Blog da Cidade de Santa Cruz

Saúde

Saúde encerra o ano com ação na Praça Cel. Ezequiel de combate ao HIV/AIDS

A Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Saúde, realiza neste sábado (31), na Praça Coronel Ezequiel Mergelino, ação alusiva ao Dezembro Vermelho, campanha mundial de combate ao HIV/AIDS.

Vários serviços estarão sendo oferecidos para a população, entre eles, teste rápido de HIV, orientações em saúde e a entrega de kits de prevenção.

Esta ação marca o encerramento das atividades da secretaria municipal de Saúde, desenvolvidas ao longo do ano. O evento acontecerá na parte da manhã, das 08h às 11h, e para participar não é necessário cadastro prévio, basta se dirigir ao local. 

BLITZ-NASF-001

Última atualização em Sexta, 05 January 2018 16:15

Imagem de Santa Rita de Cássia fica azul em campanha contra o câncer de próstata

A imagem de Santa Rita de Cássia mais uma vez mudou de cor e desde vez a estátua da padroeira de Santa Cruz está iluminada de azul, numa ação da Prefeitura que visa chamar a atenção da população para a importância da prevenção do câncer de próstata, o mais comum entre os homens. A cor escolhida é uma alusão ao “Novembro Azul”, campanha que tem o objetivo de conscientizar a população do sexo masculino da importância de medidas que previnam o surgimento da doença, bem como, o diagnóstico precoce, que comprovadamente aumenta as chances de cura da doença.

Cartão postal da cidade, a imagem de Santa Rita vem sendo utilizada nos últimos meses para ampliar a divulgação de importantes campanhas. No mês de setembro o verde e amarelo durante alguns dias fez referência ao “Setembro Cidadão”. Já em outubro, a cor rosa, também por um período, alertou a população dos cuidados que precisam ser colocados em prática para a diminuição de casos e eficácia no tratamento do câncer de mama, em alusão ao “Outubro Rosa”.

Segundo a Prefeitura de Santa Cruz, a imagem de Santa Rita permanecerá iluminada de azul até o próximo sábado (25).

SANTUÁRIO-NOVEMBROAZUL-001

Foto: Adriano Neto

 

 

Última atualização em Terça, 28 November 2017 10:47

Para conscientizar a população, imagem de Santa Rita é iluminada com a cor rosa em alusão à campanha contra o câncer de mama

imagem de Santa Rita de Cássia ficará iluminada com a cor rosa até o próximo sábado (21). Trata-se de uma ação da Prefeitura de Santa Cruz em alusão ao “Outubro Rosa”, campanha que tem o objetivo de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Desde o início do mês de outubro que técnicos da Saúde intensificam as ações de conscientização e o tema vem sendo trabalhado nas unidades de saúde do município com suas usuárias.

Essa não é a primeira vez que Santa Rita muda de cor. No último mês de setembro, durante alguns dias, a imagem da padroeira de Santa Cruz/RN ganhou novas cores, saindo do branco habitual para o verde e amarelo, em alusão ao “Setembro Cidadão”. O movimento é uma das ações do Programa Brasileiro de Educação Cidadã (PROBEC), que promove discussões, eventos e a construção de conteúdos voltados para a formação cidadã nas escolas do município.

SANTARITA-OUTUBROROSA-002

SANTARITA-OUTUBROROSA-003

Fotos: Ribalda Iluminações

 

Última atualização em Segunda, 23 October 2017 15:53

Campanha antirrábica canina e felina segue até 18 de outubro e vacinadores seguem cronograma nos bairros de Santa Cruz/RN

O “Dia D” da vacinação antirrábica canina e felina aconteceu no último sábado (07), mas a Prefeitura de Santa Cruz informa aos criadores de animais, que ainda não foram imunizados, que a campanha continua e a vacina segue disponível até o próximo dia 18 de outubro.

Com a estratégia utilizada pela Vigilância Ambiental local, de vacinar casa a casa, mais a boa adesão da população, os números da campanha em Santa Cruz/RN são positivos. O município deve, assim como ocorreu no ano passado, ultrapassar os 80% dos 10.045 animais (6.244 cães e 3.801 gatos), meta mínima estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Os vacinadores continuam percorrendo os bairros da cidade seguindo o cronograma da campanha. Quem não compareceu ao ponto fixo no “Dia D” ou não recebeu a visita de uma equipe em sua casa, pode obter informações na sede da  Vigilância Ambiental, na rua Cel. Júlio Pinheiro/182, bairro Miguel Pereira Maia (próxima ao Estádio Iberezão), ou através dos fones: 9 96999050/9 8634210.

