Blog da Cidade de Santa Cruz

Notícias

Com previsões negativas de arrecadação, Ivanildinho reúne secretários e determina reajuste em planejamento para reduzir gastos nos próximos meses

O prefeito Ivanildinho reuniu, na tarde desta terça-feira (20), seus secretários para debater questões relacionadas à gestão municipal, com o objetivo principal de encontrar alternativas para reduzir as despesas do município. O encontro aconteceu na sala de reuniões da Prefeitura de Santa Cruz.

A preocupação do gestor municipal é justificada pela crise que afeta os municípios. A ideia é encontrar alternativas para amenizar os efeitos de um período com o envio de poucos recursos e pouca arrecadação, sem comprometer serviços essenciais da administração municipal.

No encontro com seus auxiliares, Ivanildinho externou sua preocupação com as sucessivas quedas nas receitas do município e ressaltou a necessidade de readequações no planejamento de todas secretarias para evitar despesas extras, sobretudo, nos próximos 60 dias, período considerado crítico para as finanças dos municípios potiguares.

Segundo Ivanildinho, as previsões para os próximos dois meses são extremamente desanimadoras com relação a principal fonte de arrecadação dos municípios, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A cota mais recente do repasse é 25% menor em comparação com o mesmo período do ano passado. Ainda de acordo com Ivanildinho, os recursos anunciados recentemente de cerca de R$ 1,6 milhão, oriundos de emendas parlamentares, serão destinados exclusivamente para a saúde, nas áreas de média e alta complexidade, desta forma, não atendendo, assim, as necessidades orçamentárias de outros setores da administração municipal.

Para o prefeito de Santa Cruz, com medidas de contenção de despesas e empenho de todos que fazem a gestão, é possível ultrapassar esse período mantendo os serviços essenciais e com salários em dia dos servidores públicos.

ENCONTRO-SECRETARIOS001

ENCONTRO-SECRETARIOS002

Fotos: Alex Santos

 

Última atualização em Quinta, 22 August 2019 17:39

Vigilância Sanitária realiza fórum para capacitar repositores de alimentos em supermercados de Santa Cruz

A Vigilância Sanitária de Santa Cruz realizou na manhã desta quarta-feira (21) uma formação voltada para as pessoas que realizam a reposição de alimentos nos supermercados e mercadinhos da cidade.

O primeiro Fórum de Orientação aos Repositores de Produtos em Mercadinhos e Supermercados aconteceu no auditório do Sebrae e apresentou medidas de como os atacadistas devem cuidar de seus estoques para evitar produtos vencidos.

O fórum aconteceu com capacidade do auditório esgotada e repassou o máximo de informações para os atacadistas e seus servidores de como deve melhor organizar os estoques das empresas para que se evite problemas com os consumidores.

As informações repassadas permitirão que os profissionais melhorem as técnicas em seu trabalho, ajudem na estocagem dos alimentos comercializados e minimizem danos que podem se provocados ao consumidor, caso algum produto vencido possa ser consumido.

FORUM-REPOSITORES-001

FORUM-REPOSITORES-002

FORUM-REPOSITORES-003

FORUM-REPOSITORES-004

Fotos: Rodolfo Baracho

 

Última atualização em Quinta, 22 August 2019 16:36

Em Brasília/DF, secretária de Turismo de Santa Cruz participa de encontro que discutiu fortalecimento da regionalização de turismo no Brasil

O Ministério do Turismo realizou nesta quarta-feira (21) uma formação dentro do programa de regionalização do “Turismo + Integrado”.

O evento teve como objetivo apresentar as ações e programas do Ministério do Turismo, além de promover a troca de experiência entre os líderes das governanças turísticas regionais e discutir o Programa de Regionalização do Turismo.

A secretária de Turismo de Santa Cruz, Marcela Pessoa, esteve no evento e destacou a importância das discussões para o fortalecimento do turismo regional, fundamental para consolidar Santa Cruz cada vez mais no cenário turístico nacional.

O encontro contou ainda com representantes do governo do Estado e dos polos turísticos potiguares.

