Blog da Cidade de Santa Cruz

Notícias

Vigilância Sanitária de Santa Cruz inicia projeto em escolas que leva informações sobre hábitos saudáveis e que evitam o surgimento de doenças diarreicas

A Prefeitura de Santa Cruz, através da Vigilância Sanitária, deu início na última quarta-feira (11), a uma série de ações nas escolas municipais que objetivam o combate às doenças diarreicas, um dos principais problemas de saúde pública no Mundo e que estão diretamente relacionadas aos hábitos de higiene e de alimentação.

A primeira a receber os técnicos da Vigilância Sanitária foi a Escola Municipal Aluízio Bezerra, no bairro Paraíso. Na ocasião, os alunos receberam informações de como lavar corretamente as mãos, sobre o uso adequado do hipoclorito de sódio e de como devem ser consumidas as frutas e verduras. Participaram desta ação cerca de 30 alunos do quinto ano do ensino fundamental.

A atividade contou também com a apresentação de painéis de oficinas já realizadas no município: “mãos limpas, corpo saudável” e “conservando os alimentos: criando hábitos para o futuro”. Foram realizadas também atividades lúdicas e a produção de sanduíche saudável.

A Vigilância Sanitária continuará com esta ação e outras escolas do município também receberão, ao longo dos próximos dias, a visita dos técnicos da instituição.

VIGILANCIA-ESCOLA-001

VIGILANCIA-ESCOLA-002

VIGILANCIA-ESCOLA-003

 

Última atualização em Sexta, 13 July 2018 16:45

Prefeitura de Santa Cruz convoca candidata aprovada em processo de seleção do “Mais Alfabetização”

A Prefeitura de Santa Cruz divulgou edital convocando MARIA VALÉRIA FERREIRA DA SILVA, monitora aprovada no processo seletivo do programa “Mais Alfabetização”.

A candidata MARIA VALÉRIA FERREIRA DA SILVA terá dois dias úteis, 16 e 17 de julho de 2018, para comparecer à sede da secretaria municipal de Educação, no Centro Administrativo (antigo PETI), das 08h às 12h e das 14h às 17h.

CLIQUE AQUI para acessar o Edital de Convocação 003/2018

FOTO-PROFESSOR

Foto: André Fotos

 

 

 

Última atualização em Quinta, 12 July 2018 18:27

Santa Cruz enviará atletas para competição nacional de karatê em Belém/PA

Patrocinada pela Prefeitura, Santa Cruz enviará uma delegação com nove competidores para o Campeonato Nacional da Confederação de Karatê-Dô Tradicional Brasileira (CKTB). A competição acontece nos dias 20,21 e 22 de julho, em Belém/PA.

De acordo com o secretário de Esportes e Lazer de Santa Cruz, Jackson Jaedyson, esse será o terceiro ano consecutivo que atletas santa-cruzenses irão participar de uma das principais  competições da modalidade do país e com total apoio da Prefeitura de Santa Cruz, que inclui o custeio das despesas dos atletas com alimentação, hospedagem e parte dos custos da viagem.

A delegação santa-cruzense segue para a capital paraense na próxima terça-feira (17).

ATLETAS-KARATÊ-OK

 

Última atualização em Quarta, 11 July 2018 16:17

Horário de funcionamento de órgãos municipais é alterado em Santa Cruz nesta sexta-feira (06)

Em virtude da partida do Brasil contra a Bélgica, pelas quartas de final da Copa do Mundo, a Prefeitura de Santa Cruz comunica que o expediente nos órgãos da administração municipal será corrido nesta sexta-feira (06), até às 13 horas.

De acordo com a secretaria municipal de Administração, a exceção é para os serviços considerados essenciais.

SEDE-PREFEITURADESANTACRUZ-OK

Foto: André Fotos

 

 

Última atualização em Segunda, 09 July 2018 17:20

Prefeitura de Santa Cruz recupera estradas vicinais na zona rural do município

 Prefeitura de Santa Cruz, por meio da secretaria municipal de Agricultura, está realizando serviços de manutenção e recuperação de estradas vicinais e melhorando o acesso a várias comunidades rurais. Essa ação da gestão municipal já beneficiou centenas de famílias que vivem na zona rural.

De acordo com o secretário de Agricultura, Eduardo Medeiros, o trabalho de recuperação de estradas segue um cronograma e já atendeu os sítios “Pau de Leite”, “Catolé”, “Boqueirãozinho”, “Angicos”, “Pitomba” e “São Joaquim”. Outras comunidades também serão atendidas.

