Blog da Cidade de Santa Cruz

Educação

Ações sobre educação alimentar marcam o ano letivo em escolas municipais de Santa Cruz/RN

O ano letivo nas escolas municipais chega ao fim e com uma avaliação muito positiva em vários aspectos.  O acompanhamento nutricional é um dos pontos que se destaca e teve ações realizadas de forma contínua durante 2017. O Ciclo de Educação Alimentar e Nutricional, projeto de extensão voltado para saúde dos alunos da rede pública de ensino, desenvolvido desde 2014 pela FACISA/UFRN em parceria com a Prefeitura de Santa Cruz, é um importante exemplo do trabalho que é feito.

O projeto desenvolvido por alunos e professores do curso de Nutrição promoveu ações com os alunos das escolas (avaliação nutricional antropometrica, avaliação da pressão arterial e consumo alimentar) com as merendeiras (por meio de ciclos de capacitação teóricos e práticos sobre higiene na manipulação e receitas saudáveis) com os professores e diretores (através de simpósios para apresentação dos dados de saúde dos estudantes) e com pais (entrevistas sobre consumo alimentar e atividade física e educação alimentar e nutricional).

Coordenada pela equipe da secretaria municipal de Educação, a I Expoescolar de Alimentação Escolar foi a última ação pontual realizadoa no ano. O evento aconteceu no final do mês de novembro, na Escola Municipal Pinguinho de Gente, e promoveu a exposição de atividades desenvolvidas em sala de aula e que objetivaram conscientizar da importância de ingerir alimentos saudáveis e bem higienizados para a saúde dos alunos.

Outras escolas do município também tiveram ações desenvolvidas com a mesma temática. Foram ações desenvolvidas que buscaram combater hábitos inadequados de alimentação e mostrar que uma alimentação saudável é uma importante aliada no processo de aprendizagem do aluno.

EXPOESCOLA-ALIMENTAÇÃO-OK

Fotos: André Fotos

Última atualização em Quarta, 13 December 2017 07:32

Prefeitura de Santa Cruz realiza com sucesso primeiro “Dia D” das Boas Práticas das escolas municipais

Numa ação inédita, a Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu nesta quarta-feira (06), no Teatro Candinha Bezerra, o “Dia D” das Boas Práticas das escolas municipais. Na ocasião, projetos desenvolvidos ao longo do ano na rede municipal de ensino foram apresentados.

 

13 instituições de ensino tiveram a oportunidade de apresentar os seus projetos, desenvolvidos com a orientação da coordenação pedagógica do município e pautados em importantes temáticas, como ética, cidadania e inclusão social. As instituições representadas no evento ainda foram contempladas com certificados de boas práticas. Houve também apresentações culturais de alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

 

O evento contou com a participação de educadores e gestores escolares, além de representantes de instituições parceiras (Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi-FACISA/UFRN, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte-IFRN, Universidade Vale do Acaraú-UVA, Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes-CMDCA e Conselho Tutelar). Representando a Prefeitura de Santa Cruz, a secretária de Educação, Suelem Bulhões, e a chefe do Gabinete Civil, Marcela Ravena.

BOASPRATICAS-001

BOASPRATICAS-002

BOASPRATICAS-003

BOASPRATICAS-004

Fotos: André Fotos

 

Última atualização em Quarta, 13 December 2017 07:13

Prefeitura de Santa Cruz e FACISA desenvolvem ação de educação alimentar em escolas do município

Fruto da parceria entre a Prefeitura de Santa Cruz e a Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN), foi iniciado nesta quarta-feira (08) o Ciclo de Educação Alimentar e Nutricional com pais de alunos matriculados em escolas municipais.

Pais ou responsáveis por alunos das escolas municipais Aluízio Bezerra e Paulo Venâncio participaram de uma oficina que tem como objetivo incentivar o consumo de frutas e legumes e frear uma tendência nacional e mundial de crianças consumindo alimentos industrializados. No encontro, foram distribuídas receitas e realizada degustação de pratos saudáveis, como: suco de couve, maracujá e limão; suco de beterraba e cenoura; bolo de casca de banana; bolo de maçã, banana e açúcar demerara e salada de frutas. Esta mesma ação será realizada, ainda neste mês de novembro, nas escolas municipais Theodorico Bezerra, Palmira Barbosa e José Rodrigues.