MARCELA-BRASILIA-001

MARCELA-BRASILIA-002

 

 

 

Última atualização em Quinta, 22 August 2019 07:42

Cães e gatos de Santa Cruz começam a ser vacinados contra a raiva

A campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos foi iniciada em Santa Cruz nesta segunda-feira (19 de agosto) e segue até o dia 28 de outubro, com o “Dia D” da campanha previsto para o dia 28 de setembro.

Com a dificuldade dos laboratórios autorizados pelo Governo Federal para produzir e abastecer todos os municípios brasileiros, a campanha antirrábica esse ano acontece de forma seletiva, em municípios que atendam a alguns critérios técnicos.  

O objetivo é imunizar casos de raiva animal, doença grave e incurável, em animais e em humanos, e que preocupa as autoridades em saúde.

Coordenada pela secretaria municipal de Saúde, através da Vigilância Ambiental, a campanha será desenvolvida utilizando a estratégia de vacinação “casa a casa”, com as equipes de vacinadores visitando todas as residências da zona urbana, além de várias comunidades rurais, seguindo o cronograma elaborado pela coordenação da campanha.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o número de animas a serem vacinados em Santa Cruz é de 10.395 entre cães e gatos.

Mesmo com a meta sendo atingir o mínimo de 80% dos animas aptos a receber a vacina, o município de Santa Cruz tem alcançado cobertura total além do que é preconizado e a expectativa é novamente alcançar índices positivos.

Raiva

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. É causada pelo Vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae.

A doença é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais.

Nos cães e gatos, a eliminação de vírus pela saliva ocorre de 2 a 5 dias antes do aparecimento dos sinais clínicos e persiste durante toda a evolução da doença (período de transmissibilidade). A morte do animal acontece, em média, entre 5 e 7 dias após a apresentação dos sintomas.

VACINACAO-CAESEGATOS-001

Foto: André Fotos

 

Última atualização em Quinta, 22 August 2019 17:39

Com apoio da Prefeitura de Santa Cruz, é aberta Regional de Trairi do JERNs

Contando com apoio importante da Prefeitura de Santa Cruz, aconteceu na tarde desta segunda-feira (19) a regional do Trairi dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERNs).

A abertura aconteceu no Ginásio Poliesportivo Deputado Marcílio Furtado, com cerimônia marcada pela entrada de representação das escolas participantes, apresentações culturais e fala das autoridades presentes.

Serão 10 dias de jogos com 17 modalidades disputadas por 1.671 atletas oriundos de 43 escolas de toda região do Trairi.

Uma das maiores parcerias é com a Prefeitura de Santa Cruz, que viabilizou espaços públicos para sediar os jogos, como o Estádio  Iberezão, Ginásio Poliesportivo Deputado Marcílio Furtado e Clube dos Funcionários Juvenal Pé de Copa, além de equipes de saúde e uma ambulância para dar suporte de atendimento aos alunos.

O vice-prefeito Glauther Adriano, participou da cerimônia de abertura, e destacou que a Prefeitura está aberta para parcerias para o esporte na cidade.

Os Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERNs) estão em sua 49° edição, sendo 13 anos de regionais, que servem de seletivas para a etapa final que acontece em Natal até o final do ano.

ABERTURA-JERNS-001

ABERTURA-JERNS-003

Fotos: André Fotos

 

Última atualização em Quinta, 22 August 2019 07:43

NASF desenvolve ação em saúde que busca melhorar qualidade de vida dos professores da rede municipal de Santa Cruz

O Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) iniciou uma ação que visa promover saúde para os professores da rede municipal de ensino. Os docentes vêm recebendo atendimento em saúde através da prática integrativa e complementar, com aplicação de auriculoterapia nos profissionais.

A técnica tem como objetivo a melhoria na qualidade de saúde dos professores, buscando diminuir o estresse existente em sala de aula com uma técnica que é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que alivia as tensões do dia a dia.

A ação está sendo feita em cada professor para garantir que ele possa ter uma melhor qualidade de saúde para a prática do trabalho em sala de aula, além de acompanhamento dos profissionais do NASF para garantir que a saúde do professor esteja sempre sendo preservada.

De acordo com o coordenador do NASF, Franklin Bulhões, a ação busca garantir a saúde do trabalhador para que as atividades em sala de aula tenham melhores rendimentos, obtendo avanços no processo de ensino/aprendizagem em sala de aula.

