Blog da Cidade de Santa Cruz

Notícias

Com a parceria da Prefeitura, passagem do projeto A Casa das Palavras por Santa Cruz foi um sucesso; fotos

Com o total apoio da Prefeitura, o projeto A Casa das Palavras se instalou em Santa Cruz durante dois dias, 21 e 22 de fevereiro (terça e quarta-feira). Várias atividades culturais foram desenvolvidas: cordel, mamulengo, música, palestra, teatro e poesia. Toda a estrutura necessária para que os eventos fossem realizados foi disponibilizada pela Prefeitura de Santa Cruz, que incentivou a vinda do projeto por reconhecer a sua importância na valorização da cultura potiguar. As apresentações foram prestigiadas por um bom público e, nesta quarta-feira (22), também esteve na plateia a Prefeita Fernanda Costa.

Nos dois dias em que esteve em Santa Cruz, o projeto A Casa das Palavras reuniu os poetas Antônio Francisco e Edcarlos Medeiros, o Grupo Caçuá de Mamulengo, a Banda Filarmônica de Cruzeta, com regência do maestro Bembem Dantas, o Grupo de Poesia de Santa Cruz (Apoesc), o grupo Teatral Facetas e a Banda de Música Mestre João Roberto Paz e União. As apresentações aconteceram todas na Praça Coronel Ezequiel, de forma gratuita. O evento também contou com oficina de Mamulengo e uma palestra do escritor Thiago Gonzaga,  abordando o tema “ Uma Vida Transformada pelos Livros”, no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

O projeto também deixou instalada uma “minibiblioteca” na Praça Coronel Ezequiel Mergelino, que poderá ser utilizada pela população da seguinte maneira: quem pega um livro para ler, deverá deixar outro no local.

A Casa das Palavras

A Casa das Palavras é um projeto itinerante, que leva arte e encantamento às pessoas. Em pouco mais de dois anos de existência, o projeto já percorreu mais de 12 municípios (Assú, Mossoró, Angicos, Pau dos Ferros, Currais Novos, Parelhas, Jardim de Piranhas, Timbaúba dos Batistas, Macaíba, Natal, Ceará-Mirim, entre outros) e instalou 30 minibibliotecas. A cada minibiblioteca que fica funcionando, pode-se dizer que um instrumento lúdico e artesanal passa a ajudar na conquista da cidadania e autonomia da população que tem acesso aos livros. 

A Casa das Palavras tem o patrocínio da Cosern, Oi e Governo do RN – através da Lei Câmara Cascudo. Em Natal, o projeto é patrocinado pela Unimed Natal, Arena das Dunas e Prefeitura do Natal - através da Lei Djalma Maranhão. Em Santa Cruz, as ações tiveram o apoio da Prefeitura de Santa Cruz.

PROJETO-CASADASPALAVRAS-001

PROJETO-CASADASPALAVRAS-002

PROJETO-CASADASPALAVRAS-003

PROJETO-CASADASPALAVRAS-004

PROJETO-CASADASPALAVRAS-005

PROJETO-CASADASPALAVRAS-006

PROJETO-CASADASPALAVRAS-007

PROJETO-CASADASPALAVRAS-008

PROJETO-CASADASPALAVRAS-010

PROJETO-CASADASPALAVRAS-009

PROJETO-CASADASPALAVRAS-011

PROJETO-CASADASPALAVRAS-012

Fotos: André Fotos e Alex Santos

 

Última atualização em Quinta, 23 February 2017 22:16

Jornada Pedagógica reúne educadores para planejamento do ano letivo 2017 nas escolas municipais

Buscando consolidar o planejamento e as ações estratégicas para o ano letivo, estabelecendo metas para melhoria do processo ensino aprendizagem no município, a Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Educação, realiza, desde a última terça-feira (21), a Jornada Pedagógica. Com o tema “Educação: a construção se faz por todos e para todos”, o planejamento segue até esta quinta-feira (23) com a participação de gestores, coordenadores e professores da rede municipal de ensino.