Esta é uma ação que faz parte um projeto de extensão voltado para saúde dos alunos da rede pública de ensino, desenvolvido desde 2014 pela FACISA/UFRN em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Educação.

O projeto desenvolvido por alunos e professores do curso de Nutrição tem ações com os alunos das escolas (avaliação nutricional antropometrica, avaliação da pressão arterial e consumo alimentar) com as merendeiras (por meio de ciclos de capacitação teóricos e práticos sobre higiene na manipulação e receitas saudáveis) com os professores e diretores (através de simpósios para apresentação dos dados de saúde dos estudantes) e com pais (entrevistas sobre consumo alimentar e atividade física e educação alimentar e nutricional).

Em três anos, o projeto já conseguiu monitorar a saúde de mais de duas mil crianças do ensino fundamental da cidade.

ALIMENTAÇÃO-ESCOLAR-001

ALIMENTAÇÃO-ESCOLAR-002

ALIMENTAÇÃO-ESCOLAR-003

Fotos: André Fotos

 

 

 

Última atualização em Terça, 21 November 2017 19:06

Processo Seletivo: Prefeitura de Santa Cruz convoca mais uma candidata para cargo de professor temporário

A Prefeitura de Santa Cruz está convocando ARIANE FABRICIA DA SILVA BEZERRA para a efetivação no cargo de professor temporário, no âmbito da secretaria municipal de Educação.  Ela é uma das candidatas classificadas no Processo Seletivo Simplificado (Edital nº 001/2016).

ARIANA FABRICIA DA SILVA BEZERRA terá um prazo de três dias úteis para comparecer ao setor de recursos humanos da secretaria municipal de Administração (sede da Prefeitura de Santa Cruz), 13 de outubro, das 08h30 às 11h30, 16 e 17 de outubro, no horário das 08h30 às 11h30 e das 14h às 17h. O não comparecimento no prazo estipulado será considerado como desistência do candidato, na forma da Lei.

Mais informações no Edital de Convocação 013/2017 (CLIQUE AQUI)

FOTO-PROFESSOR

Foto: André Fotos

 

 

 

 

 

Última atualização em Quinta, 19 October 2017 23:10

Prefeitura de Santa Cruz convoca AYANE SAIMARA FERREIRA NEVES para cargo de professor temporário

A Prefeitura de Santa Cruz está convocando AYANE SAIMARA FERREIRA NEVES para a efetivação no cargo de professor temporário, no âmbito da secretaria municipal de Educação.  Ela é uma das candidatas classificadas no Processo Seletivo Simplificado (Edital nº 001/2016).

AYANE SAIMARA FERREIRA NEVES terá um prazo de três dias úteis para comparecer ao setor de recursos humanos da secretaria municipal de Administração (sede da Prefeitura de Santa Cruz), 05, 06 e 09 de outubro, no horário das 08h30 às 11h30 e das 14h às 17h, com exceção da sexta-feira (06) quando o horário de atendimento é apenas das 08h30 às 11h30. O não comparecimento no prazo estipulado será considerado como desistência do candidato, na forma da Lei.

Mais informações no Edital de Convocação 012/2017 (CLIQUE AQUI)

 

FOTO-PROFESSOR

Foto: André Fotos

 

 

 

 

 

Última atualização em Terça, 10 October 2017 07:30

Edital de Convocação: Prefeitura de Santa Cruz convoca mais uma aprovada em seleção para cargo de professor

A Prefeitura de Santa Cruz está convocando TELMA MARIA FREIRE PEREIRA para a efetivação no cargo de professor temporário, no âmbito da secretaria municipal de Educação.  Ela é uma das candidatas classificadas no Processo Seletivo Simplificado (Edital nº 001/2016).

MARIA TELMA MARIA FREIRE PEREIRA terá um prazo de três dias úteis para comparecer ao setor de recursos humanos da secretaria municipal de Administração (sede da Prefeitura de Santa Cruz), 29 de setembro (das 08h30 às 11h30), 02 e 03 de outubro, no horário das 08h30 às 11h30 e das 14h às 17h. O não comparecimento no prazo estipulado será considerado como desistência do candidato, na forma da Lei.