Cuidar das estradas que cortam as comunidades rurais tem impacto importante para produtores, moradores e alunos. É uma iniciativa que objetiva oferecer perfeitas condições de trafegabilidade, consequentemente, segurança e conforto para quem utiliza as estradas.

ESTRADAS-001

ESTRADAS-002

ESTRADAS-003

 

 

Última atualização em Quarta, 04 July 2018 18:05

Inauguração de nova creche atrai grande público e estrutura da unidade educacional chama atenção

A educação de Santa Cruz ganhou na noite desta terça-feira (03) um belo e moderno equipamento. A gestão da Prefeita Fernanda Costa inaugurou o Centro Municipal de Educação Infantil “Maria Gizalda Barbosa Lins”, a nova creche do bairro Maracujá.

A solenidade de entrega contou com as presenças de várias autoridades, entre elas, a Prefeita Fernanda Costa, o Deputado Estadual Tomba Farias, o pároco de Santa Rita de Cássia, Padre Vicente Fernandes, vereadores, secretários, além de familiares da homenageada Maria Gizalda Barbosa Lins (in memoriam).

O evento chamou atenção pela grande quantidade de populares. A expectativa para poder contemplar as modernas instalações da nova creche era grande entre os presentes. Depois do corte da fita e do descerramento da placa inaugural, todos puderam ver com os seus próprios olhos toda a estrutura que ficará a disposição da educação do município e que contribuirá na formação de várias crianças santa-cruzenses.

Construída numa área de 1.510,23 m², a nova creche conta com uma estrutura formada por fraldário lactário, secretaria, sala de reuniões, sala de professores, salas de aulas, berçários, copa, cozinha, despensa, vestiário, rouparia, refeitório, sala para direção, sanitários adultos e infantis, solário, almoxarifado, lavanderia, pátio coberto, hall e varanda.

O nome da nova unidade educacional é uma homenagem póstuma da gestão da Prefeita Fernanda Costa a educadora Maria Gizalda Barbosa Lins. Uma forma de reconhecimento de sua importante contribuição para o desenvolvimento da educação do município, nas várias funções que desempenhou durante sua trajetória profissional.

As aulas no recém-inaugurado Centro Municipal de Educação Infantil já começam nesta quarta-feira (04). Estão matriculadas na nova creche crianças dos bairros Maracujá, Miguel Pereira Maia, Nova Santa Cruz, Barro Vermelho e Conjunto Aluízio Bezerra.

INAUG.CRECHE-001

INAUG.CRECHE-002

INAUG.CRECHE-003

INAUG.CRECHE-004

INAUG.CRECHE-005

INAUG.CRECHE-006

INAUG.CRECHE-007

INAUG.CRECHE-008

Fotos: André Fotos

 

 

 

 

Última atualização em Quarta, 04 July 2018 00:13

Com clássicos da música nordestina, Banda de Música de Santa Cruz realiza com sucesso o primeiro “Concerto Junino”

A Banda Mestre João Roberto Paz e União, a Banda de Música de Santa Cruz, realizou o primeiro “Concerto Junino”. O evento aconteceu noite da última sexta-feira (29 de junho), na Praça Coronel Ezequiel Mergelino.

Como um repertório preparado especialmente para ocasião e repleto de clássicos nordestinos, a apresentação da banda regida pelo maestro Camilo Henrique proporcionou animação aos presentes e resgatou os ritmos das tradicionais festas juninas.

O maestro Camilo Henrique comentou sobre do evento e afirmou que os objetivos foram alcançados. “Muito obrigado a todos que puderam se fazer presente e prestigiar o nosso primeiro Concerto Junino. É uma proposta musical nova para a nossa cidade e que tivemos a oportunidade de ver que deu certo. Tivemos um público considerável e participativo. Famílias, casais, jovens e crianças. Para mim atingiu as expectativas. Mais agradeço, em nome de todos que fazem a banda, a Dra Fernanda pelo apoio que vem dando ao nosso trabalho, isso só nos dá mais vontade de trabalhar. Estou muito satisfeito com o resultado. Que venha o segundo”, afirmou.

CONCERTOJUNINA-001

CONCERTOJUNINA-002

CONCERTOJUNINA-003

Fotos: André Fotos

 

Última atualização em Quarta, 11 July 2018 16:14

Santa Cruz sedia neste domingo (01) 4ª edição da Maratona de Mountain Bike RN 100

Santa Cruz receberá no próximo domingo (01 de julho), por mais um ano, a Maratona de Mountain Bike RN 100, em sua 4ª edição. A prova é uma das maiores da modalidade do Estado e acontece na capital do Trairi com total apoio logístico da Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Esportes e Lazer.

