Blog da Cidade de Santa Cruz

Notícias

Aporte financeiro da Prefeitura de Santa Cruz possibilita renegociação de dívidas de agricultores familiares

A Prefeitura de Santa Cruz, em parceira com o Banco do Nordeste (BNB), realizou na manhã desta sexta-feira (15), no Clube Juvenal Pé de Copa, o mutirão de renegociação de dívidas de agricultores familiares, daqueles que se enquadram dentro dos critérios da Lei federal 13.340, que concede descontos para liquidação, até 29 de dezembro de 2017.

Para poder ter direito ao desconto para sua quitação, ou prorrogação da dívida com o banco, o agricultor familiar precisaria arcar com um percentual de entrada da renegociação, valor que foi assumido pela Prefeitura de Santa Cruz por meio de aporte financeiro que beneficiou mais de 300 agricultores do município. O investimento foi de aproximadamente R$ 30 mil (trinta mil reais). Para viabilizar o benefício aos agricultores, a Prefeita Fernanda Costa enviou dois projetos de lei ao legislativo municipal, que tiveram aprovação em regime de urgência.

A Prefeita Fernanda Costa participou do evento e, emocionada ao elencar diversas ações implementadas pela sua gestão na Zona Rural de Santa Cruz, disse que o momento é de dificuldades, mas que está conduzindo o município com “os pés no chão”. “Quando os recursos são escassos, temos que estabelecer as prioridades. Hoje, comemoro com vocês cada centavo economizado na nossa gestão e com isso vivenciarmos momentos de conquistas como o que estamos realizando neste dia”, disse.

Estiveram presentes ao evento, além da Prefeita Fernanda Costa, o gerente da agência do BNB, agência de Santa Cruz, Mauro Monteiro, o vereador Mário Farias, os secretário de Agricultura, Eduardo Medeiros, a chefe do Gabinete Civil da Prefeitura de Santa Cruz, Marcela Ravena, e representantes do sindicato dos agricultores.

EVENTO-AGRICULTORES-001

EVENTO-AGRICULTORES-002

EVENTO-AGRICULTORES-003

EVENTO-AGRICULTORES-004

EVENTO-AGRICULTORES-005

Fotos: André Fotos

Última atualização em Sábado, 16 December 2017 11:04

Com o apoio da Prefeitura, Santa Cruz recebe Campeonato Estadual de Atletismo de Pré-mirins

Santa Cruz/RN sedia hoje (15) e amanhã (16) o Campeonato Estadual de Atletismo de Pré-mirins. A competição recebe total apoio da Prefeitura, através da secretaria municipal de Esportes e Lazer.

Promovido pela Federação Estadual de Atletismo, o campeonato reunirá competidores de vários municípios potiguares. As provas serão disputadas nas dependências do Estádio Iberê Ferreira de Souza (Iberezão). Como parte ainda do apoio da Prefeitura de Santa Cruz, os atletas utilizarão os alojamentos e refeitório do Centro de Treinamento José Rodrigues da Rocha.

O Campeonato Estadual de Atletismo de Pré-mirins também recebe o apoio da Associação da Desportiva e Cultural do Trairi.

Caminhadas suspensas

A secretaria municipal de Esportes e Lazer comunica que a prática de atividades físicas (corridas e caminhadas) nas dependências do Iberezão está suspensa, em virtude da praça esportiva está recebendo a competição de atletismo. As pessoas poderão voltar a praticar seus exercícios, normalmente, a partir da próxima segunda-feira (18).

 

camp de atletismo-2

Foto: André Fotos

 

 

Última atualização em Sexta, 15 December 2017 07:57

Prefeitura de Santa Cruz começa hoje (14) pagamento de 13º aos servidores comissionados

Grande parte dos funcionários municipais efetivos em Santa Cruz já recebeu o seu 13º salário e hoje (14) a Prefeitura inicia o pagamento dos comissionados. Recebem nesta quinta-feira os servidores dos programas da Assistência Social e demais secretarias, com exceção da Saúde.

Amanhã (15), segundo dia de pagamento, será a vez dos servidores da Saúde e dos programas ligados à pasta, além dos professores do ensino infantil e fundamental. O valor total da folha é de R$ 887.656,00 (oitocentos e oitenta e sete mil seiscentos e cinquenta e seis reais)

Em Santa Cruz/RN, os servidores efetivos da Prefeitura recebem o 13º salário ao longo do ano, no mês de seu aniversário. Desta forma, muitos servidores já receberam seu abono salarial. Os efetivos, aniversariantes deste mês de dezembro, também estão inseridos nesta folha.

