Blog da Cidade de Santa Cruz

Assistência Social

Semana Municipal de Combate ao Trabalho Infantil em Santa Cruz será encerrada nesta sexta-feira (15)

A Prefeitura de Santa Cruz encerra nesta sexta-feira (15) a Semana Municipal de Combate ao Trabalho Infantil. A programação, desenvolvida por meio de profissionais da secretaria municipal de Assistência Social, teve ações de conscientização sobre os malefícios do trabalho infantil.

Iniciada no último dia 07 de junho, a programação será finalizada com uma caminhada pela manhã, a partir das 8h, com alunos do Serviço de Convivência Fortalecimento de Vínculos (SCFV), no bairro Paraíso, e panfletagem no segundo dia do São João na Terra da Santa, no Ginásio Marcílio Furtado.

Com o tema: “Não proteger a infância é condenar o futuro”, a Semana Municipal de Combate ao Trabalho Infantil promoveu nos últimos dias palestras em escolas do munícipio, mesa redonda na Rádio Santa Cruz AM, blitz de conscientização, encontro regional, grupos de convivência, atividades recreativas e panfletagem em eventos.

IV Fórum de Enfretamento ao Trabalho Infantil

Dentro da programação da Semana Municipal de Combate ao Trabalho Infantil, foi realizado o IV Fórum de Enfrentamento ao Trabalho Infantil de Santa Cruz. O evento foi realizado pela Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Assistência Social, e pelo Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção e Aprendizagem do Adolescente do Adolescente Trabalhador (FOCA/RN), Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST/RN) e Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONSEC/RN).

O evento foi realizado na última terça-feira, 12 de junho, “Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil”.

No auditório do Instituto Cônego Monte foram realizadas as palestras: “Enfrentamento do trabalho infantil e o papel do FOCA/RN”, “Implicações do trabalho infantil no desenvolvimento de crianças e adolescentes”, “O enfrentamento ao trabalho infantil e a intersetorialidade com as politicas públicas” e “Boas práticas do município de Santa Cruz”. Na ocasião, também aconteceram debates entre os participantes sobre trabalho infantil.

O evento também contou com apresentações culturais de alunos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Santa Cruz.

SEMANA-CONTRA-TRABALHOINFANTIL-001

SEMANA-CONTRA-TRABALHOINFANTIL-002

SEMANA-CONTRA-TRABALHOINFANTIL-003

Fotos: André Fotos

 

 

Última atualização em Quarta, 20 June 2018 15:08

Prefeitura de Santa Cruz desenvolve ações da Semana Municipal de Combate ao Trabalho Infantil

A Prefeitura de Santa Cruz vem desenvolvendo, através da secretaria municipal de Assistência Social, ações da Semana Municipal de Combate ao Trabalho Infantil. A programação vai de 07 a 15 de junho e tem como tema: “Não proteger a infância é condenar o futuro”.

Nesta quinta-feira (07), primeiro dia de programação, teve palestras nas escolas e mesa redonda na Rádio Santa Cruz AM.

Já nesta sexta-feira (08), além de novas palestras em escolas do município, teve no bairro Paraíso a “Rua de Lazer”, com várias atividades recreativas para crianças atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Até o final da programação, dia 15 de junho, serão realizadas novas palestras em escolas, blitz de conscientização, encontro regional, grupos de convivência, panfletagem em eventos e caminhada.

A Semana Municipal de Combate ao Trabalho Infantil busca mobilizar a população santa-cruzense no processo de erradicação desse problema e promove ações de conscientização sobre os malefícios do trabalho infantil.

RUADELAZER-001

RUADELAZER-002

RUADELAZER-003

RUADELAZER-004

Fotos: André Fotos

 

Última atualização em Quinta, 14 June 2018 20:24

Músicos santa-cruzenses participam neste domingo (03) de encontro de bandas filarmônicas em Natal

 Banda Filarmônica Mestre João Roberto Paz e União, de Santa Cruz, participará pelo segundo ano consecutivo, do II Encontro Norte-rio-grandense de Bandas Filarmônicas do SESI. O evento acontece neste domingo (03), na Arena das Dunas, em Natal. Não haverá cobrança de ingresso para as apresentações, que terão início a partir das 17 horas.

