Blog da Cidade de Santa Cruz

Saúde

Secretaria de Saúde capacita profissionais da atenção básica para manejo com a Sífilis

A secretaria municipal de Saúde realizou na última quarta-feira (06) uma formação com profissionais da atenção básica sobre manejo clínico da sífilis, uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST).

O objetivo da formação foi intensificar as estratégias para diminuição da infecção em gestantes e, consequentemente, tentar evitar a sífilis congênita.

A capacitação aconteceu no auditório da Escola Municipal Miguel Lula de Farias e foi voltada para médicos, enfermeiros e farmacêuticos das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Santa Cruz.

A ideia da secretaria municipal de Saúde é continuar capacitando os profissionais sobre outras demandas existentes, buscando melhorar o serviço da atenção básica do município.

CAPACITAÇÃO-SIFILIS-001

CAPACITAÇÃO-SIFILIS-002

 

Última atualização em Sexta, 08 November 2019 19:03

UBS do DNER promove com sucesso a primeira edição da Onda Rosa

Santa Cruz teve, na noite desta quinta-feira (17), a primeira edição da Onda Rosa, evento alusivo ao Outubro Rosa e que foi idealizado por profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro DNER.

A programação contou com caminhada saindo da UBS até o Clube Juvenal Pé de Copa, onde ocorreu verificação de pressão arterial, teste de HGT e teste rápido de HIV/Sífilis, além de aula de dança com o professor Bruno Maia e sorteio de brindes.

A Onda Rosa foi mais uma ação de conscientização da população para importância da prevenção do câncer de mama, o que mais acomete mulheres no Mundo.

ONDAROSA-001

ONDAROSA-002

ONDAROSA-003

ONDAROSA-004

Fotos: André Fotos

 

Última atualização em Quarta, 06 November 2019 19:35

Dia D da campanha contra o sarampo acontece neste sábado (19) e UBS’s de Santa Cruz estarão abertas para a vacinação

Iniciada no último dia 07 de outubro, a campanha nacional da vacinação contra o sarampo terá o seu “Dia D” neste sábado (19). Em Santa Cruz, a secretaria municipal de Saúde preparou um esquema especial para vacinar as crianças do município aptas para serem imunizadas.

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da zona urbana, e mais da comunidade Bonsucesso, estarão abertas, das 08h às 17h, com equipes de vacinadores disponíveis.

Conforme recomendação do Ministério da Saúde, crianças com idade entre seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem ser vacinadas. Como em toda campanha, pais ou responsáveis precisam também levar a caderneta de vacinação.

FOTO-VACINAÇÃO-OK

Foto: Karina Borges

 

Última atualização em Sábado, 19 October 2019 13:19

Secretaria de Saúde realiza Encontro Municipal de Gestantes em Santa Cruz

Dentro da programação da Semana do Bebê, a secretaria municipal de Saúde realizou na manhã desta quinta-feira (10) o Encontro Municipal de Gestantes 2019.

A atividade aconteceu no CMEI Gizalda Lins, no bairro Maracujá, e contou com diversas atividades voltadas para mulheres que estão grávidas em nosso município.

As gestantes tiveram atendimentos de triagem para verificação de necessidade para realizar USG obstétrica, que aconteceu no local; testes rápidos de HIV e Sífilis; oficina de Promoção e Manejo clínico do aleitamento materno; oficina de primeiros cuidados; oficina de boas práticas para o parto; oficina de Shantala; avaliação nutricional; imunização com Influenza, entre outras ações para as futuras mamães de Santa Cruz.

O encontro acontece anualmente e é um sucesso, reunindo grande quantidade de grávidas do município para atendimentos específicos e orientações importantes para a gestação. As atividades contaram ainda com apoio das secretarias municipais de Educação e Assistência Social.

ENCONTRO-GESTANTES-001

ENCONTRO-GESTANTES-002

ENCONTRO-GESTANTES-003

 

Última atualização em Terça, 15 October 2019 07:43

Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica em Santa Cruz é um sucesso; vacinação segue até o final do mês

Mais de 100 animais foram imunizados no Dia D da campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos em Santa Cruz.

De acordo com a Vigilância Ambiental, foram imunizados 102 cães e 32 gatos durante este sábado (28). Ao longo de todo primeiro mês da campanha de vacinação, mais de 5 mil animais já foram imunes, na estratégia utilizada pelo município de vacinar os animais casa a casa.