SEDE-PREFEITURADESANTACRUZ-OK

Foto: André Fotos

Última atualização em Sábado, 16 December 2017 11:00

Corrida rústica alusiva aos 141 anos de emancipação política reúne atletas santa-cruzenses

Dentro das comemorações pelos 141 anos de emancipação política, a Prefeitura de Santa Cruz promoveu na manhã deste domingo (10) a I Corrida Rústica de Emancipação. Vários atletas do município participaram da competição.

Organizada através da secretaria municipal de Esportes e Lazer, a corrida teve 7 km de percurso, com a largada no Sitio Furnas, zona rural do município, e linha de chegada no Estádio Iberê Ferreira de Souza (Iberezão).

“Tivemos um bom número de competidores e a realização de mais uma corrida dentro do nosso calendário com a marca da Prefeitura. Essa competição, em especial, foi para celebrar a nossa emancipação, um momento especial do nosso município”, ressaltou o secretário de Esportes e Lazer, Jackson Jaedyson.

Os cinco primeiros colocados na I Corrida Rústica de Emancipação, além de medalhas, também receberam prêmios em dinheiro. Os demais foram contemplados com medalhas de participação.

CORRIDA-001

CORRIDA-002

CORRIDA-003

CORRIDA-04

CORRIDA-005

Fotos: André Fotos

 

Última atualização em Sexta, 15 December 2017 07:58

Ações sobre educação alimentar marcam o ano letivo em escolas municipais de Santa Cruz/RN

O ano letivo nas escolas municipais chega ao fim e com uma avaliação muito positiva em vários aspectos.  O acompanhamento nutricional é um dos pontos que se destaca e teve ações realizadas de forma contínua durante 2017. O Ciclo de Educação Alimentar e Nutricional, projeto de extensão voltado para saúde dos alunos da rede pública de ensino, desenvolvido desde 2014 pela FACISA/UFRN em parceria com a Prefeitura de Santa Cruz, é um importante exemplo do trabalho que é feito.

O projeto desenvolvido por alunos e professores do curso de Nutrição promoveu ações com os alunos das escolas (avaliação nutricional antropometrica, avaliação da pressão arterial e consumo alimentar) com as merendeiras (por meio de ciclos de capacitação teóricos e práticos sobre higiene na manipulação e receitas saudáveis) com os professores e diretores (através de simpósios para apresentação dos dados de saúde dos estudantes) e com pais (entrevistas sobre consumo alimentar e atividade física e educação alimentar e nutricional).

Coordenada pela equipe da secretaria municipal de Educação, a I Expoescolar de Alimentação Escolar foi a última ação pontual realizadoa no ano. O evento aconteceu no final do mês de novembro, na Escola Municipal Pinguinho de Gente, e promoveu a exposição de atividades desenvolvidas em sala de aula e que objetivaram conscientizar da importância de ingerir alimentos saudáveis e bem higienizados para a saúde dos alunos.

Outras escolas do município também tiveram ações desenvolvidas com a mesma temática. Foram ações desenvolvidas que buscaram combater hábitos inadequados de alimentação e mostrar que uma alimentação saudável é uma importante aliada no processo de aprendizagem do aluno.

EXPOESCOLA-ALIMENTAÇÃO-OK

Fotos: André Fotos

Última atualização em Quarta, 13 December 2017 07:32

A Copa CDL de Repartições é encerrada com um dos representantes da Prefeitura de Santa Cruz faturando o título

A Copa CDL de Repartições conheceu o seu campeão. Na noite da última quinta-feira (07), no Ginásio Poliesportivo Deputado Marcílio Furtado,  a competição teve a sua final e os dois times que representaram a Prefeitura de Santa Cruz fizeram a final.

Depois de uma partida marcada pelo equilíbrio e empate em 1 x 1 no tempo regulamentar, a disputa do primeiro lugar para os pênaltis e o “Prefeitura 2” aproveitou melhor as chances, venceu por 3 x 2 e soltou o grito de “é campeão”.

A Copa CDL de Repartições foi realizada pela Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Esportes e Lazer, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Cruz (CDL). A competição equipes de várias instituições locais.

COPA-REPARTIÇÕES-001

 

 

 

Última atualização em Quinta, 14 December 2017 07:55

Prefeitura de Santa Cruz realiza com sucesso primeiro “Dia D” das Boas Práticas das escolas municipais

Numa ação inédita, a Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu nesta quarta-feira (06), no Teatro Candinha Bezerra, o “Dia D” das Boas Práticas das escolas municipais. Na ocasião, projetos desenvolvidos ao longo do ano na rede municipal de ensino foram apresentados.