Regida pelo maestro Camilo Henrique, a Banda de Música de Santa Cruz reúne atualmente 35 músicos e tem em seu repertório dobrados, valsas, hinos e músicas populares, em especial nordestinas. O grupo tem se apresentado em vários eventos importante de Santa Cruz e no Estado, como o encontro que acontecerá na capital potiguar neste fim de semana.

O II Encontro Norte-rio-grandense de Bandas Filarmônicas do SESI contará com a participação de oito bandas filarmônicas e mais de 300 músicos reunidos em um só lugar. Entre as participantes, estão: Banda Filarmônica 24 de Outubro (Cruzeta); Banda de Música Euterpe Jardinensse (Jardim do Seridó); Banda Filarmônica Onze de Dezembro (Carnaúba dos Dantas); BAMUSGA - Banda de Música de São Gonçalo (São Gonçalo do Amarante); Filarmônica da Juventude (Florânia); Filarmônica Maestro Felinto Lúcio Dantas (Acari); Banda Filarmônica de Mãe Luzia (Natal) e Banda Filarmônica Mestre Joao Roberto Paz e União (Santa Cruz). O encerramento da noite será realizado pela SESI Big Band, regida pelo maestro Eugênio Graça, que apresentará um repertório democrático, unindo Jazz, Latin Jazz, baião e choro.

O objetivo do encontro é propagar e expandir a relevância das filarmônicas (orquestras independentes mantidas por entidades colaborativas ou privadas) para a formação do cenário musical do Rio Grande do Norte, além de fortalecer a existência dessas bandas pelo o interior do Estado.

banda-1

banda-2

 

 

 

 

Última atualização em Segunda, 04 June 2018 23:12

Santa Cruz sedia assembleia de gestores municipais da Assistência Social

A cidade de Santa Cruz sediou, na última sexta-feira (25), a assembleia regional do Trairi do Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social do Rio Grande do Norte (COEGEMAS/RN). O evento aconteceu no auditório Monsenhor Raimundo Gomes Barbosa, no Instituto Cônego Monte.

Na pauta, temas como o papel político e a importância do COEGEMAS para a política Nacional de Assistência Social, pacto de aprimoramento (metas e prioridades), além de apresentações de experiências municipais.

Acolhidos pela secretária de Assistência Social de Santa Cruz, Dayse Martins, e por profissionais dos vários serviços da pasta, a assembleia reuniu gestores e técnicos de secretarias de Assistência Social de municípios das regiões Trairi, Seridó e Potengi.

encontro-assistencia-001

encontro-assistencia-002

Fotos: André Fotos

 

 

 

Última atualização em Quinta, 07 June 2018 18:10

Assistência Social realiza Conferências Livres e promove debates sobre violência, diversidade e proteção de crianças e adolescentes

Santa Cruz realizou na última quarta (18) e quinta-feira (19) suas Conferencias Livres 2018, promovidas pela secretaria municipal de Assistência Social, por meio do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Foram dois dias de programação no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Os eventos mobilizaram integrantes do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), crianças, adolescentes e a sociedade para a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias/ações de enfrentamento às violências e considerando a diversidade.