No primeiro dia, terça-feira (21), aconteceu a abertura oficial do evento e foram ministradas palestras no auditório do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Já nesta quarta-feira (22), educadores estiveram reunidos para o planejamento das escolas municipais por polos, na sede da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Nesta quinta-feira (23), último dia da jornada, os educadores irão consolidar as ações programadas em suas respectivas escolas.

A Jornada Pedagógica é a última ação de planejamento para o ano letivo, que nas escolas do município terá início na próxima quinta-feira, dia 02 de março.

JORNADA-PEDAGÓGIA-001

JORNADA-PEDAGÓGIA-002

JORNADA-PEDAGÓGIA-003

Fotos: André Fotos 

 

Última atualização em Quinta, 23 February 2017 07:52

Município participa de exposição do IFRN expondo material produzido em projeto de alfabetização na idade certa

No ano passado, a Prefeitura de Santa Cruz aderiu e desenvolveu ações previstas no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) durante todo o ano letivo. Parte do que foi produzido pelos professores e alunos integrados ao projeto foi exposta durante a sexta edição da Exposição de Tecnologia, Ciência e Cultura (EXPOTEC), realizada de 15 a 17 de fevereiro pelo campus de Santa Cruz do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

O material exposto foi fruto das várias atividades realizadas junto aos alunos da rede municipal de ensino. Tudo o que foi produzido faz parte das atividades que têm como objetivo principal a elevação dos índices de alfabetização dos estudantes. São elementos que contribuem para o desenvolvimento de atividades lúdicas nas práticas educacionais.

PNAIC

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

EXPOTEC-PNAIC-001

EXPOTEC-PNAIC-003

EXPOTEC-PNAIC-002

Última atualização em Quinta, 23 February 2017 07:52

Parceria com a Prefeitura possibilitará que alunos de cursos da UFRN utilizem instalações do Centro de Treinamento

A parceria entre a Prefeitura de Santa Cruz e a Faculdade de Ciência da Saúde do Trairi (FACISA), campus de Santa Cruz da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), se fortalece cada vez mais. Um bom exemplo foi a recente oficialização da doação do prédio da Escola Miguel Lula, realizado pelo Poder Público Municipal para o projeto de expansão da instituição federal.

Nesta terça-feira (21), fruto dessa parceria, uma reunião entre o Secretário de Esportes de Santa Cruz, Jackson Jaedyson, com representantes da FACISA, definiu que o Centro de Treinamento José Rodrigues da Rocha (CT) será utilizado também como local de estágio de alunos dos cursos de fisioterapia, nutrição e enfermagem oferecidos pela UFRN na capital do Trairi.

Jackson Jaedyson explicou que a parceria consiste no uso das instalações do CT para as atividades dos alunos que estão em fase de conclusão de seus cursos e que, entre elas, estão os atendimentos em saúde que são oferecidos para população. “Toda terça e quinta, pela manhã, professores e alunos estarão realizando esses atendimentos. É uma parceria que beneficia também a população, afinal, pessoas hipertensas, obesas e diabéticas estarão sendo assistidas”, afirmou.

Reformado e ampliado durante o primeiro mandato da Prefeita Fernanda Costa, o Centro de Treinamento dispõe, além de amplo espaço e estrutura moderna, de uma academia com equipamentos de ponta.

REUNIAO-FACISA-OK

Última atualização em Quarta, 22 February 2017 19:07

Reunião com representantes de blocos define sequência de desfile no primeiro dia de carnaval em Santa Cruz

A programação carnavalesca preparada pela Prefeitura de Santa Cruz terá no primeiro dia de festa, no sábado (25), o tradicional desfile dos blocos. Uma reunião, coordenada pela equipe de eventos do município, na noite desta segunda-feira (20), definiu a sequência do desfile pelo “corredor da folia”, na Praça Cel. Ezequiel.  

O encontro aconteceu no Teatro Municipal Candinha Bezerra e serviu também para confirmar o local de concentração dos blocos, que esse ano será na Rua Manoel Cícero de Lima (Rua da Caixa Econômica). Na ocasião, representantes da Policia Militar também apresentaram a estratégia montada para garantir que a festa acontece com toda a segurança possível.

