Blog da Cidade de Santa Cruz

Notícias

Ivanildinho prestigia encerramento da festa do padroeiro do bairro Paraíso

O prefeito Ivanildinho prestigiou, nesta segunda-feira (24), o encerramento da festa de São João Batista, padroeiro do bairro Paraíso.

A programação de encerramento dos festejos foi composta de missa seguida da tradicional procissão pelas ruas do bairro. Centenas de pessoas participaram o evento religioso, encerrando uma das mais tradicionais festividades de padroeiro de Santa Cruz.

Ivanildinho esteve acompanhado no evento pelo deputado estadual Tomba Farias e de alguns secretários da administração municipal.

A festa de São João Batista foi iniciada no último dia 15 de junho e teve como tema “Com São João Batista queremos testemunhar a luz da fé”.

PROCISSÃO-01

PROCISSÃO-02

PROCISSÃO-03

PROCISSÃO-04

PROCISSÃO-05

PROCISSÃO-06

PROCISSÃO-07

Fotos: Alex Santos e Rodolfo Baracho

 

 

Última atualização em Terça, 25 June 2019 07:58

2º Concerto Junino mistura o clássico com o regional e faz todo mundo dançar em praça pública

Depois do São João na Terra da Santa, realizado na última quarta-feira (19), Santa Cruz teve a segunda edição do Concerto Junino. O evento aconteceu na noite desta quinta-feira (20), na Praça Coronel Ezequiel Mergelino e foi uma iniciativa da Prefeitura local.

O Concerto Junino reuniu a música instrumental, através da Banda de Música João Roberto Paz e União, com o tradicional trio de forró pé de serra, representado, na ocasião, pelo “Trio Arapuá”, que juntou aos instrumentos de sopro, o som da sanfona, zabumba e triângulo.

O público que participou do evento teve a oportunidade de contemplar uma bela apresentação musical e dançar embalado por um repertório completamente voltado para o período junino, com músicas de grandes artistas nordestinos e que tradicionalmente animam as festas de São João.  

CONCERTO-001

CONCERTO-002

CONCERTO-003

CONCERTO-004

CONCERTO-005

Fotos: Rodolfo Baracho

 

Última atualização em Sexta, 21 June 2019 16:19

Prefeito Ivanildinho comemora sucesso do São João na Terra da Santa

Vila de Todos lotada e muita animação, assim foi a sétima edição do São João na Terra da Santa. Preparado pela Prefeitura de Santa Cruz, por meio de sua equipe intersetorial, o evento reuniu, na última quarta-feira (19), milhares de pessoas em uma festa de resgate das tradições juninas.

Foram mais de 12 horas de programação. O evento reuniu quadrilhas de escolas e de bairro, teve o forró dos idosos, barracas com comidas típicas, brinquedos para as crianças e shows de forró com Gabriel Potiguar, Diego Kabaré e Forrozão do Briola.

A Vila de Todos foi carinhosamente preparada, com uma ornamentação especial, para receber pessoas de todas as idades, que compareceram ao local para festejar um dos momentos mais aguardados pelos nordestinos, o São João.

O prefeito Ivanildinho participou de toda a programação do evento e, em seu programa de rádio desta sexta-feira (21), destacou o sucesso do São João na Terra da Santa. “Fizemos um evento simples, porém, dentro da nossa realidade financeiro, mas que entusiasmou a todos. Foi muito bonito ver a nossa Vila de Todos lotada”, disse.

Além do prefeito Ivanildinho, outras autoridades participaram do evento. O deputado estadual, Tomba Farias (PSDB), o vice-prefeito de Santa Cruz, Glauther Adriano, vereadores e secretários da administração municipal.

SÃOOÃO-001

SÃOOÃO-002

SÃOOÃO-003

SÃOOÃO-004

SÃOOÃO-005

SÃOOÃO-006

Fotos: André Fotos

 

 

Última atualização em Sexta, 21 June 2019 10:42

Secretaria de Esportes e Lazer inicia hoje Campeonato Municipal de Futebol Amador em Santa Cruz

A secretaria municipal de Esportes e Lazer inicia, nesta sexta-feira, a 7ª edição do Campeonato Municipal de Futebol amador.

A competição é uma das mais esperadas no calendário municipal e acontecerá até meados de setembro, reunindo diversas equipes com atletas amadores de Santa Cruz em uma disputa acirrada pelo título.

O campeonato municipal é dividido nas seguintes categorias: primeira e segunda divisão, campeonato máster e ruralzão. Neste final de semana se iniciam as competições da primeira e segunda divisão e o campeonato máster. Todas as partidas acontecem no Iberezão.

