Blog da Cidade de Santa Cruz

Saúde

Imagem de Santa Rita de Cássia em Santa Cruz é iluminada de amarelo em alusão à campanha de combate ao suicídio

A imagem de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, está amarela. A iniciativa é da Prefeitura da cidade e faz parte da campanha “Setembro Amarelo”, que busca conscientizar a população sobre a importância de ações de combate ao suicídio. O amarelo passou a predominar na iluminação no Santuário da Santa das causas impossíveis nesta segunda-feira (10), Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

O Santuário em Santa Cruz se junta aos vários monumentos espalhados pelo Brasil que também ficarão iluminados durante esse mês em amarelo para divulgar a campanha.

Essa não é a primeira vez que a iluminação de um dos principais pontos turísticos do interior do Rio Grande do Norte é utilizada para divulgar campanhas que buscam chamar atenção da população para questões importantes. Em Santa Cruz, a estátua de Santa Rita de Cássia, padroeira da cidade, nos últimos dias esteve iluminada em verde e amarelo em alusão ao “Setembro Cidadão” e, ao longo do ano, já esteve iluminada com a cor rosa para alertar sobre o câncer de mama, em tom lilás no combate à violência doméstica e ainda terá iluminação na cor vermelha, no próximo mês de dezembro, para fortalecer as ações de combate à AIDS.

A prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa, destaca que essa foi uma forma encontrada para alertar sobre temas que merecem a atenção de todos os cidadãos. “Mudar a iluminação do nosso Santuário foi uma maneira encontrada por nossa gestão para aumentar a visibilidade de campanhas que necessitam o envolvimento de todos. Uma forma de mostrar que esses temas merecem a nossa atenção, poder público e população”, ressaltou.

A maior imagem católica do Mundo seguirá iluminada em amarelo até esta quarta-feira (12).

SANTA-RITA-SETEMBROAMARELO

Foto: Jan Azevedo

 

Última atualização em Terça, 25 September 2018 07:53

Crianças não vacinadas contra a Pólio e Sarampo têm até o dia 14 de setembro para serem imunizadas

Para possibilitar que todos os municípios brasileiros possam atingir a meta de 95% de cobertura vacinal, o Ministério da Saúde prorrogou para o dia 14 de setembro o final da Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio e Sarampo.

Com o novo prazo, pais ou responsáveis por crianças não vacinadas ganharam mais alguns dias para levá-las à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa para serem imunizadas.

A campanha tem a finalidade de manter protegidas da Pólio e Sarampo crianças de 1 ano até 4 anos 11 meses e 29 dias.

FOTO-DIAD

 

Última atualização em Quarta, 19 September 2018 15:08

Passado o “Dia D”, crianças não vacinadas têm até o próximo dia 31 de agosto para serem imunizadas contra a Pólio e o Sarampo

Os postos de vacinação disponibilizados pela Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Saúde, registraram boa movimentação neste sábado (18), “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio e Sarampo.

No total, oito locais de vacinação das 8h às 17h, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da zona urbana, Unidade Móvel instalada ao lado da Matriz e a Escola Estadual João Ferreira, no bairro Paraíso. Na comunidade Bonsucesso, o “Dia D” da campanha aconteceu nesta sexta-feira (17).

Pais ou responsáveis por crianças com idade entre 1 ano até 4 anos 11 meses e 29 dias têm até o dia 31 de agosto, data final da campanha, para se dirigir ao posto de vacinação mais próximo de sua casa e imuniza-las contra as doenças.

FOTO-DIAD

Foto: Luvani Muniz

 

Última atualização em Quinta, 06 September 2018 10:09

“Dia D” da campanha contra a Pólio e Sarampo acontece neste sábado (18) em Santa Cruz com oito postos vacinação

O “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio e Sarampo acontece neste sábado (18) e, em Santa Cruz, oito postos funcionarão no horário das 8h às 17h oferecendo doses de vacinas contra as duas doenças.

