Blog da Cidade de Santa Cruz

Notícias

Prefeitura de Santa Cruz conclui mais edição do Fest Frango com avaliação positiva dos três dias de programação

A Prefeitura de Santa Cruz realizou no último fim de semana a VI edição da Feira de Avicultura do Trairi (Fest Frango). O evento, mais uma vez, foi sucesso absoluto e aconteceu de 29 de novembro a 1º de dezembro.

Criado para fomentar a avicultura, uma das principais atividades econômicas do município, o evento contou em sua programação com o Seminário de Avicultura do Trairi, realizado na última sexta-feira (30) no Instituto Cônego Monte e que abordou questões técnicas da atividade, e também teve a sua programação na Praça da Matriz, durante os três dias, com atrações musicais, feira de artesanato, atividades para as crianças e o Festival Gastronômico, uma das principais atrações do Fest Frango.

A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Santa Cruz, Marcela Pessoa, ressaltou o crescimento do evento e sua consolidação. “Terminamos mais um edição, a VI edição do Fest Frango, graças a Deus um sucesso absoluto. O nosso Festival Gastronômico registrou recorde de venda de pratos. A população nos prestigiou, participou do evento nos três dias e, é uma alegria, a certeza da consolidação de um evento que é tão bem planejado com os nossos parceiros”, afirmou.

VI edição da Feira de Avicultura do Trairi (Fest Frango) foi realizada através de emenda parlamentar do Deputado Estadual Tomba Farias, por meio do Governo do Estado/EMPROTUR, e as parcerias com Guaraves Alimentos, escritório regional do Sebrae/RN e Abrasel. 

FEST2018-0001

FEST2018-0002

FEST2018-0003

FEST2018-0004

FEST2018-0005

FEST2018-0006

FEST2018-0007

FEST2018-0008

Fotos: André Fotos

 

Última atualização em Segunda, 03 December 2018 16:12

Prefeitura de Santa Cruz começa sexta-feira (30) pagamento da folha de novembro nesta

A Prefeitura de Santa Cruz começa nesta sexta-feira (30) o pagamento dos servidores municipais referente ao mês de novembro. A Informação foi confirmada pela secretaria municipal de Finanças.

Nesta sexta-feira (30), primeiro dia de pagamento, recebem os servidores da Educação (FUNDEB 40%), da Assistência Social (Conselho Tutelar, CRAS, CREAS, Bolsa Família, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos –SCFV), além de servidores das demais secretarias,  com exceção dos da Saúde.

Na próxima segunda-feira (03 de dezembro), o cronograma de pagamento segue para os servidores da Saúde, inclusive os dos programas ligados à pasta (ESF, PACS, Saúde Bucal, Agentes de Endemias, NASF, CAPS e CER). Na terça-feira (04), a Prefeitura de Santa Cruz conclui a folha do mês pagando os salários dos professores dos ensinos infantil e fundamental.

O valor líquido da folha do mês de novembro é de 2.010.903,00 (dois milhões dez mil novecentos e três reais).

SEDE-PREFEITURADESANTACRUZ-OK

Foto: André Fotos

 

Última atualização em Quinta, 29 November 2018 17:00

Começa nesta quinta-feira (29) a VI edição do Fest Frango; evento terá três dias de programação

Com o objetivo de fomentar a avicultura no município, começa nesta quinta-feira (29) a VI edição da Feira de Avicultura do Trairi (Fest Frango). O evento acontece em três dias (29 e 30 de novembro e 1º de dezembro) com programação que contempla a parte técnica e que oferece também entretenimento para a população.

Em uma estrutura montada no Pátio da Matriz, o Fest Frango 2018 terá feira de artesanato, atividades recreativas para crianças, shows musicais e o Festival Gastronômico, que reunirá oito restaurantes locais servindo pratos especiais, preparados à base de frango, e comercializados ao preço popular de R$ 10,00.

Na parte técnica, acontece na próxima sexta-feira (30 de novembro) o VI Seminário de Avicultura do Trairi. O evento acontece no auditório do Instituto Cônego Monte, a partir das 7h, e terá três importantes palestras que abordarão temas relacionados à avicultura.

VI edição da Feira de Avicultura do Trairi (Fest Frango) é uma realização da Prefeitura de Santa Cruz, com patrocínio do Governo do Estado, através da EMPROTUR, e a parceria com o Sebrae e Abrasel.

