Blog da Cidade de Santa Cruz

Notícias

Prefeitura de Santa Cruz reúne parceiros e donos de restaurantes para planejar Festival Gastronômico, uma das principais atrações do Fest Frango 2018

A articulação para a realização da VI edição da Feira de Avicultura do Trairi (Fest Frango) já começou. Nesta terça-feira (18), a Prefeitura de Santa Cruz, que promove o evento, se reuniu com representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da seccional do Rio Grande do Norte da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL/RN). O encontro, realizado no escritório do Sebrae, também contou com a participação de proprietários de restaurantes da cidades interessados em participar do Festival Gastronômicos,  uma das principais atrações da programação da feira.

Representante da Prefeitura de Santa Cruz no encontro, a coordenadora de Turismo, Silvia Rodrigues, explicou que essa primeira reunião serviu para reunir os estabelecimentos com interesse no Festival Gastronômico. Segundo ela, foi apresentado o projeto que prevê várias fases de preparação dos restaurantes, incluindo visitas técnicas a estabelecimento da capital do Estado e consultoria para a elaboração dos pratos. 

Com o objetivo de fomentar a avicultura, umas das principais atividades econômicas de Santa Cruz, a Feira de Avicultura do Trairi (Fest Frango), que esse ano será realizado nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro, é um evento consolidado no município. Durante os três dias de programação, além da parte técnica voltada para os produtores locais, o evento conta com feira de artesanato, atividades recreativas para crianças, apresentações culturais, Festival Gastronômico, shows musicais e muito mais.

REUNIÃO-RESTAURANTES-001

REUNIÃO-RESTAURANTES-002

Fotos: André Fotos

 

Última atualização em Quarta, 19 September 2018 15:07

Prefeitura de Santa Cruz convoca professor aprovado em processo seletivo da Educação

A Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Administração, divulgou mais um edital convocando candidato aprovado no  Processo Seletivo Simplificado nº 001/2018, com atuação no âmbito da secretaria municipal de Educação. A contratação é em caráter temporário e o profissional ocupará a função de professor pedagogo de língua portuguesa.

O convocado é GLADYS GLAY LIMA DE OLIVEIRA, que terá dois dias úteis para comparecer ao departamento de recursos humanos da Prefeitura de Santa Cruz, 17 de 18 de setembro de 2018, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h30.

Os documentos que devem ser apresentados pelo convocado e outras informações estão disponíveis no 

Edital de Convocação nº 007/2018.

FOTO-PROFESSOR

Foto: Alex Santos

 

 

 

Última atualização em Domingo, 16 September 2018 10:06

Esporte em Santa Cruz tem fim de semana movimentado por inauguração de novo equipamento e outros três eventos; fotos

O último fim de semana foi movimentado para os desportistas santa-cruzenses. A Prefeitura de Santa Cruz inaugurou mais um equipamento público voltado para a prática esportiva, a Arena Miguelão, no bairro Maracujá, além dos eventos realizados, o 5º Open Santa Cruz de Jiu-Jitsu, o 7º Circuito Estadual de Jogos de Damas e o 1º Torneio de Vôlei de Dupla

Depois de ser inaugurada na noite do último sábado (08), com a presença da Prefeita Fernanda Costa e outras autoridades locais, a Arena Miguelão recebeu no domingo (09), pela manhã, praticantes do vôlei de areia, que disputaram a primeira competição da modalidade no novo espaço.

A Arena Miguel Fernandes Pereira (Miguelão) é uma mais obra da gestão da Prefeita Fernanda Costa. Construída com recursos próprios, a quadra é adaptada para três modalidades esportivas (futebol de areia, vôlei de areia e futevôlei). O nome do equipamento é uma homenagem póstuma ao desportista santa-cruzense Miguelão, que faleceu esse ano.

Ainda no domingo (09), com o apoio da Prefeitura, através da secretaria municipal de Esportes e Lazer, Santa Cruz recebeu damistas de todo o Rio Grande do Norte na sétima edição do Circuito Estadual, realizado no Instituto Federal do  Rio Grande do Norte (IFRN). O Ginásio Marcilio Furtado foi palco para 5º Open Santa Cruz de Jiu-Jitsu, que também recebeu atletas da modalidade, oriundos de vários municípios potiguares.

