Blog da Cidade de Santa Cruz

Saúde

Vigilância Sanitária de Santa Cruz inicia projeto em escolas que leva informações sobre hábitos saudáveis e que evitam o surgimento de doenças diarreicas

A Prefeitura de Santa Cruz, através da Vigilância Sanitária, deu início na última quarta-feira (11), a uma série de ações nas escolas municipais que objetivam o combate às doenças diarreicas, um dos principais problemas de saúde pública no Mundo e que estão diretamente relacionadas aos hábitos de higiene e de alimentação.

A primeira a receber os técnicos da Vigilância Sanitária foi a Escola Municipal Aluízio Bezerra, no bairro Paraíso. Na ocasião, os alunos receberam informações de como lavar corretamente as mãos, sobre o uso adequado do hipoclorito de sódio e de como devem ser consumidas as frutas e verduras. Participaram desta ação cerca de 30 alunos do quinto ano do ensino fundamental.

A atividade contou também com a apresentação de painéis de oficinas já realizadas no município: “mãos limpas, corpo saudável” e “conservando os alimentos: criando hábitos para o futuro”. Foram realizadas também atividades lúdicas e a produção de sanduíche saudável.

A Vigilância Sanitária continuará com esta ação e outras escolas do município também receberão, ao longo dos próximos dias, a visita dos técnicos da instituição.

VIGILANCIA-ESCOLA-001

VIGILANCIA-ESCOLA-002

VIGILANCIA-ESCOLA-003

 

Última atualização em Sexta, 13 July 2018 16:45

Ambulantes de Santa Cruz participam de ações do Mutirão do Alimento Seguro

A Prefeitura de Santa Cruz vem colocando em prática ações do Mutirão do Alimento Seguro, projeto desenvolvido pela Vigilância Sanitária Municipal e que objetiva transmitir conceitos para uma boa alimentação.

Na última quinta-feira (26), na escola CREART, uma capacitação foi ministrada para os ambulantes que trabalham no Santuário de Santa Rita. Na ocasião, técnicos da Vigilância Sanitária apresentaram noções básicas sobre manipulação correta de alimentos, doenças transmitidas por alimentos, contaminantes alimentares e higiene pessoal. Cerca de 40 pessoas participaram da formação e receberam certificado, um kit avental, touca, hipoclorito de sódio e uma cartilha de boas práticas.

O evento contou com a participação da secretária municipal de Saúde, Milena Ferreira.

A formação para os ambulantes da última quinta-feira (26) foi uma das várias ações que deverão ser realizadas dentro do projeto, sobretudo, neste período que antecede a festa da padroeira de Santa Cruz. A ideia é também realizar ações com o mesmo objetivo com ambulantes de outros municípios que irão comercializar seus produtos durante o mês de maio.

FORMACAO-AMBULANTES-001

FORMACAO-AMBULANTES-002

FORMACAO-AMBULANTES-003

 

 

 

Última atualização em Quinta, 17 May 2018 20:35

Prefeitura de Santa Cruz participa de evento promovido pela FUNASA para orientações na execução de convênios

A chefe do Gabinete Civil da Prefeitura de Santa Cruz, Marcela Ravena, representou o Poder Público municipal no encontro promovido pela Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), no auditório do Instituto Cônego Monte, na manhã desta quarta-feira (14). Esse evento faz parte de uma série de encontros regionais que a instituição vem realizando em diferentes municípios potiguares.

De acordo com Marcela Ravena, o encontro que a superintendência estadual da FUNASA promoveu é importante para promover o diálogo entre as instituições e para que a gestão execute com mais eficácia seus projetos nas áreas de saneamento e resíduos sólidos.

A FUNASA tem procurado dialogar com as prefeituras com convênios vigentes e nesses encontros os técnicos da Divisão de Engenharia de Saúde Pública (Diesp), dos Serviços de Saúde Ambiental (Sesam), de Convênios (Secov), do Núcleo Intersetorial de Cooperação Técnica (Nict) e do Setor de Tomada de Contas Especiais (TCE), apresentarão aos gestores e aos técnicos municipais presentes todas as fases de execução de um convênio, dando orientações e prestando auxílio à equipe.

Esses encontros regionais iniciaram no mês de fevereiro e seguem até o dia 22 de março. No encontro desta quarta-feira (14). O encontro desta quarta-feira (14) contou com a participação de representantes de outros municípios da região do Trairi.