 

13 instituições de ensino tiveram a oportunidade de apresentar os seus projetos, desenvolvidos com a orientação da coordenação pedagógica do município e pautados em importantes temáticas, como ética, cidadania e inclusão social. As instituições representadas no evento ainda foram contempladas com certificados de boas práticas. Houve também apresentações culturais de alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

 

O evento contou com a participação de educadores e gestores escolares, além de representantes de instituições parceiras (Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi-FACISA/UFRN, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte-IFRN, Universidade Vale do Acaraú-UVA, Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes-CMDCA e Conselho Tutelar). Representando a Prefeitura de Santa Cruz, a secretária de Educação, Suelem Bulhões, e a chefe do Gabinete Civil, Marcela Ravena.

BOASPRATICAS-001

BOASPRATICAS-002

BOASPRATICAS-003

BOASPRATICAS-004

Fotos: André Fotos

 

Última atualização em Quarta, 13 December 2017 07:13

V Fest Frango teve recorde de público e mais de 1 mil pratos comercializados em três dias

A V Feira de Avicultura de o Trairi (Fest Frango), encerrada no último sábado (02), teve números extremamente positivos. O Festival Gastronômico comercializou mais de 1 mil pratos, o Seminário de Avicultura teve recorde de participação e os três dias de evento (30 de novembro, 01 e 02 de dezembro) contaram com intensa participação popular.

Consolidado no calendário do Município, o Fest Frango contempla atualmente duas importantes atividades, a produção de frango e o turismo. A sua programação contou mais uma vez com eventos técnicos, esse ano com o debate sobre tecnologias destinadas à criação de galinhas caipiras, e atrações de entretenimento e lazer voltadas para pessoas de todas as idades.

A avaliação da Prefeitura de Santa Cruz, promotora do evento, é a melhor possível. O Fest Frango recebeu inúmeros elogios e conseguiu alcançar todos os seus objetivos.

V-FESTFRANGO

Fotos: André Fotos

 

 

Última atualização em Quarta, 13 December 2017 07:10

Prefeitura de Santa Cruz abre inscrições para a I Corrida Rústica de Emancipação; evento acontece domingo (10)

A Prefeitura de Santa Cruz promove no próximo domingo (10) a I Corrida Rústica de Emancipação. O evento está sendo organizado pela secretaria municipal de Esportes e Lazer (SEMEL) e faz parte das comemorações pelos 141 anos de Emancipação Política do município.

A largada dos atletas acontecerá no Sitio Furnas, a partir das 07h, com chegada marcada para o Estádio Iberê Ferreira de Souza (Iberezão). A organização do evento informa que um ônibus conduzirá os atletas, a partir das 6h30, para o local de largada. A concentração ocorrerá em frente ao ginásio Marcilio Furtado.

A corrida conta com premiação financeira para os primeiros colocados e inscrições gratuitas, que podem ser feitas na sede da SEMEL (Centro de Treinamento) até o próximo dia sexta-feira (08), das 8h às 12h e das 14h às 17h.

CORRIDA-RÚSTICA-OK

Última atualização em Quarta, 13 December 2017 07:07

Último dia do Fest Frango terá shows com Gerliane Souza e Isaque Galvão

Sucesso de público nos dois primeiros dias, a V Feira de Avicultura do Trairi (Fest Frango) será encerrada hoje (02). O evento começa a partir das 18h, no Pátio da Matriz.

Na programação deste sábado (02), Festival Gastronômico, oficinas sobre alimentação saudável na cozinha móvel do Sesi, exposições, orientações sobre saúde, atividades recreativas e educativas, além dos shows de Gerliane Souza e Isaque Galvão.

O V Fest Frango é realizado pela Prefeitura de Santa Cruz com o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) e as parcerias com Sebrae/RN, Guaraves Alimentos, Abrasel, SESI, Fiern, Sesc e Fecomérico.

FESTFRANGO2017-OK

Foto: André Fotos

Última atualização em Quarta, 13 December 2017 07:10

Seminário sobre avicultura abre o segundo dia do Fest Frango; programação segue no Pátio da Matriz

O segundo dia da V Feira de Avicultura do Trairi (Fest Frango) começou com o “Seminário de Avicultura da Região do Trairi”. O evento aconteceu durante a manhã desta sexta-feira (01), no auditório do Instituto Cônego Monte, que ficou completamente lotado. O Seminário integra a parte técnica do Fest Frango e apresentou uma temática voltada para a criação de galinhas caipiras.