“Essa diversidade de eventos, que contempla várias modalidades esportivas, reflete o trabalho que a gestão municipal vem realizando. O nosso objetivo é desenvolver as várias modalidades que são praticadas no nosso município. Vale destacar também o belo presente que a gestão da nossa Prefeita Fernanda Costa deu aos desportistas, a inauguração da Arena Miguelão”, destacou o secretário de Esportes e Lazer de Santa Cruz, Jackson Jaedyson.

INAUG-ARENA-01

INAUG-ARENA-02

TORNEIODEDAMAS-OK

TORNEIODEJIUJITSU-OK

TORNEIODEVOLEI-OK

 

Última atualização em Quarta, 12 September 2018 10:29

Imagem de Santa Rita de Cássia em Santa Cruz é iluminada de amarelo em alusão à campanha de combate ao suicídio

A imagem de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, está amarela. A iniciativa é da Prefeitura da cidade e faz parte da campanha “Setembro Amarelo”, que busca conscientizar a população sobre a importância de ações de combate ao suicídio. O amarelo passou a predominar na iluminação no Santuário da Santa das causas impossíveis nesta segunda-feira (10), Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

O Santuário em Santa Cruz se junta aos vários monumentos espalhados pelo Brasil que também ficarão iluminados durante esse mês em amarelo para divulgar a campanha.

Essa não é a primeira vez que a iluminação de um dos principais pontos turísticos do interior do Rio Grande do Norte é utilizada para divulgar campanhas que buscam chamar atenção da população para questões importantes. Em Santa Cruz, a estátua de Santa Rita de Cássia, padroeira da cidade, nos últimos dias esteve iluminada em verde e amarelo em alusão ao “Setembro Cidadão” e, ao longo do ano, já esteve iluminada com a cor rosa para alertar sobre o câncer de mama, em tom lilás no combate à violência doméstica e ainda terá iluminação na cor vermelha, no próximo mês de dezembro, para fortalecer as ações de combate à AIDS.

A prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa, destaca que essa foi uma forma encontrada para alertar sobre temas que merecem a atenção de todos os cidadãos. “Mudar a iluminação do nosso Santuário foi uma maneira encontrada por nossa gestão para aumentar a visibilidade de campanhas que necessitam o envolvimento de todos. Uma forma de mostrar que esses temas merecem a nossa atenção, poder público e população”, ressaltou.

A maior imagem católica do Mundo seguirá iluminada em amarelo até esta quarta-feira (12).

SANTA-RITA-SETEMBROAMARELO

Foto: Jan Azevedo

 

Última atualização em Quarta, 12 September 2018 00:56

Crianças não vacinadas contra a Pólio e Sarampo têm até o dia 14 de setembro para serem imunizadas

Para possibilitar que todos os municípios brasileiros possam atingir a meta de 95% de cobertura vacinal, o Ministério da Saúde prorrogou para o dia 14 de setembro o final da Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio e Sarampo.

Com o novo prazo, pais ou responsáveis por crianças não vacinadas ganharam mais alguns dias para levá-las à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa para serem imunizadas.

A campanha tem a finalidade de manter protegidas da Pólio e Sarampo crianças de 1 ano até 4 anos 11 meses e 29 dias.

FOTO-DIAD

 

Última atualização em Quarta, 19 September 2018 15:08

Novo equipamento esportivo construído pela Prefeitura de Santa Cruz no Maracujá será inaugurado neste sábado (08)

A Prefeitura de Santa Cruz inaugura no próximo sábado (08) um novo equipamento público voltado para a prática de atividades esportivas. Será entregue à população, pela Prefeita Fernanda Costa, a “Arena Poliesportiva Miguel Fernandes Pereira (Miguelão)”, localizado na Rua Margarida Queiroz, no bairro Maracujá.

A solenidade acontece a partir das 18h30 e contará com a presença da Prefeita Fernanda Costa, de autoridades locais e desportistas do município.