O prefeito Ivanildinho, que visitou a Vigilância Ambiental no dia D da campanha, conheceu a estratégia do município e parabenizou a equipe pelo empenho ao longo da campanha.

Até o final de outubro, os vacinadores percorrerão todas as casas de Santa Cruz, para imunizar o máximo de animais possível contra a raiva em Santa Cruz.

DIAD-ANTIRRABICA-OK

 

 

Última atualização em Quarta, 06 November 2019 19:34

“Dia D” da campanha antirrábica acontece neste sábado (28) e em Santa Cruz o ponto de vacinação será na sede da Vigilância Ambiental

O “Dia D” da campanha de vacinação antirrábica acontece neste sábado (28). Uma estratégia especial foi montada pelos técnicos da Vigilância Ambiental e Agentes de Endemias de Santa Cruz para garantir que a vacinação atenda ao máximo de animais possíveis.

Durante todo o dia a sede da Vigilância Ambiental, localizada na Rua Cel. Júlio Pinheiro (próximo ao Iberezão), estará aberta com vacinadores à disposição de populares, donos de cães e gatos. O funcionamento será das 8h às 17h, sem intervalo para o almoço.

Iniciada no último dia 19 de agosto, a campanha tem o objetivo é imunizar cães e gatos e evitar casos de raiva animal, doença grave e incurável, tanto nos animais como nos seres humanos.

Desde o início da campanha que a estratégia utilizada é a vacinação “casa a casa”, com as equipes de vacinadores visitando todas as residências da zona urbana, além de várias comunidades rurais, seguindo o cronograma elaborado pela coordenação da campanha.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o número de animas a serem vacinados em Santa Cruz é de 10.395 entre cães e gatos. A meta é atingir o mínimo de 80% desse quantitativo.

Mais informações sobre a campanha antirrábica e sobre o “Dia D” de vacinação poderão ser obtidas pelo fone 84 3291 4251.

VACINAÇÃO-ANTIRRÁBICA

 

Última atualização em Terça, 01 October 2019 21:48

Prefeito Ivanildinho se reúne com representantes dos Agentes de Saúde e de Endemias para ouvir reivindicações da categoria

O prefeito Ivanildinho recebeu, no início da noite desta terça-feira (03), uma representação dos Agendes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE). O encontro aconteceu na sala de reuniões da Prefeitura de Santa Cruz e serviu para a categoria apresentar ao gestor municipal uma pauta de reinvindicações.

Representando a administração municipal, além do prefeito Ivanildinho, também participaram do encontro a secretária municipal de Saúde, Myllena Ferreira, a coordenadora da atenção básica, Mayhara Myrna, representando a equipe técnica da Saúde, Cássia Penha, e o assessor jurídico do município, José Ivalter Ferreira.

Para o prefeito Ivanildinho, o encontro foi extremamente positivo e as reivindicações apresentadas pela categoria abordam questões pertinentes e que serão submetidas a estudos de viabilidade pelos técnicos da Prefeitura.

Dos pontos apresentados pela categoria, está o que trata da saúde do trabalhador. O prefeito ressaltou que a gestão já contratou uma empresa para a elaboração de um programa que contemple essa questão.

Já sobre outros pontos da pauta, como verbas indenizatórias para aquisição de fardamento e equipamentos de proteção individual (EPI), ponto eletrônico de forma flexibilizada e a revogação do decreto municipal para inclusão da categoria no pagamento do décimo terceiro salário no mês de aniversário de cada agente, receberão da gestão municipal uma atenção especial e também, segundo o prefeito Ivanildinho, passarão por estudos de viabilidade e têm grandes chances de serem atendidas.

O prefeito Ivanildinho ressaltou a importância de dialogar com os profissionais que integram a gestão municipal. “Dialogar com as categorias que fazem o serviço público na minha avaliação é fundamental, afinal, são esses profissionais que fazem a gestão, que levam os nossos serviços para a população. É dialogando que se encontra as soluções para os problemas. Reconhecemos que os nossos agentes desenvolvem um trabalho essencial para a saúde do município e a nossa intenção é sempre avançar no sentido de oferecer condições dignas de trabalho para esses profissionais, consequentemente, melhores serviços para o nosso povo”, ressaltou.

