Blog da Cidade de Santa Cruz

Notícias

Prefeitura por meio do SAAE realiza ampliação da rede de abastecimento do Conjunto Cônego Monte

A Prefeitura de Santa Cruz está realizando, através do Serviço Autônomo de Águas e Esgotos de Santa Cruz (SAAE), uma ação de ampliação da rede de abastecimento de água para alguns bairros da cidade. O trabalho acontece no Conjunto Cônego Monte e irá beneficiar parte do bairro, além dos bairros Alegre I e Alegre II.

De acordo com a coordenação técnica do SAAE, a rede de água está sendo ampliada em mais de um quilômetro. Estão sendo colocados 350 metros de tubulação de 150 mm, 450 metros de 100 mm, 60 metros de 85 mm e 400 metros de tubulação de 60 mm. A ampliação acontece desde próximo a caixa de água do SAAE do Conjunto Cônego Monte, até a Rua João Paulo Segundo, rua da Clínica de Hemodiálise Santa Rita.

Segundo o diretor do SAAE, Ângelo Giuseppe (Zepe), a ampliação também beneficiará o abastecimento do Hospital Regional e da Clínica de Hemodiálise. “O trabalho vai ampliar a rede de água, diminuindo a quantidade de dias entre os abastecimento do setor do Conjunto Cônego Monte, além de fornecer água mais rapidamente para o Hospital Regional e para a Clínica de Hemodiálise, dois importantes equipamentos de saúde que precisam ser abastecidos constantemente”, explicou o gestor da autarquia municipal.

O obra utiliza recursos próprios do SAAE da ordem de R$ 50 mil, com previsão para conclusão na segunda quinzena de fevereiro.

AMPLIAÇÃO-REDE-01

AMPLIAÇÃO-REDE-02

Fotos: Édipo Natan

Última atualização em Sexta, 20 January 2017 17:34

Mais de 100 crianças participam do “Torneio de Futebol nas Férias”; competição segue até sexta (20)

Começou nesta quarta-feira (18) a segunda edição do “Torneio de Futebol nas Férias”. A competição é organizada pela Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL).

As equipes são divididas em duas categorias, sub-11 (ano base 2006) e sub-14 (ano base 2003). São sete equipes inscritas e mais de 100 crianças envolvidas. Todas as partidas acontecem no Estádio Municipal Iberê Ferreira de Souza (Iberezão) e seguem até a próxima sexta-feira (20).

O “Torneio de Futebol nas Férias” é um projeto que busca a socialização e o lazer de crianças através do futebol.

FUTEBOLNASFERIAS-01

FUTEBOLNASFERIAS-06

FUTEBOLNASFERIAS-04

Fotos: Alex Santos

Última atualização em Quinta, 19 January 2017 09:36

Prefeitura de Santa Cruz realiza “II Torneio de Futebol nas Férias”; inscrições serão de 09 a 13 de janeiro

A Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria de Esportes e Lazer (SEMEL), realiza a segunda edição do “Torneio de Futebol nas Férias”. A competição acontece no próximo dia 17 de janeiro, no Estádio Municipal Iberê Ferreira de Souza (Iberezão). O projeto busca a socialização e o lazer de crianças através do futebol.

Os responsáveis por equipes de equipes sub-11 (ano base 2006) e sub-14 (ano base 2003) podem fazer a inscrição no período de 09 a 13 de janeiro na sede da SEMEL (Centro de Treinamento). Uma reunião será realizada no dia 16 de janeiro para definir os últimos detalhes da competição.

A primeira edição do torneio, realizada no ano passado, foi um sucesso e reuniu cerca de 140 crianças. 