Neste ano, aconteceu quebra de recorde de equipes inscritas, contanto com atletas somente de Santa Cruz nas disputas de todas as categorias.

Confira os confrontes deste fim de semana:

Eva Bary x Arte Móveis (sexta-feira – 19h)

Palanta x E C Maracujá (sábado – 15h15)

Desportiva x Juventude (sábado – 17h15)

MUNICIPAL-OK

Foto: Alex Samtos

 

Última atualização em Sexta, 21 June 2019 09:54

Prefeito Ivanildinho se reúne com comandante da Polícia Militar e garante policiamento extra nos dias de festividades juninas em Santa Cruz

O prefeito Ivanildinho se reuniu, na manhã desta terça-feira (18), com o comandante da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar, o Major Eudes Valério, para tratar sobre a segurança pública em Santa Cruz neste período de festejos juninos.

É uma preocupação da Prefeitura que a população brinque as festividades com segurança, pois serão dias intensos de eventos juninas na cidade, a começar nesta quarta-feira (19) com a 7ª edição do São João na Terra da Santa, promovido pela Prefeitura de Santa Cruz na Vila de Todos.

No encontro, foi acertado que a Polícia Militar estará com esquema especial para o evento junino desta quarta, com efetivo extra trabalhando na Vila de Todos, para garantir a segurança dos participantes.

Além disso, a Polícia Militar irá reforçar o patrulhamento na cidade nos próximos dias, até a segunda-feira (24), para garantir que as festividades juninas ocorram com tranquilidade em Santa Cruz.

O prefeito Ivanildinho e o Major Eudes Valério destacaram a importância da parceria entre as instituições para garantir que a cidade de Santa Cruz tenha eventos seguros, com ambiente próprio para que as famílias possam participar com tranquilidade.

REUNIÃO-PM-001

REUNIÃO-PM-002

Fotos: André Fotos

 

Última atualização em Sexta, 21 June 2019 16:20

UBS do Centro e FACISA promovem ação para cadastrar alunos universitários

Uma iniciativa da Prefeitura de Santa Cruz, em parceria com a Faculdade de Ciência da Saúde do Trairi (FACISA), possibilitou o cadastro de saúde de estudantes universitários não abordados nas visitas diárias dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

A ação foi executada, na manhã desta segunda-feira (17), pela Equipe de Saúde da Família (ESF) da Unidade Básica de Saúde (UBS), do Centro, coordenada pela enfermeira Noeli Medeiros.

A ideia de realizar esse cadastro direcionado aos alunos da faculdade surgiu de uma proposta do professor da UFRN, Sanderson Assis, e de um grupo de alunos do curso de fisioterapia.

Segundo a secretaria municipal de Saúde, a justificativa para a realização desse trabalho é que grande parte da população de estudantes passa o dia fora de casa, impossibilitando a abordagem do ACS. Nesta ação, foi possível conhecer os moradores de domicílios que geralmente encontram-se fechados.

Foram realizados cerca de 40 cadastros de saúde, que possibilitarão o início do vinculo dos alunos com a UBS de sua área residencial e utilização dos serviços oferecidos pela unidade, além de atualização de dados no sistema de informação da secretaria municipal de Saúde.

cadastro-estudantes-001

cadastro-estudantes-002

cadastro-estudantes-003

 

Última atualização em Sexta, 21 June 2019 10:42

Prefeitura de Santa Cruz segue portaria do Ministério do Planejamento que atesta que Corpus Christi é ponto facultativo e não feriado nacional

Considerando que o Corpus Christi, celebrado na próxima quinta-feira (20) não é um feriado nacional, mas sim ponto facultativo, e que cabe aos municípios brasileiros aderir ou não, o prefeito Ivanildinho, em respeito às tradições religiosas que envolvem essa celebração, resolveu decretar ponto facultativo nesta quinta-feira (20) no âmbito da administração municipal.

É importante ressaltar, que o Ministério do Planejamento, no Diário Oficial da União (DOU), em dezembro de 2018, já havia oficializado todos os feriados nacionais e as datas de ponto facultativo de 2019. Essa relação é renovada anualmente.

Com a determinação de que a prestação de serviços à população não seja prejudicada, o decreto de ponto facultativo assinado pelo Prefeito Ivanildinho, mantém na lista de exceções os serviços de saúde, de operacionalização do abastecimento de água e de assistência social.

Na próxima sexta-feira, 21 de junho, os serviços nos órgãos ligados à Prefeitura de Santa Cruz funcionarão normalmente.