Foram quatros palestras durante toda a manhã, com os seguintes temas: “Controle Sanitário na Criação de Aves Caipiras” (palestrantes: Frederico Britto-médico veterinário/EPE Produtos Agropecuários), “Mercado de Carne e Ovos Caipira na grande Natal” (palestrante: Ana Carolina-analista técnica do Sebrae/RN, “Exigências e Fluxograma da Unidade de abate de Aves” (palestrante: Hélio Andrade-Setas Consultoria e “Limpeza e Desinfecção de Instalações Avícolas (palestrante: Aguinaldo Figueroa-médico veterinário-USIVET).

O “Seminário de Avicultura da Região do Trairi” contou com as participações da prefeita de Santa Cruz/RN, Fernanda Costa, do vice-prefeito de Santa Cruz/RN, Ivanildo Ferreira,  do diretor técnico do Sebrae/RN, João Hélio, do gerente do escritório regional do Sebrae/RN, Gustavo Cosme, além de secretários municipais e outras autoridades locais.

Hoje à noite, a partir das 18h, a programação do Fest Frango segue na estrutura montada no Pátio da Matriz. Continua o Festival Gastronômico, feira de artesanato, exposições, atividades educativas e recreativas, oficina sobre alimentação com a unidade móvel do Sesi,  apresentações culturais e shows com Ericleidson Lima e Banda e Messias Paraguai.

O V Fest Frango, que acontece até amanhã (02), é realizado pela Prefeitura de Santa Cruz com o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) e as parcerias com Sebrae/RN, Guaraves Alimentos, Abrasel, SESI, Fiern, Sesc e Fecomérico.

FESTFRANGO2017-SEMINARIO-001

FESTFRANGO2017-SEMINARIO-002

FESTFRANGO2017-SEMINARIO-004

Fotos: André Fotos

 

Última atualização em Sábado, 02 December 2017 13:36

Primeiro dia do V Fest Frango tem várias atrações e grande participação popular; fotos

A V Feira de Avicultura do Trairi (Fest Frango) teve início nesta quinta-feira (30) com grande participação popular e várias atrações. Neste primeiro dia, o destaque foi para os concursos da “Galinha mais Glamourosa” e “O Maior Comedor de Frango”, além do Festival Gastronômico.

As pessoas que participaram do Fest Frango nesta quinta (30) também puderam participar da oficina sobre alimentação oferecida através da cozinha móvel do Sesi, feira de artesanato e exposições. Os oito restaurantes que participam do evento começaram a servir seus pratos feitos à base de frango. Aconteceram também apresentações culturais e show do “Trio Arapuá”.

Nesta sexta-feira (01), o segundo dia do evento começou com o Seminário de Avicultura da Região Trairi, no Instituto Cônego Monte, pela manhã. À noite, as atrações se concentram na estrutura montada no Pátio da Matriz. Os shows desta sexta (01) serão de Ericleidson Lima e Banda e Messias Paraguai.

O V Fest Frango, que acontece até amanhã (02), é realizado pela Prefeitura de Santa Cruz com o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) e as parcerias com Sebrae/RN, Guaraves Alimentos, Abrasel, SESI, Fiern, Sesc e Fecomérico.

FESTFRANGO2017-PRIMEIRODIA-001

FESTFRANGO2017-PRIMEIRODIA-002

FESTFRANGO2017-PRIMEIRODIA-003

FESTFRANGO2017-PRIMEIRODIA-004

FESTFRANGO2017-PRIMEIRODIA-005

FESTFRANGO2017-PRIMEIRODIA-006

FESTFRANGO2017-PRIMEIRODIA-007

FESTFRANGO2017-PRIMEIRODIA-008

Fotos: André Fotos

Última atualização em Sábado, 02 December 2017 13:36

Santa Cruz/RN comemora hoje (30) 103 anos; entenda a diferença entre o aniversário da cidade e a emancipação política

Santa Cruz/RN completa hoje, 30 de novembro, 103 anos de elevação de município para a categoria de cidade, isso aconteceu através da lei nº 372 de 30 de novembro de 1914, sancionada por Joaquim Ferreira Chaves. A principal cidade da região Trairi faz, portanto, aniversário nesta quinta-feira, feriado municipal.

Nos últimos anos uma dúvida surgiu quanto a real data de aniversário da cidade e qual a diferença de aniversário para emancipação politica. Estamos falando do “30 de novembro” e “11 de dezembro”. O professor e historiador, Edgar Santos, atual secretário municipal de Cultura, foi pesquisar e encontrou a resposta.