ENCONTRO-FUNASA-001

ENCONTRO-FUNASA-002

ENCONTRO-FUNASA-003

Fotos: André Fotos

 

Última atualização em Sexta, 13 April 2018 10:13

Em dia de entrega de ambulância e de ordem de serviço para reforma em hospital, a Prefeita Fernanda destaca: “Tudo que se faz na saúde tem uma importância enorme”

Em solenidade que contou com a presença da Prefeita Fernanda Costa como anfitriã e a participação de dezenas de autoridades da região do Trairi, foi entregue nesta terça-feira (06) ao Hospital Regional Aluízio Bezerra uma ambulância semi-UTI. A doação foi feita pelo Deputado Tomba Farias (PSB), através de ação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. O evento aconteceu na área externa do hospital.

Na ocasião, a Prefeita Fernanda Costa também assinou a ordem de serviço para o início da obra de reforma do Hospital Regional Aluízio Bezerra. Através da emenda parlamentar do Deputado Tomba Farias, serão utilizados recursos na ordem de R$ 360 mil em serviços para melhorar a estrutura física da unidade hospital. A reforma será feita na ala de serviço de atendimento de urgência e emergência (pronto-socorro), além de pintura e recuperação de esquadrias e do castelo d’água do hospital.

A Prefeita Fernanda Costa ressaltou a importância dessas ações para aprimorar os serviços que o município oferece na área da saúde. “Tudo que se faz na saúde tem uma importância enorme. Nós estamos recebendo um equipamento de ponta, como é essa ambulância semi-UTI, e aproveitamos para assinar a ordem de serviço de uma obra tão importante, que irá melhorar a estrutura do nosso pronto-socorro, dando uma estrutura melhor para quem trabalha no hospital, mas principalmente para poder acolher melhor, receber melhor os que procuram os serviços do nosso hospital”, destacou.

Responsável por este importante reforço na saúde pública da região, o Deputado Estadual Tomba Farias também participou da solenidade.

A ambulância que Santa Cruz recebeu é do tipo B, classificação que o Ministério da Saúde atribuiu às ambulâncias destinadas ao transporte pré-hospitalar de pacientes com risco de vida e transporte inter-hospitalar, com os equipamentos necessários à manutenção da vida. Elas são equipadas com os mesmos instrumentos que existem numa UTI física de um hospital, de modo que terão maca articulada e com rodas; suporte para soro e maquinário para procedimentos de reanimação e estabilização do fluxo de oxigênio no organismo. Os equipamentos também estarão aptos a realizar atendimento de salvamento terrestre e aquático. Pacientes com lesões imediatas de queimaduras também poderão ser atendidos.

entrega-ambulancia-site

 

 

 

 

 

Última atualização em Quarta, 02 May 2018 08:05

Santa Cruz ganhará ambulância UTI e a Prefeita Fernanda assinará ordem de serviço para reforma no Hospital Aluízio Bezerra

nta Cruz ganhará nesta terça-feira (06) uma ambulância equipada com UTI.  O veiculo será doado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN). A solenidade de entrega acontecerá no Hospital Regional Aluízio Bezerra, a partir das 16h30. Na ocasião a Prefeita Fernanda Costa também assinará a ordem de serviço para a obra de reforma de parte da estrutura física da unidade hospitalar.

A doação da Assembleia Legislativa faz parte de um projeto para reforçar a saúde pública do Estado. Serão 24 ambulâncias que serão doadas para hospitais de todas as regiões do Rio Grande do Norte. Na solenidade de entrega da ambulância de Santa Cruz, o Deputado Estadual Tomba Farias (PSB) estará representando o Poder Legislativo estadual.

A ambulância que Santa Cruz receberá é do tipo B, classificação que o Ministério da Saúde atribuiu às ambulâncias destinadas ao transporte pré-hospitalar de pacientes com risco de vida e transporte inter-hospitalar, com os equipamentos necessários à manutenção da vida. Elas são equipadas com os mesmos instrumentos que existem numa UTI física de um hospital, de modo que terão maca articulada e com rodas; suporte para soro e maquinário para procedimentos de reanimação e estabilização do fluxo de oxigênio no organismo. Os equipamentos também estarão aptos a realizar atendimento de salvamento terrestre e aquático. Pacientes com lesões imediatas de queimaduras também poderão ser atendidos pelas UTI’s móveis que estão sendo entregues.

FOTO-AMBULANCIA-OK

 

Última atualização em Terça, 06 March 2018 20:03

Prefeitura de Santa Cruz realiza mobilizações para a conscientização da prática de sexo seguro durante o Carnaval

A Prefeitura de Santa Cruz intensifica, no período pré-carnavalesco, ações para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico da AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis. Técnicos da secretaria municipal de Saúde realizarão mobilizações externas buscando chamar a atenção da população para importância da prática de sexo seguro com o uso de preservativos e da testagem rápida, especialmente durante o período do carnaval, onde os riscos de contaminação pelas DST’s aumentam consideravelmente.

