Blog da Cidade de Santa Cruz

Assistência Social

Campanha realizada pela Prefeitura ilumina imagem de Santa Rita em tom lilás e alerta população sobre violência doméstica

A imagem de Santa Rita de Cássia passará este fim de semana com sua iluminação em tom lilás. A iniciativa da Prefeitura de Santa Cruz faz alusão ao “Agosto Lilás”, campanha que tem a finalidade de conscientizar a população sobre os tipos de violência doméstica, os direitos das mulheres e, sobretudo, divulgar que a “violência contra a mulher não tem desculpa, tem consequências”. 

Por meio da secretaria municipal de Assistência Social, desde o início do mês de agosto, ações estão sendo desenvolvidas abordando essa temática. São palestras em escolas e grupos de convivência, audiência legislativa, distribuição de material educativo e outros eventos.

A iluminação na cor lilás permanecerá durante esta sexta, sábado e domingo (17,18 e 19 de agosto).

SANTUÁRIO-LILÁS

Foto: Alex Santos

 

Última atualização em Segunda, 20 August 2018 17:10

Santa Cruz realiza nesta quinta-feira (16) I Fórum Comunitário do Selo Unicef 2017-2020

A Prefeitura de Santa Cruz, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da comissão pró-Selo Unicef, realiza nesta quinta-feira (16), no auditório do Instituto Cônego Monte, o I Fórum Comunitário do Selo Unicef 2017-2020. O evento está marcado para ser iniciado a partir das 8 horas.

Aberto ao público e considerado uma etapa importante para a certificação do município, o fórum tem a finalidade de debater ações prioritárias voltadas para a infância e juventude. São 11 eixos que serão discutidos com a sociedade, englobando as áreas básicas da gestão, como: educação, assistência social e saúde.

Nesta edição do Selo Unicef  estão previstos dois fóruns, o primeiro serve para planejar as ações,  o segundo, já na reta final do processo, servirá para apresentar os resultados obtidos.

FOTO-FÓRUM-02

Foto: André Fotos

 

Última atualização em Sexta, 17 August 2018 07:56

Metodologia do Selo Unicef 2017-2020 é apresentada em Santa Cruz

A Prefeitura de Santa Cruz, por meio da secretaria municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA), realizou no mês de julho, na sede do CREAS, uma reunião para apresentar a metodologia do Selo Unicef aos membros da Prefeitura, Conselho Tutelar e demais conselhos municipais setoriais do dia.

A metodologia do Selo inclui “Resultados Sistêmicos” (o que os municípios precisam garantir) e Indicadores de “Impacto Social” (os resultados que os municípios precisam melhorar) relacionados aos direitos à saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes. São certificados os municípios que alcançam as pontuações mínimas tanto no eixo dos Resultados Sistêmicos, quanto no eixo de Impacto Social, conforme estabelecido no Guia Metodológico.

Nesta fase inicial, o município informou a todos os presentes a importância do alcance do Selo sob uma perspectiva de garantia da efetivação de direitos de crianças e adolescentes a partir de um trabalho intersetorial envolvendo todas as secretarias municipais.  

O sucesso do Selo UNICEF é resultado da parceria entre o UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada entre diferentes níveis de governo voltados às crianças e adolescentes. Tem por finalidade, estimular os municípios a implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

SELO-METODOLOGIA-001

SELO-METODOLOGIA-002

SELO-METODOLOGIA-003

SELO-METODOLOGIA-004

Fotos: André Fotos

 

Última atualização em Quinta, 09 August 2018 19:46

Ações de combate à violência contra a mulher são realizadas em Santa Cruz dentro do “Agosto Lilás”

A Prefeitura Municipal de Santa Cruz, por meio da secretaria municipal de Assistência Social, desde o início do mês de agosto, vem desenvolvendo ações do “Agosto Lilás”, campanha que  tem a finalidade de conscientizar a população sobre os tipos de violência doméstica, os direitos das mulheres e, sobretudo, divulgar que “violência contra a mulher não tem desculpa, tem consequências”.  Entidades e órgãos da assistência social desenvolverão durante todo o mês ações abordando essa temática.

A programação teve início no dia 01 de agosto com mesa redonda, e segue com palestras em escolas e grupos de convivência, audiência legislativa  e distribuição de material educativo, principalmente para as mulheres. Também estão previstos um “bazar beneficente” e um dia de atendimento exclusivo para mulheres no CREAS.