O tema da Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente desse ano, “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”, norteou os debates que foram promovidos. Os temas abordados nas Conferências Livres foram conduzidos por técnicos, facilitadores e orientadores sociais do CRAS e SCFV, que através de processo dinâmico de diálogos voltados para o fortalecimento da cidadania infanto-juvenil, buscam a partir de uma visão crítica, participativa, democrática e transformadora fortalecer o debate e a garantia de direitos.

conferenciaslivres-001

conferenciaslivres-002

conferenciaslivres-003

 

 

Última atualização em Quinta, 17 May 2018 20:33

Grupo teatral e Prefeitura desenvolvem projeto cultural com alunos e professores da rede pública municipal

Em parceria com a Prefeitura, o Grupo Estação de Teatro realiza em Santa Cruz o projeto cultural “Estação Cascudo – Sertão Criança”. O projeto é dividido em duas etapas e, neste primeiro momento, promove palestra e oficina para alunos e professores da rede pública contando a história de uma das mais importantes figuras da cultura popular do Rio Grande do Norte, Luís da Câmara Cascudo. As atividades do projeto foram iniciadas hoje (14) e seguem nesta quinta-feira (15).

A Escola Municipal Aluízio Bezerra, que agora funciona no Centro da Juventude João de Dula, foi o local escolhido para a realização da palestra "Cascudo e Memória", ministrada nesta quarta-feira (14), e a oficina "Conta Cascudo", que acontecerá na manhã desta quinta-feira (15), a partir das 9 horas.

No mês de abril, o grupo retornará à Santa Cruz para finalizar o projeto com a apresentação do espetáculo "Quintal de Luís".

O projeto “Estação Cascudo - Sertão Criança” tem patrocínio da Cosern, através da Lei Estadual Câmara Cascudo, e do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Cruz.

Além da capital do Trairi, outros quatros municípios potiguares receberão o projeto: Acari, São Paulo do Potengi, Umarizal e Caraúbas.

EVENTO-CAMARACASCUDO-001

EVENTO-CAMARACASCUDO-002

EVENTO-CAMARACASCUDO-003

Fotos: André Fotos

Última atualização em Quinta, 17 May 2018 20:32

Larissa Dantas é coroada Miss Santa Cruz e representará o município no Miss RN 2018

Santa Cruz definiu nesta quinta-feira (01) a sua representante no concurso de Miss Rio Grande do Norte 2018. Em evento promovido pela Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Assistência, sete candidatas foram avaliadas e a escolhida foi a jovem Larissa Dantas.

A seletiva ocorreu no Teatro Candinha Bezerra e contou com a participação de uma equipe da Trafego Models e com a presença da Miss RN 2017, Milena Balza. A beleza de todas as concorrentes tornou a seleção muito equilibrada.

A nova Miss Santa Cruz, Larissa Dantas dos Santos, tem 21 anos de idade e cursa educação física. A jovem tentará trazer para a capital do Trairi, pela terceira vez, o título máximo da beleza potiguar. As outras duas vezes foram com Yara Lúcia Bezerra da Cunha Alencar, em 1969, e com Newman de Lourdes Carvalho, no ano de 1975.

ESCOLAMISS-001-SITE

ESCOLAMISS-002-SITE

ESCOLAMISS-003-SITE

ESCOLAMISS-004-SITE

ESCOLAMISS-005-SITE

ESCOLAMISS-006-SITE

Fotos: André Fotos

   

 

Última atualização em Sexta, 13 April 2018 10:11

Santa-cruzenses que sonham em participar do Miss RN têm até esta quarta-feira (28) para se inscrever em seletiva

Prefeitura de Santa Cruz está com inscrições abertas até esta quarta-feira (28) para o concurso Miss Santa Cruz, que definirá a representante do município na fase estadual do concurso, que desperta em várias garotas o sonho com o mundo da moda.

O Miss Santa Cruz é organizado através da secretaria municipal de Assistência Social e as inscrições, que são gratuitas, estão sendo feitas na sede da pasta, no Centro Administrativo (antigo PETI). A candidata precisa ter entre 18 e 26 anos de idade, não ser e nunca ter sido casada e não ter filhos. Não é exigida altura mínima. Para a inscrição, é precisa levar duas fotografias (rosto e corpo).

A seletiva será realizada no próximo dia 01 de março, no Teatro Candinha Bezerra, a partir das 18h. Uma equipe da Trafego Models avaliará as candidatas e fará a escolha. O evento contará com a presença da Miss RN 2017, Milena Balza.

