Blog da Cidade de Santa Cruz

Cultura

Festival de bandas de música lota Teatro Candinha Bezerra em dois dias de apresentações

A 9º edição do Festival Maestro Felinto Lúcio Dantas superou todas as expectativas e apresentou uma programação com muita música e atividades formativas. O evento aconteceu durante os dias 27, 28 e 29 de julho (sexta, sábado e domingo), em Santa Cruz/RN.

O festival, realizado pela Associação Musical de Santa Cruz (Assomusc), Prefeitura de Santa Cruz e Fecomércio/SESC, se consolida cada vez mais no calendário cultural do município. Um evento de valorização do movimento de bandas de música no Estado.

Entre as ações formativas, o Festival Maestro Felinto Lúcio Dantas teve concerto didático, oficinas de instrumentos e clínica de regência.

Já nas noites de sábado (28) e de domingo (29), o palco do Teatro Municipal Candinha Bezerra recebeu as apresentações das bandas convidadas para participar do festival, oito grupos no total, quatro em cada noite. Os dois dias de apresentações foram de teatro completamente lotado.

Sem caráter competitivo, o Festival Maestro Felinto Lúcio Dantas se transformou ao longo dos últimos anos em um grande momento de congregação entre músicos, maestros e de apreciadores da boa música instrumental.

FESTIVAL-001

FESTIVAL-002

FESTIVAL-003

FESTIVAL-004

FESTIVAL-005

Fotos: Assomusc e Alessandro Nóbrega

 

Última atualização em Quinta, 22 November 2018 18:08

Teatro Candinha Bezerra recebe neste sábado (21) a alegria do teatro de bonecos com o espetáculo “João Redondo e Convidados”

O Teatro Municipal Candinha Bezerra recebe neste sábado (21) umas das mais tradicionais manifestações da cultura popular, o Teatro de Bonecos do Rio Grande do Norte. Para viabilizar a realização desse evento em Santa Cruz, os idealizadores contam com o apoio total da Prefeitura, através da secretaria municipal de Cultura.

O espetáculo “João Redondo e Convidados” contará com as participações dos artistas Heraldo Lins, Aldenir Dantas, Duda da Boneca e um convidado especial, Geraldo Lourenço.

Para a secretária de Cultura de Santa Cruz, Lucilene Santos, trata-se de um importante resgate cultural e uma ótima opção de programa para o fim de semana. “Será um espetáculo com classificação livre, perfeito para as famílias e recomendado para os que gostam de dar boas risadas”, ressaltou.

O espetáculo “João Redondo e Convidados” tem entrada franca e está previsto para ser iniciado a partir das 20 horas.

TEATRODEBONECOS

Foto: Blog Informática e Fotos

 

Última atualização em Segunda, 23 July 2018 17:50

Com clássicos da música nordestina, Banda de Música de Santa Cruz realiza com sucesso o primeiro “Concerto Junino”

A Banda Mestre João Roberto Paz e União, a Banda de Música de Santa Cruz, realizou o primeiro “Concerto Junino”. O evento aconteceu noite da última sexta-feira (29 de junho), na Praça Coronel Ezequiel Mergelino.

Como um repertório preparado especialmente para ocasião e repleto de clássicos nordestinos, a apresentação da banda regida pelo maestro Camilo Henrique proporcionou animação aos presentes e resgatou os ritmos das tradicionais festas juninas.

O maestro Camilo Henrique comentou sobre do evento e afirmou que os objetivos foram alcançados. “Muito obrigado a todos que puderam se fazer presente e prestigiar o nosso primeiro Concerto Junino. É uma proposta musical nova para a nossa cidade e que tivemos a oportunidade de ver que deu certo. Tivemos um público considerável e participativo. Famílias, casais, jovens e crianças. Para mim atingiu as expectativas. Mais agradeço, em nome de todos que fazem a banda, a Dra Fernanda pelo apoio que vem dando ao nosso trabalho, isso só nos dá mais vontade de trabalhar. Estou muito satisfeito com o resultado. Que venha o segundo”, afirmou.