Com largada prevista para as 8h, de frente ao Estádio Iberezão, a prova reunirá 280 ciclistas, divididos em 140 duplas. São duas categorias, Sport e Pro, e competidores potiguares, inclusive de Santa Cruz, paraibanos, pernambucanos, cearenses e goianos. Participam da prova também ciclistas mulheres, com várias duplas mistas e femininas.

Na opinião do secretário de Esportes e Lazer de Santa Cruz, Jackson Jaedyson, esse é um evento que gera muitos benefícios para a cidade. “Sediar uma competição como essa  beneficia as pousadas e hotéis, restaurantes, no aspecto econômico, além da chance dada aos santa-cruzenses de acompanhar de perto uma disputa com atletas de ponta em uma competição de altíssimo nível”, ressaltou.

A prova do RN 100 em Santa Cruz tem dois diferentes percursos, um de 50km e o desafio maior com 90km. Os atletas irão percorrer trilhas e estradas do município de Santa Cruz e também de São Tomé, Sitio Novo e Lajes Pintadas.

RN100-SANTACRUZ

Foto: RN Crono

 

Última atualização em Segunda, 02 July 2018 15:44

Prefeitura de Santa Cruz divulga novo edital convocando aprovados em seleção do “Novo Mais Educação”

A Prefeitura de Santa Cruz divulgou um novo edital convocando candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado nº 003/2018 para atuarem no programa “Novo Mais Educação”. Estão sendo convocados profissionais para as funções de mediadores de aprendizagem e facilitadores em informática, judô, dança e futsal.

De acordo com o Edital de Convocação 002/2018, os convocados terão três dias úteis (02, 03 e 04 de julho) para comparecer à secretaria municipal de Educação, situada no Centro Administrativo (antigo PETI), na Rua Antônio Henrique de Medeiros, nº 219, centro, Santa Cruz/RN, no horário das 08h às 12h e das 14h às 17 horas. O não comparecimento no prazo estipulado será considerado como desistência dos candidatos, na forma da Lei.

CLIQUE AQUI e acesse o Edital de Convocação com a lista completa dos convocados.

CRIANÇAS-NA-ESCOLA

Foto: André Fotos

 

 

Última atualização em Quinta, 05 July 2018 23:54

Prefeitura de Santa Cruz inaugura na próxima terça-feira (03) nova creche do Maracujá

A Prefeitura de Santa Cruz marcou para a próxima terça-feira (03) a inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil Maria Gizalda Barbosa Lins, nova creche do Maracujá. A solenidade está prevista para ser iniciada a partir das 19 horas.

O nome escolhido para a nova e moderna unidade educacional é uma homenagem póstuma da gestão da Prefeita Fernanda Costa a educadora Maria Gizalda Barbosa Lins. Uma forma de reconhecimento de sua importante contribuição para o desenvolvimento da educação do município, nas várias funções que desempenhou durante sua trajetória profissional.

A inauguração contará com as presenças da Prefeita Fernanda Costa e outras autoridades locais.

creche-maracujá

Foto: André Fotos

 

 

Última atualização em Quarta, 04 July 2018 00:14

Prefeitura de Santa Cruz abre vagas para crianças de 1 ano de idade na nova creche do Maracujá

A secretaria municipal de Educação de Santa Cruz informa que há vagas disponíveis para crianças com 1 ano de idade na nova creche do bairro Maracujá e que pais ou responsáveis têm dois dias para realizar a matricula, quinta e sexta-feira (28 e 29 de junho).

No total, estão sendo disponibilizadas 64 vagas para o chamado “estágio 1” (crianças de 1 ano), divididas em dois turnos, matutino e vespertino.

As matriculas podem ser feitas na sede da secretaria municipal de Educação de Santa Cruz, na Rua Antônio Henrique de Medeiros, no Centro Administrativo (antigo PETI), no horário das 08h às 12h e das 14h às 17 horas.

Para a efetivação da matricula é necessário apresentar documentos da criança (Certidão de Nascimento, carteira de vacina, RG e CPF se tiver, uma foto 3x4, atestado de intolerância à lactose ou glúten, declaração escolar e informar peso e medida) e documentos dos pais ou responsáveis (RG, CPF e Título de Eleitor, comprovante de residência, cartão do Bolsa Família, e cartão do SUS).

CRIANÇAS-NA-CRECHE

Foto: Alex Santos

 

De acordo com Prefeitura de Santa Cruz, a obra da nova creche do Maracujá será inaugurada em poucos dias e logo as aulas serão iniciadas.