Iniciada no último dia 14 de agosto, a campanha tem como objetivo prevenir o surgimento de casos de raiva, doença grave e incurável, em animais e em humanos. 

vacinação-antirrabica

Foto: André Fotos

Última atualização em Quarta, 18 October 2017 08:45

Saúde convoca crianças e adolescentes de Santa Cruz para atualização vacinal; campanha segue até o dia 22

A Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Saúde, realiza a Campanha de Multivacinação, com o objetivo de sensibilizar crianças e adolescentes de zero a 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias) sobre a importância de estar com o cartão de vacinação em dia.

A campanha foi iniciada nesta segunda-feira (11) e segue até o dia 22 de setembro. O “Dia D” será 16 de setembro.

Todas as unidades de saúde do município estão preparadas, abastecidas com as vacinas que integram o calendário nacional de imunizações. Para crianças de até sete anos de idade estão disponíveis as seguintes vacinas: BCG, hepatite B, VIP, VOPb, rotavírus humano, pneumocócica 10 valente, penta (une a tetravalente e a hepatite B), meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral, tetra viral ou tríplice viral + varicela (atenuada), DTP, Hepatite A e varicela.

Já crianças e adolescentes com idade entre 7 e 15 anos devem tomar os seguintes imunizantes: hepatite B, febre amarela, tríplice viral, dT, dTpa, meningocócica C conjugada, HPV e varicela.

Para saber se a criança ou adolescente está com alguma vacina pendente basta se dirigir à unidade de saúde mais próxima de sua casa portanto o cartão de vacina.

multivacinação

Foto: Reprodução/Internet

 

Última atualização em Quarta, 27 September 2017 15:52

Vacinadores já percorrem vários bairros de Santa Cruz/RN e centenas de cães e gatos já foram imunizados contra a raiva

A campanha de vacinação antirrábica canina e felina segue em Santa Cruz/RN. Seguindo um cronograma estabelecido pela secretaria municipal de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, as equipes de vacinadores já percorreram algumas localidades e vários animais já foram imunizados.

Iniciada no último dia 14 de agosto, a campanha tem como objetivo prevenir o surgimento de casos de raiva, doença grave e incurável, em animais e em humanos. A estratégia de vacinação que está sendo colocada em prática é a “casa a casa”. Já foram feitas visitas às residências dos bairros Alegre I e II, Augusto Fernandes Pereira, DNER, Barro Vermelho, Miguel Pereira Maia, Paraíso e Conjunto Cônego Monte. Algumas comunidades rurais também já foram visitadas.

A campanha, que terá o seu “Dia D” em 07 de outubro, segue até o dia 18 do mesmo mês.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o número de animas a serem vacinados em Santa Cruz é de 10.045, sendo 6.244 cães e 3.801 gatos. A meta é atingir, no mínimo, 80% desse quantitativo, mas nos últimos anos Santa Cruz/RN tem ultrapassado esse número em virtude da estratégia montada e da boa adesão da população.

CAMPANHA-ANTIRRABICA-001

CAMPANHA-ANTIRRABICA-002

CAMPANHA-ANTIRRABICA-003

Fotos: Vigilância Ambiental

 

 

 

Última atualização em Terça, 10 October 2017 07:53

Com a Prefeitura entre as parceiras, rede de supermercado realiza ação social e de cidadania em Santa Cruz/RN e beneficia mais de 2 mil pessoas

A Prefeitura de Santa Cruz foi uma das parceiras na realização do “RedeMais em Ação”, ação social e de cidadania promovida pela rede de supermercados  que beneficiou  centenas de santa-cruzenses na manhã/tarde deste sábado (26).

Com uma estrutura montada em parte do estacionamento e no hall de entrada da unidade de Santa Cruz/RN do supermercado, a população teve acesso a inúmeros serviços, entre eles, os da área de saúde, ofertados através de profissionais mobilizados pela secretaria municipal de Saúde de Santa Cruz, que também enviou para o evento a sua unidade móvel de saúde. Os serviços ofertados foram: aferição de pressão arterial, teste glicêmico, teste rápido de HIV, atendimento médico, entre outros.

O “RedeMais em Ação” também contou com corte de cabelo, oficinas de automaquiagem, lavagem de cabelo, hidratação e demonstração de produtos, emissão de documentos, fotografia 3x4, atividades de lazer e recreativas.