Iniciada no último dia 06 de agosto, a campanha tem o slogan “Se tem infância, tem vacinação” e tem a finalidade de imunizar todas as crianças do município com idade entre 1 ano até 4 anos 11 meses e 29 dias devem ser vacinadas. Segundo a secretaria municipal de Saúde, em Santa Cruz estão aptas a serem vacinadas 2.272 crianças. A meta é atingir 95% desse quantitativo para Pólio e Sarampo.

Neste sábado (18) as vacinas estarão disponíveis nas seis Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da zona urbana, na Unidade Móvel instalada ao lado da Matriz e na Escola Estadual João Ferreira (bairro Paraíso), que também funcionará como local de vacinação.

O objetivo da campanha é aumentar as coberturas vacinais em todo o país e evitar a reintrodução dessas doenças, já eliminadas no Brasil.

VACINAÇÃO-DIAD

 

Última atualização em Sábado, 18 August 2018 17:30

Com previsão de realizar três mil atendimentos, Unidade Móvel Saúde da Mulher do Sesc é inaugurada em Santa Cruz

A Prefeitura de Santa Cruz e a Federação do Comércio (Fecomércio) realizaram, na noite desta quarta-feira (15), o lançamento da Unidade Móvel Saúde da Mulher do Sesc. A previsão é que o projeto realize mais de três mil atendimentos durante os 45 dias de sua permanência na cidade.

A solenidade de lançamento contou com a participação de várias autoridades locais e apresentação da Filarmônica Mestre João Roberto Paz e União.

Instalada na Vila de Todos, a unidade móvel oferecerá exames gratuitos de mamografia e preventivo, bem como ações de educação em saúde que serão realizadas em escolas e em outros ambientes. Os atendimentos já comeram nesta quinta-feira (16).

Além do trabalho prévio realizado pela secretaria municipal de Saúde, através dos Agentes Comunitários de Saúde, de captar mulheres interessadas nos serviços, quem desejar ter acesso aos atendimentos oferecidos na unidade móvel pode fazer o agendamento indo ao local portando xerox da Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. As mamografias são indicadas para mulheres com idade entre 50 a 69 anos e os preventivos são para quem é da faixa etária de 25 aos 64 anos.

LANÇAMENTO-UNIDADE-SESC-0001

LANÇAMENTO-UNIDADE-SESC-0002

LANÇAMENTO-UNIDADE-SESC-0003

LANÇAMENTO-UNIDADE-SESC-0004

LANÇAMENTO-UNIDADE-SESC-0005

Fotos: André Fotos

 

 

Última atualização em Terça, 28 August 2018 07:33

Prefeitura de Santa Cruz e Fecomércio-SESC instalam amanhã (15) unidade móvel com exames gratuitos voltados para a saúde da mulher

Fruto da parceria entre a Prefeita de Santa Cruz e o Sistema Fecomércio-SESC, a Unidade Móvel Sesc Saúde da Mulher será instalada nesta quarta-feira (15) na capital do Trairi. O evento de lançamento do projeto acontece na Vila de Todos, a partir das 19 horas.

A Unidade Móvel Sesc Saúde da Mulher irá oferecer exames gratuitos de mamografias e preventivos do câncer do colo do útero, além de orientações sobre saúde feminina.

A secretaria municipal de Saúde já começou a captar mulheres interessadas nos serviços, o trabalho é realizado pelos Agentes Comunitário de Saúde (ACS) por meio de busca ativa. Quem desejar, também poderá procurar a enfermeira da Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro e manifestar o interesse de fazer um dos exames oferecidos pelo projeto.  As mamografias são indicadas para mulheres com idade entre 50 a 69 anos, os preventivos são para quem é da faixa etária de 25 aos 64 anos.