FUTEBOL NAS FERIAS-OK

Fotos: André Fots

 

 

 

Última atualização em Quinta, 19 January 2017 09:42

Prefeita Fernanda Costa sanciona lei que beneficia Banda de Música de Santa Cruz

Um importante projeto de valorização da cultura local idealizado pela Gestão Municipal foi sancionado nesta terça-feira, 27 de dezembro, pela Prefeita Fernanda Costa e se transformou em Lei Municipal (Lei Nº 711/2016). A iniciativa denomina a banda de música como “Banda de Música Mestre João Roberto Paz e União”, além de torná-la patrimônio cultural, imaterial e histórico do município de Santa Cruz.

A iniciativa do Poder Público municipal foi recebida com muita alegria por apreciadores da música instrumental e por músicos da cidade. O Maestro Camilo Henrique, atual coordenador da Banda de Música de Santa Cruz definiu a criação da lei como um reconhecimento. “Esta lei é um nobre gesto de consideração e reconhecimento por toda a história da Banda de Música de Santa Cruz, por todos os músicos e maestros que contribuíram para a construção desta realidade e pela importância social e cultural que a nossa banda tem para o município”, ressaltou o Maestro Camilo.

Para Camilo Henrique, com a lei um novo horizonte se abre para o fomento da música instrumental.  “Um grande passo foi dado com a sanção desta lei. Acreditamos que teremos maiores possibilidades de crescimento e ampliação das ações que já são desenvolvidas pela Banda de Música, tanto no que concerne a formação de novos músicos, quanto ao fomento da música instrumental, e quanto à fruição da arte musical em nosso município”, explicou.

O Maestro Camilo Henrique agradeceu à Prefeita Fernanda Costa pela sensibilidade de reconhecer a importância da Banda de Música para o município. “À medida que somos reconhecidos, temos que ter a consciência de reconhecer e agradecer. Desta forma, agradeço à Prefeita Fernanda Costa pela sensibilidade em enxergar o quão importante é a uma banda de música para uma cidade e, particularmente, a agradeço pela consolidação de uma política pública voltada diretamente para a nossa banda, que vem através desta lei”, concluiu.

Banda de Santa Cruz

Foi na atual gestão da Prefeita Fernanda Costa que a Banda de Música de Santa Cruz foi revitalizada. Jovens do município têm a oportunidade de participar de aulas de iniciação musical e ingressarem na banda na medida em que suas habilidades musicais vão sendo aprimoradas.

Formada por 35 músicos, entre remanescentes de outras formações e novatos, e coordenada pelo Maestro Camilo Henrique, a Banda de Música de Santa Cruz tem abrilhantado os principais eventos do município.

BANDA-DE-MUSICA-OK

Foto: F Chagas

 

Última atualização em Quinta, 29 December 2016 18:51

Chuvas enchem barreiros na Zona Rural de Santa Cruz e trazem esperança ao homem do campo

Em um longo período de estiagem, as chuvas quando surgem trazem consigo um sentimento de esperança, sobretudo para o sertanejo, de que dias melhores estão por vir. As precipitações registradas nesta quarta-feira (28) em Santa Cruz, de até 70 milímetros em alguns trechos da Zona Rural, fazem acreditar que, no ano novo que se aproxima, o cenário será diferente, de menos dificuldades para o homem do campo.

O Secretário Municipal de Agricultura de Santa Cruz, Eduardo Medeiros, comemorou bastante as chuvas que caíram no município. Para ele, mesmo que tenha sido uma chuva isolada e que na verdade todos precisem de um período de chuvas regulares, o volume de água em algumas comunidades já serviu para abastecer barreiros construídos com as máquinas da Prefeitura e que servirão para o uso dos animais e outras utilidades.

No Assentamento Pedra Grande, por exemplo, o barreiro construído na comunidade pela Prefeitura de Santa Cruz recebeu um bom volume de água. O reservatório, de uso coletivo, atenderá a dezenas de famílias.