Essa foi a 15ª edição do evento promovida pela rede de supermercados, a primeira em Santa Cruz/RN, e os números superaram todas as expectativas. Foram realizados, das 9h às 15h, 2.269 atendimentos.

AÇÃO-SOCIAL-001

AÇÃO-SOCIAL-002

AÇÃO-SOCIAL-003

AÇÃO-SOCIAL-004

Fotos: Alex Santos

 

Última atualização em Sexta, 01 September 2017 17:50

Cães e gatos de Santa Cruz começam a ser vacinados contra a raiva; visitas de vacinadores acontecem “casa a casa” e seguem até outubro

A Prefeitura de Santa Cruz deu início na última segunda-feira (14) a campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos. O objetivo é prevenir casos de raiva, doença grave e incurável, em animais e em humanos,

A campanha, que segue até o dia 18 de outubro, é coordenada pela secretaria municipal de Saúde, através da Vigilância Ambiental, que montou uma estratégia de vacinação “casa a casa”, com as equipes de vacinadores visitando todas as residências da zona urbana, além de várias comunidades rurais.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o número de animas a serem vacinados em Santa Cruz é de 10.045, sendo 6.244 cães e 3.801 gatos. A meta é atingir, no mínimo, 80% desse quantitativo, mas nos últimos anos Santa Cruz tem ultrapassado esse número em virtude da estratégia montada.

A campanha de vacinação antirrábica terá o seu “Dia D” em 07 de outubro.

VACINAÇAO-ANTIRRÁBICA

Foto: André Fotos

 

 

Última atualização em Terça, 29 August 2017 15:47

Prefeitura de Santa Cruz e Paróquia de Santa Rita realizam ação de saúde na Rua 1º de Maio com foco na prevenção das Hepatites Virais

A parceira entre a Prefeitura de Santa Cruz (Secretaria de Saúde) e a Paróquia de Santa Rita de Cássia (Pastoral da Saúde) levou aos moradores da Rua 1º de Maio, na última sexta-feira (28 de julho), uma ação de saúde.

No “Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais”, foram desenvolvidas atividades de orientação para a prevenção e diagnóstico da doença. Também foram oferecidos atendimentos e orientação médica, de enfermagem, verificação de pressão arterial, teste de glicemia capilar (HGT), testes rápidos de hepatite B e C, distribuição de preservativos, orientação acerca de higiene bucal e métodos contraceptivos.

A ação beneficiou centenas de pessoas, homens e mulheres de várias idades.

AÇÃO-PRIMEIRODEMAIO-001

AÇÃO-PRIMEIRODEMAIO-002

AÇÃO-PRIMEIRODEMAIO-003

AÇÃO-PRIMEIRODEMAIO-004

AÇÃO-PRIMEIRODEMAIO-005

Última atualização em Terça, 10 October 2017 07:51

Prefeitura de Santa Cruz entrega tablets aos Agentes Comunitário de Saúde; aparelhos facilitarão a coleta de informações de usuários

A Prefeitura de Santa Cruz, por meio da secretaria municipal de Saúde, realizou na semana passada a entrega de tablets aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município. Os aparelhos serão utilizados pelos profissionais diariamente, substituindo as fichas de papel e tornando mais ágil o envio de informações dos usuários da rede base de saúde, coletadas nas visitas domiciliares.

Para a entrega dos aparelhos, os ACS foram divididos em cinco equipes, em cada dia da semana foi realizada a entrega dos aparelhos, acompanhada de uma capacitação para orientar quanto ao uso adequado da nova ferramenta.

A nova tecnologia facilitará no trabalho de coleta e envio das informações realizado pelos Agentes e que abastece a base nacional do sistema de informação (e-SUS). Com os aparelhos, os dados serão transmitidos pela internet, de forma prática e rápida.

Segundo a secretaria municipal de Saúde, a partir de agora os ACS intensificarão as visitas aos domicílios, objetivando a conclusão do cadastro de saúde de cada cidadão santa-cruzense, com informações importantes e que, daqui a algum tempo, serão imprescindíveis para que o cidadão utilize os serviços oferecidos em toda a rede básica de saúde.

entrega tablets-001

entrega tablets-002

Última atualização em Terça, 10 October 2017 07:45

Prefeitura de Santa Cruz alerta para novo prazo da vacinação contra a gripe; campanha segue até 09 de junho

A Prefeitura de Santa Cruz alerta que a campanha nacional de vacinação contra a gripe foi prorrogada até o próximo dia 09 de junho, em todo o Brasil. Uma nova chance para as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários e que ainda não se vacinaram.