Mais informações no Edital de Convocação 011/2017 (CLIQUE AQUI)

FOTO-PROFESSOR

Foto: André Fotos

 

 

Última atualização em Quinta, 05 October 2017 10:58

Prefeitura promove discussão sobre o Plano Municipal de Educação com instituições de ensino médio do Município

A Prefeitura de Santa Cruz reuniu na noite desta segunda-feira (25) diretores de instituições que ofertam ensino médio no Município. O encontro, coordenado pela secretaria municipal de Educação, faz parte do monitoramento previsto no Plano Municipal de Educação, aprovado pelo Poder Legislativo e sancionado pela Prefeita Fernanda Costa através da Lei Municipal nº 681/2015.

O encontro, realizado na sede da secretaria municipal de Educação (antigo PETI), promoveu uma reflexão entre os gestores sobre as metas e estratégias que integram o plano, além da realização de uma oficina ministrada por técnicos da Educação.

Estiveram presentes representantes de instituições que fazem parte das redes pública e privada.

De acordo com a secretaria de Educação, esses encontros servem também de preparação para a consulta pública ao Plano Municipal de Educação que acontecerá no próximo mês de dezembro. Até lá, segundo a pasta, outros encontros, com essa mesma finalidade, acontecerão com as instituições dos demais níveis de ensino.

ENCONTRO-DIRETORES-001

ENCONTRO-DIRETORES-002

Fotos: Adelma Costa

 

Última atualização em Segunda, 30 October 2017 17:50

Prefeitura de Santa Cruz lança mais um edital convocando para cargo de professor temporário

A Prefeitura de Santa Cruz está convocando MARIA GEANE DE MOURA para a efetivação no cargo de professor temporário, no âmbito da secretaria municipal de Educação.  Ela é uma das candidatas classificadas no Processo Seletivo Simplificado (Edital nº 001/2016).

MARIA GEANE DE MOURA terá um prazo de três dias úteis para comparecer ao setor de recursos humanos da secretaria municipal de Administração (sede da Prefeitura de Santa Cruz), de 26 a 28 de setembro, no horário das 08h30 às 11h30 e das 14h às 17h. O não comparecimento no prazo estipulado será considerado como desistência do candidato, na forma da Lei.

Mais informações no Edital de Convocação 010/2017 (CLIQUE AQUI)

FOTO-PROFESSOR

Foto: André Fotos

 

 

 

Última atualização em Quinta, 28 September 2017 17:10

Prefeitura de Santa Cruz convoca mais três aprovadas para cargo de professor temporário

A Prefeitura de Santa Cruz está convocando ELISÂNGELA DANTAS PONTES, NADIANE MARQUES DE SOUZA e FRANCINICE ERIKA DE PONTES  para a efetivação no cargo de professor temporário, no âmbito da secretara municipal de Educação.  As três foram classificadas no Processo Seletivo Simplificado (Edital nº 001/2016).

As convocadas terão um prazo de três dias úteis para comparecer ao setor de recursos humanos da secretaria municipal de Administração (sede da Prefeitura de Santa Cruz),  21, 22 e 25 de setembro, no horário das 08h30 às 11h30 e das 14h às 17h, exceto na sexta-feira (22), quando o atendimento ao público acontece apenas das 8h30 às 11h30. O não comparecimento no prazo estipulado será considerado como desistência do candidato, na forma da Lei.

Mais informações no Edital de Convocação 009/2017 (CLIQUE AQUI)

FOTO-PROFESSOR

Foto: André Fotos

 

 

 

Última atualização em Terça, 26 September 2017 09:28

Educação: Prefeitura de Santa Cruz lança editais convocando aprovadas em processo seletivo para estágio remunerado

A Prefeitura de Santa Cruz lançou dois editais de convocação referente ao Processo Seletivo Simplificado (Edital nº 001/2017). DANIELA DO NASCIMENTO ARAÚJO e YANE SARA PONTES DA SILVA estão sendo convocadas para a efetivação no cargo de professor estagiário temporário, no âmbito da secretara municipal de Educação.

DANIELA DO NASCIMENTO ARAÚJO e YANE SARA PONTES DA SILVA devem comparecer à sede da secretaria municipal de Educação, na rua Antônio Henrique de Medeiros, nº 219, centro, Santa Cruz/RN (antigo PETI), no período de 15 a 18 de setembro de 2017, no horário das 08h às 12h e das 14h às 17h. O não comparecimento no prazo estipulado será considerado como desistência do candidato, na forma da Lei.

Mais informações no Edital de Convocação 004/2017 e no Edital de Convocação 005/2017.