BARREIRO-ASSENTAMENTO-01

BARREIRO-ASSENTAMENTO-02

Última atualização em Sexta, 20 January 2017 17:34

Prefeitura de Santa Cruz efetua pagamento de salários de servidores a partir desta quinta-feira (29)

A Prefeitura de Santa Cruz encerrará o ano com os salários de seus servidores em dia. Os vencimentos de todos os funcionários da administração municipal já estão disponíveis desde o meio-dia desta quinta-feira (29) em suas respectivas contas bancárias.

Segundo a Secretaria Municipal de Finanças, foram depositados recursos para o pagamento dos salários de todos os servidores referente ao mês de dezembro. Recebem os efetivos, comissionados, funcionários de todos os programas, inclusive, os ligados aos programas federais.

Manter os salários dos colaboradores em dia foi umas das principais metas alcançadas pela gestão da Prefeita Fernanda Costa durante os últimos quatro anos, mesmo com sucessivas quedas de arrecadação.

SEDE-PREFEITURADESANTACRUZ-OK

Última atualização em Sexta, 06 January 2017 12:52

Em virtude das chuvas, Prefeitura de Santa Cruz cancela inauguração de pavimentação de ruas prevista para esta quarta (28)

A Prefeitura de Santa Cruz comunica que, em virtude das chuvas, a inauguração prevista para esta quarta-feira (28) foi cancelada. A gestão da Prefeita Fernanda Costa entregaria oficialmente à população a conclusão dos serviços de drenagem e pavimentação da Rua Manoel Moreira Gato, no bairro Maracujá, e de trechos da Avenida Trairi do Maracujá e Centro.

A inauguração será remarcada para outra data a ser confirmada posteriormente.

SEDE-PREFEITURADESANTACRUZ-OK

 

Última atualização em Quinta, 29 December 2016 13:24

Prefeita Fernanda Costa inaugura três ruas no Paraíso

Três ruas no bairro do Paraíso tiveram seus serviços de drenagem e pavimentação inaugurados na noite desta terça-feira (27). Tratam-se de importantes obras de infraestrutura executadas pela gestão da Prefeita Fernanda Costa e que resultarão em qualidade de vida para a população.

Os moradores das ruas Rita Lino Dantas, Geraldo Alves da Silva (trechos 01 e 02) e José Alves dos Santos poderão usufruir dos benefícios de residir e transitar em ruas com esgotamento sanitário e pavimentação. Juntas, as três ruas somam mais de 400 metros de extensão.

A solenidade desta terça-feira (27) contou com as presenças da Prefeita Fernanda Costa, do Deputado Estadual Tomba Farias, do Vice-prefeito eleito, Ivanildo Ferreira Lima Filho (Ivanildinho), do Pároco Pe. Vicente Fernandes, além de vereadores, secretários e colaboradores da administração municipal.

Em seu pronunciamento, a Prefeita Fernanda Costa citou a alegria dos moradores e ressaltou os benefícios da obra inaugurada.  “A pavimentação traz a autoestima, traz a vontade de investir, trás a dignidade, traz a qualidade de vida. Só quem já morou numa rua que não é saneada e que não é pavimentada sabe o beneficio que uma obra como essa traz”, afirmou.

INAUG.RUAS-PARAISO-01

INAUG.RUAS-PARAISO-02

INAUG.RUAS-PARAISO-03

INAUG.RUAS-PARAISO-04

INAUG.RUAS-PARAISO-05

INAUG.RUAS-PARAISO-06

Fotos: André Fotos

Última atualização em Quarta, 28 December 2016 14:17

Prefeitura de Santa Cruz inaugura pavimentação de ruas nesta terça (27) e quarta-feira (28)

A Prefeitura de Santa Cruz aproveitará a última semana do ano para inaugurar obras. Nesta terça-feira (27) serão entregues os serviços de drenagem a pavimentação das ruas Rita Lino Dantas, Geraldo Alves da Silva (trechos 01 e 02) e José Alves dos Santos, todas no bairro Paraíso.