Ivanildinho também externou o desejo de se reunir mais vezes com a categoria, periodicamente, e trazer para o debate questões que envolvam os serviços prestados junto a população, buscando aprimorar a estratégia de atuação dos agentes.

O encontro desta terça-feira (03) entre o Prefeito Ivanildinho e os ACE e ACS foi mediado pelo presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde do Rio Grande do Norte (SINDAS/RN), Cosmo Mariz.

ENCONTRO-AGENTES-001

ENCONTRO-AGENTES-002-site

ENCONTRO-AGENTES-003-site

ENCONTRO-AGENTES-004-site

ENCONTRO-AGENTES-005-site

Fotos: Alex Santos

 

 

Última atualização em Sexta, 27 September 2019 18:25

Reunião define propostas e delegados para Conferência Regional de Segurança Alimentar

A secretaria municipal de Saúde participou nesta terça-feira (03) da reunião ampliada que definiu propostas para a Conferência Regional de Segurança Alimentar, que acontecerá em Santa Cruz. O encontro será promovido pelo Conselho Municipal de Saúde e busca discutir uma política local para a área, que ajuda na qualidade de vida das pessoas.

Na reunião, a representante da secretaria de Saúde, Cássia Penha, apresentou propostas e foi escolhida delegada para participar da conferência e discutir a política de segurança alimentar do município.

A Conferência Regional de Segurança Alimentar acontece no dia 11 de setembro no campus de Santa Cruz da UFRN.

CONFERENCIA-SEGURANÇALIMENTAR-OK

 

Última atualização em Sexta, 27 September 2019 18:25

Vigilância Sanitária realiza fórum para capacitar repositores de alimentos em supermercados de Santa Cruz

A Vigilância Sanitária de Santa Cruz realizou na manhã desta quarta-feira (21) uma formação voltada para as pessoas que realizam a reposição de alimentos nos supermercados e mercadinhos da cidade.

O primeiro Fórum de Orientação aos Repositores de Produtos em Mercadinhos e Supermercados aconteceu no auditório do Sebrae e apresentou medidas de como os atacadistas devem cuidar de seus estoques para evitar produtos vencidos.

O fórum aconteceu com capacidade do auditório esgotada e repassou o máximo de informações para os atacadistas e seus servidores de como deve melhor organizar os estoques das empresas para que se evite problemas com os consumidores.

As informações repassadas permitirão que os profissionais melhorem as técnicas em seu trabalho, ajudem na estocagem dos alimentos comercializados e minimizem danos que podem se provocados ao consumidor, caso algum produto vencido possa ser consumido.

FORUM-REPOSITORES-001

FORUM-REPOSITORES-002

FORUM-REPOSITORES-003

FORUM-REPOSITORES-004

Fotos: Rodolfo Baracho

 

Última atualização em Segunda, 26 August 2019 21:33

Cães e gatos de Santa Cruz começam a ser vacinados contra a raiva

A campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos foi iniciada em Santa Cruz nesta segunda-feira (19 de agosto) e segue até o dia 28 de outubro, com o “Dia D” da campanha previsto para o dia 28 de setembro.

Com a dificuldade dos laboratórios autorizados pelo Governo Federal para produzir e abastecer todos os municípios brasileiros, a campanha antirrábica esse ano acontece de forma seletiva, em municípios que atendam a alguns critérios técnicos.  

O objetivo é imunizar casos de raiva animal, doença grave e incurável, em animais e em humanos, e que preocupa as autoridades em saúde.

Coordenada pela secretaria municipal de Saúde, através da Vigilância Ambiental, a campanha será desenvolvida utilizando a estratégia de vacinação “casa a casa”, com as equipes de vacinadores visitando todas as residências da zona urbana, além de várias comunidades rurais, seguindo o cronograma elaborado pela coordenação da campanha.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o número de animas a serem vacinados em Santa Cruz é de 10.395 entre cães e gatos.

Mesmo com a meta sendo atingir o mínimo de 80% dos animas aptos a receber a vacina, o município de Santa Cruz tem alcançado cobertura total além do que é preconizado e a expectativa é novamente alcançar índices positivos.

Raiva

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. É causada pelo Vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae.

