Blog da Cidade de Santa Cruz

Notícias

Banda de Música de Santa Cruz participa de homenagem ao maestro Felinto Lúcio Dantas

A Banda de Música Mestre João Roberto Paz e União, de Santa Cruz-RN, participou no último sábado (25), em Carnaúba dos Dantas-RN, do “Encontro de Bandas” em homenagem ao centenário do dobrado “Estreia”, primeira composição do renomado maestro Felinto Lúcio Dantas.

Com o apoio da Prefeitura, a Banda de Música de Santa Cruz foi uma das seis bandas que se apresentaram no evento e a única que não era da região Seridó.

Coordenador e maestro da banda, Camilo Henrique falou o que representa ter participado desse evento. “Apenas uma banda de fora da região do Seridó foi convidada, a de Santa Cruz. Isso mostra o respeito, o carinho e a confiança que o nosso trabalho vem recebendo por parte da classe artística do Rio Grande do Norte”, afirmou.

A Banda de Música de Santa Cruz foi resgatada durante o primeiro mandato da Prefeita Fernanda Costa. O grupo atual conta com músicos remanescentes de formações passadas e de músicos novatos, oriundos do curso de música ministrado, de forma gratuita, para os que desejam ingressar no mundo da música instrumental.

O maestro Camilo Henrique destacou o apoio que o projeto de resgate da Banda de Música vem recebendo. “É importante destacar a participação essencial dos músicos da nossa banda, que não medem esforços para participar desses eventos. Não podemos deixar de reconhecer o apoio que vem sendo dado ao nosso trabalho, pela Prefeitura de Santa Cruz, na pessoa da prefeita Fernanda, através da secretaria de Assistência Social, na  pessoa da secretária Dayse e de sua colaboradora Fátima. Nós agradecemos”, concluiu.

O Encontro de Bandas do último sábado (25), em Carnaúba dos Dantas, reuniu, além do grupo local, as bandas de Acari, Cruzeta , São José do Seridó, Caicó e de Santa Cruz. Na ocasião, também aconteceu, na escola Caetano Dantas, uma exposição sobre a vida do maestro Felinto Lúcio Dantas.

ENCONTRODEBANDAS-001

ENCONTRODEBANDAS-002

Foto: Blog JCN

Última atualização em Quinta, 30 March 2017 07:17

Prefeitura reúne mais uma vez equipe para tratar da programação da festa de Santa Rita 2017

A equipe designada pela Prefeita Fernanda Costa para tratar dos preparativos da festa de Santa Rita de Cássia 2017 voltou a se reunir, nesta terça-feira (28), na sede da Prefeitura de Santa Cruz, para deliberar sobre questões relacionadas à programação que será desenvolvida no período de 13 a 22 de maio.

O encontro contou com representantes das secretarias de Assistência Social, Cultura, Educação, Esportes e Lazer, Gabinete Civil, Transportes e Obras Públicas e Turismo e Desenvolvimento Econômico e Saúde. Em pauta, toda a estrutura física e de pessoal que exigem os vários eventos que serão realizados durante os 10 dias de programação.

Parceiros na realização da festa da padroeira de Santa Cruz, Prefeitura e Paróquia pretendem lançar todos os detalhes da programação no próximo dia 24 de abril. O evento reunirá toda a imprensa local.

REUNIAO-FESTADESANTARITA-001

REUNIAO-FESTADESANTARITA-002

Fotos: André Fotos

Última atualização em Quarta, 29 March 2017 16:30

Dia do Circo é comemorado em escolas municipais de Santa Cruz

Alunos de escolas municipais de Santa Cruz participaram de atividades alusivas ao Dia do Circo, comemorado nesta segunda-feira (27 de março). A programação desenvolvida com as crianças teve como principal objetivo integrá-las ao circo, um mundo encantado e cheio de magia.

Esta ação faz parte do planejamento traçado pela Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Educação, que propõe o desenvolvimento das crianças atendidas pela rede pública municipal de ensino utilizando atividades lúdicas e que trabalhem outros aspectos, como a criatividade.

As atividades alusivas ao Dia do Circo foram realizadas na Escola Municipal Rita Nely Furtado e na Creche Pedro Severino Bezerra.

Origem do Dia do Circo

O Dia do Circo, 27 de março, foi criado para homenagear o palhaço “Piolim”, Abelardo Pinto, que comandou o circo Piolim por mais de trinta anos. Seu pai havia sido dono de circo quando Abelardo ainda era pequeno, local onde aprendeu a tocar violino, a fazer contorcionismos e acrobacias.