Já na quarta-feira (28), serão inaugurados os serviços de drenagem e pavimentação da Rua Manoel Moreira Gato, no bairro Maracujá, e de mais dois trechos da Avenida Trairi, no Maracujá e no Centro.

A solenidade desta terça (27) acontece, a partir das 19h, na Rua Rita Lindo Dantas e na quarta (28), na Rua Manoel Moreira Gato. Ambas contarão com a presença da Prefeita Fernanda Costa e outras autoridades locais.

RUA RITA-LINO

Última atualização em Terça, 27 December 2016 22:20

Banda de Música de Santa Cruz se apresenta em Natal/RN nesta sexta (23) em grande concerto natalino

A Banda de Música de Santa Cruz, regida pelo Maestro Camilo Henrique, participará na próxima sexta-feira (23) do maior encontro de bandas de música do Rio Grande do Norte. O evento acontece no pátio da Pinacoteca do Estado (antigo Palácio do Governo), em Natal/RN, a partir das 17 horas.

Serão 20 bandas unidas em uma só, com aproximadamente mil músicos regidos pelo maestro Bembem Dantas. As apresentações também contarão com as participações do cantor e compositor Pedro Mendes e da Banda de Cruzeta. No repertório, clássicos da época natalina e do cancioneiro potiguar.

Além dos músicos santa-cruzenses, participam as bandas das cidades de Assu, Acari, Florânia, Tenente Laurentino, Timbaúba dos Batistas, São José do Seridó, Carnaúba dos Dantas, Campo Grande, Rui Barbosa, São Gonçalo do Amarante, Fernando Pedrosa, São Pedro, Lages, Monte Alegre, Ipanguaçu, Ouro Branco e dos bairros de Nova Natal e Felipe Camarão.

O evento é uma promoção dá Fundação José Augusto em parceria com o Sistema Estadual de Bandas (Sebam) e integra a programação natalina da capital potiguar.

Banda de Santa Cruz

Foi na atual gestão da Prefeita Fernanda Costa que a Banda de Música de Santa Cruz foi revitalizada. Jovens do município têm a oportunidade de participar de aulas de iniciação musical e ingressarem na banda na medida em que suas habilidades musicais vão sendo aprimoradas.

Formada por 35 músicos, entre remanescentes de outras formações e novatos, e coordenada pelo Maestro Camilo Henrique, a Banda de Música de Santa Cruz tem abrilhantado os principais eventos do município.

BANDA-DE-MUSICA

Foto: F Chagas

Última atualização em Terça, 27 December 2016 07:27

Usuários do Caps II emocionam com apresentação do Coral “Chiquita Bacana”

Uma apresentação emocionante no palco do Teatro Municipal Candinha Bezerra, assim foi o encerramento das atividades do Coral “Chiquita bacana” nesta terça-feira (20). Na oportunidade, o Coral premiou a Prefeita Fernanda Costa com uma comenda como forma de agradecimento pelo incentivo e pelo apoio da Prefeitura Municipal no desenvolvimento das ações do projeto em seus seis meses de atuação em Santa Cruz.

Formado por 35 componentes, o Coral “Chiquita Bacana” é uma das ações que o Caps desenvolve como forma de inserção do portador de distúrbio mental na sociedade. A missão de instituição é criar mecanismos de reinserção social através de atividades de lazer, trabalhos comunitários, projetos culturais e fortalecimento dos laços familiares.

Emocionada, a Prefeita Fernanda Costa ressaltou que o resultado do Coral é a coroação de todo um trabalho desenvolvido em equipe, focando a qualidade de vida dos usuários, bem como sua inclusão e resocialização, possíveis de serem sentidos no sorriso e no abraço de cada um deles.