LOGOMARCA PREFEITURA-site

 

 

Última atualização em Sexta, 21 June 2019 09:48

Santa Cruz realiza Reunião Intermediária para tratar de ações que buscam a certificação do Selo Unicef

A Prefeitura de Santa Cruz, através da Equipe Pró-selo, promoveu a Reunião Intermediária que tratou das ações que o município planejou para a obtenção da certificação do Selo Unicef. O encontro aconteceu, na tarde desta terça-feira (18), no auditório do CREAS.

A Reunião Intermediária marca a metade do percurso da edição 2017/2020 do Selo Unicef e o seu objetivo foi reunir todos os segmentos da administração pública municipal, envolvidos no processo, para avaliar as ações planejadas, a partir do 1º Fórum Comunitário.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Dayse Martins, no início do processo, com base em indicadores sociais, foi elaborado um plano de ações. Segundo ela,  essa Reunião Intermediário  é uma nova fase implementada na atua edição do Selo e que serve justamente para avaliar as ações já desenvolvidas, observando se o que foi proposto inicialmente foi ou está sendo executado, além de ajustar e aperfeiçoar ações que fazem parte do plano e que serão ainda executadas.

A Reunião Intermediária de Santa Cruz contou com a participação de secretários municipais, técnicos das secretarias envolvidas, representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e também do vereador Jackson Renê, representando o Poder Legislativo municipal.

REUNIÃO-SELO

REUNIÃO-SELO-002

REUNIÃO-SELO-003

REUNIÃO-SELO-004

REUNIÃO-SELO-005

Fotos: Alex Santos

 

Última atualização em Terça, 25 June 2019 08:10

Santa Cruz promove fórum de avaliação de indicadores da educação infantil

A Prefeitura de Santa Cruz realizou, na tarde desta segunda-feira (17), o Fórum de Educação Infantil. O evento aconteceu no auditório da Escola Miguel Lula e foi promovido através da secretaria municipal de Educação.

Professores, diretores, coordenadores e representantes da comunidade tiveram a oportunidade de debater o tema central do fórum: “Avaliação dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil”.

Os “Indicadores” debatidos no encontro, é um documento elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da secretaria da Educação Básica, da Ação Educativa, da Fundação Orca, da Undime e do Unicef, e que apresenta uma autoavaliação feita nas escolas de educação infantil e que envolveu toda a comunidade, por meio de um processo participativo e aberto. O documento objetiva incentivar melhorias na qualidade do ensino nas instituições de ensino infantil.

O Fórum de Educação Infantil foi mediado pela professora/doutora Maria das Vitórias Ferreira da Rocha e contou também com a participação de técnicos da equipe pedagógica da secretaria municipal de Educação.

FORIUM-EDUCAÇÃOINFANTIL-001

FORIUM-EDUCAÇÃOINFANTIL-002

FORIUM-EDUCAÇÃOINFANTIL-003

FORIUM-EDUCAÇÃOINFANTIL-004

Fotos: Adelma Costa

 

Última atualização em Quarta, 19 June 2019 11:18

Prefeito Ivanildinho visita CER e entrega veículo adaptado para instituição de saúde

O prefeito Ivanildinho visitou, nesta segunda-feira (17), o Centro Especializado em Reabilitação (CER) e aproveitou a visita para entregar o novo veículo da instituição.

O atual gestor municipal viu de perto a estrutura do centro, as necessidades de equipamentos e de melhorias estruturais e conversou com profissionais e pacientes para definir as metas que precisam ser traçadas para aprimorar o serviço.

A visita ainda fez o prefeito a entregar o novo veículo do CER, uma Van adaptada para cadeirantes, que foi apresentada para a população no mês de maio, na edição do Santa Cruz Cidadã, e que, após tramites burocráticos de documentação de emplacamento, foi entregue ao CER para utilização dos pacientes.

Atualmente, o CER atende a 420 pacientes dos municípios que compõe a jurisdição da Unidade Regional de Saúde Pública (URSAP), que tem sede em Santa Cruz.

A equipe multiprofissional é composta por profissionais das áreas de terapia ocupacional, fisioterapia, psicologia, nutrição, fonoaudiologia, enfermagem, além de médicos ortopedista, clínico geral, psiquiatra e neurologista adulto e pediátrico.

“Entregar o veículo adaptado ao CER é a comprovação que nossa gestão está preocupada com a melhoria do serviço, pois entendemos da importância do centro para recuperação das pessoas, garantindo sua melhoria na qualidade de vida”, enfatizou o prefeito Ivanildinho.