A quadra, construída com recursos próprios da Prefeitura de Santa Cruz, é adaptada para a prática de três modalidades esportivas: futebol de areia, vôlei de areia e futevôlei. O equipamento é completamente cercado por tela de proteção e dispõe de iluminação para a utilização também no período da noite.

ARENA-MARACUJÁ

Foto: Ademir Bernardo

 

Última atualização em Quarta, 12 September 2018 10:34

Desfile Cívico em Santa Cruz trata de cidadania e deverá atrair multidão nesta sexta-feira (07)

Abordando a temática cidadania, o Desfile Cívico em Santa Cruz reunirá várias instituições do município, na tarde desta sexta-feira (7 de setembro), feriado nacional em comemoração pelos 196 anos de independência do Brasil. Serão mais de 20 instituições, entre escolas públicas e privadas, que participarão do desfile deste ano, que terá como tema: “A Educação sob a ótica da cidadania”.

O Desfile Cívico em Santa Cruz esse ano sofreu uma alteração importante, se mantém no período da tarde, a partir das 15h, mas será realizado em um novo local. Por questões de logística, levando em consideração a realização da feira livre no dia seguinte, o evento saiu da Rua Dr. Pedro Medeiros e, esse ano, acontecerá na Rua João Bianor Bezerra.

O Desfile Cívico é a culminância da “Semana da Pátria”, preparada pela equipe intersetorial da Prefeitura de Santa Cruz, formada por profissionais de várias secretarias municipais. A programação, desenvolvida desde o dia 1º de setembro, já promoveu encontro de bandas marciais e cerimonias de hasteamento e arreamento dos pavilhões nas escolas.

DESFILE-001

Foto: Alex Santos

 

Última atualização em Quarta, 12 September 2018 00:57

Santa Cruz terá III Campeonato Municipal de Natação e inscrições começam dia 03 de setembro

Santa Cruz realizará no próximo mês de setembro a terceira edição do Campeonato Municipal de Natação. A competição é promovida pela Prefeitura, através da secretaria municipal de Esportes e Lazer.

As inscrições poderão ser feitas no período de 03 a 13 de setembro, na sede da pasta (Centro de Treinamento). Estão aptos para participar da competição atletas de ambos os sexos, de quatro categorias diferentes (mirim, infantil, juvenil e adulto).

As disputas do Campeonato Municipal de Natação serão realizadas no dia 15 de setembro, na piscina principal do Clube dos Funcionários Juvenal Pé de Copa, a partir das 8h. As provas variam de 25 a 100 metros rasos.

NATAÇÃO-OK

Foto: Alex Santos

 

Última atualização em Domingo, 16 September 2018 10:08

Acontece nesta quinta (30) aula inaugural de projeto que levará questões sobre empreendedorismo para escolas de Santa Cruz

A Prefeitura de Santa Cruz promove na tarde desta quinta-feira (30), no Teatro Municipal Candinha Bezerra, a aula inaugural do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). Aberto ao público, o evento está previsto para ser iniciado a partir das 14 horas.

Voltado para alunos do ensino fundamental, o JEPP é um curso que possibilita que crianças aprendam, de forma lúdica, habilidades e comportamentos empreendedores. Trata-se de uma ação com a finalidade de fomentar a educação e a cultura empreendedora nas escolas.

O programa apresenta uma proposta pedagógica direcionada para cada ano do ensino fundamental, por meio das atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.

O desenvolvimento do programa em Santa Cruz é fruto da parceria entre a Prefeitura, através da secretaria municipal de Educação, e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

ALUNOS-ESCOLAMUNICIPAL

Foto: André Fotos

 

Última atualização em Quinta, 30 August 2018 17:07

Prefeitura de Santa Cruz contempla três ruas do Alegre com esgotamento sanitário, drenagem, pavimentação e iluminação

 Prefeitura de Santa Cruz concluiu recentemente mais uma importante obra de infraestrutura. Três novas ruas no bairro Alegre receberam serviços de esgotamento sanitário, drenagem e pavimentação, além de iluminação pública.

Foram contempladas com os serviços as ruas Pedro Bezerra da Fonseca, José Antônio Pontes, e Manoel Quintino de Pontes. Juntas, as ruas têm aproximadamente 400 metros de extensão.