 

 

Última atualização em Sexta, 29 June 2018 19:37

Prefeitura de Santa Cruz convoca aprovados em seleção do “Novo Mais Educação”

A Prefeitura de Santa Cruz está convocando candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado nº 003/2018 para atuarem no programa “Novo Mais Educação”. Estão sendo convocados profissionais para as funções de mediadores de aprendizagem e facilitadores em informática, dança, futsal e futebol de campo.

De acordo com o Edital de Convocação 001/2018, os convocados terão dois dias úteis, 25 e 26 de junho, para comparecer à secretaria municipal de Educação, situada no Centro Administrativo (antigo PETI), na Rua Antônio Henrique de Medeiros, nº 219, centro, Santa Cruz/RN, no horário das 08h às 12h e das 14h às 17 horas. O não comparecimento no prazo estipulado será considerado como desistência dos candidatos, na forma da Lei.

CLIQUE AQUI e acesse o Edital de Convocação com a lista completa dos convocados.

CRIANÇAS-NA-ESCOLA

Foto: André Fotos

 

Última atualização em Quarta, 27 June 2018 09:57

Alunos de medicina do curso multicampi da UFRN encerram módulo de vivência em Santa Cruz e elogiam atenção básica do município

Encerrado o módulo de Vivência Integrada na Comunidade, alunos do curso de medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tiveram nesta segunda-feira (18) um encontro com representantes da Prefeitura de Santa Cruz para avaliar o período em que estiveram utilizando a estrutura da atenção básica e demais serviços de saúde do município para o desenvolvimento das atividades que fazem parte do processo de formação acadêmica. Não faltaram elogios para a estrutura santa-cruzense.

Realizando atividades em Santa Cruz desde 2015, Júlio César Duarte, estudante do 8º período do curso de medicina, ao relatar experiências vivenciadas no município, fez questão de destacar o empenho dos profissionais e a execução de forma eficiente dos programas de saúde voltadas para a população.

Júlio César, que também já desenvolveu atividades acadêmicas em Caicó e Currais Novos, municípios que também integram a estrutura do curso multicampi da UFRN, destacou a eficiência da atenção básica de Santa Cruz. “O que eu tenho a dizer daqui é o quanto a atenção básica é bem forte. A gente ver, mesmo com as dificuldades que a gente encontra no caminho, acho que, de maneira geral, ela funciona”, afirmou.

André Matheus de Souza, também do 8º período do curso de medicina, escolheu Santa Cruz como módulo de vivência, a principio, pela proximidade de Natal, onde reside, mas afirmou que se surpreendeu com o que encontrou na capital do Trairi. “Me surpreendi bastante pela qualidade do serviço de saúde aqui oferecido. Dá pra ver que tudo funciona de maneira bem harmoniosa. Um modelo a ser seguido”, ressaltou.

Ao longo dos últimos três anos e meio, um mês por cada semestre, os alunos do curso de medicina puderam conviver com a rotina diária dos serviços que são oferecidos para a população santa-cruzense, vivenciando o dia a dia nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e também perpassando por outros serviços da rede de saúde, como CAPS, CER e HORAB e da rede de assistência social, como CREAS e CRAS.

Para a secretária municipal de Saúde de Santa Cruz, Myllena Ferreira, poder contribuir com estrutura da rede de saúde do município para ajudar na formação de futuros profissionais é muito gratificante. “Esse é um modelo de formação importante e inovador, que possibilita que os estudantes de medicina vivenciem situações práticas dentro da realidade dos serviços públicos de saúde, desde o início do curso. O que possibilita a formação de um médico mais ciente e interessado pela realidade social e de saúde da população do interior. E saber que a Prefeitura de Santa Cruz tem dado uma importante contribuição para formar esses futuros médicos, é muito gratificante para todos que fazem a gestão da Saúde no nosso município”, disse.

A prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa, que também é médica, falou do sentimento em poder contribuir na formação de novos profissionais e pelo reconhecimento aos serviços prestados à população. “Como gestora, é muito gratificante ter o reconhecimento aos nossos serviços em saúde, uma área que recebe uma atenção muito especial de nossa administração. Como médica, sei o que representa essa fase do curso de medicina para esses estudantes, o quão é importante essa vivência para esses alunos. Poder contribuir com essa formação e ter esse retorno positivo nos deixa muito felizes e com a certeza de que estamos no caminho certo”, concluiu.