As ações serão desenvolvidas para que as mulheres se reconheçam juntas como sujeitos de direitos, visto que a violência contra a mulher está presente em todas as classes sociais, independentemente de nível cultural, econômico-financeiro, raça, credos, e se faz necessário também a adoção de políticas públicas eficazes à transformação social.

Santuário Lilás

Como já aconteceu em outras campanhas, a Prefeitura de Santa Cruz mudará a cor da iluminação da imagem de Santa Rita de Cássia. Durante três dias (17,18 e 19 de agosto) o Santuário ganhará tom lilás em alusão ao “Agosto Lilás”.

AGOSTO-LILÁS-002

AGOSTO-LILÁS-001

 

Última atualização em Sexta, 17 August 2018 18:58

Santa Cruz promove o I Encontro do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes

Foi realizada no último dia 17 de julho, na Escola Municipal Miguel Lula de Farias, o I Encontro do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA. O evento proporcionou a discussão sobre temas relacionados às crianças e adolescentes, com o objetivo de “apoiá-los no desenvolvimento de suas competências e de contribuir para fortalecer sua capacidade de incidir nas políticas públicas”. A formação do Núcleo se consolida também como uma importante etapa para que Santa Cruz/RN conquiste o Selo UNICEF Edição 2017-2020.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, os técnicos do CRAS desenvolveram uma atividade cuja metodologia priorizou a participação ativa dos adolescentes, para que os mesmos pudessem mencionar seus anseios sobre a cidade que desejam morar.

O Nuca é uma possibilidade de dar vez e voz aos adolescentes, de conhecer as problemáticas sociais em que os mesmos estão inseridos a fim de que possa contribuir com o enfrentamento via políticas públicas. O Núcleo vem para agregar e possibilitar uma maior incidência de jovens na elaboração das políticas públicas do nosso município, já que irão avaliar, citar, sugerir, avaliar e monitorar a administração da nossa cidade.

A articuladora do Selo no município e secretária de Assistência Social de Santa Cruz, Dayse Martins, reafirmou o compromisso de fortalecer as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes do município, não só por ser uma etapa na conquista do Selo, mas por acreditar que esta é mais uma forma de exercer e praticar cidadania junto à juventude.

ENCONTRO-NUCA-001

ENCONTRO-NUCA-002

ENCONTRO-NUCA-003

 

Última atualização em Terça, 07 August 2018 15:11

Representantes de Santa Cruz participam de evento em Belo Horizonte/MG que discute politicas públicas voltadas para a assistência social

Santa Cruz participa do XX Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas). O evento foi iniciado nesta segunda-feira (30 de julho) e segue até esta quarta-feira (01 de agosto), em Belo Horizonte/MG.

De Santa Cruz, participam do encontro a titular da Assistência Social, Dayse Martins, e a assistência social da pasta, Aline Sayonara.

A edição deste ano do evento trabalha o tema: “Os desafios à universalização do SUAS na conjuntura atual”. São três dias de programação extensa e variada, com oficinas, painéis, debates e mesas redondas.

Para a secretária Dayse Martins, trata-se de um encontro muito importante e que apresenta temas pertinentes para o fortalecimento das ações no âmbito municipal. “Está sendo uma experiência muito proveitosa. Esse evento possibilita a troca de experiência e aborda questões que certamente servirão para ampliar nossas ações em Santa Cruz, fortalecendo ainda mais as politicas públicas voltadas para a assistência social no nosso município”, avaliou a secretária Dayse Martins.

ENCONTRO-CONGEMAS

 

Última atualização em Terça, 07 August 2018 16:20

Semana Municipal de Combate ao Trabalho Infantil em Santa Cruz será encerrada nesta sexta-feira (15)

A Prefeitura de Santa Cruz encerra nesta sexta-feira (15) a Semana Municipal de Combate ao Trabalho Infantil. A programação, desenvolvida por meio de profissionais da secretaria municipal de Assistência Social, teve ações de conscientização sobre os malefícios do trabalho infantil.

Iniciada no último dia 07 de junho, a programação será finalizada com uma caminhada pela manhã, a partir das 8h, com alunos do Serviço de Convivência Fortalecimento de Vínculos (SCFV), no bairro Paraíso, e panfletagem no segundo dia do São João na Terra da Santa, no Ginásio Marcílio Furtado.

Com o tema: “Não proteger a infância é condenar o futuro”, a Semana Municipal de Combate ao Trabalho Infantil promoveu nos últimos dias palestras em escolas do munícipio, mesa redonda na Rádio Santa Cruz AM, blitz de conscientização, encontro regional, grupos de convivência, atividades recreativas e panfletagem em eventos.