A data foi instituída em razão de seu nascimento, no ano de 1897, em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo.

FOTOS-DIADOCIRCO-site

Última atualização em Terça, 28 March 2017 21:15

Assistência Social realiza semana de mobilização de combate ao Aedes Aegypti em Santa Cruz

A Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Assistência Social participou, de 20 a 24 de março, da Semana Nacional de Mobilização da Rede de Assistência Social, realizando uma programação voltada para a conscientização do combate ao mosquito Aedes Aegypti. Foram desenvolvidas ações que mobilizaram os profissionais e usuários dos serviços da rede socioassitencial (CREAS, CRAS, SCFV e Bolsa Família) e comunidade em geral.

Para a Secretária de Assistência Social de Santa Cruz, Dayse Martins, a mobilização foi um momento único com a integração entre as equipes da Assistência Social com o apoio da Secretaria de Saúde, por meio dos agentes de endemias da Vigilância Ambiental, reforçando a importância da eliminação dos criadouros do mosquito. Foram realizadas palestras, panfletagens, gincanas educativas, além de confecção de cartazes e desenhos.

Nesta sexta-feira (24) aconteceu a culminância da Semana Municipal de Mobilização da Rede de Assistência Social contra o mosquito, com os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) participando de uma caminhada pelas ruas bairro do Paraíso. Na ocasião, foram realizadas algumas atividades com o objetivo de apresentar o que SCFV irá oferecer para os seus usuários ao longo do ano.

ACOESCONTRAADENGUE-SITE

 

Última atualização em Segunda, 27 March 2017 16:29

Com incentivo da Prefeitura, ASSOMUSC promove mais uma edição da “Sexta Instrumental”

Com apoio da Prefeitura de Santa Cruz, a Associação Musical de Santa Cruz (ASSOMUSC) realiza nesta sexta-feira (24) mais uma edição do projeto “Sexta Instrumental”, que contará com a apresentação da Camerata de Violões do Rio Grande do Norte, no Teatro Municipal Candinha Bezerra, a partir das 19h30.

A Camerata de Violões do RN, da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN) é um grupo criado em 2015 e que reúne alguns dos melhores violonistas do Estado com o objetivo de fazer música câmera de qualidade, além de fazer parte de um projeto de extensão da UFRN.

A “Sexta Instrumental” é uma iniciativa que busca promover concertos instrumentais e levar música de qualidade para a população santa-cruzense, sempre de forma gratuita. O projeto conta com o incentivo do Poder Público municipal por ser uma importante ação de valorização cultural.

Teatro Candinha

Última atualização em Segunda, 27 March 2017 16:17

Prefeitura de Santa Cruz convoca mais cinco aprovados no Processo Seletivo para professor temporário

A Prefeitura de Santa Cruz está convocando mais cinco candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado para provimento de professores temporários do quadro de pessoal da Secretaria Municipal de Educação.

O Edital de Convocação 003/2017 está convocando para a efetivação da contratação temporária as seguintes pessoas: CARLA PATRICIA PONTES F. LOPES, ALVANIRA PONTES DE SOUZA FREITAS, GLÉDJA WALTÊNIA DE A. PONTES, SILVANIRA BEZERRA DE OLIVEIRA E ALBANIZE BEZERRA DA SILVA FRANCISCO.

Os candidatos convocados terão dois dias, sexta-feira (24) e segunda-feira (27), para compareceram ao setor de Recursos Humanos (RH), na sede da Prefeitura de Santa Cruz, no horário das 08h30 às 11h30 e das 14h às 17h.

Os documentos necessários são: originais e 01 (uma) cópia xerográfica da Cédula de Identidade, CPF, Título de Eleitor, comprovação de obrigações eleitorais, certificado de reservista (se for o caso), PIS/PASEP, Carteira de Trabalho, comprovação da escolaridade exigida, atestado de sanidade mental, Certidão de Nascimento, Casamento ou averbação de divórcio, comprovante de residência, comprovante de conta corrente, comprovante de títulos e experiência funcional conforme declarado na ficha de inscrição e certidões negativas criminais das Justiças Estadual e Federal. Os candidatos convocados deverão preencher, no ato do comparecimento, declaração de bens e declaração de acumulação de cargos (se for o caso). O não comparecimento no prazo estipulado será considerado como desistência do candidato.