UNIDADE-SESC-2

 

Última atualização em Quinta, 16 August 2018 17:59

Campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos começa em Santa Cruz

A campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos foi iniciada em Santa Cruz na última segunda-feira (06 de agosto) e segue até o dia 05 de outubro. O objetivo é prevenir casos de raiva animal, doença grave e incurável, em animais e em humanos.

Coordenada pela secretaria municipal de Saúde, através da Vigilância Ambiental, a campanha terá o seu “Dia D” de mobilização no dia 29 de setembro e mais uma vez utiliza a estratégia de vacinação “casa a casa”, com as equipes de vacinadores visitando todas as residências da zona urbana, além de várias comunidades rurais.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o número de animas a serem vacinados em Santa Cruz é de 10.859, sendo 6.868 cães e 3.991 gatos. A meta é atingir, no mínimo, 80% desse quantitativo, mas nos últimos anos Santa Cruz tem ultrapassado esse número em virtude da estratégia montada e excelente adesão da população.

VACINAÇAO-ANTIRRÁBICA

Foto: André Fotos

 

Última atualização em Quinta, 16 August 2018 07:35

Prefeitura de Santa Cruz e Fecomércio-SESC instalam no próximo dia 15 unidade móvel que oferece exames gratuitos voltados para a saúde da mulher

A parceria entre a Prefeita e o Sistema Fecomércio-SESC traz para Santa Cruz a Unidade Móvel Sesc Saúde da Mulher. O evento de instalação acontece dia 15 de agosto (quarta-feira), na Vila de Todos, a partir das 19 horas.

A Unidade Móvel Sesc Saúde da Mulher irá oferecer exames gratuitos de mamografias e preventivos do câncer do colo do útero, além de orientações sobre saúde feminina.

A secretaria municipal de Saúde já começou a captar mulheres interessadas nos serviços, o trabalho é realizado pelos Agentes Comunitário de Saúde (ACS) por meio de busca ativa. Quem desejar, também poderá procurar a enfermeira da Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro e manifestar o interesse de fazer um dos exames oferecidos pelo projeto.  As mamografias são indicadas para mulheres com idade entre 50 a 69 anos, os preventivos são para quem é da faixa etária de 25 aos 64 anos.

UNIDADE-SESC-OK

UNIDADE-SESC-2

 

Última atualização em Terça, 14 August 2018 16:03

Começa em Santa Cruz campanha de vacinação contra a Pólio e Sarampo

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Santa Cruz já estão preparadas para atender a demanda da Campanha Nacional contra a Pólio e Sarampo. O período de vacinação foi iniciado nesta segunda-feira (06) e segue até o próximo dia 31 de agosto. Todas as crianças do município com idade entre 1 ano até 4 anos 11 meses e 29 dias devem ser vacinadas.

Com o slogan “Se tem infância, tem vacinação”, a campanha terá o seu “Dia D” de mobilização no próximo dia 18 de agosto, um sábado.

Segundo a secretaria municipal de Saúde, em Santa Cruz estão aptas a serem vacinadas 2.272 crianças. A meta é atingir 95% desse quantitativo para Pólio e Sarampo.

O objetivo da campanha é aumentar as coberturas vacinais em todo o pais e evitar a reintrodução dessas doenças, já eliminadas no Brasil.

DIA-D-VACINAÇÃO

 

 

 

Última atualização em Sexta, 17 August 2018 07:55

Carro fumacê é utilizado no combate ao Aedes em Santa Cruz e autoridades pedem para que em ruas estreitas objetos sejam retirados para a circulação do veiculo

A Prefeitura de Santa Cruz solicitou à secretaria estadual de Saúde Pública a vinda do carro fumacê para o combate ao mosquito Aedes Aegypti no município. O trabalho foi iniciado na última segunda-feira (16).

Segundo a Vigilância Ambiental de Santa Cruz, que coordena o trabalho, estão sendo utilizados dois veículos adaptados para espalhar o veneno próprio para eliminar os mosquitos. O trabalho terá quatro ciclos e contemplará todas as áreas da cidade.