O atendimento no CER é uma referência também para diagnostico de pacientes com microcefalia, sendo um dos serviços que são mais bem avaliados no estado, pelo trabalho desenvolvido com excelência pela equipe de profissionais.

VISITA-CER-01

VISITA-CER-02

VISITA-CER-03

VISITA-CER-04

VISITA-CER-05

VISITA-CER-06

Fotos: Édipo Natan

 

Última atualização em Terça, 18 June 2019 21:05

Santa Cruz conclui Semana de Erradicação do Trabalho Infantil convidando população para apoiar o combate à problemática social

A Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Assistência Social, encerrou no último sábado (15) a Semana de Erradicação do Trabalho Infantil.

Foram seis dias de atividades intensas que buscaram levar a população informações da importância de se evitar que criança e adolescente trabalhem irregularmente, podendo ter situações que causam sérios problemas a sua saúde.

Um dos principais eventos aconteceu na sexta-feira (14), pela manhã. Foi realizado o 5° Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil. O evento reuniu técnicos da gestão municipal no auditório do CREAS.

O fórum foi voltado este ano para os profissionais que formam o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em busca de fortalecer o trabalho desenvolvido pelo município para melhoria do serviço existente.

No último sábado (15) aconteceram ações na feira livre que buscaram orientar as pessoas a não incentivar o trabalho infantil, uma das formas mais comuns na cidade. A ação será repetida no dia 29 deste mês.

forum-trabalhoinfantil-001

forum-trabalhoinfantil-002

Fotos: André Fotos

 

Última atualização em Terça, 18 June 2019 19:40

Edital convoca médicos aprovados em concurso público realizado pela Prefeitura de Santa Cruz

Diante do não comparecimento dos candidatos convocados no edital passado, a Prefeitura de Santa Cruz faz mais uma convocação, por meio do Edital de Convocação 016/2019, de dois médicos aprovados no último concurso público realizado no município.

Estão sendo convocados para o quadro efetivo da administração pública municipal, DJANINO FERNANDES DA SILVA e ANA GABRIELLA BANDEIRA FREIRE ANDRADE.

O prazo para que os candidatos se apresentem na secretaria municipal de Administração (sede da Prefeitura de Santa Cruz) vai de 17 a 19, 25 e 26 de junho, das 08h às 11h e de 14h às 17h, de segunda a quinta-feira. Na sexta-feira o horário é das 08h às 11 horas.

O candidato, no ato de sua apresentação, deve levar a documentação exigida no edital do concurso para a efetivação do contrato e, posteriormente, posse no serviço público municipal.

CLIQUE AQUI para acessar o Edital de Convocação 016/2019

SEDE-PREFEITURA

Foto: André Fotos

 

 

Última atualização em Sexta, 14 June 2019 17:45

Conselho Municipal de Turismo se reúne e discute pauta para fortalecimento da área em Santa Cruz

O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) reuniu seus integrantes na manhã desta quinta-feira (13) para discutir assuntos importantes sobre a área em Santa Cruz. Na pauta, foi apresentando o cadastro nacional para empresas e profissionais na área de turismo (CADASTUR), que deve ser ativo por vários seguimentos turísticos existentes em Santa Cruz.

Além disso, foi discutido o regimento interno do conselho e montada uma comissão para análise e elaboração de uma minuta para aprovação dos conselheiros.

Ainda no encontro, o pároco de Santa Rita de Cássia, Pe. Vicente Fernandes, e a secretária de Turismo de Santa Cruz, e presidente do Conselho Municipal, Marcela Pessoa, apresentaram avaliação da festa de Santa Rita de Cássia 2019 e afirmaram contar com o conselho para o planejamento para o próximo ano.

Ao final do encontro, foi definido que as reuniões acontecerão a cada três meses e que o grupo começará a fortalecer a pauta de turismo na cidade, a fim de fortalecer as políticas públicas existentes no município para a área turística.

CONSELHO-TURISMO-001

CONSELHO-TURISMO-002

CONSELHO-TURISMO-003

CONSELHO-TURISMO-004

Fotos: André Fotos

 

Última atualização em Terça, 18 June 2019 17:45

Prefeito Ivanildinho prestigia ensaio geral do Arraiá Matuta Junina e se encanta com apresentação da quadrilha

O prefeito Ivanildinho prestigiou, na noite desta quinta-feira (13), do ensaio geral do Arraiá Matuta Junina. O evento aconteceu na Rua Santo Antônio, bairro Paraíso, e contou também com a realização de um bingo.

Ivanildinho esteve acompanhado de secretários e colaboradores da administração municipal, além do vereador Tarcísio das Horteiras.