As atividades acontecerão ao longo do ano na rede municipal de ensino.

AÇÃO-PROFESSORES-001

AÇÃO-PROFESSORES-002

AÇÃO-PROFESSORES-003

 

Última atualização em Terça, 20 August 2019 14:25

Secretaria de Agricultura desenvolve ação estruturante na comunidade Massapê beneficiando agricultura familiar

A secretaria municipal de Agricultura continua desenvolvendo ações estruturantes para garantir o fortalecimento da agricultura familiar na zona rural de Santa Cruz.

Esta semana começou com atividade na comunidade Massapê, local que há grande concentração de plantações de hortaliças, que são comercializadas pelos grupos de horteiras de nosso município.

No local, a secretaria de Agricultura fez a recuperação de uma cacimba que serve para armazenamento de água que é utilizada para irrigação das hortaliças, que são comercializadas semanalmente em Santa Cruz.

De acordo com Eduardo Medeiros, secretário de Agricultura, a ação fortalece o grupo de horteiras em busca de garantir autonomia financeira para os agricultores. O trabalho foi acompanhado pelo vereador Tarcísio das Horteiras, que coordena uma das associações do município.

AÇÕES-AGRICULTURA-001

AÇÕES-AGRICULTURA-002

 

Última atualização em Terça, 20 August 2019 16:40

Pastor da Assembleia de Deus comemora aniversário reunindo população em culto festivo

O líder religioso Manoel Xavier, Pastor da Igreja Assembleia de Deus realizou no último sábado (17) uma comemoração alusiva ao seu aniversário.

O evento aconteceu na sede da Igreja Assembleia de Deus e contou com a presença do vice-prefeito Glauther Adriano e sua esposa Ylanna, além da primeira-dama Myllena Ferreira e outros assessores da gestão municipal.

O prefeito Ivanildinho, que se recupera de cirurgia realizada semana passada, não pôde estar presente ao evento, mas destacou a importância do trabalho que o Pastor Xavier tem feito em Santa Cruz nos últimos anos, ajudando a famílias a se aproximarem de Deus em um belo trabalho de evangelização.

Os vereadores Fábio Dias, presidente da Câmara, e Marco Celito, também estiveram no culto celebrando o aniversário do Pastor Xavier.

NIVER-PASTOR-001

NIVER-PASTOR-002

 

 

Última atualização em Terça, 20 August 2019 14:28

Ministro da Saúde confirma liberação de R$ 1,3 milhão para manutenção do Hospital Regional Aluízio Bezerra

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, anunciou nesta sexta-feira (16) a liberação de R$ 1,3 milhão para investir em manutenção do Hospital Regional Aluízio Bezerra.

O ministro esteve em Natal para liberar verbas para a saúde pública potiguar e, em encontro articulado pelo deputado estadual Tomba Farias e o ex-deputado federa Felipe Maia, a secretária de Saúde, Myllena Bulhões Ferreira, conseguiu falar com o ministro que confirmou a liberação da verba.

Os recursos são frutos de emenda parlamentar do ex-senador José Agripino, que destinou R$ 1 milhão, e do deputado federal Rafael Motta, que colocou emenda de R$ 300 mil para a saúde pública de Santa Cruz.

Além dos recursos, Myllena Bulhões Ferreira ainda pediu ao ministro para agilizar a documentação para transformação do prédio da UPA no Centro de Saúde da Família, pleito feito desde o início da gestão Ivanildinho e que só depende de tramites burocráticos dentro do Ministério da Saúde para ser liberado.

O ministro confirmou que irá tomar todas as providências para que a mudança seja autorizada o quanto antes, para que o prédio possa começar a ter utilidade o mais breve possível para a população do bairro Paraíso.

ENCONTRO-MINISTRO-OK

 

Última atualização em Quinta, 22 August 2019 16:19

Feira da Agricultura Familiar tem atendimento de saúde e orientações da Vigilância Sanitária para população

A secretaria municipal de Agricultura desenvolveu, na manhã desta quinta-feira (15), mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar.