Serão realizadas atividades de mobilização em pontos estratégicos da cidade, com realização de testes rápidos para o diagnóstico de HIV-AIDS, Hepatites B e C e Sífilis, além de distribuição de kits de proteção e material educativo pelas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF).

A unidade móvel da Saúde está instalada nesta segunda-feira (05), na Rodoviária. Na próxima quarta-feira (07), a mobilização será no bairro Paraíso, em frente à Escola Estadual João Ferreira, a partir das 8 horas.

MOBILIZAÇÃO-DSTS-CARNAVAL

Foto: Alex Santos

Última atualização em Quinta, 08 February 2018 15:21

Conselho de Alimentação Escolar de Santa Cruz se reúne e planeja ações para 2018

O Conselho de Alimentação Escolar (CAE), da Prefeitura de Santa Cruz, realizou o seu primeiro encontro de 2018 na manhã desta quarta-feira (31), na sede da secretaria municipal de Educação. O encontro dos membros que compõem o CAE objetivou traçar as metas, cronogramas, bem como o plano de trabalho para o ano letivo de 2018.

Na atual gestão, o Conselho de Alimentação Escolar tem desempenhado um papel muito importante e contribuído com os resultados positivos registrados nas escolas públicas municipais. O seu papel é acompanhar os recursos e a qualidade da alimentação que é servida aos alunos do município.

A gestão da Prefeita Fernanda Costa entende que a alimentação escolar faz parte do processo de aprendizagem, contribuindo para elevar os índices escolares. Além da preocupação em servir sempre uma merenda de qualidade, que atenda as todas as necessidades nutricionais, inúmeras ações foram e continuarão sendo realizadas buscando conscientizar pais e alunos sobre hábitos saudáveis de alimentação, dentro e fora do ambiente escolar.

REUNIAO-CONSELHO-001

REUNIAO-CONSELHO-002

 

Última atualização em Segunda, 26 February 2018 15:57

População do Paraíso já pode utilizar os serviços da UBS-1 em estrutura completamente reformada e equipada

As pessoas que utilizam os serviços oferecidos pela Unidade Básica de Saúde do bairro do Paraíso, a UBS-Paraíso 1, já estão podendo usufruir da nova estrutura que a unidade está oferecendo, desde os últimos dias do ano passado.

Com recursos próprios, a Prefeitura de Santa Cruz realizou serviços em toda a estrutura física da unidade, coordenados através da secretaria municipal de Transportes e Obras Públicas. Além disso, também adquiriu novos equipamentos com o objetivo de otimizar o atendimento ao público do bairro mais populoso da cidade.

A “nova cara” da UBS-Paraíso 1 tem recebido inúmeros elogios dos usuários. A nova estrutura contribuirá para o desenvolvimento das ações de atenção básica, realizadas por meio da secretaria municipal de Saúde, e que é uma das prioridades da gestão da Prefeita Fernanda Costa, que é de melhorar cada vez mais os serviços de saúde e o acesso da população a eles. 

UBS-PARAÍSO1-SITE

Fotos: André Fotos

Última atualização em Segunda, 26 February 2018 15:53

Saúde encerra o ano com ação na Praça Cel. Ezequiel de combate ao HIV/AIDS

A Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Saúde, realiza neste sábado (31), na Praça Coronel Ezequiel Mergelino, ação alusiva ao Dezembro Vermelho, campanha mundial de combate ao HIV/AIDS.

Vários serviços estarão sendo oferecidos para a população, entre eles, teste rápido de HIV, orientações em saúde e a entrega de kits de prevenção.

Esta ação marca o encerramento das atividades da secretaria municipal de Saúde, desenvolvidas ao longo do ano. O evento acontecerá na parte da manhã, das 08h às 11h, e para participar não é necessário cadastro prévio, basta se dirigir ao local. 

BLITZ-NASF-001

Última atualização em Sexta, 05 January 2018 16:15

Imagem de Santa Rita de Cássia fica azul em campanha contra o câncer de próstata

A imagem de Santa Rita de Cássia mais uma vez mudou de cor e desde vez a estátua da padroeira de Santa Cruz está iluminada de azul, numa ação da Prefeitura que visa chamar a atenção da população para a importância da prevenção do câncer de próstata, o mais comum entre os homens. A cor escolhida é uma alusão ao “Novembro Azul”, campanha que tem o objetivo de conscientizar a população do sexo masculino da importância de medidas que previnam o surgimento da doença, bem como, o diagnóstico precoce, que comprovadamente aumenta as chances de cura da doença.