Santa Cruz teve em duas ocasiões o título máximo da beleza potiguar. No ano de 1969 com Yara Lúcia Bezerra da Cunha Alencar e em 1975 com Newman de Lourdes Carvalho. A última vez que o município esteve representado no Miss Rio Grande do Norte foi em 2014 com Julia Gabriela, que chegou a semifinal do concurso.

MISS-2017

Foto: Elias Medeiros

 

 

Última atualização em Sexta, 02 March 2018 16:43

Prefeitura de Santa Cruz abre inscrições para Curso de Iniciação Musical

A Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Assistência Social, está com inscrições abertas para o “Curso de Iniciação Musical” para crianças e jovens, ofertado por meio da Banda de Música Mestre João Roberto Paz e União.

Poderão se inscrever para as aulas de leitura e estruturação musical crianças a partir dos 09 anos de idade. A formação tem o objetivo de preparar os alunos para o estudo prático de instrumentos de sopro (clarinete, saxofone, trompete, trombone, tuba) e de instrumentos de percussão (caixa, prato, bombo, surdo e bateria).

As inscrições são gratuitas e são feitas, exclusivamente, pelo site: https://bmjrpu2018.wixsite.com/bmjrpu2018

foto-banda

 

Última atualização em Sexta, 13 April 2018 10:12

Prefeitura de Santa Cruz promove capacitação sobre políticas de Assistência Social para os profissionais do SUAS

A Prefeitura de Santa Cruz/RN, por meio da secretaria municipal de Assistência Social, iniciou o Ciclo de Capacitação continuada sobre a Política de Assistência Social. O primeiro encontro do ano entre profissionais da pasta, que integram o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), aconteceu na última terça-feira (06), no auditório do João de Dula, no bairro Paraíso.

O evento contou com a palestra da assistente social Márcia Valéria, com o tema: “atitudes e boas práticas profissionais: acolhimento aos usuários do SUAS”. Em seguida, a implementação do prontuário eletrônico simplificado SUAS também foi abordada. O sistema permite o acompanhamento dos atendimentos/acompanhamentos às famílias que procuram o SUAS por meio do registro do nome e do NIS (Número de Identificação Social).

A secretária municipal de Assistência Social, Dayse Martins, explicou a importância do prontuário eletrônico: “O prontuário eletrônico é uma ferramenta que auxilia o trabalho dos profissionais dos CRAS e CREAS no registro dos atendimentos realizados às famílias e indivíduos, e que permite qualificar o atendimento social e analisar de forma sistematizada as informações sobre o território e a população atendida”, destacou.

O Ciclo de Capacitação busca contribuir para o desenvolvimento dos servidores, bem como capacitá-los para o desenvolvimento de ações de gestão pública e a execução das atividades de forma articulada com a função social fortalecendo assim a rede socioassistencial.

capacitação-01

capacitação-02

capacitação-03

Fotos: André Fotos

Última atualização em Segunda, 26 February 2018 16:03

Santa Cruz/RN terá na próxima quarta-feira (20) concerto natalino em praça pública

A Prefeitura de Santa Cruz/RN promove na próxima quarta-feira (20) o primeiro “Natal Musical”. O evento é um concerto natalino que acontecerá na Praça Coronel Ezequiel Mergelino, a partir das 19h30, com um repertório voltado para pessoas de todas as idades.

O concerto contará com as participações da banda de música Mestre João Roberto Paz e União e Coral Vozes de Lajes Pintadas. No repertório, músicas com mensagens positivas e com o tema natalino.

O “Natal Musical” terá a presença do Papai Noel e conta com o apoio da secretaria municipal Assistência Social e da Escola Estadual Virgílio Furtado (Lajes Pintadas).

Banda-de-Música-03

Foto: F Chagas

Última atualização em Quinta, 21 December 2017 16:07

Alunos do SCFV de Santa Cruz/RN conquistam primeiro lugar em competição de judô disputada em Guamaré/RN

Alunos da oficina de judô do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) representaram Santa Cruz/RN e fizeram bonito na 10ª Copa Guamaré/RN de Judô. A equipe de Santa Cruz/RN foi a primeira colocada no quadro geral de medalhas da competição.