Confira a sequência do desfile dos blocos:

1. Zero Discriminação

2. Os Dominados

3. Extravasa Folia

4. Os Sem Freskuras

5. As Kengas

6. Unidos do Samba

7. Os Largados

8. Kavernas

9. Bloco do Préa

10. Viciados na Cachaça

REUNIAO-DESFILEDOSBLOCOS-001

 

 

 

 

Última atualização em Quarta, 22 February 2017 19:04

Prefeitura de Santa Cruz promove carnaval com desfile de blocos e festa na Vila de Todos

A Prefeitura irá promover dois dias de festa durante o carnaval em Santa Cruz. Além do desfile dos blocos carnavalescos no primeiro dia de folia (sábado, 25 de fevereiro), na Praça Cel. Ezequiel, haverá festa também na Vila de Todos. A festa esse ano tem o tema: “Com paz e alegria, caia na folia”.

No sábado (25), a partir das 23h, se apresentam “Max, Neide e Banda Estrelar” e “Gerliane Souza”. No último dia de carnaval, terça-feira (28), também a partir das 23h, “Batuka Moleque” e “Kamarguinho Mulekeiros”. Todos os shows acontecem no palco da Vila de Todos.

O carnaval de Santa Cruz contará com a participação dos blocos: “Os Cavernas”, “Os Largados”, “Os Viciados na Cachaça”, “Os Dominados”, “Extravasa Folia”, “As Kengas”, “Bloco do Preá”, “Zero Discriminação”, “Os Sem Frescura” e “Unidos do Samba”.

BANNER-CARNAVAL2017

Última atualização em Terça, 21 February 2017 10:04

Confira o “resultado preliminar” da segunda fase do Processo Seletivo da Assistência Social

A Comissão Organizadora do Processo Seletivo Simplificado da Assistência Social de Santa Cruz divulgou, nesta segunda-feira (20), o "resultado preliminar" da segunda fase (fase final do certame), que corresponde às entrevistas com os candidatos.  O processo é destinado à contratação temporária de profissionais para os diversos serviços ligados à pasta.

As entrevistas ocorreram de 14 a 17 de fevereiro, no Instituto Cônego Monte (antigo Colégio do Padre) e obedeceram a um cronograma estabelecido de acordo com a função escolhida pelo candidato.

Depois da divulgação do resultado preliminar, os candidatos terão agora dois dias, 21 e 22 de fevereiro, segundo o Edital do processo, para possíveis recursos. Na próxima sexta-feira, 24 de fevereiro, será divulgado o resultado final e definitivo.

Confira as listas com a classificação dos candidatos:

Bolsa Família (clique aqui e veja o resultado

Centro de Referência de Assistência Social-CRAS (clique aqui e veja o resultado)

Centro de Referência Especializado da Assistência Social-CREAS (clique aqui e veja o resultado)

Serviço de Convivência e fortalecimento de Vínculos-SCFV (clique aqui e veja o resultado)

FOTO-SEDE-PREFEITURA 1

Foto: André Fotos

 

Última atualização em Quinta, 23 February 2017 22:11

Através de edital, Prefeitura de Santa Cruz entrega “incentivo financeiro” para blocos carnavalescos

A Prefeitura de Santa Cruz, por meio do Edital 001/2017, que trata de incentivo financeiro para os blocos carnavalescos cadastrados na Secretaria Municipal de Cultura, realizou na manhã desta sexta feira (17) a entrega dos cheques aos representantes das agremiações contempladas.  Os valores variam de R$ 400,00 (quatrocentos reais) a R$ 2.000,00 (dois mil reais), de acordo com a quantidade de componentes de cada bloco.

Para a representante do bloco “Zero Discriminação”, Lara Biank, o incentivo é importante para a produção do bloco. “temos muitas despesas e o valor destinado aos blocos nos permite fazer ainda mais pra gente brilhar no carnaval de Santa Cruz”, disse ela.

10 blocos foram contemplados, são eles: “Os Cavernas”, “Os Largados”, “Os Viciados na Cachaça”, “Os Dominados”, “Extravasa Folia”, “As Kengas”, “Bloco do Preá”, “Zero Discriminação”, “Os Sem Frescura” e “Bloco Unidos do Samba”.