APRESENTACAO-CORAL-01

APRESENTACAO-CORAL-02

APRESENTACAO-CORAL-03

APRESENTACAO-CORAL-04

APRESENTACAO-CORAL-05

Fotos: André Fotos

Última atualização em Quinta, 29 December 2016 18:20

“Lazer na Férias” prossegue esta semana com mais duas edições

Depois do sucesso de suas primeiras edições realizadas na semana passada, o projeto “Lazer nas Férias”, idealizado pela Prefeitura de Santa Cruz, segue nesta semana com mais duas edições, nesta quarta-feira (21) e na próxima sexta-feira (23). As atividades ocorrerão mais uma vez na Rua Theodorico Bezerra, Centro, das 17h às 21 horas. 

Executado por profissionais das secretarias de Esportes e Lazer e de Transportes e Obras Públicas, o “Lazer na Férias”, como o próprio nome diz, tem objetivo de proporcionar lazer para as crianças do município durante o período das férias escolares. Em um amplo espaço, isolado e com circulação apenas de pedestres as crianças podem andar de bicicleta, de patins e realizar outras brincadeiras.

 LAZER-NAS-FERIAS-01

LAZER-NAS-FERIAS-02

 

Última atualização em Terça, 27 December 2016 07:26

Seminário promovido pela Prefeitura de Santa Cruz abordou a integração do turismo religioso e sustentável com a Pastoral do Turismo

O turismo religioso é um dos seguimentos na economia que mais cresce no mundo. Pagar promessas, fazer pedidos e orações especiais ou mesmo conhecer santuários, igrejas, locais de devoção. As viagens motivadas pela fé aquecem a economia de diversos destinos religiosos em todo o Brasil, Santa Cruz é um desses destinos. Por meio das diversas ações de promoção ao desenvolvimento do turismo religioso na cidade, implementadas pela Prefeitura de Santa Cruz, é cada vez mais crescente o número de visitantes para conhecer a maior estátua católica do mundo.

Na última terça-feira (13), no auditório do Instituto Cônego Monte, o turismo religioso foi o tema central do seminário “A integração do Turismo Religioso e Sustentável com a pastoral do Turismo”, promovido pela Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o escritório do Sebrae e Paróquia de Santa Rita de Cássia. O evento contou com a participação da Prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa, do diretor do escritório regional do Sebrae, Gustavo André e o Pároco de Santa Cruz, Pe. Vicente Fernandes

O seminário contou com três palestras: “Compreendendo melhor o Turismo Religioso no Brasil e no Mundo", com o palestrante Amadeu Castilho, jornalista especializado em turismo religioso e editor da revista “Viagens da Fé”; “Empreendedorismo que transforma pessoas e comunidades “, proferida pela historiadora e líder comunitária Luciana Balbino; e, por fim, o Pároco da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Padre Manoel de Oliveira Filho, palestrou sobre “A formação da PASTUR, seu funcionamento e sua Importância no Turismo religioso”.

SEMINARIO-TURISMORELIGIOSO-01

SEMINARIO-TURISMORELIGIOSO-02

SEMINARIO-TURISMORELIGIOSO-03

SEMINARIO-TURISMORELIGIOSO-04

SEMINARIO-TURISMORELIGIOSO-05

SEMINARIO-TURISMORELIGIOSO-06

Fotos: André Fotos

Última atualização em Quarta, 21 December 2016 14:33

Santa Cruz recebe Selo Unicef em solenidade local no Teatro Candinha Bezerra

Esta segunda-feira (19 de dezembro) foi um dia especial. A Prefeitura de Santa Cruz realizou a solenidade local de entrega do “Selo Unicef – Município Aprovado”. O evento aconteceu no Teatro Municipal Candinha Bezerra e contou com as presenças da Prefeita Fernanda Costa e de outras autoridades, além de gestores, técnicos e adolescentes envolvidos nas ações que fizeram Santa Cruz receber a certificação.

Santa Cruz é um dos 49 municípios potiguares que receberam no último dia 02 de dezembro o “Selo Unicef” edição 2013-2016. Trata-se de um reconhecimento pelos esforços e melhoria dos índices de desenvolvimento de políticas voltadas para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes do município.