CONCERTOJUNINA-001

CONCERTOJUNINA-002

CONCERTOJUNINA-003

Fotos: André Fotos

 

Última atualização em Quarta, 18 July 2018 17:31

Sexta edição do “São João na Terra da Santa” é marcada pela beleza das quadrilhas juninas locais, ginásio cheio e muita animação

O “São João na Terra da Santa”, encerrado na última sexta-feira (15), teve quadrilhas juninas, apresentações culturais, barracas com comidas típicas e muita animação. Essa foi a sexta edição do evento, organizado pela Prefeitura de Santa Cruz com o objetivo de resgatar as tradições juninas no município.

Na quinta-feira (14), primeiro de apresentações, a programação contou com a participação das escolas municipais. Já na sexta-feira (15), foi a vez das quadrilhas de bairro

Com a Vila de Todos em obra, o local escolhido esse ano para receber o evento foi o Ginásio Marcílio Furtado, que recebeu grande público nos dois dias de apresentações.

A gestão de Prefeita Fernanda Costa, além de organizar o “São João na Terra da Santa” e possibilitar que os grupos locais se apresentem, destinou, por mais um ano, um incentivo financeiro, por meio de edital, para as quadrilhas juninas locais desenvolverem suas atividades durante o período das festas juninas. Oito grupos atenderam aos critérios estabelecidos e foram beneficiados.

SÃOJOÃONATERRADASANTA-SEXTA-001

SÃOJOÃONATERRADASANTA-SEXTA-002

SÃOJOÃONATERRADASANTA-SEXTA-003

SÃOJOÃONATERRADASANTA-SEXTA-004

SÃOJOÃONATERRADASANTA-SEXTA-005

SÃOJOÃONATERRADASANTA-SEXTA-006

Fotos: André Fotos 

Última atualização em Sábado, 18 August 2018 17:27

Escolas municipais abrem o “São João na Terra da Santa”; nesta sexta (15) será a vez das quadrilhas juninas de bairro

Apresentações de escolas municipais abriram, na tarde desta quinta-feira (14), no Ginásio Marcílio Furtado, a sexta edição do “São João na Terra da Santa”. Promovido pela Prefeitura de Santa Cruz, por meio de sua equipe intersetorial, o evento é um resgate das tradições juninas no município.

O primeiro dia do evento contou com a presença da Prefeita Fernanda Costa e apresentações do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e das escolas municipais Sossego da Mamãe (CCI), Rita Nely Furtado, Professora Palmira Barbosa, Aluízio Bezerra, José Rodrigues da Rocha, Miguel Lula de Farias, Theodorico Bezerra e Paulo Venâncio. Na área externa do ginásio, barracas com comidas típicas e maquiagem.

O “São João na Terra da Santa” segue sexta-feira com a participação de quadrilhas juninas de bairro, que se apresentam a partir das 18h30.

SÃOJOÃONATERRADASANTA-001

SÃOJOÃONATERRADASANTA-002

SÃOJOÃONATERRADASANTA-003

SÃOJOÃONATERRADASANTA-004

SÃOJOÃONATERRADASANTA-005

Fotos: André Fotos

 

Última atualização em Segunda, 18 June 2018 23:03

Começa hoje (14) a sexta edição do São João na Terra da Santa

A Prefeitura de Santa Cruz realiza a sexta edição do “São João na Terra da Santa”. O evento acontece em dois dias, nesta quinta (14) e sexta-feira (15), no Ginásio Poliesportivo Deputado Marcílio Furtado.

Idealizado pela gestão da Prefeita Fernanda Costa com o objetivo de resgatar as tradições juninas, o “São João na Terra da Santa” reúne quadrilhas juninas da cidade, barracas com comidas típicas, brincadeiras e apresentações culturais.

Com a reforma da Vila de Todos, o evento acontece esse ano no Ginásio Marcílio Furtado. Não há cobrança de ingresso para ter acesso ao local e qualquer pessoa pode participar.

Nesta quinta-feira (14) se apresentam, a partir das 15h30, quadrilhas juninas de escolas municipais e convidadas. Já nesta sexta-feira (15) será a vez das quadrilhas juninas de bairro, a partir das 18h30.

