noel e conta com o apoio da secretaria municipal Assistência Social e da Escola Estadual Virgílio Furtado (Lajes Pintadas).

Banda-de-Música-03

Foto: F Chagas

Última atualização em Quinta, 21 December 2017 16:07

Alunos do SCFV de Santa Cruz/RN conquistam primeiro lugar em competição de judô disputada em Guamaré/RN

Alunos da oficina de judô do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) representaram Santa Cruz/RN e fizeram bonito na 10ª Copa Guamaré/RN de Judô. A equipe de Santa Cruz/RN foi a primeira colocada no quadro geral de medalhas da competição.

Formada por 30 atletas, a equipe do SCFV conquistou 15 medalhas de ouro, 10 de prata e cinco bronzes. “Foi uma participação muito positiva, não apenas pelo resultado, pelas medalhas, mas pela oportunidade de intercâmbio, de representar o nosso município”, destacou a secretária de Assistência Social de Santa Cruz, Dayse Martins.

A competição, que reuniu competidores de várias regiões do Rio Grande do Norte, aconteceu no último sábado (18).

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é mantido pela Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Assistência Social. Todas as atividades do projeto são desenvolvidas no Centro da Juventude João de Dula. O esporte é um dos instrumentos utilizados pelo serviço para promover a socialização de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

SCFV-JUDÔ-001

Última atualização em Quarta, 13 December 2017 07:41

Com intensa programação desde segunda (25), “Semana do Idoso” segue em Santa Cruz/RN

A Prefeitura de Santa Cruz encerra hoje (29) a “Semana do Idoso”. A programação, preparada pela secretaria municipal de Assistência Social, foi iniciada na última segunda-feira (25) e contou com várias atividades. O tema trabalhado é: “A alegria de viver a melhor idade”.

Dentro da programação da Semana do Idoso já aconteceram mesa redonda na Rádio Santa Cruz AM, palestra e atividades em grupo.

Nesta quinta-feira (28), houve forró no Centro João de Dula, com atividades de integração e de acolhimento do grupo da cidade de Itaipu/RN. Já nesta sexta-feira (29), jogos e atividades diversas acontecem no Clube Juvenal Pé de Copa.

O encerramento da programação acontece no próximo dia 06 de outubro, com uma viagem dos idosos de Santa Cruz/RN ao município de Canguaretama/RN para um dia de lazer.

A “Semana do Idoso” em Santa Cruz/RN tem por objetivo priorizar o desenvolvimento de ações voltadas à população idosa, numa perspectiva de fortalecer os vínculos familiares e comunitários, através de atividades educativas, de lazer e de melhoria da qualidade de vida, proporcionando também saúde e bem-estar.

SEMANA-IDOSOS-001

SEMANA-IDOSOS-002

SEMANA-IDOSOS-003

Fotos: André Fotos

Última atualização em Sexta, 06 October 2017 10:10

Santa Cruz/RN apresenta experiência no combate ao trabalho infantil e se destaca em evento com auditores fiscais do trabalho de todo o Brasil

Santa Cruz/RN foi destaque no 35º Encontro Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (ENAFIT) apresentando o trabalho que o município desenvolve no combate ao trabalho infantil.  O evento acontece desde o último domingo (10) e segue até esta sexta-feira (15), no Serhs Natal Grand Hotel, em Natal/RN. Promovido pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (SINAIT), através Delegacia Sindical no Estado do Rio Grande do Norte, o encontro tem como tema: “A Auditoria-Fiscal do Trabalho combate o retrocesso social e o ataque ao trabalhador”.

Nesse evento todos os debates acontecem norteados pelo tema escolhido e o município de Santa Cruz, primeiro no Estado a elaborar um plano para erradicar o trabalho irregular de crianças e adolescentes, foi convidado a participar do painel “A experiência do Rio Grande do Norte no Combate ao Trabalho Infantil”. A participação santa-cruzense aconteceu na manhã da última quarta-feira (13).

A secretária de Assistência Social de Santa Cruz/RN, Dayse Martins, relatou para o público presente toda a experiência vivenciada na capital do Trairi, que desde o primeiro mandato da Prefeita Fernanda Costa, ganhou uma atenção especial e se transformou em uma das prioridades da gestão municipal. Dayse Martins ressaltou que desde 2013, após a realização de um diagnóstico, o município vem realizando ações de enfrentamento ao trabalho infantil de modo intersetorial, com o apoio de todas as secretarias vinculadas as políticas setoriais e com resultados significativos.