Cartão postal da cidade, a imagem de Santa Rita vem sendo utilizada nos últimos meses para ampliar a divulgação de importantes campanhas. No mês de setembro o verde e amarelo durante alguns dias fez referência ao “Setembro Cidadão”. Já em outubro, a cor rosa, também por um período, alertou a população dos cuidados que precisam ser colocados em prática para a diminuição de casos e eficácia no tratamento do câncer de mama, em alusão ao “Outubro Rosa”.

Segundo a Prefeitura de Santa Cruz, a imagem de Santa Rita permanecerá iluminada de azul até o próximo sábado (25).

SANTUÁRIO-NOVEMBROAZUL-001

Foto: Adriano Neto

 

 

Última atualização em Terça, 28 November 2017 10:47

Para conscientizar a população, imagem de Santa Rita é iluminada com a cor rosa em alusão à campanha contra o câncer de mama

imagem de Santa Rita de Cássia ficará iluminada com a cor rosa até o próximo sábado (21). Trata-se de uma ação da Prefeitura de Santa Cruz em alusão ao “Outubro Rosa”, campanha que tem o objetivo de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Desde o início do mês de outubro que técnicos da Saúde intensificam as ações de conscientização e o tema vem sendo trabalhado nas unidades de saúde do município com suas usuárias.

Essa não é a primeira vez que Santa Rita muda de cor. No último mês de setembro, durante alguns dias, a imagem da padroeira de Santa Cruz/RN ganhou novas cores, saindo do branco habitual para o verde e amarelo, em alusão ao “Setembro Cidadão”. O movimento é uma das ações do Programa Brasileiro de Educação Cidadã (PROBEC), que promove discussões, eventos e a construção de conteúdos voltados para a formação cidadã nas escolas do município.

SANTARITA-OUTUBROROSA-002

SANTARITA-OUTUBROROSA-003

Fotos: Ribalda Iluminações

 

Última atualização em Segunda, 23 October 2017 15:53

Campanha antirrábica canina e felina segue até 18 de outubro e vacinadores seguem cronograma nos bairros de Santa Cruz/RN

O “Dia D” da vacinação antirrábica canina e felina aconteceu no último sábado (07), mas a Prefeitura de Santa Cruz informa aos criadores de animais, que ainda não foram imunizados, que a campanha continua e a vacina segue disponível até o próximo dia 18 de outubro.

Com a estratégia utilizada pela Vigilância Ambiental local, de vacinar casa a casa, mais a boa adesão da população, os números da campanha em Santa Cruz/RN são positivos. O município deve, assim como ocorreu no ano passado, ultrapassar os 80% dos 10.045 animais (6.244 cães e 3.801 gatos), meta mínima estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Os vacinadores continuam percorrendo os bairros da cidade seguindo o cronograma da campanha. Quem não compareceu ao ponto fixo no “Dia D” ou não recebeu a visita de uma equipe em sua casa, pode obter informações na sede da  Vigilância Ambiental, na rua Cel. Júlio Pinheiro/182, bairro Miguel Pereira Maia (próxima ao Estádio Iberezão), ou através dos fones: 9 96999050/9 8634210.

Iniciada no último dia 14 de agosto, a campanha tem como objetivo prevenir o surgimento de casos de raiva, doença grave e incurável, em animais e em humanos. 

vacinação-antirrabica

Foto: André Fotos

Última atualização em Quarta, 18 October 2017 08:45

Saúde convoca crianças e adolescentes de Santa Cruz para atualização vacinal; campanha segue até o dia 22

A Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Saúde, realiza a Campanha de Multivacinação, com o objetivo de sensibilizar crianças e adolescentes de zero a 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias) sobre a importância de estar com o cartão de vacinação em dia.

A campanha foi iniciada nesta segunda-feira (11) e segue até o dia 22 de setembro. O “Dia D” será 16 de setembro.

Todas as unidades de saúde do município estão preparadas, abastecidas com as vacinas que integram o calendário nacional de imunizações. Para crianças de até sete anos de idade estão disponíveis as seguintes vacinas: BCG, hepatite B, VIP, VOPb, rotavírus humano, pneumocócica 10 valente, penta (une a tetravalente e a hepatite B), meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral, tetra viral ou tríplice viral + varicela (atenuada), DTP, Hepatite A e varicela.

Já crianças e adolescentes com idade entre 7 e 15 anos devem tomar os seguintes imunizantes: hepatite B, febre amarela, tríplice viral, dT, dTpa, meningocócica C conjugada, HPV e varicela.