A utilização do carro fumacê se faz necessário quando o índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti atinge determinado patamar e também a partir do número de casos notificados de doenças causadas por ele, como a Dengue e Chicungunya.

A Vigilância Ambiental afirma que o carro fumacê é um importante aliado no combate ao Aedes Aegypti e que a população pode contribuir para que o trabalho obtenha resultados positivos, abrindo portas e janelas ao perceber a aproximação do veiculo em sua casa e facilitando o seu acesso em ruas estreitas, evitando, por exemplo, que varais de estender roupas, carros estacionados ou outro tipo de objeto possa impedir a sua circulação.

CARRO-FUMACÊ

 

Última atualização em Sábado, 18 August 2018 17:29

Vigilância Sanitária de Santa Cruz inicia projeto em escolas que leva informações sobre hábitos saudáveis e que evitam o surgimento de doenças diarreicas

A Prefeitura de Santa Cruz, através da Vigilância Sanitária, deu início na última quarta-feira (11), a uma série de ações nas escolas municipais que objetivam o combate às doenças diarreicas, um dos principais problemas de saúde pública no Mundo e que estão diretamente relacionadas aos hábitos de higiene e de alimentação.

A primeira a receber os técnicos da Vigilância Sanitária foi a Escola Municipal Aluízio Bezerra, no bairro Paraíso. Na ocasião, os alunos receberam informações de como lavar corretamente as mãos, sobre o uso adequado do hipoclorito de sódio e de como devem ser consumidas as frutas e verduras. Participaram desta ação cerca de 30 alunos do quinto ano do ensino fundamental.

A atividade contou também com a apresentação de painéis de oficinas já realizadas no município: “mãos limpas, corpo saudável” e “conservando os alimentos: criando hábitos para o futuro”. Foram realizadas também atividades lúdicas e a produção de sanduíche saudável.

A Vigilância Sanitária continuará com esta ação e outras escolas do município também receberão, ao longo dos próximos dias, a visita dos técnicos da instituição.

VIGILANCIA-ESCOLA-001

VIGILANCIA-ESCOLA-002

VIGILANCIA-ESCOLA-003

 

Última atualização em Sábado, 18 August 2018 17:28

Alunos de medicina do curso multicampi da UFRN encerram módulo de vivência em Santa Cruz e elogiam atenção básica do município

Encerrado o módulo de Vivência Integrada na Comunidade, alunos do curso de medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tiveram nesta segunda-feira (18) um encontro com representantes da Prefeitura de Santa Cruz para avaliar o período em que estiveram utilizando a estrutura da atenção básica e demais serviços de saúde do município para o desenvolvimento das atividades que fazem parte do processo de formação acadêmica. Não faltaram elogios para a estrutura santa-cruzense.

Realizando atividades em Santa Cruz desde 2015, Júlio César Duarte, estudante do 8º período do curso de medicina, ao relatar experiências vivenciadas no município, fez questão de destacar o empenho dos profissionais e a execução de forma eficiente dos programas de saúde voltadas para a população.

Júlio César, que também já desenvolveu atividades acadêmicas em Caicó e Currais Novos, municípios que também integram a estrutura do curso multicampi da UFRN, destacou a eficiência da atenção básica de Santa Cruz. “O que eu tenho a dizer daqui é o quanto a atenção básica é bem forte. A gente ver, mesmo com as dificuldades que a gente encontra no caminho, acho que, de maneira geral, ela funciona”, afirmou.

André Matheus de Souza, também do 8º período do curso de medicina, escolheu Santa Cruz como módulo de vivência, a principio, pela proximidade de Natal, onde reside, mas afirmou que se surpreendeu com o que encontrou na capital do Trairi. “Me surpreendi bastante pela qualidade do serviço de saúde aqui oferecido. Dá pra ver que tudo funciona de maneira bem harmoniosa. Um modelo a ser seguido”, ressaltou.