QUADRILHA-JUNINA

Foto: André Fotos

 

Última atualização em Quinta, 14 June 2018 20:57

Incentivo financeiro da Prefeitura de Santa Cruz contempla oito quadrilhas juninas do município

A Prefeitura de Santa Cruz realizou em sua sede, na manhã desta quinta-feira (07), a entrega dos cheques referentes ao incentivo financeiro, a título de ajuda de custo, aos representantes das quadrilhas juninas selecionadas por meio de edital. Mais uma vez o Poder Público municipal, através da secretaria municipal de Cultura, desenvolve esta ação de valorização das tradições juninas e beneficia grupos do município.

O mês de junho, no Nordeste, é marcado todos os anos pelas “festas juninas”. E para manter viva essa tradição, a gestão da Prefeita Fernanda Costa vem nos últimos anos realizando essa ação de incentivo às quadrilhas juninas.  São grupos que irão desenvolver suas atividades ao longo do mês e abrilhantar os vários eventos programados para esse período.

Seguindo critérios expostos no edital, os valores destinados para as quadrilhas juninas foram definidos pelo perfil competitivo e não competitivo em festivais, além da quantidade de componentes dos grupos. Os grupos juninos contemplados foram: “Paulo Afonso”, “Atitude de Criança’, “Sorriso de Criança”, “Gente que Brilha”, “São Francisco”. “Movimento e Terapia”, “Matuta Junina” e “Chico Ribeiro”, único com perfil competitivo.

Além de beneficiar as quadrilhas juninas do município, a Prefeitura de Santa Cruz também está nos preparativos da sexta edição do “São João na Terra da Santa”. O evento acontece nos dias 14 e 15 de junho e esse ano será realizado no Ginásio Marcílio Furtado, em virtude das obras da Vila de Todos.

ENTREGA-QUADRILHAS-001

ENTREGA-QUADRILHAS-002

ENTREGA-QUADRILHAS-003

ENTREGA-QUADRILHAS-004

ENTREGA-QUADRILHAS-005

ENTREGA-QUADRILHAS-006

ENTREGA-QUADRILHAS-007

ENTREGA-QUADRILHAS-008

Fotos: André Fotos

 

 

Última atualização em Quarta, 18 July 2018 17:31

Prefeitura de Santa Cruz lança novamente edital de ajuda de custo para quadrilhas juninas

Em mais uma ação de incentivo à cultura, a Prefeitura de Santa Cruz lançou edital que trata de uma ajuda de custo para quadrilhas juninas do Município. Esta iniciativa busca manter viva a tradição junina em Santa Cruz.

O período para as quadrilhas se inscreverem e fazerem parte da seleção foi iniciado nesta segunda-feira (28) e segue até esta quarta-feira (30).

A inscrição é gratuita e deverá ser feita por meio de um formulário padronizado disponível na Secretaria Municipal de Cultura (Teatro Municipal Candinha Bezerra), na Rua Lourenço da Rocha, 40, Centro, das 8h às 12h e das 13h às 17 horas.

De acordo com o edital, serão contempladas oito quadrilhas juninhas, com valores que levam em consideração o perfil competitivo e não competitivo em festivais, além do porte do grupo, ou seja, a quantidade de componentes.

O Edital 003/2018 foi lançado no Diário Oficial dos Municípios (http://www.diariomunicipal.com.br/femurn/materia/C0F60F28)

QUADRILHA-JUNINA

Foto: André Fotos

 

Última atualização em Sexta, 01 June 2018 20:19

Comissão Organizadora do concurso “A Mais Bela Voz Estudantil” divulga Nota de Retificação

NOTA

Última atualização em Quarta, 18 July 2018 17:22

Multidão e apresentações emocionantes marcam o concurso da “Mais Bela Voz Estudantil” deste ano

O concurso musical “A Mais Bela Voz Estudantil” mais uma vez superou todas as expectativas e provou que é um dos principais momentos da programação da padroeira de Santa Cruz, Santa Rita de Cássia. O evento reuniu uma multidão no Pátio da Matriz, na noite desta terça-feira (15).

Realizado pela Prefeitura de Santa Cruz, através de sua equipe intersetorial de eventos, o concurso contou esse ano com a participação de 21 concorrentes, alunos de escolas das redes municipal, estadual, federal e privada.