Para saber se a criança ou adolescente está com alguma vacina pendente basta se dirigir à unidade de saúde mais próxima de sua casa portanto o cartão de vacina.

multivacinação

Foto: Reprodução/Internet

 

Última atualização em Quarta, 27 September 2017 15:52

Vacinadores já percorrem vários bairros de Santa Cruz/RN e centenas de cães e gatos já foram imunizados contra a raiva

A campanha de vacinação antirrábica canina e felina segue em Santa Cruz/RN. Seguindo um cronograma estabelecido pela secretaria municipal de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, as equipes de vacinadores já percorreram algumas localidades e vários animais já foram imunizados.

Iniciada no último dia 14 de agosto, a campanha tem como objetivo prevenir o surgimento de casos de raiva, doença grave e incurável, em animais e em humanos. A estratégia de vacinação que está sendo colocada em prática é a “casa a casa”. Já foram feitas visitas às residências dos bairros Alegre I e II, Augusto Fernandes Pereira, DNER, Barro Vermelho, Miguel Pereira Maia, Paraíso e Conjunto Cônego Monte. Algumas comunidades rurais também já foram visitadas.

A campanha, que terá o seu “Dia D” em 07 de outubro, segue até o dia 18 do mesmo mês.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o número de animas a serem vacinados em Santa Cruz é de 10.045, sendo 6.244 cães e 3.801 gatos. A meta é atingir, no mínimo, 80% desse quantitativo, mas nos últimos anos Santa Cruz/RN tem ultrapassado esse número em virtude da estratégia montada e da boa adesão da população.

CAMPANHA-ANTIRRABICA-001

CAMPANHA-ANTIRRABICA-002

CAMPANHA-ANTIRRABICA-003

Fotos: Vigilância Ambiental

 

 

 

Última atualização em Terça, 10 October 2017 07:53

Com a Prefeitura entre as parceiras, rede de supermercado realiza ação social e de cidadania em Santa Cruz/RN e beneficia mais de 2 mil pessoas

A Prefeitura de Santa Cruz foi uma das parceiras na realização do “RedeMais em Ação”, ação social e de cidadania promovida pela rede de supermercados  que beneficiou  centenas de santa-cruzenses na manhã/tarde deste sábado (26).

Com uma estrutura montada em parte do estacionamento e no hall de entrada da unidade de Santa Cruz/RN do supermercado, a população teve acesso a inúmeros serviços, entre eles, os da área de saúde, ofertados através de profissionais mobilizados pela secretaria municipal de Saúde de Santa Cruz, que também enviou para o evento a sua unidade móvel de saúde. Os serviços ofertados foram: aferição de pressão arterial, teste glicêmico, teste rápido de HIV, atendimento médico, entre outros.

O “RedeMais em Ação” também contou com corte de cabelo, oficinas de automaquiagem, lavagem de cabelo, hidratação e demonstração de produtos, emissão de documentos, fotografia 3x4, atividades de lazer e recreativas.

Essa foi a 15ª edição do evento promovida pela rede de supermercados, a primeira em Santa Cruz/RN, e os números superaram todas as expectativas. Foram realizados, das 9h às 15h, 2.269 atendimentos.

AÇÃO-SOCIAL-001

AÇÃO-SOCIAL-002

AÇÃO-SOCIAL-003

AÇÃO-SOCIAL-004

Fotos: Alex Santos

 

Última atualização em Sexta, 01 September 2017 17:50

Cães e gatos de Santa Cruz começam a ser vacinados contra a raiva; visitas de vacinadores acontecem “casa a casa” e seguem até outubro

A Prefeitura de Santa Cruz deu início na última segunda-feira (14) a campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos. O objetivo é prevenir casos de raiva, doença grave e incurável, em animais e em humanos,

A campanha, que segue até o dia 18 de outubro, é coordenada pela secretaria municipal de Saúde, através da Vigilância Ambiental, que montou uma estratégia de vacinação “casa a casa”, com as equipes de vacinadores visitando todas as residências da zona urbana, além de várias comunidades rurais.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o número de animas a serem vacinados em Santa Cruz é de 10.045, sendo 6.244 cães e 3.801 gatos. A meta é atingir, no mínimo, 80% desse quantitativo, mas nos últimos anos Santa Cruz tem ultrapassado esse número em virtude da estratégia montada.

A campanha de vacinação antirrábica terá o seu “Dia D” em 07 de outubro.

VACINAÇAO-ANTIRRÁBICA

Foto: André Fotos

 

 

Última atualização em Terça, 29 August 2017 15:47

Pagina 1 de 12

contracheque

Ir Para o Topo