FESTFRANGO-OK-2

Foto: André Fotos

 

Última atualização em Segunda, 03 December 2018 16:12

Santa Cruz completa 104 anos na próxima sexta-feira (30 de novembro), feriado municipal

Santa Cruz/RN completa, na próxima sexta-feira (30 de novembro), 104 anos de elevação de município para a categoria de cidade, isso aconteceu através da lei nº 372 de 30 de novembro de 1914, sancionada por Joaquim Ferreira Chaves. No aniversário da capital do Trairi é feriado municipal e muitos serviços não funcionarão, igualmente aos feriados estaduais e nacionais.

Nos últimos anos uma dúvida surgiu quanto a real data de aniversário da cidade e qual a diferença de aniversário para emancipação politica. Estamos falando do “30 de novembro” e “11 de dezembro”.

Professor e historiador, Edgar Santos, pesquisou e encontrou a resposta. Segundo ele, no dia 30 de novembro de1914, Santa Cruz recebia o título honorífico de cidade. Anos antes, em 11 de dezembro 1876, a lei nº 777, sancionada por Dr. Antônio Passos de Miranda, desmembrou Santa Cruz/RN de São José de Mipibú/RN lhe dando autonomia administrativa, política e jurídica. Edgar Santos explicou que, por muitos anos, se comemorou, de forma equivocada, a emancipação politica de Santa Cruz/RN.

São dois momentos distintos, porém, igualmente importantes para história da capital do Trairi. 104 anos de aniversário da cidade de Santa Cruz que serão comemorados nesta sexta-feira (30) e no próximo dia 11 dezembro, 142 anos de Emancipação Política.

SANTACRUZ-VISTAPARCIAL

Foto: Alex Santos

 

Última atualização em Quarta, 28 November 2018 16:24

V Seminário de Turismo reúne empresário locais, lota teatro e apresenta experiências de empreendedorismo digital

Com grande público no Teatro Municipal Candinha Bezerra, foi realizado na noite desta quarta-feira (28) o V Seminário de Turismo de Santa Cruz. Com o tema “Empreendedorismo digital, um novo olhar para o Turismo”, o evento contou com duas grandes palestras e foi considerado sucesso absoluto.

O seminário foi promovido pela Prefeitura de Santa Cruz, escritório regional do Sebrae/RN e Paróquia de Santa Rita de Cássia.

A programação foi iniciada com a palestra de Marta Poggi sobre “Turismo digital, como embarcar nessa era”, mostrando para os empresários presentes formas de se trabalhar o marketing utilizando todo o potencial da internet. 

O momento mais esperado da noite era a palestra do escritor e poeta Bráulio Bessa, com o tema “A arte de empreender”. O palestrante contou um pouco da sua vida, da importância de aproveitar as oportunidades e de como os meios digitais lhe ajudaram na propagação do seu trabalho. Bráulio Bessa, em vários momentos de sua explanação, ressaltou tambéma a necessidade de se valorizar cada vez mais o movimento que ele representa, o da cultura popular nordestina.

“A nossa avaliação é a melhor possível, superou todas as nossas expectativas. As pessoas que vieram prestigiar o nosso evento saíram satisfeitas com as palestras desta noite. É um evento que nessas cinco edições já realizadas tem apresentado temáticas variadas de fortalecimento da nossa economia com um olhar para o nosso turismo religioso e a cada ano o público vem aumentando e o seminário crescendo”, afirmou a secretária municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Santa Cruz, Marcela Pessoa.

O Seminário de Turismo é um evento gratuito, desenvolvido para fortalecer a atividade turística no município.

SEMINARIOTURISMO2018-0001

SEMINARIOTURISMO2018-0008

SEMINARIOTURISMO2018-0009

SEMINARIOTURISMO2018-0010

SEMINARIOTURISMO2018-0002

SEMINARIOTURISMO2018-0003

SEMINARIOTURISMO2018-0004

SEMINARIOTURISMO2018-0005

SEMINARIOTURISMO2018-0006

SEMINARIOTURISMO2018-0007

Fotos: André Fotos

 

Última atualização em Quarta, 28 November 2018 15:25

Com inscrições esgotadas, acontece hoje à noite o V Seminário de Turismo de Santa Cruz

Com o objetivo de fortalecer a atividade turística, a Prefeitura de Santa Cruz, o escritório regional do Sebrae/RN e da Paróquia de Santa Rita de Cássia promovem hoje (27) a V edição do Seminário de Turismo do Município, com o tema: “Empreendedorismo digital, um novo olhar para o Turismo”. 