As apresentações fizeram o público se emocionar, vibrar e cantar. No repertório, músicas dos mais variados estilos e, no palco, crianças e jovens com muito talento musical e futuro promissor.

Na categoria kids, a campeã foi Laura Jully, do Creart, o segundo lugar ficou com a representante do Cedap, Fernanda Jamilly, e na terceira colocação Maria Rita, da Escola Estadual Isabel Oscarlina.

O título da categoria juvenil foi para a Unopar, defendida por Ivanelson da Silva, o segundo colocado foi Erivan Souza, da Escola Estadual José Bezerra e a terceira colocada, representando o Etef, Geovânia Marília.

A Prefeita Fernanda Costa, acompanhada do Deputado Tomba Farias, prestigiou as apresentações do concurso “A Mais Bela Voz Estudantil”. A edição deste ano também contou com a participação da atual Miss Santa Cruz, Larissa Dantas.

MAIS-BELA-VOZ-002

MAIS-BELA-VOZ-001

MAIS-BELA-VOZ-003

MAIS-BELA-VOZ-004

MAIS-BELA-VOZ-005

Fotos: André Fotos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

x

Última atualização em Quarta, 18 July 2018 17:22

Com 21 concorrentes e expectativa de grande público, acontece hoje (15) “A Mais Bela Voz Estudantil”

Um dos eventos mais aguardados da Festa de Santa Rita de Cássia, o concurso musical “A Mais Bela Voz Estudantil”, acontece hoje à noite (15 de maio), no Pátio da Matriz, dentro dos festejos da padroeira de Santa Cruz.

Considerado um dos principais momentos da programação sócio-cultural da festa, o concurso reúne todos os anos representantes das escolas das redes municipal, estadual, federal e privada, além de uma multidão formada pelas torcidas dos concorrentes.

Serão 21 competidores divididos em duas categorias. Na categoria kids, com idade até os 13 anos, serão oito alunos. Já na categoria juvenil, que reúne alunos com idade a partir dos 14 anos, serão 13 concorrentes.

“A Mais Bela Voz Estudantil” contará com a participação especial da Miss Santa Cruz 2018, Larissa Dantas, que irá presidir a mesa julgadora e fará o controle das notas dos concorrentes.

MAIS-BELA-VOZ-001

Foto: André Fotos

 

Última atualização em Quarta, 16 May 2018 10:43

Destaque na programação da Festa de Santa Rita, “A Mais Bela Voz Estudantil” reunirá na edição deste ano 21 concorrentes

Um dos eventos que integram a programação da Festa de Santa Rita de Cássia e que tem a responsabilidade da Prefeitura de Santa Cruz é o concurso musical “A Mais Bela Voz Estudantil”, que será realizado na próxima terça-feira (15 de maio), no Pátio da Matriz, dentro dos festejos da padroeira de Santa Cruz.

Considerado um dos principais momentos da programação sócio-cultural da festa, o concurso reúne todos os anos representantes das escolas das redes municipal, estadual, federal e privada, além de uma multidão formada pelas torcidas das instituições.

De acordo com o coordenador musical do concurso, o Maestro Camilo Henrique, cada escola realizou internamente a escolha do seu representante e que a fase agora é de ensaios para as apresentações.

Serão 21 competidores divididos em duas categorias. Na categoria kids, com idade até os 13 anos, serão oito alunos. Já na categoria juvenil, que reúne alunos com idade a partir dos 14 anos, serão 13 concorrentes.

MAIS-BELA-VOZ-001

Foto: André Fotos

 

 

Última atualização em Quarta, 16 May 2018 10:43

Desfile de blocos e festa na Vila de Todos marcam o primeiro dia de Carnaval em Santa Cruz/RN

O Carnaval em Santa Cruz/RN começou neste sábado (10) em grande estilo, com o tradicional desfile dos blocos na Praça Coronel Ezequiel e festa na Vila de Todos. Uma multidão foi às ruas para aproveitar o primeiro dia de folia.