ENTREGA-BLOCOS-001

ENTREGA-BLOCOS-002

Fotos: André Fotos

Última atualização em Sábado, 18 February 2017 13:03

Programa de perfuração de poços da Prefeitura continua “a todo vapor” e desta vez beneficia moradores do Sítio Boa Vista

O programa de perfuração de poços desenvolvido pela Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Agricultura, beneficiou mais uma comunidade rural. Nesta quinta-feira (16) a maquina perfuratriz do município esteve no “Sítio Boa Vista” (sítio José Benedito Segundo) e naquela comunidade a vazão alcançada foi de cinco mil litros e água de boa qualidade.

Esta importante ação tem alcançado várias famílias que vivem na Zona Rural e, nas comunidades já beneficiadas, tem sido recebida com muita alegria por parte dos moradores.

Assim como em outras comunidades, o poço perfurado nesta quinta-feira (16), no “Sítio Boa Vista”, será de uso coletivo e poderá ser utilizado por todos os moradores. Os recursos hídricos poderão ser compartilhados por várias famílias e servem para amenizar os efeitos da seca.

POÇO-SITIOBOAVISTA-OK

Última atualização em Quarta, 22 February 2017 20:33

Prazo para cadastramento de alunos da rede municipal para utilização do transporte escolar é prorrogado

A Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Educação, está convocando os pais ou responsáveis dos alunos da rede municipal de ensino para fazer o cadastramento de utilização do transporte escolar para o ano letivo 2017. Todos os alunos matriculados, inclusive os que utilizam as chamadas linhas internas, que transportam alunos das comunidades para unidades escolares na própria Zona Rural, estão sendo convocados para fazer o cadastramento.

O prazo final para o cadastramento, que terminaria nesta sexta-feira (17), foi prorrogado até terça-feira (21). O cadastramento é feito na nova sede da Secretaria Municipal de Educação, localizada no Centro Administrativo (antigo PETI), na Rua Antônio Henrique de Medeiros, 219, Centro, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17 horas.  Os documentos necessários são: RG, CPF, número do NIS e a declaração da escola onde o aluno está matriculado.

As aulas nas escolas do município se iniciam no próximo dia 02 de março.

FOTO-TRANSPORTE-ESCOLAR-OK

 

Foto: Alex Santos

Última atualização em Terça, 21 February 2017 15:48

Ações de combate ao HIV/AIDS e outras DSTs serão intensificadas nas semanas que antecedem o carnaval 2017

A Prefeitura de Santa Cruz intensifica, no período pré-carnavalesco, ações de orientação em saúde para prevenção e diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis (DST’s). O trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenadoria de Atenção Básica, busca chamar a atenção da população para importância da prática de sexo seguro com o uso de preservativos e da testagem rápida, especialmente durante o período do carnaval, onde os riscos de contaminação pelas DSTs  aumentam consideravelmente.

Serão realizadas atividades de mobilização em pontos estratégicos da cidade, com realização de testes rápidos para o diagnóstico de HIV-AIDS e Hepatites B e C, distribuição de kits de proteção e material educativo, pelas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) e equipe multiprofissional do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

As ações começaram nesta quarta-feira (15) na rodoviária, nesta quinta-feira (16) foram realizadas na comunidade Bonsucesso e se estendem até o carnaval, de acordo com o seguinte cronograma:

* 15/02 (quarta-feira) - Ao lado da Rodoviária Municipal, a partir das 7 horas

* 16/02 (quinta-feira) - Na comunidade rural Bonsucesso, a partir das 7 horas

* 20/02 (segunda-feira) – Em frente à UBS Maracujá, a partir das 7 horas

* 20/02 (segunda-feira) - Na Central do Cidadão, a partir das 7 horas

* 21/02 (terça-feira) – Em frente à UBS do Centro, a partir das 7 horas

* 21/02 (terça-feira) - No Pátio da Matriz de Santa Rita de Cássia, a partir das 7 horas

* 22/02 (quarta-feira) – Em frente à UBS Conjunto Cônego Monte, a partir das 7 horas