IV Fórum de Enfretamento ao Trabalho Infantil

Dentro da programação da Semana Municipal de Combate ao Trabalho Infantil, foi realizado o IV Fórum de Enfrentamento ao Trabalho Infantil de Santa Cruz. O evento foi realizado pela Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Assistência Social, e pelo Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção e Aprendizagem do Adolescente do Adolescente Trabalhador (FOCA/RN), Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST/RN) e Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONSEC/RN).

O evento foi realizado na última terça-feira, 12 de junho, “Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil”.

No auditório do Instituto Cônego Monte foram realizadas as palestras: “Enfrentamento do trabalho infantil e o papel do FOCA/RN”, “Implicações do trabalho infantil no desenvolvimento de crianças e adolescentes”, “O enfrentamento ao trabalho infantil e a intersetorialidade com as politicas públicas” e “Boas práticas do município de Santa Cruz”. Na ocasião, também aconteceram debates entre os participantes sobre trabalho infantil.

O evento também contou com apresentações culturais de alunos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Santa Cruz.

SEMANA-CONTRA-TRABALHOINFANTIL-001

SEMANA-CONTRA-TRABALHOINFANTIL-002

SEMANA-CONTRA-TRABALHOINFANTIL-003

Fotos: André Fotos

 

 

Última atualização em Quarta, 20 June 2018 15:08

Prefeitura de Santa Cruz desenvolve ações da Semana Municipal de Combate ao Trabalho Infantil

A Prefeitura de Santa Cruz vem desenvolvendo, através da secretaria municipal de Assistência Social, ações da Semana Municipal de Combate ao Trabalho Infantil. A programação vai de 07 a 15 de junho e tem como tema: “Não proteger a infância é condenar o futuro”.

Nesta quinta-feira (07), primeiro dia de programação, teve palestras nas escolas e mesa redonda na Rádio Santa Cruz AM.

Já nesta sexta-feira (08), além de novas palestras em escolas do município, teve no bairro Paraíso a “Rua de Lazer”, com várias atividades recreativas para crianças atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Até o final da programação, dia 15 de junho, serão realizadas novas palestras em escolas, blitz de conscientização, encontro regional, grupos de convivência, panfletagem em eventos e caminhada.

A Semana Municipal de Combate ao Trabalho Infantil busca mobilizar a população santa-cruzense no processo de erradicação desse problema e promove ações de conscientização sobre os malefícios do trabalho infantil.

RUADELAZER-001

RUADELAZER-002

RUADELAZER-003

RUADELAZER-004

Fotos: André Fotos

 

Última atualização em Quinta, 14 June 2018 20:24

Músicos santa-cruzenses participam neste domingo (03) de encontro de bandas filarmônicas em Natal

 Banda Filarmônica Mestre João Roberto Paz e União, de Santa Cruz, participará pelo segundo ano consecutivo, do II Encontro Norte-rio-grandense de Bandas Filarmônicas do SESI. O evento acontece neste domingo (03), na Arena das Dunas, em Natal. Não haverá cobrança de ingresso para as apresentações, que terão início a partir das 17 horas.

Regida pelo maestro Camilo Henrique, a Banda de Música de Santa Cruz reúne atualmente 35 músicos e tem em seu repertório dobrados, valsas, hinos e músicas populares, em especial nordestinas. O grupo tem se apresentado em vários eventos importante de Santa Cruz e no Estado, como o encontro que acontecerá na capital potiguar neste fim de semana.

O II Encontro Norte-rio-grandense de Bandas Filarmônicas do SESI contará com a participação de oito bandas filarmônicas e mais de 300 músicos reunidos em um só lugar. Entre as participantes, estão: Banda Filarmônica 24 de Outubro (Cruzeta); Banda de Música Euterpe Jardinensse (Jardim do Seridó); Banda Filarmônica Onze de Dezembro (Carnaúba dos Dantas); BAMUSGA - Banda de Música de São Gonçalo (São Gonçalo do Amarante); Filarmônica da Juventude (Florânia); Filarmônica Maestro Felinto Lúcio Dantas (Acari); Banda Filarmônica de Mãe Luzia (Natal) e Banda Filarmônica Mestre Joao Roberto Paz e União (Santa Cruz). O encerramento da noite será realizado pela SESI Big Band, regida pelo maestro Eugênio Graça, que apresentará um repertório democrático, unindo Jazz, Latin Jazz, baião e choro.