Ao longo dos últimos três anos e meio, um mês por cada semestre, os alunos do curso de medicina puderam conviver com a rotina diária dos serviços que são oferecidos para a população santa-cruzense, vivenciando o dia a dia nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e também perpassando por outros serviços da rede de saúde, como CAPS, CER e HORAB e da rede de assistência social, como CREAS e CRAS.

Para a secretária municipal de Saúde de Santa Cruz, Myllena Ferreira, poder contribuir com estrutura da rede de saúde do município para ajudar na formação de futuros profissionais é muito gratificante. “Esse é um modelo de formação importante e inovador, que possibilita que os estudantes de medicina vivenciem situações práticas dentro da realidade dos serviços públicos de saúde, desde o início do curso. O que possibilita a formação de um médico mais ciente e interessado pela realidade social e de saúde da população do interior. E saber que a Prefeitura de Santa Cruz tem dado uma importante contribuição para formar esses futuros médicos, é muito gratificante para todos que fazem a gestão da Saúde no nosso município”, disse.

A prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa, que também é médica, falou do sentimento em poder contribuir na formação de novos profissionais e pelo reconhecimento aos serviços prestados à população. “Como gestora, é muito gratificante ter o reconhecimento aos nossos serviços em saúde, uma área que recebe uma atenção muito especial de nossa administração. Como médica, sei o que representa essa fase do curso de medicina para esses estudantes, o quão é importante essa vivência para esses alunos. Poder contribuir com essa formação e ter esse retorno positivo nos deixa muito felizes e com a certeza de que estamos no caminho certo”, concluiu.

ALUNOS-MEDICINA-001

ALUNOS-MEDICINA-002

ALUNOS-MEDICINA-003

Fotos: Secretaria Municipal de Saúde

Última atualização em Quarta, 18 July 2018 17:30

Prefeitura de Santa Cruz entrega selos de “manipulador capacitado” para ambulantes do Santuário de Santa Rita

Mais uma etapa do Mutirão do Alimento Seguro foi vencida e a Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Vigilância Sanitária Municipal (VISA), realizou no último domingo (13) a entrega de selos de “manipulador capacitado” para ambulantes que comercializam alimentos no Santuário de Santa Rita.

Os profissionais certificados foram os que participaram, no final do mês de abril, de uma capacitação que tratou sobre noções básicas de manipulação correta de alimentos, doenças transmitidas por alimentos, contaminantes alimentares e higiene pessoal.

Também no domingo (13), aproveitando a ocasião do início da festa da padroeira da cidade, técnicos da VISA realizaram uma pesquisa avaliativa das condições higiênico-sanitárias presentes nas áreas de comercialização. O objetivo, melhoria dessas condições e, consequentemente, uma alimentação segura para os consumidores.

Os manipuladores capacitados no curso e que ainda não receberam seus selos, podem procurar a sede da Vigilância Sanitária Municipal (próximo ao Estádio Iberezão), de segunda a sexta-feira, para o receberem a certificação.

ENTREGA-SELO-001

ENTREGA-SELO-002

ENTREGA-SELO-003

 

Última atualização em Quarta, 18 July 2018 17:23

Prefeita Fernanda Costa participa de reunião que define vinda da Unidade Móvel Sesc Saúde da Mulher para Santa Cruz

A Prefeita Fernanda Costa se reuniu com representantes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do RN (Fecomério RN), na tarde desta quarta-feira (02), na sede da Prefeitura de Santa Cruz. O encontro serviu para articular a instalação da Unidade Móvel Sesc Saúde da Mulher na capital do Trairi.

No encontro foram acertados os detalhes para a instalação da unidade móvel. A Prefeitura ficará responsável pela infraestrutura necessária, acomodação de profissionais e logística para a realização dos atendimentos.