A doença é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais.

Nos cães e gatos, a eliminação de vírus pela saliva ocorre de 2 a 5 dias antes do aparecimento dos sinais clínicos e persiste durante toda a evolução da doença (período de transmissibilidade). A morte do animal acontece, em média, entre 5 e 7 dias após a apresentação dos sintomas.

VACINACAO-CAESEGATOS-001

Foto: André Fotos

 

Última atualização em Quarta, 06 November 2019 19:32

NASF desenvolve ação em saúde que busca melhorar qualidade de vida dos professores da rede municipal de Santa Cruz

O Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) iniciou uma ação que visa promover saúde para os professores da rede municipal de ensino. Os docentes vêm recebendo atendimento em saúde através da prática integrativa e complementar, com aplicação de auriculoterapia nos profissionais.

A técnica tem como objetivo a melhoria na qualidade de saúde dos professores, buscando diminuir o estresse existente em sala de aula com uma técnica que é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que alivia as tensões do dia a dia.

A ação está sendo feita em cada professor para garantir que ele possa ter uma melhor qualidade de saúde para a prática do trabalho em sala de aula, além de acompanhamento dos profissionais do NASF para garantir que a saúde do professor esteja sempre sendo preservada.

De acordo com o coordenador do NASF, Franklin Bulhões, a ação busca garantir a saúde do trabalhador para que as atividades em sala de aula tenham melhores rendimentos, obtendo avanços no processo de ensino/aprendizagem em sala de aula.

As atividades acontecerão ao longo do ano na rede municipal de ensino.

AÇÃO-PROFESSORES-001

AÇÃO-PROFESSORES-002

AÇÃO-PROFESSORES-003

 

Última atualização em Sexta, 30 August 2019 17:09

Ministro da Saúde confirma liberação de R$ 1,3 milhão para manutenção do Hospital Regional Aluízio Bezerra

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, anunciou nesta sexta-feira (16) a liberação de R$ 1,3 milhão para investir em manutenção do Hospital Regional Aluízio Bezerra.

O ministro esteve em Natal para liberar verbas para a saúde pública potiguar e, em encontro articulado pelo deputado estadual Tomba Farias e o ex-deputado federa Felipe Maia, a secretária de Saúde, Myllena Bulhões Ferreira, conseguiu falar com o ministro que confirmou a liberação da verba.

Os recursos são frutos de emenda parlamentar do ex-senador José Agripino, que destinou R$ 1 milhão, e do deputado federal Rafael Motta, que colocou emenda de R$ 300 mil para a saúde pública de Santa Cruz.

Além dos recursos, Myllena Bulhões Ferreira ainda pediu ao ministro para agilizar a documentação para transformação do prédio da UPA no Centro de Saúde da Família, pleito feito desde o início da gestão Ivanildinho e que só depende de tramites burocráticos dentro do Ministério da Saúde para ser liberado.

O ministro confirmou que irá tomar todas as providências para que a mudança seja autorizada o quanto antes, para que o prédio possa começar a ter utilidade o mais breve possível para a população do bairro Paraíso.

ENCONTRO-MINISTRO-OK

 

Última atualização em Quinta, 22 August 2019 16:19

Santa Cruz recebe R$ 300 mil para custeio da saúde

O vice-prefeito Glauther Adriano recebeu, na manhã desta quinta-feira (15), na sede da Prefeitura de Santa Cruz, representantes do gabinete do deputado federal General Girão (PSL), que entregaram documento constando a transferência voluntária da União de recursos para a saúde no valor de R$ 300 mil.

Os recursos serão destinados para custeio da atenção básica de saúde e aplicados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Santa Cruz.

O vice-prefeito Glauther Adriano destacou a importância da parceria com o legislador e ressaltou que o município está aberto para receber recursos dos parlamentares interessados em contribuir com os interesses da população santa-cruzense.

A expectativa da Prefeitura de Santa Cruz é que os recursos sejam liberados em breve e aplicados na manutenção da atenção básica do município.

FOTO-RECURSOSSAUDE

 

Última atualização em Segunda, 19 August 2019 21:32

Vigilância Sanitária de Santa Cruz desenvolve ações dentro da campanha Agosto Visa; confira a programação

A Vigilância Sanitária de Santa Cruz realiza desde a semana passada ações alusivas ao Agosto Visa, uma campanha que busca levar informação em saúde para a sociedade santa-cruzense.