Nesta edição, técnicos da secretaria municipal de Saúde e da Vigilância Sanitária estiveram no local fazendo atendimentos em saúde e repassando orientações sobre boas práticas com o manejo dos alimentos. Além disso, o CrediAmigo do Banco do Nordeste esteve presente levando informações sobre as linhas de crédito existentes que podem ajudar os produtores a desenvolver seu negócio.

A Feira da Agricultura Familiar acontece todas as quintas-feiras, no Pátio da Matriz de Santa Rita de Cássia.

FEIRADAAGRICULTURA-001

FEIRADAAGRICULTURA-002

FEIRADAAGRICULTURA-003

Fotos: Édipo Natan

 

Última atualização em Sábado, 17 August 2019 10:39

Conferência Municipal de Assistência Social reúne grande público e elenca prioridades para a área nos próximos anos

Com intensa participação popular, aconteceu na manhã desta quinta-feira (15) a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social, promovida pelo Conselho e Secretaria Municipal de Assistência Social.

O auditório do Instituto Cônego Monte ficou lotado de técnicos do SUAS, profissionais de Assistência Social e representantes de grupos da sociedade civil organizada para discutir as políticas públicas voltadas para a área nos próximos dois anos em Santa Cruz.

O encontro definiu propostas que a população considerou essenciais para o desenvolvimento das políticas públicas de assistência social, além de ter definido os delegados que representarão Santa Cruz na conferência estadual, que acontece neste segundo semestre.

Nos últimos anos a politica de Assistência Social evoluiu bastante em busca de garantir direitos básicos para a população, especialmente às pessoas mais carentes do país que necessitam de ajuda em seu cotidiano.

Com a Conferência realizada, a secretaria municipal de Assistência Social espera realizar ações que ajudem as pessoas a desenvolverem atividades que fortaleçam a política do Sistema Único de Assistência Social de Santa Cruz.

CONFERENCIA-ASSISTENCIA-001

CONFERENCIA-ASSISTENCIA-002

CONFERENCIA-ASSISTENCIA-003

CONFERENCIA-ASSISTENCIA-004

CONFERENCIA-ASSISTENCIA-005

CONFERENCIA-ASSISTENCIA-006

CONFERENCIA-ASSISTENCIA-007

CONFERENCIA-ASSISTENCIA-008

Fotos: André Fotos

 

Última atualização em Segunda, 19 August 2019 22:11

Santa Cruz recebe R$ 300 mil para custeio da saúde

O vice-prefeito Glauther Adriano recebeu, na manhã desta quinta-feira (15), na sede da Prefeitura de Santa Cruz, representantes do gabinete do deputado federal General Girão (PSL), que entregaram documento constando a transferência voluntária da União de recursos para a saúde no valor de R$ 300 mil.

Os recursos serão destinados para custeio da atenção básica de saúde e aplicados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Santa Cruz.

O vice-prefeito Glauther Adriano destacou a importância da parceria com o legislador e ressaltou que o município está aberto para receber recursos dos parlamentares interessados em contribuir com os interesses da população santa-cruzense.

A expectativa da Prefeitura de Santa Cruz é que os recursos sejam liberados em breve e aplicados na manutenção da atenção básica do município.

FOTO-RECURSOSSAUDE

 

Última atualização em Segunda, 19 August 2019 21:32

Candidatos ao Conselho Tutelar participam de encontro nesta sexta (16) para esclarecimentos sobre as eleições que se aproximam

Os 17 candidatos postulantes ao Conselho Tutelar de Santa Cruz estão sendo convocados para uma importante reunião que será realizada nesta sexta-feira (16), no Teatro Municipal Candinha Bezerra, a partir das 9 horas.

A reunião, convocada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da 1º Promotoria de Justiça da Comarca de Santa Cruz, e pela Comissão Eleitoral Especial, tem o objetivo de reforçar para os candidatos as regras e as condutas vedadas durante a campanha eleitoral, bem como no dia do pleito.  A participação de todos os candidatos é de extrema importância.

As eleições para a escolha da nova composição do Conselho Tutelar, formado por cinco membros, acontece no próximo dia 06 de outubro. Os eleitos assumirão um mandato para o próximo o quadriênio 2020/2024.