Na apresentação de Santa Cruz/RN foram relatadas ações, resultados alcançados, além da exibição de um vídeo institucional ilustrando todo o trabalho que é desenvolvido pela Prefeitura. A experiência exitosa de Santa Cruz/RN emocionou várias pessoas e recebeu inúmeros elogios.

Além da secretária Dayse Martins, participaram do painel o procurador regional do trabalho, Xisto Tiago de Medeiros Neto e a auditora-fiscal do trabalho, Marinalva Cardoso Dantas. 

Para assistir ao vídeo que fez parte da apresentação de Santa Cruz/RN clique no link a seguir: https://youtu.be/SplS7o8QVOI

evento-trabalhoinfantil-001

Última atualização em Segunda, 30 October 2017 17:54

Com ambiente impecável e muita emoção, casamento comunitário acontece em Santa Cruz com a participação de 174 casais

A parceria entre o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) e a Prefeitura de Santa Cruz culminou com uma grande festa para 174 casais que participaram, na noite desta quarta-feira (23), do casamento comunitário no civil. O evento foi realizado no “Clube Juvenal Pé de Copa”.

A cerimônia aconteceu num ambiente com direito a ornamentação especial, preparada com muito carinho pela Prefeitura de Santa Cruz, tornando o momento ainda mais especial e inesquecível. “Uma brilhante surpresa na verdade, a gente não esperava tanto. Estou muito grata, tanto ao Tribunal de Justiça quanto à Prefeitura”, disse a noiva Cinthia Lorena sobre a festa preparada.

A Prefeita Fernanda Costa falou da satisfação com a parceria entre Prefeitura e TJRN que proporcionou momentos de alegria para muitos casais do município. “Fizemos isso aqui, essa estrutura toda, com muito carinho. A gente ver no olhar de cada casal, de cada noivo, de cada noiva, que hoje é um dia marcante, é um dia importante, e que muitos estão aqui realizando o seu sonho. A gente fica muito feliz de poder participar como gestora, poder fazer com que o município proporcione a esses casais, a essas famílias, essa oportunidade, juntamente com o nosso Tribunal de Justiça”, afirmou.

Além da prefeita de Santa Cruz, vários autoridades locais estiveram presentes no evento, bem como representantes do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

O casamento comunitário do TJRN, em parceira com o poder público, é uma iniciativa que beneficia pessoas de baixa renda do município, já que o principal requisito para ter direito de participar e usufruir da isenção dos custos de um casamento no civil é ter renda mensal d e até dois salários mínimos.  

CASAMENTO-001-SITE

CASAMENTO-003-SITE

CASAMENTO-004-SITE

Fotos: Alex Santos

 

 

Última atualização em Segunda, 30 October 2017 17:45

Idosos de Santa Cruz/RN participam da terceira edição dos Jogos da Maturidade

Santa Cruz/RN esteve representado na terceira edição dos Jogos da Maturidade, promovida pelo Governo do Estado. O evento, que consiste em um dia de esporte e lazer para idosos, aconteceu neste sábado (19), em Sitio Novo/RN, e contou com aproximadamente 300 participantes de seis delegações da região, entre elas, a da capital do Trairi.

Os Jogos da Maturidade contaram nesta edição com atividades do circuito lúdico de memória com jogos de caça-palavras, quebra-cabeça e labirinto, campeonato de dama, dominó e sueca. Também aconteceu o concurso da mais bela voz, concurso de dança. Na soma dos pontos conquistados em todas as provas a delegação de Santa Cruz/RN obteve o terceiro lugar e conquistou a medalha de bronze.

De Santa Cruz/RN, 44 idosos participaram do evento, acompanhados pela secretária de Assistência Social, Dayse Martins, e por uma equipe formada por profissionais da pasta.

“Valorizar os idosos do nosso município é uma de nossas políticas. Ficamos muito felizes em poder participar de um evento que tem esse objetivo. Foi um dia muito especial e tenho a certeza também da satisfação dos nossos idosos por poder participar dos jogos”, ressaltou a secretária Dayse Martins.