O Agosto Visa prevê inúmeras ações ao longo do mês, entre elas, orientações junto aos comerciantes, trabalhadores e a sociedade em geral de como é o dia a dia da vigilância e como deve melhorar para que a saúde seja garantida com boas práticas pelos estabelecimentos.

A programação começou na última quarta-feira (07) com visita de campo dos alunos da escola municipal Paulo Venâncio às horteiras, no bairro paraíso, com palestra sobre a utilização de agrotóxicos.

Nesta terça-feira (13), acontece uma ação na escola municipal João de Oliveira, na comunidade rural do Bonsucesso, também para discutir a temática de utilização de agrotóxico e a importância de se ter alimentos livres de venenos.

Já na próxima quarta-feira (14), acontecerá a criação de um núcleo de educação e saúde para trabalho com a Vigilância Sanitária. o evento será no auditório da secretaria municipal de Assistência Social.

A programação do Agosto Visa em Santa Cruz ainda prevê, no próximo dia 21 de agosto, a realização do primeiro fórum de orientação aos repositores de produtos em mercadinhos e supermercados, no auditório do Sebrae, para discutir como os atacadistas devem cuidar de seus estoques para evitar produtos vencidos. Já nos dias 27 e 28 acontece o lançamento e a entrega de um álbum de figurinhas lúdicas que retrata a vigilância em saúde nas escolas envolvidas na ação. A entrega ocorre, no dia 27, na escola Paulo Venâncio e no dia 28 na escola João de Oliveira.

A Vigilância Sanitária pretende, ao longo do ano, intensificar as ações de educação em saúde para garantir que, bem informadas, as pessoas possam se alimentar e adotarem em seu cotidiano hábitos saudáveis.

AGOSTOVISA-001

AGOSTOVISA-002-ok

 

Última atualização em Sexta, 30 August 2019 17:08

Médica e enfermeira se apresentam e equipe de saúde da UBS do Centro fica completa

A secretaria municipal de Saúde acolheu duas novas profissionais para a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro da cidade, uma médica e uma enfermeira.

Uma das Equipes de Saúde da Família estava com falta de profissionais há algum tempo, especialmente o médio da equipe, e após várias convocações, a médica Cinthia Maria Cibelle de Lima Souza, natural de Santa Cruz, se apresentou e começa a trabalhar na unidade de saúde.

A enfermeira Stella Crisanto Pontes, também é natural de Santa Cruz, e foi convocada nos últimos dias, assumindo o posto também nesta semana. Com as profissionais, as equipes de saúde do Centro da cidade ficam completas para atender as demandas da população.

O município continuará convocando médicos para completar as outras equipes que estão com necessidade de pessoal nos próximos dias.

EQUIPE-CENTRO

 

Última atualização em Sexta, 30 August 2019 17:04

Santa Cruz participa de formação da SESAP sobre cobertura vacinal

O município de Santa Cruz participou nesta quarta-feira (31) de capacitação ministrada pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP) na capital do Trairi para avaliar cobertura vacinal dos últimos anos e planejar estratégias para melhoria da cobertura nos municípios que se encontram com índices abaixo da porcentagem preconizada.

Santa Cruz tem conseguido atingir as metas das campanhas de vacinação, mas de acordo com a enfermaria Bia Daniela, responsável pelo setor de imunização da secretaria municipal de Saúde, é preciso ficar vigilante e intensificar o trabalho já desenvolvido através das equipes de saúde da família.

A vacinação é a forma mais segura e eficaz de prevenção de diversas doenças graves. Na rede de saúde municipal de Santa Cruz, através das 7 unidades básicas de saúde, é possível receber doses de vacinas contra sarampo, caxumba, rubéola, febre amarela, difteria, tétano, poliomielite, HPV, hepatites B, hepatite A, tuberculose, coqueluche, rotavírus, doença pneumocócica, doença meningocócica, varicela, influenza (gripe) e raiva humana, de acordo com calendário nacional de vacinação.

REUNIAO-SESAP-001

REUNIAO-SESAP-002

 

Última atualização em Segunda, 12 August 2019 21:41

Pagina 1 de 16

Ir Para o Topo