Segundo Edgar Santos, em um dia como hoje, em 1914, Santa Cruz recebia o título honorífico de cidade. Anos antes, em 1876, em 11 de dezembro a lei nº 777, sancionada por Dr. Antônio Passos de Miranda, desmembrou Santa Cruz/RN de São José de Mipibú/RN lhe dando autonomia administrativa, política e jurídica. Ele explicou que, por muitos anos, se comemorou, de forma equivocada, a emancipação politica de Santa Cruz/RN.

São dois momentos distintos, porém, igualmente importantes para história da capital do Trairi. 103 anos  de aniversário da cidade de Santa Cruz comemorados hoje (30) e no próximo dia 11 dezembro, 141 anos de Emancipação Politica.

SANTACRUZ-VISTAPARCIAL

Foto: Alex Santos

Última atualização em Sexta, 01 December 2017 14:26

Começa hoje (30), feriado municipal, a quinta edição da Feira de Avicultura do Trairi (Fest Frango)

No dia em que Santa Cruz/RN completa 103 anos de história, 30 de novembro, começa a quinta edição da Feira de Avicultura do Trairi (Fest Frango). O evento terá três dias de intensa programação, com eventos voltados para a parte técnica, buscando aprimorar a avicultura no município, e eventos voltados para o lazer e entretenimento da população.

Nesta quinta-feira, feriado municipal, começa o Festival Gastronômico, além de apresentações culturais, oficinas sobre alimentação, atividades recreativas, show do “Trio Arapuá” e outras atrações. A programação começa a partir das 18h, no Pátio da Matriz.

O V Fest Frango é realizado pela Prefeitura de Santa Cruz com o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) e as parcerias com Sebrae/RN, Guaraves Alimentos, Abrasel, SESI, Fiern e Sesc.

V-FEST-FRANGO-OK

Fotos: André Fotos

 

Última atualização em Sexta, 01 December 2017 09:25

Operadores de turismo de São Paulo/SP e Florianópolis/SC fazem “Famtour de Turismo” hoje (29) em Santa Cruz/RN

Santa Cruz/RN recebe nesta quarta-feira (29) um “Famtour de Turismo” religioso com operadores da Platanus Turismo, de São Paulo/RN, e Benvenuto Viagens, de Florianópolis/SC. O grupo visitará a estrutura turística da cidade durante todo o dia.

A programação em Santa Cruz/RN tem visitas ao Santuário de Santa Rita, à Igreja Matriz e capelas, além de recital de cordel que acontecerá no início da noite no Teatro Candinha Bezerra. Nesta quinta (30) o grupo ainda fará, pela manhã. uma visita ao Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra.

O grupo, composto por oito pessoas, ficará no Estado até o próximo dia 02 de dezembro. Além de Santa Cruz/RN, roteiro do Famtour inclui passeios e visitas em Natal/RN, São Gonçalo do Amarante/RN, Santa Cruz/RN e Canguaretama/RN.

Famtour

O Famtour é uma forma de promoção que tem como objetivo familiarizar e encantar o distribuidor do produto turístico. Consiste em convidar agentes de viagem para visitar o destino para que conheçam o local e saibam o que estão oferecendo aos seus clientes.

FOTO-SANTUÁRIO-DE-SANTARITA-001

Foto: Marcos Cavalcanti

Última atualização em Quarta, 13 December 2017 07:44

Prefeita Fernanda Costa recebe homenagem em sessão solene do Tribunal de Justiça do RN

A Prefeita Fernanda Costa, que reassumiu o cargo de chefe do Executivo Municipal depois de 10 dias afastada para compromissos pessoais, foi homenageada pelo Núcleo de Ações e Programas Socioambientais (NAPS) do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), em sessão solene realizada nesta segunda-feira (27), no auditório da sede do TJRN, em Natal/RN.

O certificado que foi entregue pela desembargadora Zeneide Bezerra para a prefeita Fernanda Costa simboliza o reconhecido do TJRN da importância da parceria com a Prefeitura de Santa Cruz na realização de suas ações no município, a mais recente delas foram os casamentos comunitários realizados no último mês de agosto.

O evento fez parte das comemorações dos 10 anos de atuação do NAPS.  Na ocasião, cerca de 200 parceiros e colaboradores do Núcleo foram homenageados.

FERNANDA-TJRN-OK

Foto: Blog do Robson Freitas

Última atualização em Quarta, 13 December 2017 07:39

Pagina 1 de 96

contracheque

Ir Para o Topo