“Uma obra muito comemorada pelos moradores, que eleva a qualidade de vida da população que lá reside. São ruas grandes, com pontos com canteiro central, arborização e que ficaram muito bonitas”, disse o secretário municipal de Transportes e Obras Pública, Francisco Nogueira.

Foram investidos na obra das três ruas quase R$ 300 mil (trezentos mil reais).

RUA-ALEGRE-001

RUA-ALEGRE-002

RUA-ALEGRE-003

Fotos: André Fotos

 

Última atualização em Quarta, 29 August 2018 17:35

Prefeitura de Santa Cruz inicia hoje (29) pagamento dos servidores municipais

A Prefeitura de Santa Cruz inicia hoje (29) o pagamento dos servidores municipais referente ao mês de agosto. Os recursos foram liberados neste primeiro dia para os servidores da Educação (FUNDEB 40%), da Assistência Social (Conselho Tutelar, CRAS, CREAS, Bolsa Família, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos –SCFV), além de servidores das demais secretarias,  com exceção dos da Saúde.

Nesta quinta-feira (30), segundo dia de pagamento, recebem os servidores da Saúde, inclusive os dos programas ligados à pasta (ESF, PACS, Saúde Bucal, Agentes de Endemias, NASF, CAPS e CER).

Na próxima sexta-feira (31) o pagamento será concluído com os vencimentos sendo pagos aos professores dos ensinos infantil e fundamental.

O valor líquido da folha do mês de agosto, de acordo com a secretaria municipal de Finanças, é de R$ 1.953.684,00 (um milhão novecentos e cinquenta e três mil seiscentos e oitenta e quatro reais).

SEDE-PREFEITURADESANTACRUZ-OK

Fotos: André Fotos

 

 

Última atualização em Quinta, 06 September 2018 11:20

Seminário reúne profissionais de saúde para tratar sobre rede especializada de assistência à pessoa com deficiência

Dentro da programação da VI Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, desenvolvida de 21 a 24 de agosto, a Prefeitura de Santa Cruz, por meio da secretaria municipal de Saúde, promoveu na última quinta-feira (23) um seminário direcionado para profissionais que atuam na rede de atenção básica e nos serviços de referência do município. O evento aconteceu no auditório do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

Com o tema “Conhecendo a rede de assistência à pessoa com deficiência”, o seminário reuniu, além dos profissionais da atenção básica, representantes do CER II, CAPS Chiquita Bacana, CAPS AD, CEAEE e SMAS, FACISA e V Ursap.

O objetivo principal do evento foi apresentar a rede especializada existente no município aos profissionais, possibilitando mais conhecimento dos fluxos entre os serviços e proporcionando uma maior integração da rede básica com a rede especializada de assistência à pessoa com deficiência.

SEMINÁRIO-01

SEMINÁRIO-001

SEMINÁRIO-002

SEMINÁRIO-003

 

 

 

Última atualização em Quarta, 29 August 2018 10:36

Depois do lilás, Santuário de Santa Rita tem programação até o final do ano para mudar de cor e alertar população sobre temas importantes

A imagem de Santa Rita de Cássia mudou de cor e, neste último fim de semana, ganhou um tom lilás, em alusão ao “Agosto Lilás”, campanha de conscientização contra a violência doméstica. A iniciativa foi da Prefeitura de Santa Cruz, que até o final do ano, utilizará mais vezes a iluminação do Santuário para alertar a população sobre temas importantes.

No mês de setembro serão dois fins de semana. Do dia 07 ao dia 09 a iluminação será em verde e amerelo, referência ao “Setembro Cidadão”. Já do dia 21 ao dia 23, a cor que irá predominar será a amarela, do “Setembro Amarelo”, que trata sobre formas de combater o suicídio.  

No mês de outubro, nos dias 05,06 e 07, a imagem da padroeira ficará rosa para alertar as mulheres da importância das ações contra o câncer de mama, será o “Outubro Rosa”. No mês de novembro a mensagem será direcionada para a saúde do homem. Nos dias 09, 10 e 11 será o azul que predominará em alusão ao “Novembro Azul”, campanha contra o câncer de próstata.