ALUNOS-MEDICINA-001

ALUNOS-MEDICINA-002

ALUNOS-MEDICINA-003

Fotos: Secretaria Municipal de Saúde

Última atualização em Quarta, 04 July 2018 17:47

Com partida do Brasil na Copa do Mundo pela manhã, Prefeitura de Santa Cruz decreta ponto facultativo em órgãos municipais na próxima sexta-feira (22)

Para possibilitar que todos possam acompanhar o próximo jogo do Brasil contra a Costa Rica pela Copa do Mundo de futebol, que terá início às 9h, a Prefeitura de Santa Cruz decretou ponto facultativo na próxima sexta-feira (22) no âmbito da administração municipal.

O decreto municipal tem como exceção os serviços públicos municipais considerados essenciais como, por exemplo, os de saúde, limpeza pública e assistência social.

De acordo com a secretaria municipal de Administração, na terceira partida da primeira fase, no duelo entre Brasil x Sérvia, no dia 27 de junho, haverá expediente corrido até às 12 horas.

SEDE-PREFEITURADESANTACRUZ-OK

Foto: André Fotos

 

Última atualização em Quarta, 27 June 2018 09:57

Sexta edição do “São João na Terra da Santa” é marcada pela beleza das quadrilhas juninas locais, ginásio cheio e muita animação

O “São João na Terra da Santa”, encerrado na última sexta-feira (15), teve quadrilhas juninas, apresentações culturais, barracas com comidas típicas e muita animação. Essa foi a sexta edição do evento, organizado pela Prefeitura de Santa Cruz com o objetivo de resgatar as tradições juninas no município.

Na quinta-feira (14), primeiro de apresentações, a programação contou com a participação das escolas municipais. Já na sexta-feira (15), foi a vez das quadrilhas de bairro

Com a Vila de Todos em obra, o local escolhido esse ano para receber o evento foi o Ginásio Marcílio Furtado, que recebeu grande público nos dois dias de apresentações.

A gestão de Prefeita Fernanda Costa, além de organizar o “São João na Terra da Santa” e possibilitar que os grupos locais se apresentem, destinou, por mais um ano, um incentivo financeiro, por meio de edital, para as quadrilhas juninas locais desenvolverem suas atividades durante o período das festas juninas. Oito grupos atenderam aos critérios estabelecidos e foram beneficiados.

SÃOJOÃONATERRADASANTA-SEXTA-001

SÃOJOÃONATERRADASANTA-SEXTA-002

SÃOJOÃONATERRADASANTA-SEXTA-003

SÃOJOÃONATERRADASANTA-SEXTA-004

SÃOJOÃONATERRADASANTA-SEXTA-005

SÃOJOÃONATERRADASANTA-SEXTA-006

Fotos: André Fotos 

Última atualização em Sexta, 29 June 2018 17:29

Gestão da Prefeita Fernanda Costa atinge a marca de nove unidades de ensino recuperadas na zona rural

A Prefeita Fernanda Costa inaugurou, na tarde da última sexta-feira (15), os serviços de reforma da Escola Municipal Maria Augusta de Araújo (Unidade XV), localizada no Sítio Volta, zona rural de Santa Cruz. Essa foi a nona unidade escolar da zona rural de Santa Cruz recuperada com recursos próprios da Prefeitura.

A escola teve a sua parte física completamente recuperada, ganhou nova mobília e foi adaptada para garantir melhor acessibilidade.

Além da prefeita de Santa Cruz, prestigiaram a inauguração o Deputado Estadual Tomba Farias, o Vice-prefeito Ivanildo Ferreira, vereadores, secretários e colaboradores da administração municipal, além de moradores das várias comunidades rurais atendidas pela unidade educacional.

Em sua fala, a Prefeita Fernanda Costa ressaltou a qualidade da obra, disse que cada detalhe foi pensando com muito carinho e concluiu dizendo: “Isso nos dá o conforto e a certeza que estamos caminhando, estamos no caminho certo. Estamos conseguindo cumprir os compromissos que assumimos com vocês”, concluiu.

Com cerca de 50 alunos matriculados, a Escola Municipal Maria Augusta de Araújo oferece ensinos infantil e fundamental, além de trabalhar também com o Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

INAUGURAÇÃO-ESCOLA-01

INAUGURAÇÃO-ESCOLA-001

INAUGURAÇÃO-ESCOLA-002

INAUGURAÇÃO-ESCOLA-003

INAUGURAÇÃO-ESCOLA-004

INAUGURAÇÃO-ESCOLA-005

INAUGURAÇÃO-ESCOLA-06

Fotos: Alex Santos

 

Última atualização em Sexta, 13 July 2018 16:46

Pagina 1 de 105

contracheque

Ir Para o Topo