FOTO-PROFESSOR

Foto: André  Fotos

 

 

Última atualização em Quinta, 21 September 2017 09:59

Prefeitura de Santa Cruz convoca aprovadas em processo seletivo da Educação para estágio remunerado

A Prefeitura de Santa Cruz está convocando ROSIMERE ANSELMO DA SILVA e IANE CRISTINA DA SILVA para a efetivação no cargo de professor estagiário temporário, no âmbito da secretara municipal de Educação. Ambas foram classificadas no Processo Seletivo Simplificado (Edital nº 001/2017).

ROSIMERE ANSELMO DA SILVA e IANE CRISTINA DA SILVA devem comparecer à sede da secretaria municipal de Educação, na rua Antônio Henrique de Medeiros, nº 219, centro, Santa Cruz/RN (antigo PETI), no período de 11 a 12 de setembro de 2017, no horário das 08h às 12h e das 14h às 17h. O não comparecimento no prazo estipulado será considerado como desistência do candidato, na forma da Lei.

Mais informações no Edital de Convocação 003/2017 (clique aqui)

FOTO-PROFESSOR

Foto: André Fotos

 

 

 

Última atualização em Quarta, 13 September 2017 16:20

Escolas fazem referência ao Setembro Cidadão durante Desfile Cívico e imagem de Santa RIta é iluminada em verde e amarelo em alusão ao movimento

A Prefeitura de Santa Cruz aderiu ao Setembro Cidadão e o Desfile Cívico desta quinta-feira (07), além de contar a história do município, foi marcado também pela alusão movimento, que faz parte das ações do Programa Brasileiro de Educação Cidadã (PROBEC), recém-implantado na capital do Trairi através da parceria com a gestão municipal.

Várias escolas municipais trouxeram em suas apresentações faixas e adereços que falavam do Setembro Cidadão, que busca promover um mês de discussão, eventos e de construções de conteúdos voltados para a formação cidadã. A temática é trabalhada por professores e alunos em sala de aula.

Ao anoitecer e ainda em meio ao desfile, a estátua de Santa Rita de Cássia foi iluminada em verde e amarelo também em alusão ao Setembro Cidadão.

Durante todo o Desfile Cívico, no palanque das autoridades, estava um dos idealizados do PROBEC, o juiz Jarbas Bezerra. Ele acompanhou todas as apresentações das escolas ao lado da Prefeita Fernanda Costa, do Deputado Tomba Farias, do Vice-prefeito Ivanildinho e de outras autoridades presentes.

Em entrevista concedida à Rádio Santa Cruz AM, o juiz Jarbas Bezerra fez elogios ao desfile das escolas, parabenizou a Prefeita Fernanda Costa pela adesão ao programa e afirmou que iluminar a imagem de Santa Rita em verde e amarelo era um sonho que já durava quatro anos, surgiu desde o início do programa. “Eu queria aqui parabenizar a prefeita (Fernanda Costa) porque a gente realizou um sonho que há quatro anos vínhamos tentando. No início da noite nos viramos e vimos a Santa, a maior imagem católica do Mundo, iluminada de verde e amarelo. Isso ai é o que a gente pode chamar de congraçamento do PROBEC, O programa está se consolidando e, aqui em Santa Cruz/RN, além de se consolidar, realizou o sonho da gente”, afirmou.

O Desfile Cívico de Santa Cruz/RN ainda contou com participação dos mascotes do PROBEC, Edu e Cidinha.

SETEMBRO-CIDADÃO-SITE

Fotos: Alex Santos

 

 

 

Última atualização em Segunda, 30 October 2017 18:10

Prefeitura de Santa Cruz convoca mais um aprovado em Processo Seletivo para cargo de professor temporário

A Prefeitura de Santa Cruz está convocando JAQUES DIÊGO MEDEIROS DA FONSECA para a efetivação no cargo de professor temporário, no âmbito da secretara municipal de Educação. O mesmo é um dos classificados no Processo Seletivo Simplificado (Edital nº 001/2016).

JAQUES DIÊGO MEDEIROS DA FONSECA terá um prazo de três dias úteis para comparecer ao setor de recursos humanos da secretaria municipal de Administração (sede da Prefeitura de Santa Cruz), 11 de agosto (das 8h30 às 11h30) e 14 e 15 de agosto, (das 08h30 às 11h30 e das 14h às 17h). O não comparecimento no prazo estipulado será considerado como desistência do candidato, na forma da Lei.