A Prefeita Fernanda Costa comentou sobre a certificação. “É um dia de muita alegria. Fizemos questão de fazer esta cerimônia aqui no município para que pudéssemos prestigiar a todos os que estiveram envolvidos durante esses quatro anos, para que pudéssemos dar ciência à população, à sociedade santa-cruzense, do que representa este “Selo”, que metodologia ele usa e quais avanços ele traz para o nosso município. Realmente é um dia de muita alegria, foram quatro anos de trabalho intenso e que tivemos o envolvimento de diversas secretarias, de diversos técnicos, de adolescentes, de crianças, de gestantes participando e, a gente fica feliz, de poder terminar o ano recebendo esse reconhecimento”, disse.

Para receber a certificação, a Prefeitura de Santa Cruz criou uma equipe multidisciplinar com técnicos de várias áreas da administração pública (assistência social, saúde, educação, esportes e lazer) para colocar em prática as ações estratégicas e, consequentemente, atingir os indicadores de impacto social preconizados pelo Unicef para que o município pudesse receber a certificação. As ações foram desenvolvidas com o objetivo de garantir sete direitos: de sobreviver e se desenvolver; de aprender; de proteger-se e ser protegido do HIV/AIDS; de crescer sem violência; de ser adolescente; de ser prioridade nas políticas públicas; e de brincar, praticar esportes e se divertir.

ENTREGA-SELOUNICEF-01

ENTREGA-SELOUNICEF-02

ENTREGA-SELOUNICEF-03

ENTREGA-SELOUNICEF-04

ENTREGA-SELOUNICEF-05

ENTREGA-SELOUNICEF-06

Fotos: André Fotos 

 

Última atualização em Terça, 20 December 2016 15:32

“Coral Chiquita Bacana” encerra atividades do ano com apresentação especial

O Coral do CAPS II “Chiquita Bacana” encerrará suas atividades do ano de 2016 no próximo dia 20 de dezembro, no Teatro Municipal Candinha Bezerra. Na ocasião, além da apresentação do Coral, será realizada uma homenagem com a entrega da comenda “Coral Chiquita Bacana” aos parceiros do CAPS II em Santa Cruz.

Formado por 35 componentes, o “Coral Chiquita Bacana” foi recentemente premiado pela coordenação nacional de saúde mental, um reconhecimento pela importância do trabalho desenvolvido no ensino da música, bem como de inclusão social dos atendidos pela instituição.

Com a premiação em dinheiro conquistada pelo coral, no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais), foram confeccionadas camisas e batas, adquirido material de expediente, realizadas palestras, contratação de maestro para o coral, além da produção de um documentário e registros fotográficos realizados em diversos pontos da cidade.

CORAL-CHIQUITABACANA

Foto: Erivan Justino

Última atualização em Terça, 20 December 2016 15:33

Santa Cruz recebe hoje (19), no Teatro Candinha Bezerra, “Selo Unicef Município Aprovado”

A Prefeitura de Santa Cruz realiza hoje (19) a solenidade local de entrega do “Selo Unicef – Município Aprovado”. O evento acontece no Teatro Municipal Candinha Bezerra, a partir das 19 horas.

Santa Cruz é um dos 49 municípios potiguares que receberam no último dia 02 de dezembro, na Escola de Governo, em Natal/RN, a certificação referente à edição 2013-2016 do “Selo Unicef”. Trata-se de um reconhecimento pelos esforços e melhoria dos índices de desenvolvimento de políticas voltadas para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes do município.

O evento de hoje (19) reunirá gestores, técnicos e adolescentes que integraram a equipe responsável pelo desenvolvimento das ações que levaram Santa Cruz à certificação, além da população em geral.

TROFEU-SELOUNICEF-OK

 

Última atualização em Terça, 20 December 2016 15:14

Pagina 1 de 79

Ir Para o Topo