O evento será realizado no teatro municipal Candinha Bezerra, a partir das 19h, com as palestras de Marta Poggi sobre “Turismo digital, com embarcar nessa era” e de Bráulio Bessa sobre “A arte de empreender”.

O evento é gratuito, porém, todas as inscrições foram feitas previamente e não há mais ingressos disponíveis. O Seminário de Turismo do Município terá teatro completamente lotado hoje à noite.

SEMINÁRIOTURISMO-001

 

 

Última atualização em Quarta, 28 November 2018 14:51

Maestro Camilo Henrique participa da I Bienal da Funarte e ajuda a formular diretrizes de fortalecimento do movimento de bandas de música

O maestro Camilo Henrique, responsável pela Filarmônica João Roberto Paz e União (Banda de Música de Santa Cruz), representou Santa Cruz na I Bienal Funarte de Bandas de Música. Promovido pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), o evento aconteceu em Mogi das Cruzes, interior do estado de São Paulo, de quarta-feira (21) até sexta-feira (23).

A Bienal Funarte de Bandas de Música faz parte das ações do Projeto Bandas de Música e teve o objetivo de estimular uma rede de comunicação entre regentes, compositores, arranjadores e apoiadores do movimento de desenvolvimento da banda de música como fator de transformação social e cultural.

O evento possibilitou que os participantes compartilhassem suas experiências com banda de música em suas respectivas regiões e as debatessem em grupo. O mastro Camilo Henrique participou, no segundo dia do evento, de um dos debates da bienal, que teve como tema: “O papel das bandas na sociedade atual”. Em sua fala, o maestro santa-cruzense destacou a Lei 711/2016, aprovada pela Prefeita Fernanda Costa, e que reconhece a banda de música como patrimônio histórico e imaterial do município e ressaltou o importante papel social que ela tem em Santa Cruz.

O maestro Camilo Henrique também participou de um grupo de trabalho, formado por representantes de vários estados, que definiu diretrizes para serem encaminhadas para a Funarte. Entre elas, a criação de uma associação nacional de bandas e a criação de uma rede de informação para que assuntos relacionados às bandas, como leis de incentivo e de politicas públicas, possam ser acessados e compartilhados mais facilmente.

“Diante de tudo que ouvimos, conseguimos colher muitas coisas boas. Voltamos para Santa Cruz cheios de ideias para fortalecer cada vez mais o trabalho que é desenvolvido na nossa cidade relacionado ao movimento de banda de música”, afirmou Camilo Henrique.

A participação do maestro Camilo Henrique na I Bienal Funarte de Bandas de Música foi viabilizada por meio da parceria entre a Funarte e Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Assistência Social.

MAESTROCAMILO-0001

 

Última atualização em Quinta, 29 November 2018 16:50

Santa Cruz Sub 17 estreia com vitória na Copa Jaçanã de Futebol

A capital do Trairi está representada na Copa Jaçanã de Futebol. A Seleção de Santa de Cruz Sub 17 participa de competição e estreou vencendo no último sábado (17) a representação de São Bento Trairi, por 1 x 0.

Para viabilizar a participação na competição, o time santa-cruzense conta com o total apoio da Prefeitura de Santa Cruz, por meio da secretaria municipal de Esportes e Lazer.

A Seleção de Santa Cruz faz parte do Grupo B da competição composto por HS Cuité/PB, Picuí/PB, HS Pocinho, além do adversário da estreia, a Seleção de São Bento.

Com cinco times em cada grupo, a cada rodada uma agremiação folga. Caso da Seleção de Santa Cruz, que só voltará a campo no próximo dia 15 de dezembro contra o HS Pocinho. Vale ressaltar que todas as partidas da competição estão previstas para serem disputas no estádio municipal de Jaçanã.

SEL.SANTACRUZ-SUB17

 

Última atualização em Quarta, 28 November 2018 16:25

Limpeza pública de Santa Cruz ganha o reforço de dois novos caminhões compactadores de lixo e uma caçamba

Novos veículos que serão utilizados na limpeza pública foram entregues nesta quarta-feira (21) pela Prefeitura de Santa Cruz. São dois caminhões compactadores de lixo, além de uma caçamba.

Os três veículos foram adquiridos com recursos oriundos de emendar parlamentar do senador José Agripino (DEM).