* 22/02 (quarta-feira) -  Na Praça do Bairro Maracujá, a partir das 7 horas

* 22/02 (quarta-feira) – Ao lado do Bar de Arataca, no Paraíso – a partir das 13 horas

* 23/02 (quinta-feira) – Em frente à Escola Estadual João Ferreira, no Paraíso – a partir das 7 horas

* 24/02 (sexta-feira) – Em frente à UBS DNER – a partir das 7 horas

* 25/02 (sábado) - Na Vila de todos, a partir das 16 horas

* 28/02 (terça-feira) - Na Vila de Todos, a partir das 16 horas

BLITZ-NASF-001

Última atualização em Terça, 21 February 2017 10:10

Educação reúne gestores para planejamento da merenda escolar no ano letivo 2017

Merenda de qualidade nas escolas no município é uma das prioridades da Prefeitura de Santa Cruz e foi o assunto principal de reuniões, nesta terça-feira (14), entre gestores escolares. Os encontros aconteceram na nova sede da Secretaria Municipal de Educação. Pela manhã, com a participação dos gestores das creches e, à tarde, com gestores do ensino fundamental. As reuniões também contaram com as participações de gestores de escolas da Zona Rural.

Debater o planejamento para o ano letivo 2017 foi o principal o objetivo. A pauta dos encontros abordou questões relacionadas aos cardápios, ações educativas, custos pertinentes, aceitabilidade da alimentação, controle de estoque e orientações de per capitas.

A Prefeitura de Santa Cruz prima pela qualidade da merenda que é servida nas escolas do município, com cardápio variado e acompanhamento nutricional.  A gestão da Prefeita Fernanda Costa entende que se o aluno estiver bem alimentado terá melhor desempenho no processo de aprendizagem.

FOTO-REUNIÃO-MERENDA-01

FOTO-REUNIÃO-MERENDA-02

Última atualização em Quinta, 16 February 2017 17:14

Alunos da rede municipal de ensino precisam estar cadastrados para utilização do transporte escolar

A Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Educação, está convocando os pais ou responsáveis dos alunos da rede municipal de ensino para fazer o cadastramento de utilização do transporte escolar para o ano letivo 2017. Todos os alunos matriculados, inclusive os que utilizam as chamadas linhas internas, que transportam alunos das comunidades para unidades escolares na própria Zona Rural, estão sendo convocados para fazer o cadastramento.

O cadastramento é feito na nova sede da Secretaria Municipal de Educação, localizada no Centro Administrativo (antigo PETI), na Rua Antônio Henrique de Medeiros, 219, Centro, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17 horas.  Os documentos necessários são: RG, CPF, número do NIS e a declaração da escola onde o aluno está matriculado.

É importante ressaltar que o prazo final para o cadastramento é sexta-feira (17 de fevereiro) e as aulas nas escolas do município começam no próximo dia 02 de março.

FOTO-TRANSPORTE-ESCOLAR-OK

Foto: Alex Santos

Última atualização em Sexta, 17 February 2017 11:19

Comunidade “Cacaruaba” é beneficiada pelo programa de perfuração de poços da Prefeitura; vazão e qualidade da água alegram moradores

O programa de perfuração de poços que a Prefeitura de Santa Cruz desenvolve na Zona Rural do município continua e, nesta terça-feira (14), beneficiou mais uma comunidade. O poço perfurado e instalado na comunidade “Cacaruaba” (sitio do senhor Ailton Belisio) resultou numa vazão de 2 mil litros por hora e água de excelente qualidade. O resultado foi bastante comemorado pelos moradores da localidade, afinal, representa uma importante ajuda do Poder Público Municipal para as famílias castigadas pelo longe período de estiagem.

Os recursos hídricos obtidos com a perfuração de poços, que utiliza a maquina perfuratriz adquirida pela Prefeitura de Santa Cruz, poderão ser utilizados pelos moradores de toda comunidade, ou seja, são de uso coletivo. A própria comunidade se organiza para a distribuição e uso racional da água.