Formada por 30 atletas, a equipe do SCFV conquistou 15 medalhas de ouro, 10 de prata e cinco bronzes. “Foi uma participação muito positiva, não apenas pelo resultado, pelas medalhas, mas pela oportunidade de intercâmbio, de representar o nosso município”, destacou a secretária de Assistência Social de Santa Cruz, Dayse Martins.

A competição, que reuniu competidores de várias regiões do Rio Grande do Norte, aconteceu no último sábado (18).

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é mantido pela Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Assistência Social. Todas as atividades do projeto são desenvolvidas no Centro da Juventude João de Dula. O esporte é um dos instrumentos utilizados pelo serviço para promover a socialização de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

SCFV-JUDÔ-001

Última atualização em Quarta, 13 December 2017 07:41

Prefeitura de Santa Cruz reúne adolescentes e profissionais para debater sobre a erradicação do trabalho infantil

Santa Cruz/RN realizou nesta terça-feira (07) a terceira edição do Fórum Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil. O evento aconteceu no auditório do Centro da Juventude João de Dula e foi promovido pela Prefeitura, através da secretaria municipal de Assistência Social.

Com o tema “Trabalho Infantil Doméstico, nem de brincadeira”, o fórum aconteceu com o objetivo de realizar um trabalho conjunto de sensibilização para a prevenção e combate a prática ilegal, buscando também favorecer aos presentes uma reflexão da importância de permanecer na escola, conscientizando-os de que o brincar faz parte do desenvolvimento infanto-juvenil e, sobretudo é um direito.

O Fórum Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil reuniu adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

FÓRUM-TRABALHOINFANTIL-001

FÓRUM-TRABALHOINFANTIL-002

FÓRUM-TRABALHOINFANTIL-003

 

 

 

Última atualização em Segunda, 26 February 2018 15:56

Com intensa programação desde segunda (25), “Semana do Idoso” segue em Santa Cruz/RN

A Prefeitura de Santa Cruz encerra hoje (29) a “Semana do Idoso”. A programação, preparada pela secretaria municipal de Assistência Social, foi iniciada na última segunda-feira (25) e contou com várias atividades. O tema trabalhado é: “A alegria de viver a melhor idade”.

Dentro da programação da Semana do Idoso já aconteceram mesa redonda na Rádio Santa Cruz AM, palestra e atividades em grupo.

Nesta quinta-feira (28), houve forró no Centro João de Dula, com atividades de integração e de acolhimento do grupo da cidade de Itaipu/RN. Já nesta sexta-feira (29), jogos e atividades diversas acontecem no Clube Juvenal Pé de Copa.

O encerramento da programação acontece no próximo dia 06 de outubro, com uma viagem dos idosos de Santa Cruz/RN ao município de Canguaretama/RN para um dia de lazer.

A “Semana do Idoso” em Santa Cruz/RN tem por objetivo priorizar o desenvolvimento de ações voltadas à população idosa, numa perspectiva de fortalecer os vínculos familiares e comunitários, através de atividades educativas, de lazer e de melhoria da qualidade de vida, proporcionando também saúde e bem-estar.

SEMANA-IDOSOS-001

SEMANA-IDOSOS-002

SEMANA-IDOSOS-003

Fotos: André Fotos

Última atualização em Sexta, 06 October 2017 10:10

Santa Cruz/RN apresenta experiência no combate ao trabalho infantil e se destaca em evento com auditores fiscais do trabalho de todo o Brasil

Santa Cruz/RN foi destaque no 35º Encontro Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (ENAFIT) apresentando o trabalho que o município desenvolve no combate ao trabalho infantil.  O evento acontece desde o último domingo (10) e segue até esta sexta-feira (15), no Serhs Natal Grand Hotel, em Natal/RN. Promovido pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (SINAIT), através Delegacia Sindical no Estado do Rio Grande do Norte, o encontro tem como tema: “A Auditoria-Fiscal do Trabalho combate o retrocesso social e o ataque ao trabalhador”.