Os dois caminhões compactadores e a caçamba reforçarão os serviços realizados pela secretaria municipal de Transportes e Obras Públicas, como ressalta o titular da pasta, Francisco Nogueira. “São dois carros compactadores que vão ajudar a melhorar o nosso serviço de coleta de lixo domiciliar, além da caçamba que também será utilizada nos serviços de limpeza pública, principalmente na retirada de entulhos em áreas urbanas”, afirmou.

Os novos equipamentos adquiridos pela gestão municipal foram apresentadas à população no final da tarde desta quarta-feira (21).

NOVOSVEICULOS-001

NOVOSVEICULOS-002

Foto: André Fotos

 

 

Última atualização em Quarta, 21 November 2018 23:35

Conferência debate políticas públicas voltadas para direitos de crianças e adolescentes e define representantes de Santa Cruz para a etapa estadual do evento

Santa Cruz teve nesta terça-feira (20) a VI edição da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento aconteceu no auditório do Senai e promoveu debates em torno do tema “proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências”.

Preparada pela secretaria municipal de Assistência Social e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), a conferência teve em sua programação palestras, discussões em grupo sobre propostas e debates sobre a temática do encontro. Além disso, também foram escolhidos os delegados que participarão da etapa estadual da conferência.

Estiveram presentes profissionais que atuam em órgãos da administração municipal, de instituições que desenvolvem atividades com crianças e adolescentes e representantes da sociedade civil organizada.  

A conferência foi mais uma etapa importante das ações que a gestão municipal vem desenvolvendo para fortalecer as politicas públicas voltadas para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes santa-cruzenses. 

CONF.CRIANÇASEADOLESCENTE-001

CONF.CRIANÇASEADOLESCENTE-002

CONF.CRIANÇASEADOLESCENTE-003

CONF.CRIANÇASEADOLESCENTE-004

Fotos: André Fotos

 

Última atualização em Quarta, 28 November 2018 19:51

Comunidades rurais recebem oficinas que integram programação do Fest Frango 2018

A Prefeitura de Santa Cruz iniciou nesta terça-feira (20) a parte técnica da programação da VI Feira de Avicultura do Trairi (Fest Frango). Na semana que antecede o evento, comunidades do município são contempladas com oficinas que tratam de técnicas de produção e comercialização de aves.

As oficinas são ministradas por técnicos do escritório regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RN) e a cada ano abordam um assunto especifico. Nesta edição do Fest Frango as oficinas realizadas com moradores de várias comunidades rurais tratam do tema: “Vender para o Governo no Campo”.

Neste terça-feira (20) foi realizada oficinas com as horteiras e no Sítio Volta, para os moradores da comunidade e adjacências. Nesta quarta (21) e quinta-feira (22) a série de oficinas continua, outro grupo de horteiras terá a oportunidade de participar, além dos moradores do Assentamento Santa Rita e adjacências e do Sítio Umbu e adjacências.

A parte técnica do Fest Frango 2018 ainda terá no próximo dia 30 de novembro o Seminário de Avicultura.

OFICINA-0001

OFICINA-0002

OFICINA-0003

 

Última atualização em Terça, 27 November 2018 09:40

Com foco em hábitos saudáveis, Prefeitura de Santa Cruz promove II SPA Comunitário para mulheres assistidas pela atenção básica do município

A Prefeitura de Santa Cruz, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), está realizando a segunda edição do SPA Comunitário. O projeto reúne mulheres do município, de 18 a 59 anos de idade e assistidas pela atenção básica, e busca conscientiza-las da importância da prática de exercícios físicos regulares e de bons hábitos alimentares para combater a obesidade, hipertensão arterial, diabetes, dentre outras doenças crônicas, para uma vida mais saudável.

As atividades do II SPA foram iniciadas nesta segunda-feira (19) e seguem até a próxima sexta-feira (23). Todas as 18 participantes estão confinadas nas dependências do Centro de Treinamento (CT), onde realizam refeições orientadas e controladas e seguem um cronograma de exercícios físicos, práticas integrativas e complementares (Auriculoterapia, relaxamento e dança circular), além de orientações preventivas e promocionais. Dentre as atividades propostas estão caminhadas no Estádio Iberezão, hidroginástica no Clube Municipal Juvenal Pé de Copa e musculação na academia do CT.

De acordo com o coordenador do NASF, Franklin Bulhões, que também está como educador físico e responsável por boa parte do cronograma de atividades físicos do SPA, o trabalho que é feito com as participantes é coletivo e, quando necessário, individualizado. Segundo ele, cada uma apresenta uma necessidade específica, mas o principal objetivo é proporcionar, a partir do SPA, a adoção de hábitos na rotina de diária dessas mulheres que resultem em uma melhor qualidade de vida, como a prática de atividades físicas e uma reeducação alimentar.