O objetivo do encontro é propagar e expandir a relevância das filarmônicas (orquestras independentes mantidas por entidades colaborativas ou privadas) para a formação do cenário musical do Rio Grande do Norte, além de fortalecer a existência dessas bandas pelo o interior do Estado.

banda-1

banda-2

 

 

 

 

Última atualização em Segunda, 04 June 2018 23:12

Santa Cruz sedia assembleia de gestores municipais da Assistência Social

A cidade de Santa Cruz sediou, na última sexta-feira (25), a assembleia regional do Trairi do Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social do Rio Grande do Norte (COEGEMAS/RN). O evento aconteceu no auditório Monsenhor Raimundo Gomes Barbosa, no Instituto Cônego Monte.

Na pauta, temas como o papel político e a importância do COEGEMAS para a política Nacional de Assistência Social, pacto de aprimoramento (metas e prioridades), além de apresentações de experiências municipais.

Acolhidos pela secretária de Assistência Social de Santa Cruz, Dayse Martins, e por profissionais dos vários serviços da pasta, a assembleia reuniu gestores e técnicos de secretarias de Assistência Social de municípios das regiões Trairi, Seridó e Potengi.

encontro-assistencia-001

encontro-assistencia-002

Fotos: André Fotos

 

 

 

Última atualização em Quinta, 07 June 2018 18:10

Ações da Prefeitura de Santa Cruz chamam atenção da sociedade sobre a importância do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Nesta sexta-feira, 18 de maio, se comemora o 18º ano de mobilização no “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” e a Prefeitura de Santa Cruz vem realizando uma série de eventos voltados para esse temática.

A Semana Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi iniciada na última segunda-feira (14) e segue até esta sexta-feira (18).

Preparada pela secretaria municipal de Assistência Social e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), a programação é formada por mesa redonda na rádio, palestras, contação de histórias, bliz educativa, panfletagens, palestras nas escolas, abordagens sociais.

São ações planejadas para envolver e convidar toda comunidade a assumir o compromisso no enfrentamento da violência sexual, tema que merece a atenção de toda a sociedade.

18 de Maio

O dia “18 de Maio” é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. A proposta é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

A mobilização ressalta a necessidade de garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

SEMANA-EXPLORACAOSEXUAL-001

SEMANA-EXPLORACAOSEXUAL-002

SEMANA-EXPLORACAOSEXUAL-003

Fotos

 

Última atualização em Quarta, 18 July 2018 17:23

Assistência Social realiza Conferências Livres e promove debates sobre violência, diversidade e proteção de crianças e adolescentes

Santa Cruz realizou na última quarta (18) e quinta-feira (19) suas Conferencias Livres 2018, promovidas pela secretaria municipal de Assistência Social, por meio do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Foram dois dias de programação no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Os eventos mobilizaram integrantes do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), crianças, adolescentes e a sociedade para a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias/ações de enfrentamento às violências e considerando a diversidade.

O tema da Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente desse ano, “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”, norteou os debates que foram promovidos. Os temas abordados nas Conferências Livres foram conduzidos por técnicos, facilitadores e orientadores sociais do CRAS e SCFV, que através de processo dinâmico de diálogos voltados para o fortalecimento da cidadania infanto-juvenil, buscam a partir de uma visão crítica, participativa, democrática e transformadora fortalecer o debate e a garantia de direitos.

conferenciaslivres-001

conferenciaslivres-002

conferenciaslivres-003

 

 

Última atualização em Quinta, 17 May 2018 20:33

Grupo teatral e Prefeitura desenvolvem projeto cultural com alunos e professores da rede pública municipal

Em parceria com a Prefeitura, o Grupo Estação de Teatro realiza em Santa Cruz o projeto cultural “Estação Cascudo – Sertão Criança”. O projeto é dividido em duas etapas e, neste primeiro momento, promove palestra e oficina para alunos e professores da rede pública contando a história de uma das mais importantes figuras da cultura popular do Rio Grande do Norte, Luís da Câmara Cascudo. As atividades do projeto foram iniciadas hoje (14) e seguem nesta quinta-feira (15).

A Escola Municipal Aluízio Bezerra, que agora funciona no Centro da Juventude João de Dula, foi o local escolhido para a realização da palestra "Cascudo e Memória", ministrada nesta quarta-feira (14), e a oficina "Conta Cascudo", que acontecerá na manhã desta quinta-feira (15), a partir das 9 horas.