Mais informações no Edital 007/2017 (CLIQUE AQUI) 

FOTO-PROFESSOR

Foto: André Fotos

Última atualização em Terça, 15 August 2017 17:23

Processo Seletivo: Prefeitura de Santa Cruz convoca aprovada para cargo de professor temporário

A Prefeitura de Santa Cruz está convocando VIRGINIA SUELI DA SILVA para a efetivação no cargo de professor temporário, no âmbito da secretara municipal de Educação. A mesma é uma das classificadas no Processo Seletivo Simplificado (Edital nº 001/2016).

VIRGINIA SUELI DA SILVA deve comparecer à sede da secretaria municipal de Educação, na rua Antônio Henrique de Medeiros, nº 219, centro, Santa Cruz/RN (antigo PETI), no período de 07 a 09 de agosto de 2017, no horário das 08h30 às 11h30 e das 14h às 17h. O não comparecimento no prazo estipulado será considerado como desistência do candidato, na forma da Lei.

Mais informações no Edital 006/2017 (CLIQUE AQUI)

FOTO-PROFESSOR

Foto: André Fotos

Última atualização em Quinta, 10 August 2017 15:24

Censo Escolar 2017 comprova crescimento da rede municipal de ensino em Santa Cruz; número de matriculados é recorde

A rede municipal de ensino em Santa Cruz vem crescendo em vários aspectos, inclusive, na quantidade de alunos matriculados. É o que revela o Censo Escolar 2017, que aponta um número recorde de matriculas nas instituições de ensino sob a responsabilidade da Prefeitura, através da secretaria municipal de Educação, espalhadas pelas zonas urbana e rural.

Com o prazo encerrado para que todas as escolas do País pudessem informar os dados exigidos pela plataforma “Educacenso”, foi possível constatar que nas escolas da rede municipal da capital do Trairi estão matriculados 3.451 alunos, um número nunca atingido antes.

Os dados do Censo Escolar 2017 foram recebidos com muita comemoração pelos gestores da Educação, afinal, indicam que todo esforço que a gestão da Prefeita Fernanda Costa vem fazendo para reformar as escolas, oferecer uma merenda de qualidade, desenvolvimento de novos projetos, além do continuo planejamento pedagógico, vem dando resultados positivos.

A secretária de Educação de Santa Cruz, Suelen Bulhões, destacou a importância do Censo Escolar e falou dos números apresentados. “Essa é, sem dúvida, uma ferramenta importante e que serve para nortear os nossos planejamentos e nossas ações. Sem falar que os números que foram apresentados, um recorde em termos de matriculas, dão um respaldo importante ao trabalho que a atual gestão municipal vem realizando nas escolas do município, um trabalho de estruturação física, de planejamento pedagógico e de diálogo permanente entre professores, coordenadores e a comunidade escolar em geral, tudo com o objetivo de melhorar cada vez mais o ensino que é oferecido em nossas escolas”, ressaltou.

Segundo a secretaria municipal de Educação, a plataforma “Educacenso” será novamente aberta, no final deste mês de agosto. Desta vez, para a correção das principais inconsistências registradas pelo sistema, buscando minimizar os problemas na identificação dos estudantes.

ALUNOS-ESCOLAMUNICIPAL

Foto: André Fotos

 

 

 

 

Última atualização em Sexta, 27 October 2017 16:43

Processo Seletivo: Prefeitura de Santa Cruz convoca professora estagiaria; classificada deve se apresentar entre 26 e 28 de julho

A Prefeitura de Santa Cruz está convocando Andréa Kelly Gomes da Silva para a efetivação no cargo de professor estagiário temporário, no âmbito da secretara municipal de Educação. A mesma é uma das classificadas no Processo Seletivo Simplificado (Edital nº 001/2017).

Andréa Kelly Gomes da Silva deve comparecer à sede da secretaria municipal de Educação, na rua Antônio Henrique de Medeiros, nº 219, centro, Santa Cruz/RN (antigo PETI), no período de 26 a 28 de julho de 2017, no horário das 08h às 12h e das 14h às 17h. O não comparecimento no prazo estipulado será considerado como desistência do candidato, na forma da Lei.

Mais informações no Edital 002/2017 (clique aqui)

FOTO-PROFESSOR

Foto: André Fotos

Última atualização em Terça, 01 August 2017 16:26

Pagina 1 de 8

contracheque

Ir Para o Topo