IDOSOS-001

IDOSOS-002

IDOSOS-003

 

 

Última atualização em Segunda, 30 October 2017 17:46

Casamento Comunitário: “Juvenal Pé de Copa” será preparado de modo especial pela Prefeitura para cerimônia desta quarta (23)

Além da parceria com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) na mobilização dos casais, a Prefeitura de Santa Cruz, por meio da secretaria de Assistência Social, também cuida de todos os detalhes para a cerimônia que irá oficializar 174 casamentos civis. O evento acontece na próxima quarta-feira (23), no Clube “Juvenal Pé de Copa”, a partir das 18 horas.

O Casamento Comunitário acontecerá num ambiente que está sendo preparado com muito carinho pela Prefeitura, com som, ornamentação especial, registro fotográfico e em vídeo.

A iniciativa do TJRN beneficia pessoas de baixa renda do município, já que o principal requisito para ter direito de participar do Casamento Comunitário e, consequentemente a isenção dos custos de um casamento no civil, era ter renda mensal de até dois salários mínimos.  

casamento-comunitario-gratuito-2017

Foto: Reprodução/Internet

Última atualização em Quinta, 24 August 2017 12:39

Inscrições para casamentos comunitários e gratuitos seguem até o dia 10 de agosto

Com a parceira da Prefeitura, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) realizará no próximo dia 23 de agosto, em Santa Cruz/RN, casamentos comunitários. A iniciativa beneficiará 200 pessoas de baixa renda com a isenção de todos os custos de um casamento no civil.

O período de inscrições está na reta final. Os interessados têm até o dia 10 de agosto para procurar o 2º Oficio de Notas de Santa Cruz, na Travessa Paz e União, 47, Centro. Os documentos necessários são: comprovante de residência, Certidão de Nascimento, xero da Carteira de Identidade, Carteira Profissional, além de duas testemunhas. A triagem da documentação acontece na secretaria municipal de Assistência Social (Centro Administrativo/antigo PETI).

Os casamentos, que ocorrerão no clube “Juvenal Pé de Copa”, são gratuitos para quem ganhar até dois salários mínimos ou está desempregados.

casamento-comunitario-gratuito-2017

Foto: Reprodução/Internet

Última atualização em Quarta, 09 August 2017 16:23

Série da Record TV sobre trabalho infantil no RN cita ações realizadas em Santa Cruz como exemplo para combater o problema

A série “Exploradas”, exibida no telejornal “JR” da Record TV, mostra a triste realidade da exploração do trabalho infantil no Brasil. Em um dos capítulos, a reportagem mostra várias situações encontradas em municípios potiguares, situações em que a exploração da mão de obra infantil têm arrancado de muitas crianças o direito de brincar, de estudar e de sonhar com um futuro melhor. Mas, é de Santa Cruz/RN. um dos bons exemplos mostrados na série, exemplo de que é possível erradicar esse problema, preservar os direitos básicos das nossas crianças.

Mantido pela Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Assistência Social, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo (SCFV), é citado na reportagem como uma importante ação de combate ao trabalho infantil. O projeto, que atende a cerca de 400 crianças e adolescentes do município, oferece oficinas esportivas, culturais, orientações sociais e de saúde, tirando os jovens de situações de vulnerabilidade. O SCFV, ao lado de outras políticas que o município desenvolve, fez de Santa Cruz/RN referência no Estado no combate ao trabalho infantil.

Assista ao quarto capitulo, na íntegra, da série “Explorada” e veja um pouco do trabalho que é desenvolvido em Santa Cruz. (clique aqui e assista)

reportagem-record

Última atualização em Sexta, 27 October 2017 16:41

Prefeitura promove capacitação para coordenadores e técnicos da Assistência Social sobre os programas “Criança Feliz” e “Família Acolhedora”

A Prefeitura de Santa Cruz promoveu nesta terça-feira (18), no auditório do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), uma capacitação para coordenadores e técnicos Sistema Único de Assistência Social (SUAS), sobre dois importantes programas desenvolvidos no município, o “Criança Feliz” e o “Família Acolhedora”.