O prefeito ficou encantado com a apresentação da quadrilha junina que, mesmo em um ensaio, não poupou animação. A alegria do grupo contagiou a todos que foram ao local para prestigiar o evento e desejar boa sorte para a Matuta Junina nos vários eventos que a agremiação irá participar, em diferentes municípios potiguares. “Foi uma bela apresentação e a quadrilha fará bonito por onde passar, disso eu não tenho dúvidas. É bonito ver a comunidade toda envolvida”, ressaltou Ivanildinho.

O Arraiá Matuta Junina é uma das sete quadrilhas juninas beneficiadas com uma ajuda de custa ofertada pela Prefeitura de Santa Cruz, por meio de edital de seleção, objetivando incentivar os grupos locais que realizam nesse período de festas juninas atividades de valorização da cultura popular.

ENSAIO-QUADRILHA-001

ENSAIO-QUADRILHA-002

ENSAIO-QUADRILHA-003

ENSAIO-QUADRILHA-004

ENSAIO-QUADRILHA-005

Fotos: Alex Santos

 

Última atualização em Segunda, 17 June 2019 23:57

Ivanildinho se reúne com ambulantes do Santuário para ouvir demandas da categoria

O prefeito Ivanildinho se reuniu, no final da tarde desta quinta-feira (13), com representantes da Associação dos Vendedores Ambulantes do Alto de Santa Cruz (ASSOVASARI).

O encontro, realizado na sala de reuniões da Prefeitura de Santa Cruz, serviu para a categoria apresentar suas demandas, buscando aprimorar as condições dos vendedores do Santuário, objetivando um melhor serviço para os visitantes.

O prefeito Ivanildinho ouviu atentamente as reivindicações e se comprometeu em atender algumas delas em curto prazo, por exemplo, a construção de banheiros exclusivos para os ambulantes. Outros pontos dependem de questões orçamentárias e serão avaliados.

Para o prefeito Ivanildinho, buscar melhorias é uma atituto louvável dos ambulantes. “É uma categoria muito organizada e tem buscado melhorias que agregam muito ao Santuário. Faremos o que estiver ao nosso alcance, dentro da realidade atual da prefeitura, levando em consideração a viabilidade orçamentária”, afirmou Ivanildinho.

A ASSOVASARI conta atualmente com 135 associados, que atuam no estacionamento e no acesso principal ao Santuário de Santa Rita de Cássia.

O encontro desta quinta-feira (13) contou também com a participação do pároco da cidade, Padre Vicente Fernandes, do secretário de Transportes e Obras Públicas, Francisco Nogueira, da secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Marcela Pessoa.

REUNIÃO-AMBULANTES-001

REUNIÃO-AMBULANTES-002

REUNIÃO-AMBULANTES-003

Fotos: Alex Santos

 

 

Última atualização em Terça, 18 June 2019 19:13

Santa Cruz recebe homenagem pelas ações desenvolvidas de combate ao trabalho infantil

O prefeito Ivanildinho recebeu a comenda “Prefeito Amigo do Futuro” em reconhecimento das ações que o município desenvolve contra o trabalho infantil. A entrega aconteceu na tarde desta quarta-feira (12), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, em Natal/RN, durante uma audiência Pública que tratou sobre a “Reinstalação da Frente Parlamentar Estadual em defesa dos direitos da Criança e do Adolescente”.

O evento foi promovido pelo Núcleo de Estudo e Debates e contou em sua programação com o lançamento da campanha “RN CRIANÇA + 10, AVANÇAR, SIM! RETROCEDER JAMAIS!” e a celebração dos 26 anos do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil, Aprendizagem e Proteção do Adolescente Trabalhador (FOCA), responsável pela entrega da comenda ao município de Santa Cruz/RN.

Além do prefeito Ivanildinho, estiveram presentes no evento a secretária municipal de Assistência Social, Dayse Martins, e as técnicos da pasta, Aline Sayonara e Márcia Leandra.

“Esse reconhecimento nos traz a certeza de que estamos no caminho certo. Esse trabalho vem sendo desenvolvido, é importante ressaltar, desde a gestão da ex-prefeita Fernanda e pretendemos continuar e fortalecer cada vez mais as políticas públicas voltadas para a defesa das nossas crianças e adolescentes”, afirmou o prefeito Ivanildinho.

PREMIO-TRABALHOINFANTIL-001

PREMIO-TRABALHOINFANTIL-002

PREMIO-TRABALHOINFANTIL-003

 

Última atualização em Terça, 18 June 2019 07:49

Pagina 1 de 123

Ir Para o Topo