FOTO-SEDEPREFEITURA-SITE

Foto: André Fotos

 

Última atualização em Terça, 28 March 2017 21:16

Prefeitura de Santa Cruz e SINTE-RN dialogam sobre educação no Município

Um encontro, realizado na última sexta-feira (17), reuniu, na sede da Secretaria Municipal de Educação, representantes da Prefeitura de Santa Cruz e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (SINTE/RN).

Na reunião foram debatidos pontos importantes, relacionados à educação no Município. Transporte escolar, gestão democrática, conselhos de direitos, plano de cargo e carreira, remuneração dos funcionários e greve nacional dos educadores foram alguns dos assuntos que fizeram parte da pauta do encontro, considerado por ambas as parte bastante proveitoso.

Representando a Prefeitura de Santa Cruz estiveram presentes a secretária municipal de Educação, Suelem Bulhões, a coordenadora pedagógica, Adelma Barbosa e o presidente do Conselho do FUNDEB, Joacildo Galvão. Representando o SINTE/RN, Cristiane Dantas e João Cemário.

Greve Nacional

A greve nacional da Educação, que protesta contra a reforma da previdência, em Santa Cruz acontece de forma parcial. A Secretaria de Educação reconhece a legitimidade do movimento, mas informa que as aulas não aplicadas serão repostas para que os alunos não sejam prejudicados.

FOTO-EDUCACAO-SINTE-SITE

Última atualização em Quarta, 29 March 2017 16:34

Prefeita Fernanda Costa participa de reunião de apresentação da Campanha ABRACE VIDAS do Ministério Público

A Prefeita Fernanda Costa, acompanhada da secretária municipal de Assistência Social, Dayse Martins, participou na manhã desta terça-feira (21) do encontro promovido pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP/RN), que teve como objetivo mobilizar os municípios da Comarca de Santa Cruz (Santa Cruz, Japi, Campo Redondo, Lajes Pintadas, Coronel Ezequiel, Jaçanã e São Bento do Trairi) para a adesão à Campanha ABRACE VIDAS.

O encontro foi realizado na sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em Santa Cruz/RN, e contou com as participações de prefeitos e secretários de vários municípios da região.

Representantes do Ministério Público fizeram uma apresentação do projeto, que visa fomentar junto aos municípios do Estado a implantação do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora para crianças e adolescentes órfãos, abandonados ou afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva judicial (art. 101, VII do Estatuto da Criança e do Adolescente).

A gestão municipal se coloca plenamente à disposição para contribuir com o desenvolvimento do projeto e suas ações de defesa das crianças e adolescentes que mais precisam de amparo. Essa é uma campanha que se junta aos serviços já executados no Município com a finalidade de preservar os direitos de crianças e adolescentes e que fizeram de Santa Cruz uma referência no Estado nesse aspecto.

REUNIAO-ABRACEVIDAS-001-SITE

REUNIAO-ABRACEVIDAS-002-SITE

Fotos: André Fotos

 

 

Última atualização em Quarta, 29 March 2017 22:35

Prefeitura de Santa Cruz promove reuniões para apresentar projeto sobre feira da agricultura familiar

A Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, e o Colegiado do Território do Trairi iniciaram uma série de reuniões técnicas de orientação sobre o projeto de estruturação e implantação da feira da agricultura familiar, com o objetivo de estimular a adoção de práticas de cultivo de alimentos orgânicos e facilitar o acesso dos agricultores ao mercado consumidor.

Nesta terça-feira (21), o secretário municipal de Agricultura, Eduardo Medeiros (Dudu), esteve reunido com membros da Associação das Horteiras do Açude Santa Rita para apresentar o projeto e a sua metodologia. A reunião contou também com a presença de técnicos da Prefeitura de Santa Cruz.

A ação, iniciativa da gestão da Prefeita Fernanda Costa, beneficiará também agricultores familiares dos municípios do Território Trairi e utilizará recursos provenientes do Ministério do Desenvolvimento Agrário via Ação Orçamentária de Apoio a Projetos de Infraestrutura e Serviços em Territórios (Proinf). O projeto prevê a aquisição de equipamentos, monitoramento e assessoramento técnico.

A feira da agricultura familiar será anexada à feira livre de Santa Cruz, umas das maiores do Rio Grande do Norte e que recebe, todos os sábados, milhares de pessoas.