No mês de abril, o grupo retornará à Santa Cruz para finalizar o projeto com a apresentação do espetáculo "Quintal de Luís".

O projeto “Estação Cascudo - Sertão Criança” tem patrocínio da Cosern, através da Lei Estadual Câmara Cascudo, e do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Cruz.

Além da capital do Trairi, outros quatros municípios potiguares receberão o projeto: Acari, São Paulo do Potengi, Umarizal e Caraúbas.

EVENTO-CAMARACASCUDO-001

EVENTO-CAMARACASCUDO-002

EVENTO-CAMARACASCUDO-003

Fotos: André Fotos

Última atualização em Quinta, 17 May 2018 20:32

Larissa Dantas é coroada Miss Santa Cruz e representará o município no Miss RN 2018

Santa Cruz definiu nesta quinta-feira (01) a sua representante no concurso de Miss Rio Grande do Norte 2018. Em evento promovido pela Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Assistência, sete candidatas foram avaliadas e a escolhida foi a jovem Larissa Dantas.

A seletiva ocorreu no Teatro Candinha Bezerra e contou com a participação de uma equipe da Trafego Models e com a presença da Miss RN 2017, Milena Balza. A beleza de todas as concorrentes tornou a seleção muito equilibrada.

A nova Miss Santa Cruz, Larissa Dantas dos Santos, tem 21 anos de idade e cursa educação física. A jovem tentará trazer para a capital do Trairi, pela terceira vez, o título máximo da beleza potiguar. As outras duas vezes foram com Yara Lúcia Bezerra da Cunha Alencar, em 1969, e com Newman de Lourdes Carvalho, no ano de 1975.

ESCOLAMISS-001-SITE

ESCOLAMISS-002-SITE

ESCOLAMISS-003-SITE

ESCOLAMISS-004-SITE

ESCOLAMISS-005-SITE

ESCOLAMISS-006-SITE

Fotos: André Fotos

   

 

Última atualização em Sexta, 13 April 2018 10:11

Santa-cruzenses que sonham em participar do Miss RN têm até esta quarta-feira (28) para se inscrever em seletiva

Prefeitura de Santa Cruz está com inscrições abertas até esta quarta-feira (28) para o concurso Miss Santa Cruz, que definirá a representante do município na fase estadual do concurso, que desperta em várias garotas o sonho com o mundo da moda.

O Miss Santa Cruz é organizado através da secretaria municipal de Assistência Social e as inscrições, que são gratuitas, estão sendo feitas na sede da pasta, no Centro Administrativo (antigo PETI). A candidata precisa ter entre 18 e 26 anos de idade, não ser e nunca ter sido casada e não ter filhos. Não é exigida altura mínima. Para a inscrição, é precisa levar duas fotografias (rosto e corpo).

A seletiva será realizada no próximo dia 01 de março, no Teatro Candinha Bezerra, a partir das 18h. Uma equipe da Trafego Models avaliará as candidatas e fará a escolha. O evento contará com a presença da Miss RN 2017, Milena Balza.

Santa Cruz teve em duas ocasiões o título máximo da beleza potiguar. No ano de 1969 com Yara Lúcia Bezerra da Cunha Alencar e em 1975 com Newman de Lourdes Carvalho. A última vez que o município esteve representado no Miss Rio Grande do Norte foi em 2014 com Julia Gabriela, que chegou a semifinal do concurso.

MISS-2017

Foto: Elias Medeiros

 

 

Última atualização em Sexta, 02 March 2018 16:43

Prefeitura de Santa Cruz abre inscrições para Curso de Iniciação Musical

A Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Assistência Social, está com inscrições abertas para o “Curso de Iniciação Musical” para crianças e jovens, ofertado por meio da Banda de Música Mestre João Roberto Paz e União.

Poderão se inscrever para as aulas de leitura e estruturação musical crianças a partir dos 09 anos de idade. A formação tem o objetivo de preparar os alunos para o estudo prático de instrumentos de sopro (clarinete, saxofone, trompete, trombone, tuba) e de instrumentos de percussão (caixa, prato, bombo, surdo e bateria).

As inscrições são gratuitas e são feitas, exclusivamente, pelo site: https://bmjrpu2018.wixsite.com/bmjrpu2018

foto-banda

 

Última atualização em Sexta, 13 April 2018 10:12

Pagina 1 de 11

contracheque

Ir Para o Topo