Depois que a Prefeita Fernanda Costa passou de forma simbólica a chave da cidade para o “Rei Momo” (Charles) e a “Rainha do Carnaval” (Fabiana) a festa começou e os blocos começaram a desfilar, embalados por vários ritmos musicas e com foliões mostrando muita animação. Esse ano foram 17 agremiações, todas receberam uma ajuda de custo da Prefeitura através do Edital do Carnaval, com valores variando de acordo com a quantidade de componentes. A festa ainda seguiu no palco da Vila de Todos com o show de Max e Banda Estrelar.

O primeiro dia de Carnaval em Santa Cruz/RN contou com as presenças, além da Prefeita Fernanda Costa, do Deputado Estadual Tomba Farias, do Vice-prefeito Ivanildinho Ferreira e dos vereadores Raimundo Fernandes, Tarcísio Reinaldo, Gean Paraibano e Ana Fabrícia.

A programação do Carnaval na capital do Trairi foi preparada pela Prefeitura de Santa Cruz, através de sua equipe intersetorial de eventos. O tema da festa esse ano, “Carnaval da Paz, a folia é você que faz”, chama a atenção dos foliões para a importância de um Carnaval tranquilo, uma festa que não falte alegria e que todos possam aproveitar com segurança e paz.

Na próxima terça-feira (13) a Vila de Todos será novamente o ponto de encontro dos foliões santa-cruzenses. No local haverá shows de Gerliane Souza e da Banda Batuka Muleque.

CARNAVAL-PRIMEIRO DIA-2018

Fotos: André Fotos

 

Última atualização em Segunda, 19 February 2018 20:56

Prefeitura de Santa Cruz fecha últimos detalhes do Carnaval e sorteio define sequência do desfile dos blocos

Finalizando os preparativos para programação do Carnaval 2018, a Prefeitura de Santa Cruz reuniu, na tarde/noite desta terça-feira (30), representantes de blocos, da Policia Rodoviária Estadual, do Conselho Tutelar e membros da equipe intersetorial de eventos do município.

O encontro, realizado no auditório do CREAS, definiu pontos importantes sobre segurança, estrutura e toda a logística para o desfile dos blocos, que abre a programação no sábado (10).

Na ocasião, a Prefeitura passou todas as orientações para os responsáveis pelos blocos carnavalescos e realizou o sorteio que definiu a sequência do desfile.

A ordem é a seguinte: “Unidos do Samba”, ”Os Duros”, “Bloco Me Leva pra Beber”, “Bloco Kaverna”, ”Os Lulas e as Marisas”, “Os Dominados”, “Bloco Preá”, “Unidos do Boqueirão”, “Os Largados”, “Vai Corinthians”, ” Bloco do Sapão”, “Zero Discriminação”, “Lava Jato do GUI”, “Os Sem Freskura”, ”As Quengas”, “Os Viciados na Cachaça” e “Bloco do Urubu”.

O desfile dos blocos acontece mais uma vez na Praça Coronel Ezequiel Mergelino. Já a concentração acontecerá na Rua Manoel Cicero de Lima, rua da Caixa Econômica Federal, a partir das 20h.  

Na reunião desta terça-feira (30), os representantes da Policia Rodoviária Federal também passaram orientações importantes, por exemplo, sobre o que diz respeito ao uso correto de equipamentos sonoros, o que será permitido nos dias de folia e o que não será aceito, como os blocos devem se organizar em suas concentrações, o respeito às sinalizações e trechos de ruas interditadas. Já os representantes do Conselho Tutelar ressaltaram a importância de coibir o consumo de bebidas alcoólicas por parte de menores de idades, que essa prática seja evitada tanto nos blocos quanto nos estabelecimentos comerciais.

A abertura oficial do Carnaval, com a passagem da chave da cidade das mãos da Prefeita Fernanda Costa para o Rei Momo e a Rainha do Carnaval está prevista para as 20h30 do sábado (10). Depois do desfile dos blocos, haverá shows na Vila de Todos, no primeiro e último dia, na terça-feira (13).

O Carnaval de Santa Cruz contará esse ano com a participação de 17 blocos. Todos foram contemplados com uma ajuda de custo destinada pela Prefeitura por meio de edital, com valores que variaram de acordo com o número de componentes de cada agremiação.