REUNIAO-HORTEIRAS-001

REUNIAO-HORTEIRAS-002

Última atualização em Terça, 21 March 2017 21:35

Prefeitura de Santa Cruz realiza reparos no Ginásio Marcilio Furtado; atividades esportivas estão temporariamente paralisadas

A Prefeitura de Santa Cruz iniciou nesta segunda-feira (21) serviços de reparos no Ginásio Poliesportivo Deputado Marcilio Furtado. O trabalho irá promover melhorias estruturais no equipamento público visando às atividades esportivas realizadas diariamente no local e os eventos que integram o calendário esportivo, entre eles, a Copa Bené de Futsal, agendada para ser iniciada no próximo dia 03 de abril.

Com a reforma, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL) informa aos usuários do ginásio que as atividades esportivas estão temporariamente paralisadas e só deverão ser retomadas no final da próxima semana, com a conclusão dos serviços. 

GINÁSIO-MARCILIAFURTADO

Foto: André Fotos

Última atualização em Quarta, 22 March 2017 15:46

SCFV de Santa Cruz inicia atividades com programação especial para crianças e jovens atendidos pelo programa

As crianças e jovens atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Santa Cruz tiveram uma programação diferenciada no reinicio de suas atividades em 2017. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ofereceu serviços em saúde e de lazer. A programação foi iniciada quarta-feira (15) e encerrada nesta sexta-feira (17).

A programação contou com orientações sobre saúde bucal e momentos de lazer, como gincana e banho de piscina no Clube Juvenal Pé de Copa, além de exibição de filme no Teatro Municipal Candinha Bezerra.

Essa ação foi pensada para transformar o dia de acolhimento em um momento de diversão e de socialização entre os alunos que serão atendidos pelo SCFV em suas várias atividades previstas para esse ano.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é um serviço realizado com grupos, organizado de modo a prevenir as situações de risco social, ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos e incentivar a socialização e a convivência comunitária.

Possui caráter preventivo, pautado na defesa dos direitos e desenvolvimento das capacidades e potencialidades de cada indivíduo, prevenindo situações de vulnerabilidade social.

Trata-se de um Serviço da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social, regulamentado pela Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS nº 109/2009).

SCFV-INÍCIODASATIVIDADES

Última atualização em Quinta, 23 March 2017 16:07

Prefeitura de Santa Cruz convoca mais uma candidata aprovada no Processo Seletivo da Assistência Social

A Prefeitura de Santa Cruz está convocando mais uma candidata aprovada no Processo Seletivo Simplificado da Assistência Social. O Edital de Convocação nº 003/2017 trata da convocação de ERIKA BEZERRA SEABRA DE MELO para o cargo de orientadora social do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). A contratação, em caráter temporário, segue a ordem de chamada dos candidatos classificados nos termos do Edital do Processo Seletivo Simplificado nº 001/2017.

A candidata terá dois dias (20 e 21 de março de 2017) para comparecer ao Departamento de Recursos Humanos, localizado na sede da Prefeitura de Santa Cruz, no horário das 08h às 11h30 e das 14h às 16h30. 

Os documentos que deverão ser apresentados pelos candidatos no ato de sua apresentação são os seguintes: originais e 01 (uma) cópia xerográfica da Cédula de Identidade, CPF, Título de Eleitor, Comprovação de Obrigações Eleitorais, Certificado de Reservista (se for o caso), PIS/PASEP, Carteira de Trabalho, comprovação da escolaridade exigida para o cargo, casamento ou averbação de divórcio, comprovante de residência, comprovante de conta corrente do Banco do Brasil (se tiver), conforme o item 9.2 do Edital nº 001/2017 do Processo Seletivo, bem como ainda os candidatos convocados deverão preencher no ato do comparecimento declaração de bens e declaração de acumulação de cargos (se for o caso).

O não comparecimento até às 16h30 do dia 21 de março de 2017, será considerado como desistência da candidata, na forma da Lei.

FOTO-SEDE-PREFEITURA

Foto: André Fotos

Última atualização em Terça, 21 March 2017 21:12

Programa de perfuração de poços da Prefeitura de Santa Cruz beneficia mais comunidades rurais

A Secretaria de Agricultura de Santa Cruz comemora o resultado positivo da utilização da maquina perfuratriz da Prefeitura em mais duas comunidades rurais, durante essa semana. A ação vem sendo desenvolvida já há alguns meses e faz parte do programa de perfuração de poços que a Prefeitura de Santa Cruz vem executando com o objetivo de minimizar os efeitos da seca.