O “Dezembro Vermelho” chama atenção para a luta contra AIDS e, por este motivo, nos três primeiros dias do mês de dezembro (01, 02 e 03) a imagem de Santa Rita de Cássia terá o tom vermelho.

Durante as campanhas relacionadas à saúde, equipes da secretaria municipal de Saúde estarão mobilizadas para desenvolver ações voltadas para conscientizar a população sobre essas doenças. A utilização da iluminação do Santuário amplifica essas ações, dando mais visibilidade ao recado destinado a todos os cidadãos.

SANTUÁRIO-LILÁS

Foto: Alex Santos

 

Última atualização em Quarta, 29 August 2018 18:09

Passado o “Dia D”, crianças não vacinadas têm até o próximo dia 31 de agosto para serem imunizadas contra a Pólio e o Sarampo

Os postos de vacinação disponibilizados pela Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Saúde, registraram boa movimentação neste sábado (18), “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio e Sarampo.

No total, oito locais de vacinação das 8h às 17h, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da zona urbana, Unidade Móvel instalada ao lado da Matriz e a Escola Estadual João Ferreira, no bairro Paraíso. Na comunidade Bonsucesso, o “Dia D” da campanha aconteceu nesta sexta-feira (17).

Pais ou responsáveis por crianças com idade entre 1 ano até 4 anos 11 meses e 29 dias têm até o dia 31 de agosto, data final da campanha, para se dirigir ao posto de vacinação mais próximo de sua casa e imuniza-las contra as doenças.

FOTO-DIAD

Foto: Luvani Muniz

 

Última atualização em Quinta, 06 September 2018 10:09

Santa Cruz realiza com sucesso o I Fórum Comunitário do Selo Unicef 2017-2020

A Prefeitura de Santa Cruz, por meio do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da comissão pró-Selo Unicef, realizou, na manhã da última quinta-feira (16), no auditório do Instituto Cônego Monte,  o I Fórum Comunitário para a obtenção da certificação feita Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), edição 2017-2020.

Com uma participação popular expressiva, foram realizadas palestras e outras atividades, além de grupos de trabalho que apresentaram propostas que garantam os direitos a crianças e adolescentes, bem como o fortalecimento de políticas públicas voltadas para essa importante parcela da população. Nesta edição do Selo Unicef  estão previstos dois fóruns, o primeiro serviu para planejar as ações,  o segundo, já na reta final do processo, servirá para apresentar os resultados obtidos.

O Selo Unicef é uma certificação de padrão internacional que reconhece esforços dos municípios que mais avançam na implementação de ações, programas e políticas públicas em favor da infância e adolescência.

Em Santa Cruz, as ações para a obtenção da certificação envolvem profissionais das secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação e Esportes e Lazer.

I-FÓRUM-SELO-001

I-FÓRUM-SELO-002

I-FÓRUM-SELO-003

I-FÓRUM-SELO-004

Fotos: André Fotos

 

Última atualização em Quarta, 29 August 2018 20:12

Campanha realizada pela Prefeitura ilumina imagem de Santa Rita em tom lilás e alerta população sobre violência doméstica

A imagem de Santa Rita de Cássia passará este fim de semana com sua iluminação em tom lilás. A iniciativa da Prefeitura de Santa Cruz faz alusão ao “Agosto Lilás”, campanha que tem a finalidade de conscientizar a população sobre os tipos de violência doméstica, os direitos das mulheres e, sobretudo, divulgar que a “violência contra a mulher não tem desculpa, tem consequências”. 

Por meio da secretaria municipal de Assistência Social, desde o início do mês de agosto, ações estão sendo desenvolvidas abordando essa temática. São palestras em escolas e grupos de convivência, audiência legislativa, distribuição de material educativo e outros eventos.

A iluminação na cor lilás permanecerá durante esta sexta, sábado e domingo (17,18 e 19 de agosto).

SANTUÁRIO-LILÁS

Foto: Alex Santos

 

Última atualização em Segunda, 20 August 2018 17:10

Pagina 1 de 108

contracheque

Ir Para o Topo