A previsão é de instalar Unidade Móvel Sesc Saúde da Mulher no próximo mês de agosto. A expectativa é de que sejam realizadas mamografias, exames preventivos do câncer do colo do útero e atendimentos de orientação em saúde.

Essa será mais uma ação fruto da parceria entre a Prefeitura de Santa Cruz com o sistema Fecomércio RN que levará importantes serviços gratuitos à população santa-cruzense.

A reunião desta quarta-feira (02) contou com a participação da secretária municipal de Saúde de Santa Cruz, Milena Ferreira, do presidente do Sindicato do Comércio Varejista local, Márcio Macêdo, além de técnicos do Sesc.

REUNIAO-SESC

 

Última atualização em Quarta, 18 July 2018 17:28

Ambulantes de Santa Cruz participam de ações do Mutirão do Alimento Seguro

A Prefeitura de Santa Cruz vem colocando em prática ações do Mutirão do Alimento Seguro, projeto desenvolvido pela Vigilância Sanitária Municipal e que objetiva transmitir conceitos para uma boa alimentação.

Na última quinta-feira (26), na escola CREART, uma capacitação foi ministrada para os ambulantes que trabalham no Santuário de Santa Rita. Na ocasião, técnicos da Vigilância Sanitária apresentaram noções básicas sobre manipulação correta de alimentos, doenças transmitidas por alimentos, contaminantes alimentares e higiene pessoal. Cerca de 40 pessoas participaram da formação e receberam certificado, um kit avental, touca, hipoclorito de sódio e uma cartilha de boas práticas.

O evento contou com a participação da secretária municipal de Saúde, Milena Ferreira.

A formação para os ambulantes da última quinta-feira (26) foi uma das várias ações que deverão ser realizadas dentro do projeto, sobretudo, neste período que antecede a festa da padroeira de Santa Cruz. A ideia é também realizar ações com o mesmo objetivo com ambulantes de outros municípios que irão comercializar seus produtos durante o mês de maio.

FORMACAO-AMBULANTES-001

FORMACAO-AMBULANTES-002

FORMACAO-AMBULANTES-003

 

 

 

Última atualização em Quinta, 17 May 2018 20:35

Prefeitura de Santa Cruz participa de evento promovido pela FUNASA para orientações na execução de convênios

A chefe do Gabinete Civil da Prefeitura de Santa Cruz, Marcela Ravena, representou o Poder Público municipal no encontro promovido pela Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), no auditório do Instituto Cônego Monte, na manhã desta quarta-feira (14). Esse evento faz parte de uma série de encontros regionais que a instituição vem realizando em diferentes municípios potiguares.

De acordo com Marcela Ravena, o encontro que a superintendência estadual da FUNASA promoveu é importante para promover o diálogo entre as instituições e para que a gestão execute com mais eficácia seus projetos nas áreas de saneamento e resíduos sólidos.

A FUNASA tem procurado dialogar com as prefeituras com convênios vigentes e nesses encontros os técnicos da Divisão de Engenharia de Saúde Pública (Diesp), dos Serviços de Saúde Ambiental (Sesam), de Convênios (Secov), do Núcleo Intersetorial de Cooperação Técnica (Nict) e do Setor de Tomada de Contas Especiais (TCE), apresentarão aos gestores e aos técnicos municipais presentes todas as fases de execução de um convênio, dando orientações e prestando auxílio à equipe.

Esses encontros regionais iniciaram no mês de fevereiro e seguem até o dia 22 de março. No encontro desta quarta-feira (14). O encontro desta quarta-feira (14) contou com a participação de representantes de outros municípios da região do Trairi.

ENCONTRO-FUNASA-001

ENCONTRO-FUNASA-002

ENCONTRO-FUNASA-003

Fotos: André Fotos

 

Última atualização em Sexta, 13 April 2018 10:13

Pagina 1 de 13

contracheque

Ir Para o Topo