A primeira parte da capacitação foi conduzida pela supervisora do programa “Criança Feliz” em Santa Cruz, Milena Farias. As informações repassadas buscam facilitar a disseminação de conteúdos e técnicas necessárias ao trabalho nas visitas domiciliares: interação família/criança, apoio à família, estímulo ao desenvolvimento infantil, trabalho em rede, etc.

Em seguida, a assistente social Luciana Farias fez uma explanação sobre o “Família Acolhedora” no município, pontuando que o serviço consiste em cadastrar e capacitar famílias da comunidade para receber em suas casas, por um período determinado, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco e vulnerabilidade social, dando-lhes acolhida, amparo e a possibilidade de convivência familiar e comunitária. Foi ressaltado também que receber uma pessoa em acolhimento provisório não significa integrá-lo como filho. A família de apoio assume o papel de parceira no atendimento e na preparação para retorno à família biológica ou substituta.

A secretária de Assistência Social de Santa Cruz, Dayse Martins, que também participou da capacitação, avaliou o encontro como muito satisfatório e importante para fomentar o diálogo sobre temas que tem ganhado grandes proporções, de modo a estimular vários municípios do País a fazerem suas adesões, assim como Santa Cruz.

capacitação-assistência-002

capacitação-assistência-001

 

Última atualização em Terça, 10 October 2017 07:46

Santa Cruz/RN participa de capacitação do programa “Criança Feliz”, realizada pela Sethas-RN

O município de Santa Cruz esteve representado pela técnica Milena Dantas na capacitação para supervisores do programa “Criança Feliz”. Promovida pela secretaria estadual do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), a primeira etapa da capacitação aconteceu durante toda a semana, de 03 a 07 de julho, na Escola de Governo, em Natal/RN.

O evento, que reuniu os representantes dos 126 municípios que aderiram ao programa, serviu para que os participantes multipliquem seus conhecimentos com os visitadores que serão capacitados. Foi uma semana de muito conhecimento e para sensibilizar os coordenadores/supervisores sobre a importância desse programa para a primeira infância.

Criança Feliz

O programa “Criança Feliz”, desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento humano, a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância (crianças de zero a seis anos). Na prática, isso acontece através de visitas promovidas por assistentes sociais, orientado famílias a cuidarem melhor de suas crianças, de como a amamentação deve acontecer e também de algumas dicas de nutrição infantil.

CAPACITAÇÃO-1

CAPACITAÇÃO-2

Última atualização em Quarta, 19 July 2017 18:49

Prefeitura de Santa Cruz promove jogos internos do SCFV; competição segue até sexta (07)

A Prefeitura de Santa Cruz, através da secretara municipal de Assistência Social, promove a primeira edição dos Jogos Esportivos e Culturais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O evento foi iniciado segunda-feira (03) e segue até a próxima sexta-feira (07).

A competição envolve 378 alunos do projeto e promove disputas em todas as modalidades esportivas oferecidas pelo serviço (futsal, judô, capoeira, futebol, queimada), além das oficinas culturais (dança, artes e música).

Segundo o coordenador do SCFV, Claudionor Silva, esses jogos foram planejados para que os alunos mostrem um pouco do trabalho que é desenvolvido pelo serviço, por meio das várias oficinas desenvolvidas, bem como suas próprias habilidades. Além de promover a socialização e momentos de lazer.  

Todas as disputas, nas várias modalidades, são abertas ao público e quem desejar acompanhar é só se dirigir ao Centro da Juventude João de Dula, local que abriga o SCFV e também onde os jogos acontecem.

JOGOS-SCFV

Última atualização em Terça, 11 July 2017 19:21

Projeto do coral "Chiquita Bacana" realiza recital durante o São João do CAPS II

As festividades juninas do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), realizadas no Clube Juvenal Pé de Copa, na última sexta-feira (30), contaram com muita música, comidas típicas, ornamentação e muita animação, além de uma apresentação especial. O recital do coral “Chiquita Bacana” encantou a todos. O número artístico aconteceu sob a regência do maestro Crisanto Dantas, convidado pelo coral para a apresentação no evento.

O coral “Chiquita Bacana” é um projeto que vem sendo desenvolvido no CAPS II desde julho de 2016. Na ocasião, foi apresentado o resultado de quatro meses de ações neste ano, através de palestras, ensaios, preparação vocal, leituras musicais e atividades de campo. Este projeto vem mudando a cara do serviço e somando cada vez mais para uma melhora significativa dos diversos quadros clínicos dos usuários do CAPS II.