Na última quarta-feira (15), a comunidade beneficiada foi a de “São Joaquim”, onde o poço perfurado apresentou vazão de dois mil litros. Nesta quinta-feira (16), foi a vez da comunidade “Pitomba”, com o poço resultando numa vazão de seis mil litros de água de boa qualidade.

O programa de perfuração de poços da Prefeitura de Santa Cruz já beneficiou, nos últimos meses, dezenas de famílias que residem em comunidades rurais do município. Todos os poços que estão sendo perfurados são de uso coletivo e podem ser utilizados por todos da comunidade beneficiada.

FOTO-POÇO-PITOMBA-001

FOTO-POÇODESÃOJOAQUIM-001

Última atualização em Quarta, 22 March 2017 16:20

Em viagem à Brasília, Prefeita Fernanda Costa participa de reuniões em três ministérios

A Prefeita Fernanda Costa cumpre, desde a última terça-feira (14), agenda em Brasília/DF. O objetivo é viabilizar questões administrativas que resultem em benefícios para a população santa-cruzense.

A Prefeita Fernanda Costa, acompanhada da Chefe do Gabinete Civil, Marcela Ravena, teve  uma pauta intensa e participou de reuniões nas sedes de três ministérios (Educação, Saúde e de Turismo). Os encontros tiveram como pauta principal a busca por soluções de pendências administrativas que possibilitem a execução de projetos ao longo do ano.

Otimista quanto a um resultado positivo de mais uma ida à capital federal, a Prefeita Fernanda Costa retornará de viagem nesta sexta-feira (17).

VIAGEM-BRASILIA-OK-SITE

 

Última atualização em Quarta, 22 March 2017 07:40

Prefeitura de Santa Cruz envia representante para uma das importantes feiras de turismo da Europa

Santa Cruz está participando de uma das maiores feiras de turismo da Europa. O Município, representado pela Secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Marcela Pessoa, compõem o estande do Governo do Estado na BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), que começou nesta quarta-feira (15) e vai até o próximo domingo (19), na capital portuguesa.

Depois de participar de inúmeros eventos pelo Brasil, Santa Cruz participa de sua primeira feira internacional, com o objetivo de ampliar horizontes para o mercado do turismo religioso junto às agências de viagens, guias de turismo e pessoas interessadas em viajar e conhecer as belezas potiguares, entre elas, a maior imagem católica do Mundo.

A Prefeitura de Santa Cruz preparou um vasto material impresso para auxiliar na divulgação do destino, além de “pencard” (pendrive em forma de cartão) que contém vídeos, fotos e informações básicas sobre Santa Cruz e seus atrativos turísticos.

Também participam da BLT, o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar, e a presidente da Empresa de Promoção Turística do Rio Grande do Norte (EMPROTUR), Ana Maria.

FEIRA-LISBOA-001

FEIRA-LISBOA-002

FEIRA-LISBOA-02

FEIRA-LISBOA-003

 

Última atualização em Terça, 21 March 2017 07:54

Ano letivo em Santa Cruz foi iniciado com escolas municipais reformadas pela Prefeitura

Além da preparação pedagógica, a ano letivo em Santa Cruz começou também com escolas municipais reformadas. A Prefeitura de Santa Cruz, com recursos próprios, recuperou a estrutura física de cinco unidades da Zona Urbana. O investimento supera os R$ 150 mil (cento e cinquenta mil reais). A ação objetiva oferecer uma estrutura confortável e adequada para o desenvolvimento das atividades educacionais.

Foram reformadas as escolas municipais: Theodorico Bezerra (Centro), José Rodrigues da Rocha (Conjunto Cônego Monte), Paulo Venâncio (Paraíso), Professora Palmira Barbosa (Conjunto Aluizio Bezerra) e Aluizio Bezerra (Paraíso).

Os serviços, coordenados pela Secretaria Municipal de Transportes e Obras Públicas, foram executados de acordo com a necessidade de cada escola. Foram feitos reparados hidráulicos, elétricos, estruturais e pintura.

ESCOLAS-REFORMADAS-SITE

Fotos: André Fotos

 

Última atualização em Sexta, 17 March 2017 16:04

Pagina 1 de 83

Ir Para o Topo