Nesse evento todos os debates acontecem norteados pelo tema escolhido e o município de Santa Cruz, primeiro no Estado a elaborar um plano para erradicar o trabalho irregular de crianças e adolescentes, foi convidado a participar do painel “A experiência do Rio Grande do Norte no Combate ao Trabalho Infantil”. A participação santa-cruzense aconteceu na manhã da última quarta-feira (13).

A secretária de Assistência Social de Santa Cruz/RN, Dayse Martins, relatou para o público presente toda a experiência vivenciada na capital do Trairi, que desde o primeiro mandato da Prefeita Fernanda Costa, ganhou uma atenção especial e se transformou em uma das prioridades da gestão municipal. Dayse Martins ressaltou que desde 2013, após a realização de um diagnóstico, o município vem realizando ações de enfrentamento ao trabalho infantil de modo intersetorial, com o apoio de todas as secretarias vinculadas as políticas setoriais e com resultados significativos.

Na apresentação de Santa Cruz/RN foram relatadas ações, resultados alcançados, além da exibição de um vídeo institucional ilustrando todo o trabalho que é desenvolvido pela Prefeitura. A experiência exitosa de Santa Cruz/RN emocionou várias pessoas e recebeu inúmeros elogios.

Além da secretária Dayse Martins, participaram do painel o procurador regional do trabalho, Xisto Tiago de Medeiros Neto e a auditora-fiscal do trabalho, Marinalva Cardoso Dantas. 

Para assistir ao vídeo que fez parte da apresentação de Santa Cruz/RN clique no link a seguir: https://youtu.be/SplS7o8QVOI

evento-trabalhoinfantil-001

Última atualização em Segunda, 30 October 2017 17:54

Com ambiente impecável e muita emoção, casamento comunitário acontece em Santa Cruz com a participação de 174 casais

A parceria entre o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) e a Prefeitura de Santa Cruz culminou com uma grande festa para 174 casais que participaram, na noite desta quarta-feira (23), do casamento comunitário no civil. O evento foi realizado no “Clube Juvenal Pé de Copa”.

A cerimônia aconteceu num ambiente com direito a ornamentação especial, preparada com muito carinho pela Prefeitura de Santa Cruz, tornando o momento ainda mais especial e inesquecível. “Uma brilhante surpresa na verdade, a gente não esperava tanto. Estou muito grata, tanto ao Tribunal de Justiça quanto à Prefeitura”, disse a noiva Cinthia Lorena sobre a festa preparada.

A Prefeita Fernanda Costa falou da satisfação com a parceria entre Prefeitura e TJRN que proporcionou momentos de alegria para muitos casais do município. “Fizemos isso aqui, essa estrutura toda, com muito carinho. A gente ver no olhar de cada casal, de cada noivo, de cada noiva, que hoje é um dia marcante, é um dia importante, e que muitos estão aqui realizando o seu sonho. A gente fica muito feliz de poder participar como gestora, poder fazer com que o município proporcione a esses casais, a essas famílias, essa oportunidade, juntamente com o nosso Tribunal de Justiça”, afirmou.

Além da prefeita de Santa Cruz, vários autoridades locais estiveram presentes no evento, bem como representantes do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

O casamento comunitário do TJRN, em parceira com o poder público, é uma iniciativa que beneficia pessoas de baixa renda do município, já que o principal requisito para ter direito de participar e usufruir da isenção dos custos de um casamento no civil é ter renda mensal d e até dois salários mínimos.  

CASAMENTO-001-SITE

CASAMENTO-003-SITE

CASAMENTO-004-SITE

Fotos: Alex Santos

 

 

Última atualização em Segunda, 30 October 2017 17:45

Pagina 1 de 11

contracheque

Ir Para o Topo