O projeto recebe incentivos, inclusive financeiros, da Prefeitura de Santa Cruz e da secretaria nacional de saúde mental álcool e outras drogas.

FOTO-CORAL-OK

Última atualização em Terça, 10 October 2017 07:44

Com participação de usuários, servidores e instituições, Prefeitura de Santa Cruz realizou VII conferência da Assistência Social

A Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria de Assistência Social, promoveu nesta quinta-feira (29), a VII Conferência Municipal de Assistência Social. Com o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, que é o Sistema Único de Assistência Social, o encontro teve a participação de usuários, sociedade civil, servidores e conselhos. 

Buscando avaliar política de assistência social e redefinir diretrizes para os próximos dois anos o evento foi um espaço deliberativo, oportunizando o debate no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos usuários.

O evento contou com a presença da Chefe de Gabinete da Prefeitura de Santa Cruz, Marcela Ravena, Secretária de Assistência Social Dayse Martins, Monik Melo, Presidente do Legislativo Municipal, Secretária de Educação Suelange Bulhões, Secretária de Saúde Milena Saneza, e da presidente do conselho Municipal da Assistência Social Aiza Sayonara, bem como de representantes de instituições e sociedade civil.

Após a leitura do Regimento Interno e explanações das autoridades, os participantes se dividiram em grupos para discutirem 4 eixos temáticos (proteção social, gestão democrática, acesso às seguranças socioassistenciais e legislação) para elaborar o relatório final. O evento ainda contou com apresentação cultural realizada por jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). 

Os grupos também elegeram os delegados para a Conferência Estadual de Assistência Social, que está previsto para ocorrer de 26  a 28 de outubro de 2017, no Hotel Fazenda Mato Grosso, na capital Mato-grossense.

 

 

05

 

Última atualização em Quarta, 19 July 2017 18:49

Secretaria de Assistência Social promove a VII Conferência Municipal da Assistência Social nesta quinta-feira (29)

Com o tema: “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS” a Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria de Assistência Social, promove em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), nesta quinta-feira (29), no auditório do Instituto Cônego Monte a VII Conferência Municipal de Assistência Social.

A conferência vai abordar quatro eixos temáticos definidos pelo Conselho Nacional de Assistência Social.

Eixo 1: A proteção social – não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; Eixo 2: Gestão democrática e controle social: O lugar da sociedade civil no SUAS; Eixo 3: Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais; Eixo 4: A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

A Secretaria de Assistência Social de Santa Cruz convida todos os profissionais e instituições públicas e privadas, bem como toda sociedade civil para participarem da VII conferência Municipal da Assistência Social, que terá início às 08H00.

19260418 882374901914543 114626402541553843 n

Última atualização em Quinta, 29 June 2017 20:53

Caminhada encera hoje ações da Semana de Erradicação do Trabalho Infantil em Santa Cruz

1111

 

Depois de diversas ações desenvolvidas desde terça-feira (06), início da Semana de Erradicação do trabalho infantil em Santa Cruz, a programação chega ao seu final com a realização de uma caminhada pelas principais ruas do Centro da cidade nesta segunda-feira (12).

As atividades da programação foram coordenadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, com a contribuição da equipe intersetorial da Administração Municipal, que reúne diversas secretarias.

A temática foi abordada em sala de aula, por meio de palestras e orientações, que culminou com a realização de uma gincana que reuniu centenas de alunos apresentando trabalhos sobre o trabalho infantil e suas consequências.

Além do trabalho focado nas escolas, as ações tiveram entrevistas em emissoras de rádio,  abordagens sociais nos mais diversos pontos da cidade, como no Alto de Santa Rita e na feira livre de Santa Cruz.

A caminhada sairá as 16 horas do Centro Administrativo (ANTIGO PETI) e irá reunir alunos das Redes Municipal e Estadual de Ensino, além de profissionais dos serviços ligados aos órgãos de proteção à criança e ao adolescente. 

Última atualização em Sexta, 16 June 2017 10:33

Pagina 1 de 10

contracheque

Ir Para o Topo