Mesmo com as comunidades abastecidas pela operação carro-pipa do Exército, é importante ressaltar que a água ofertada pelo programa é exclusivamente para o consumo humano. Para as demais necessidades das famílias, como alimentar os animais e regar as plantações é preciso alternativas, por isso a importância da construção de cacimbas e dos poços perfurados e instalados pela Prefeitura de Santa Cruz.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura, o programa de perfuração de poços continuará e chegará a outras comunidades do município.

POÇO-CACARUABA-001

POÇO-CACARUABA-002

POÇO-CACARUABA-003

 

 

 

 

Última atualização em Sexta, 17 February 2017 16:17

Divulgado "resultado final" da primeira fase do Processo Seletivo da Assistência Social; entrevistas acontecem essa semana

A Comissão Organizadora do Processo Seletivo Simplificado da Assistência Social de Santa Cruz divulgou, nesta segunda-feira (13), o "resultado final" da primeira fase do certame (CLIQUE AQUI E VEJA A LISTA COMPLETA). O processo é destinado à contratação temporária de profissionais para os diversos serviços ligados à pasta.

As entrevistas, segunda fase da seleção, ocorrem durante esta semana, de 14 a 17 de fevereiro,  no Instituto Cônego Monte (antigo Colégio do Padre) e obedecem a um cronograma estabelecido de acordo com a função escolhida pelo candidato.

Para ter acesso ao cronograma detalhado das entrevistas, com dia e horário correspondentes a cada função, clique no link a seguir: www.santacruz.rn.gov.br/site/blog/1654

FOTO-SEDE-PREFEITURA

Foto: André Fotos

Última atualização em Sábado, 18 February 2017 12:59

Entrevistas do Processo Seletivo da Assistência Social de Santa Cruz serão divididas por função; confira o cronograma

A Comissão Organizadora do Processo Seletivo Simplificado destinado à contratação temporária de profissionais para atuarem em diversos serviços ligados à Secretaria de Assistência Social de Santa Cruz informa aos candidatos classificados para a segunda fase do certame que as entrevistas, previstas no Edital para o período de 14 a 17 de fevereiro, seguirão um cronograma definido de acordo com a função escolhida pelo candidato.

As entrevistas ocorrerão no Instituto Cônego Monte (antigo Colégio do Padre), na Rua Cosme Ferreira Marques, 41, Centro, Santa Cruz-RN e contarão com assessoria técnica especifica e acontecem no horário das 08h às 11h e das 14h às 17 horas.

O resultado preliminar da análise curricular com avaliação de títulos (de caráter eliminatório), que corresponde à primeira fase do Processo Seletivo Simplificado está disponível no site da Prefeitura de Santa Cruz (www.santacruz.rn.gov.br/site/blog/1649)

Confira o cronograma das entrevistas

      ·         Dia 14 de fevereiro de 2017 (terça-feira)

08h às 11h e das 14h às 17h

Público: Agentes Sociais/CRAS

(Observação: Sendo os 13 primeiros no turno matutino e os outros 13 no turno vespertino)

·         Dia 15 de fevereiro de 2017 (quarta-feira)

08h às 11h

Público: Assistentes Sociais/CRAS (09)

14h às 17h

Público: Psicólogo/CRAS (01) e Orientadores Sociais/SCFV (07)

·         Dia 16 de fevereiro de 2017 (quinta-feira)

08h às 11h

Público: Entrevistadores do Programa Bolsa Família (08) e Oficineiro Artes/SCFV (04)

14h às 17h

Público: Oficineiro Violão/SCFV (02), Oficineiro de Sopro/SCFV (03), Oficineiro Capoeira/SCFV (01), Oficineiro de Futsal (05) e Oficineiros Judô/SCFV (02)

         ·         Dia 17 de fevereiro de 2017 (sexta-feira)

08h às 11h e das 14h às 17h

Público: Digitadores do Programa Bolsa Família

(Observação: Sendo os 11 primeiros no turno Matutino e os outros 7 no turno vespertino)

FOTO-PREFEITURA-DE-SANTACRUZ

Foto: André Fotos

Última atualização em Segunda, 13 February 2017 15:29

Pagina 1 de 81

Ir Para o Topo