Em Santa Cruz, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as doses da vacina são disponibilizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). Ela protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. A contraindicação é para quem tem alergia severa a ovo.

Este ano, a novidade da campanha é a inclusão dos professores da rede pública e privada no público alvo, com direito a receber a imunização gratuitamente no SUS. Além deles, crianças de 6 meses a menores que 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), idosos (a partir de 60 anos), profissionais da saúde, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade, também deverão se vacinar.

FOTO-VACINAÇÃO-2

Foto: Secretaria Municipal de Saúde

Última atualização em Segunda, 12 June 2017 11:09

Saúde realiza vacinação contra a gripe durante a programação da Festa de Santa Rita; campanha segue até 26 de maio

O “Dia D” da campanha de vacinação contra a gripe aconteceu no último sábado (13), mas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários e que ainda não se imunizaram têm até o próximo dia 26 de maio para procurar uma unidade de saúde mais próxima de sua casa e tomar a dosa a vacina, é o que informa a Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Saúde.

A vacina disponível protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. A contraindicação é para quem tem alergia severa a ovo.

Este ano, a novidade da campanha é a inclusão dos professores da rede pública e privada no público alvo, com direito a receber a imunização gratuitamente no SUS. Além deles, crianças de 6 meses a menores que 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), idosos (a partir de 60 anos), profissionais da saúde, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade, também deverão se vacinar. Em Santa Cruz, O público alvo atinge o número de 9.842 pessoas aptas a serem vacinadas.

Vacinação na Festa de Santa Rita

Além das unidades de saúde, uma equipe foi designada para aplicar a vacina durante a Festa de Santa Rita de Cássia. Uma tenda foi montada e nela técnicos da Saúde estarão, até esta quinta-feira (18), das 18h às 22h, aplicando a dose da vacina contra a influenza nas pessoas aptas para receberem a imunização.

VACINAÇÃO-FESTA

Última atualização em Terça, 23 May 2017 17:31

Prefeitura de Santa Cruz disponibiliza 11 locais de vacinação neste sábado, “Dia D” da campanha contra a gripe

Desde o último dia 17 de abril, a Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Saúde, disponibiliza a vacina contra gripe em toda a rede básica de saúde do município, foi quando começou o período de vacinação contra a influenza em todo o país. Neste sábado (13), a campanha chega ao seu “Dia D” de mobilização.

Em Santa Cruz, vários locais funcionarão neste sábado (13) como local de vacinação, com o objetivo de facilitar o acesso das pessoas que integram os grupos prioritários. As seis Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da zona urbana, além da UBS da comunidade Bonsucesso, o posto de saúde do Sítio Angicos, a Escola Estadual João Ferreira (Paraíso), a quadra do Conjunto Cônego Monte e a unidade móvel ao lado da Matriz, todos esses locais estarão disponibilizando a dose da vacina, no horário das 08h às 17 horas.

Este ano, a novidade da campanha é a inclusão dos professores da rede pública e privada no público alvo, com direito a receber a imunização gratuitamente no SUS. Além deles, crianças de 6 meses a menores que 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), idosos (a partir de 60 anos), profissionais da saúde, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade, também deverão se vacinar.

A vacina disponível protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. A contraindicação é para quem tem alergia severa a ovo.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as doses já foram distribuídas em todas as unidades que compõem a rede básica de saúde de Santa Cruz. O grupo prioritário atinge o número de 9.842 pessoas aptas a serem vacinadas.

FOTO-VACINAÇÃO-IDOSOS

Última atualização em Segunda, 15 May 2017 12:06

Vacina contra gripe já está disponível em unidades de saúde de Santa Cruz; público alvo é de quase 10 mil pessoas

A Prefeitura de Santa Cruz alerta sobre a importância do período de vacinação contra a gripe, iniciado na última segunda-feira (17), e das pessoas que fazem parte do público alvo procurarem a unidade de saúde mais próxima para se imunizar dos vírus da influenza. A campanha segue até o dia 26 de maio, sendo 13 de maio o dia de mobilização nacional (Dia D).

Este ano, a novidade da campanha é a inclusão dos professores da rede pública e privada no público alvo, com direito a receber a imunização gratuitamente no SUS. Além deles, crianças de 6 meses a menores que 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), idosos (a partir de 60 anos), profissionais da saúde, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade, também deverão se vacinar.