REUNIAO-BLOCOS-30.01 001

REUNIAO-BLOCOS-30.01 002

REUNIAO-BLOCOS-30.01 003

Fotos: André Fotos

Última atualização em Segunda, 26 February 2018 15:47

Prefeitura de Santa Cruz efetiva ajuda financeira aos blocos carnavalescos da cidade

Em evento realizado na manhã desta sexta-feira (26), na sede da Prefeitura de Santa Cruz, os representantes dos blocos receberam os cheques referentes ao aporte financeiro oferecido pelo poder público municipal às agremiações carnavalescas da cidade. A iniciativa faz parte das ações de valorização do Carnaval local realizadas pela gestão da Prefeita Fernanda Costa.

O Edital do Carnaval (Edital nº 001/2018) contemplou 17 blocos inscritos e que atenderam aos critérios estabelecidos. De acordo com o anexo IV do edital, os valores recebidos pelos blocos, a título de ajuda de custo, foram definidos levando em consideração a quantidade de componentes de cada agremiação, variando de R$ 500,00 (quinhentos reais) a R$ 2.000 (dois mil reais).

O secretário de Cultura de Santa Cruz, Edgar Santos, classificou essa ajuda como importante para os blocos. “Todos os blocos têm suas despesas, sua programação. Esse incentivo que a Prefeitura destina é importante para garantir que todas as agremiações participem do nosso Carnaval na condição de protagonistas da festa”, destacou.

Os 17 blocos carnavalescos contemplados foram: “Discriminação Zero”, “Os Dominados”, “Os Sem Freskura”, ”As Quengas”, “Unidos do Samba”, “Os Largados”, “Bloco Kaverna”, “Bloco do Urubu”, “Os Viciados na Cachaça”, “Bloco Me Leva pra Beber”,” Bloco Sapão”, “Vai Corinthians”, “Unidos do Boqueirão”, ”Os Lulas e as Marisas”, “Lava Jato  do GUI”, ” Os Duros e “Bloco Preá”.

Carnaval em Santa Cruz

A programação do Carnaval 2018 em Santa Cruz inclui shows na Vila de Todos, desfile na Praça Cel. Ezequiel Mergelino, ornamentação em locais específicos de concentração de foliões. A festa acontece em dois dias, no sábado (10) e na terça-feira (13).o tema esse ano é:  “Carnaval da Paz, a folia é você que faz”.

Todos os preparativos para o Carnaval 2018 estão sendo conduzidos pela equipe intersetorial de eventos, formada por representantes de várias secretarias municipais.

BLOCOS-ENTREGAS-CHEQUES-SITE

Fotos: André Fotos

 

Última atualização em Segunda, 26 February 2018 15:52

Prefeitura de Santa Cruz lança edital que selecionará blocos que receberão ajuda de custo; inscrições vão até 19 de janeiro

A Prefeitura de Santa Cruz lançou o Edital do Carnaval 2018 (Edital 001/2018), que tem o objetivo de selecionar os blocos carnavalescos da cidade que serão contemplados com uma ajuda de custo do poder público municipal.

Para que o bloco possa ser contemplado, é preciso inscrevê-lo, por meio de formulário padronizado disponibilizado na sede da secretaria municipal de Cultura (Teatro Candinha Bezerra), até o próximo dia 19 de janeiro, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17 horas. A inscrição é gratuita.

Segundo o edital, os blocos serão avaliados em duas etapas, a fase de análise documental e avaliação da comissão, seguindo critérios expostos no edital. O número máximo de agremiações contempladas é 18.

Os valores destinados aos blocos são definidos de acordo com a quantidade de componentes, sendo que as agremiações que participaram de outros carnavais organizados pela Prefeitura terão 50% a mais do que os que participam pela primeira vez.  Desta forma, a ajuda financeira poderá atingir até R$ 2 mil (dois mil reais).

CLIQUE AQUI e acesse o edital com todas as informações (documentação, critérios, prazos e etc.).

CARNAVAL-SANTACRUZ

Foto: André Fotos  

 

 

Última atualização em Terça, 23 January 2018 07:56

Pagina 1 de 8

Ir Para o Topo