SPA-001

SPA-002

SPA-003

 

Última atualização em Segunda, 26 November 2018 19:05

Municipal de natação realizado pela gestão municipal reúne atletas de quatro categorias

Santa Cruz teve a sua terceira edição do Campeonato Municipal de Natação. Promovida pela Prefeitura, através da secretaria municipal de Esportes e Lazer, a competição teve suas provas realizadas na manhã do último domingo (18), na piscina principal do Clube Municipal Juvenal Pé de Copa.

A edição deste ano reuniu mais de 20 competidores, distribuídas nas categorias mirim, infantil, juvenil e adulto.

“Essa foi mais uma competição que fez parte do nosso calendário anual e que serve de incentivo para atrair cada vez mais praticantes para essa modalidade esportiva. Sabemos dos benefícios que a natação traz para pessoas de todas as idades, fomentar esse esporte é um dos nossos objetivos, além da socialização entre os atletas através de uma saudável disputa”, ressaltou o secretário municipal de Esportes e Lazer de Santa Cruz, Jackson Jaedyson.

CAMP.NATAÇÃO-0001

CAMP.NATAÇÃO-0002

CAMP.NATAÇÃO-0003

CAMP.NATAÇÃO-0004

 

 

Última atualização em Quarta, 21 November 2018 23:33

Maestro Camilo Henrique representa Santa Cruz na I Bienal Funarte de Bandas de Música

A cidade de Santa Cruz estará representada pelo maestro Camilo Henrique, responsável pela Filarmônica João Roberto Paz e União (Banda de Música de Santa Cruz), em evento promovido pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), a I Bienal Funarte de Bandas de Música, que acontece a partir desta quarta-feira (21) e segue até a próxima sexta-feira (23), em Mogi das Cruzes, interior do estado de São Paulo.

A Bienal Funarte de Bandas de Música faz parte das ações do Projeto Bandas de Música e tem o objetivo de estimular uma rede de comunicação entre regentes, compositores, arranjadores e apoiadores do movimento de desenvolvimento da banda de música como fator de transformação social e cultural. A Bienal conta em sua programação com a participação de expoentes no universo das bandas de música e bandas sinfônicas do Brasil e América Latina, bem como o envolvimento direto de gestores, produtores, educadores musicais, instituições culturais, maestros, compositores e instrumentistas de reconhecimento mundial, todos com o interesse focado no desenvolvimento sócio-cultural, artístico e educacional das bandas de músicas e de seu universo de colaboradores.

A participação do maestro Camilo Henrique na I Bienal Funarte de Bandas de Música foi viabilizada por meio da parceria entre a Funarte e Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Assistência Social.

FOTO-CAMILO

 

 

Última atualização em Quinta, 22 November 2018 18:03

Conferência discutirá na próxima terça-feira (20) direitos de crianças e adolescentes santa-cruzenses

Santa Cruz terá na próxima terça-feira, 20 de novembro, a sua VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento será realizado no auditório do Senai, no bairro Paraíso, a partir das 8 horas.

Promovida pela Prefeitura de Santa Cruz, por meio da secretaria municipal de Assistência Social e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), a conferência terá palestras, discussões em grupo sobre propostas a serem apresentadas e debates em torno do tema “Proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências”.

Qualquer pessoa interessada na defesa e garantia de direitos da criança e do adolescente pode participar da conferência, que também definir representantes para apresentar as principais propostas elaboradas na conferência estadual, que acontece no próximo ano.

FOTO-CONFERENCIA-001

FOTO-CONFERENCIA-002

 

Última atualização em Terça, 20 November 2018 22:19

Prefeita Fernanda Costa decreta ponto facultativo nesta sexta-feira (16 de novembro)

A prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa, decretou ponto facultativo na próxima sexta-feira, 16 de novembro, no âmbito da administração municipal. A medida acompanha a decisão do Governo do Estado, que também decretou ponto facultativo.

O decreto municipal tem como exceção os serviços públicos municipais considerados essenciais como, por exemplo, os de saúde, limpeza pública e assistência social.

SEDE-PREFEITURADESANTACRUZ-OK

 

Última atualização em Terça, 20 November 2018 18:46

Pagina 1 de 110

Ir Para o Topo