A vacina disponível protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. A contraindicação é para quem tem alergia severa a ovo.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as doses já foram distribuídas em todas as unidades que compõem a rede básica de saúde de Santa Cruz. O grupo prioritário atinge o número de 9.842 pessoas aptas a serem vacinadas.

VACINACAO-GRIPE-SITE

Foto: Reprodução

Última atualização em Sexta, 12 May 2017 00:04

Prefeita Fernanda Costa visita clínica de hemodiálise: “Mais um sonho realizado”

Em pleno funcionamento desde o último dia 10 de abril, o Centro de Nefrologia Santa Rita (a clínica de hemodiálise), em Santa Cruz/RN, recebeu nesta quarta-feira (19) a visita da Prefeita Fernanda Costa. Mesmo tendo iniciado suas atividades há poucos dias, o importante empreendimento na área da saúde já beneficia dezenas de santa-cruzenses. A clínica é um equipamento de saúde privado, mas que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A sua construção é a realização de um sonho para muitos pacientes.

A Prefeita Fernanda Costa não escondeu a sua felicidade ao ver a clínica funcionando e o fim das cansativas viagens que muitos tinham que fazer para Natal/RN. “Tivemos a oportunidade de ver muitos santa-cruzenses que passaram grande parte de suas vidas tendo que ir três vezes por semana à Natal, passar quatro horas em uma maquina de hemodiálise e ter que retornar, praticamente perdendo três dias por semana para poder fazer esse procedimento.  São pessoas que estão tendo a felicidade de poder fazer isso em seu próprio município”, ressaltou.

Fernanda Costa afirmou que o início do funcionamento da clínica é a realização de um sonho da população. “É mais um sonho realizado, é mais uma conquista da população da nossa cidade, a gente ter aqui hoje, há alguns anos atrás nem imaginaríamos isso, a oportunidade de ter uma clínica de hemodiálise prestando um serviço de alta complexidade no nosso município e, principalmente, com a qualidade que em nada deixa a desejar se comparada com as clínicas de alto padrão que existem na capital”, concluiu.

A construção do Centro de Nefrologia Santa Rita, localizado no Conjunto Cônego Monte (ao lado do Hospital Regional Aluízio Bezerra), contou com investimento de R$ 2,5 milhões.  A sua capacidade de atendimento pode chegar a 200 pacientes.

Para atrair o interesse do grupo de empresários, o trabalho de articulação da Prefeitura de Santa Cruz e do Deputado Tomba Farias, além da doação do terreno por parte da Paróquia de Santa Rita, foi extremamente importante.

VISITA-CLINICA-001

VISITA-CLINICA-002

VISITA-CLINICA-003

VISITA-CLINICA-004

Fotos: Marcela Ravena

Última atualização em Terça, 16 May 2017 17:59

Para combater doenças causadas pelo Aedes Aegypti, Prefeitura de Santa Cruz entrega repelente para gestantes do Bolsa Família

As mulheres grávidas cadastradas no programa Bolsa Família em Santa Cruz começaram a receber nesta quarta-feira (05), em evento realizado no Instituto Cônego Monte, repelente para aumentar a proteção do mosquito Aedes Aegypti, que provoca a dengue, chikungunya e o zica. A entrega foi realizada pela Prefeitura de Santa Cruz, por meio das secretarias de Saúde e Assistência Social.

A ação faz parte do serviço estratégico de prevenção da ocorrência do zica vírus, do Ministério da Saúde, que busca reduzir o risco de nascimento de bebês com anomalias congênitas, como microcefalia.

Além do cadastro no Bolsa Família, a grávida deve estar realizando o pré-natal na rede municipal e ter registrado, de forma adequada, o acompanhamento das condicionalidades de saúde exigidas pelo programa.

Na ocasião, foram entregues para as gestantes dois frascos de repelente, além de uma programação especial com palestras informativas de como utilizar o produto, bem como os cuidados necessários para o combate diário do mosquito Aedes Aegypti, além de sorteios.

ENTREGA-REPELENTE-001

ENTREGA-REPELENTE-002

ENTREGA-REPELENTE-003

ENTREGA-REPELENTE-004

ENTREGA-REPELENTE-005

ENTREGA-REPELENTE-006

Fotos: André Fotos

Última atualização em Quarta, 03 May 2017 16:51

Pagina 1 de 11

contracheque

Ir Para o Topo