Além de Santa Cruz, candidatos de outros sete municípios da região também participarão do encontro desta sexta-feira (16).

conselhotutelar-002

Foto: Rodolfo Baracho

 

Última atualização em Quinta, 15 August 2019 22:11

Secretaria e Conselho Municipal realizam nesta quinta Conferência Municipal de Assistência Social em Santa Cruz

A secretaria municipal de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal, realiza nesta quinta-feira (15), a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social.

O evento, que acontece no auditório do Instituto Cônego Monte, a partir das 8h, busca reunir autoridades e sociedade civil organizada para discutir as atuais políticas públicas de Assistência Social e como elas podem ser aprimoradas para os próximos dois anos.

A conferência serve também para eleger delegados que representarão Santa Cruz na Conferência Estadual de Assistência Social, eles também terão a missão de apresentar as propostas que forem definidas pelo município.

Os debates nas conferências são considerados extremamente importantes, pois são espaços voltados para a população discutir a política pública e como ela deve ser melhorada para atender as demandas existentes.

BANNER-CONFER.ASSISTENCIA

 

Última atualização em Quinta, 15 August 2019 14:34

Leilão de terrenos arrecada mais de R$ 340 mil que serão destinados para obra do Teleférico

A segunda praça do leilão dos terrenos da Prefeitura conseguiu arrecadar mais de R$ 340 mil reais que serão destinados à obra do Teleférico de Santa Cruz.

Os dois terrenos, um localizado no bairro Miguel Pereira Maia e o outro no Conjunto Cônego Monte, foram divididos por lotes.

No Miguel Pereira Maia, foram colocados a leilão 10 lotes de terrenos e arrematados 7 no total. Já no Conjunto Cônego Monte, dos 8 lotes disponibilizados, 2 foram arrematados.

O valor total arrecadado foi de R$ 343.110,00. Todo esse recurso será destinado para a contrapartida da Prefeitura de Santa Cruz para finalização da obra do Teleférico do município.

A gestão municipal ainda fará um novo leilão de terrenos após reavaliações para venda dos 9 lotes restantes nos dois locais.

FOTO-LEILÃO

 

Última atualização em Quarta, 14 August 2019 17:37

Vigilância Sanitária de Santa Cruz desenvolve ações dentro da campanha Agosto Visa; confira a programação

A Vigilância Sanitária de Santa Cruz realiza desde a semana passada ações alusivas ao Agosto Visa, uma campanha que busca levar informação em saúde para a sociedade santa-cruzense.

O Agosto Visa prevê inúmeras ações ao longo do mês, entre elas, orientações junto aos comerciantes, trabalhadores e a sociedade em geral de como é o dia a dia da vigilância e como deve melhorar para que a saúde seja garantida com boas práticas pelos estabelecimentos.

A programação começou na última quarta-feira (07) com visita de campo dos alunos da escola municipal Paulo Venâncio às horteiras, no bairro paraíso, com palestra sobre a utilização de agrotóxicos.

Nesta terça-feira (13), acontece uma ação na escola municipal João de Oliveira, na comunidade rural do Bonsucesso, também para discutir a temática de utilização de agrotóxico e a importância de se ter alimentos livres de venenos.

Já na próxima quarta-feira (14), acontecerá a criação de um núcleo de educação e saúde para trabalho com a Vigilância Sanitária. o evento será no auditório da secretaria municipal de Assistência Social.

A programação do Agosto Visa em Santa Cruz ainda prevê, no próximo dia 21 de agosto, a realização do primeiro fórum de orientação aos repositores de produtos em mercadinhos e supermercados, no auditório do Sebrae, para discutir como os atacadistas devem cuidar de seus estoques para evitar produtos vencidos. Já nos dias 27 e 28 acontece o lançamento e a entrega de um álbum de figurinhas lúdicas que retrata a vigilância em saúde nas escolas envolvidas na ação. A entrega ocorre, no dia 27, na escola Paulo Venâncio e no dia 28 na escola João de Oliveira.

A Vigilância Sanitária pretende, ao longo do ano, intensificar as ações de educação em saúde para garantir que, bem informadas, as pessoas possam se alimentar e adotarem em seu cotidiano hábitos saudáveis.

AGOSTOVISA-001

AGOSTOVISA-002-ok

 

Última atualização em Quarta, 14 August 2019 18:17

Pagina 1 de 129

Ir Para o Topo